Buscar

AVS_INFORMATICA APLICADA A EDUCAÇÃO

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 202006520770)
	Você utiliza a palavra comunicação no seu cotidiano. Ela possui uma ligação forte com a nossa disciplina. Identifique, dentre as alternativas abaixo, aquela que define comunicação de forma correta:
		
	
	Transmitir dados.
	
	Armazenar dados.
	
	Manter sigilo.
	
	Conjunto de dados organizados.
	
	Ação de partilhar.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 202006520779)
	Identifique, dentre as alternativas abaixo, aquela que apresenta corretamente uma prática de etiqueta eficaz, na internet:
		
	
	Abreviações demonstram profundo conhecimento do tema.
	
	Justificar o porquê do envio da mensagem demonstra respeito.
	
	Expressões sarcásticas tornam a comunicação mais leve.
	
	Mensagens importantes devem utilizar CARACTERES MAIÚSCULOS.
	
	Em e-mails empresariais, não use ¿carinhas¿.  
	
	
	 3a Questão (Ref.: 202006504785)
	Há inúmeras possibilidades de recursos virtuais. Caberá ao docente ampliar tal informação, assim poderá elaborar atividades pedagógicas, utilizando diferentes recursos digitais como:
I- Ferramentas disponíveis (Blog; Pesquisa sobre um determinado tema...) na Internet que podem facilitar o processo de ensino-aprendizagem.
II-  Sites educacionais e outros que permitirão despertar no educando maior interesse pelo conteúdo apreendido.
III-  Livros e jornais impressos.
 
Assinale a opção correta:
		
	
	I e III são falsas
	
	Todas são verdadeiras
	
	Somente a III é falsa
	
	Somente I é falsa
	
	Todas são falsas
	
	
	 4a Questão (Ref.: 202007069443)
	Ao explicar o virtual, a cultura cibernética, em que as pessoas experienciam uma nova relação espaço-tempo, Lévy (1998) utiliza a mesma analogia da ¿rede¿ para indicar a formação de uma ¿inteligência coletiva¿. Segundo Lévy, Cibercultura é:
 
		
	
	Sistema de educação híbrido
 
 
	
	Padrão de comportamento de Bots
 
 
	
	Coleta e mineração de dados da internet
	
	A cultura que se utiliza do ciberespaço
 
	
	Hábitos e costumes de uma sociedade futurista
 
 
	
	
	 5a Questão (Ref.: 202006540538)
	As informações são produzidas em grande quantidade nas diferentes redes sociais, ocorrendo um grande número de trocas. A sociedade mundial mudou a forma de produzir informações e construir conhecimento. Diante desse contexto, as pessoas precisam produzir e selecionar informações confiáveis. Identifique, dentre as alternativas abaixo, aquela que apresenta corretamente, o responsável por essa seleção, no caso da educação:
		
	
	Professor.
	
	Conteudista.
	
	Autor.
	
	Google.
	
	Aluno.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 202007070113)
	As tecnologias digitais evoluem em nossa sociedade, sendo assim, essas redes transformam também as pessoas. A Educação, por sua vez, atende a essas novas exigências, que se manifestam no campo político, econômico, social e cultural. identifique as palavras que preencham corretamente as lacunas do fragmento do texto abaixo.
Os novos paradigmas de educação apontam para um ensino ___________________, que valorize a construção do conhecimento, interatividade, respeito às diferenças etc. E isto implica para uma nova concepção ________________ de aprendizagem que se constitua como ambientes ____________________ de aprendizagem.
		
	
	mundial; comunidade: presencial
 
	
	mundial; individual: virtuais
 
	
	globalizado; comunidade: virtuais
	
	globalizado; individual: virtuais
	
	globalizado; sociedade: virtuais
 
	
	
	 7a Questão (Ref.: 202006504780)
	Na EaD, a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. Podemos assim afirmar:
		
	
	A EaD pode envolver um grande número de estudantes, pode ser caracterizada como uma forma de comunicação de massa, mas ao mesmo tempo, as tecnologias não permitem a comunicação pessoal em forma de diálogo.
	
	O conceito de EaD envolve alguns aspectos que a diferencia de outras modalidades de educação; a primeira diferença é no sentido de que nela muitas decisões poderão ser tomadas em outros locais que não na sala de aula.
	
	A comunicação entre o tutor e o estudante deve ser facilitada por meio de tecnologias como textos impressos e ferramentas de comunicação off-line.
	
	A principal diferença entre a educação a distância e a educação presencial é o fato de que na EaD professores e estudantes encontram-se temporalmente em conta físico.
	
	Na EaD - Educação a Distância tem a tendência a descentralizar a produção, com a centralização dos processos de aprendizagem.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 202006504787)
	Segundo Moran (2012, p.10) ¿Podemos aprender estando juntos fisicamente e também conectados, podemos aprender no mesmo tempo e ritmo ou em tempos, ritmos e formas diferentes¿. Essa interatividade e flexibilidade no ensino e aprendizagem ocorrem graças aos novos instrumentos, possibilitando o uso de redes sociais no processo educacional. 
Com base no fragmento do texto do Moran e no nosso estudo, analise as alternativas abaixo, após assinale a resposta correta.
I-    Pela rede, o aluno pode acessar materiais e atividades, compartilhar fotos, músicas, vídeos, participar de discussões sobre o tema em estudo, socializar links importantes, inserir suas produções, responder a perguntas a partir da indicação de sites, entre outros, sendo agente de sua própria aprendizagem.
II-   Vivemos, hoje, na sociedade do conhecimento e da informação, em que a educação precisa acompanhar as mudanças vividas por esta sociedade. Dentro deste contexto apresentado, aprendemos que a internet se tornou a principal ferramenta do estudo online e um verdadeiro sistema de gerenciamento usado para a execução de cursos via web.
III-    A tecnologia e as novas mídias digitais evoluem em nossa sociedade, principalmente no campo da informação e da comunicação. Sendo assim, essas redes transformam também as pessoas.
		
	
	Todas são falsas
	
	Todas são verdadeiras
	
	Somente III é falsa
	
	Somente I é falsa
	
	I e III são falsas
	
	
	 9a Questão (Ref.: 202007070165)
	Segundo MONTES( 2017) A internet e a web 2.0 reestruturaram a escrita e o texto, introduzindo o hipertexto e s hipermídia. As informações, que antes eram ordenadas em páginas sequenciais, atualmente estão dispostas na rede de maneira aberta, hipertextual e colaborativa. 
Com base no fragmento do texto acima e no estudo realizado, assinale a frase que podemos associar a "Produção Colaborativa" do conhecimento.
 
		
	
	A Internet uma fonte inesgotável de informações, o professor e o aluno podem ter acesso a qualquer site, onde poderão interagir com os colegas e o docente.
	
	A tecnologia e as novas mídias digitais possuem diferentes artefatos, os quais seriam utilizados o mínimo, pois não contribuem para o desenvolvimento dessa ação.
.
	
	Os recursos são poucos, como: livros impressos, chats, e-mails, fórum de debates e teleconferências e criação de bloggers apenas
	
	O estudante busca diferentes informações, com a propagação de conteúdos em ambiente virtuais da aprendizagem, levando o estudante a trabalhar em grupo, onde ocorre um processo de troca e não mais de mão única.    
	
	A educação, por sua vez, atende as novas exigências, que se manifestam no campo político, econômico, social e cultural, não influenciando a sociedade
	
	
	 10a Questão (Ref.: 202007070196)
	Aprendizagem ubíqua pode ser definida como a utilização de dispositivos e tecnologias móveis, sensores e mecanismos de localização, os quais levam em consideração características particulares dos estudantes, objetivando auxiliar no processo educacional. Com base no nosso estudo sobre utilização de dispositivos e tecnológicas móveis e no fragmento do texto acima, identifique as palavras que preencham corretamente as lacunas do fragmento do texto abaixo.
Computação Móvel trouxe celulares com acesso à ____________________, Laptops, Redes WIFI, permitindoao usuário, utilização a qualquer momento e em qualquer lugar de um sistema de ____________________________, através de um software e/ou uma interface. Essas novas tecnologias contribuem com o processo de ensino-aprendizagem, proporcionando a aprendizagem _______________________. 
		
	
	Internet; computação; Híbrida
	
	Web; computação; Híbrida
 
	
	Web; computação; ubíqua
 
	
	Web; repetição; Híbrida
 
	
	Web; repetição; ubíqua

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes