Buscar

AVALIAÇÃO 1 hISTORIA DO BRASIL IMPERIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Josiely dos Santos Fonseca (1266238)
	
	Disciplina:
	História do Brasil Imperial (HID03)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:513459) ( peso.:1,50)
	Prova:
	18001922
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Por características peculiares à demografia do tráfico atlântico de escravos, do lado americano e africano, a demanda, isto é, a procura, se concentrava em indivíduos jovens do sexo masculino. Isto resultava na falta de mulheres nas áreas de destino dos africanos escravizados na América, que, por sua vez, afetava a capacidade de reprodução natural da população escrava. Portanto, a escassez de mulheres, aliadas às altas taxas de mortalidade entre os africanos escravizados, tornou a sobrevivência do sistema escravista totalmente dependente da importação constante de africanos, tendo em vista a impossibilidade de crescimento natural da população escrava. As mudanças na demografia da população escrava após 1850 quando o tráfico negreiro no Oceano Atlântico foi abolido podem ser vistas a seguir. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
População do Brasil no século XIX, 1850-1887
                         
Anos      População Escrava          % População Escrava no total da população brasileira
1850         2.500.000                  31
1872         1.510.806                  15
1887         723.419                  5
	 a)
	Os números demonstram que a população escrava cresce após 1850.
	 b)
	Os números demonstram que a população escrava tem picos de crescimento na década de 1880.
	 c)
	Os números demonstram que a população escrava se mantém estável após 1850.
	 d)
	Os números demonstram, entre 1850-1887, que a escravidão estava condenada.
	2.
	O período regencial no Brasil foi um dos tempos mais conturbados na história política nacional. Isso se explica, em grande parte, devido à crise de legitimação do poder centralizado no Rio de Janeiro. Graças à abdicação de D. Pedro I, que abandonou o Brasil para ser D. Pedro IV em Portugal, muitas das províncias brasileiras se rebelaram. Sobre as revoltas do período regencial, analise as sentenças a seguir: 
I- A Balaiada foi uma revolta da elite escravocrata gaúcha.
II- A Sabinada, ocorrida em Salvador, teve como principal líder o médico Sabino.    
III- A revolta dos farrapos ocorreu no Rio Grande do Sul, provocada pela elite produtora de charque.
IV- A Cabanagem ocorreu no Rio de Janeiro, tendo como principais líderes os oficiais generais portugueses que perderam postos de comando após a Independência. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	3.
	Leia o excerto a seguir:
A estatística oficial de imigração para o Brasil, que aponta 219.229 entradas brutas entre 1851 e 1870, envolve subestimação, conforme sugerido pelos dados de emigração dos países de origem. A imigração para São Paulo foi inicialmente modesta, com 6.413 entradas registradas entre 1851 e 1860 e outras 1.732 entre 1861 e 1870. A lei provincial de 3.3.1871 permitiu o auxílio a fazendeiros para "importar" trabalhadores europeus, dando preferência a imigrantes da Europa do Norte, sem grandes consequências imediatas. Quando a Assembleia Provincial de São Paulo autorizou o pagamento do custo integral das passagens, no início de 1884, abriu-se definitivamente o caminho para a substituição do trabalho escravo pelo trabalho livre europeu em maior escala. O governo provincial gastou com imigração, no início dos anos 1880, uma média de 50 contos por ano, que passaram a mais de 1.100 contos em 1886-87.
A partir de 1850, o Brasil passa por transformações estruturais que, nas décadas seguintes, terão consequências significativas para o regime monárquico. O texto em destaque trata de dois aspectos básicos de ordem econômica e social: da questão da mão de obra e, indiretamente, da questão fundiária. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta dois eventos fundamentais ocorridos, por volta de 1850, que causam impacto nas temáticas em questão:
FONTE: ABREU, Marcelo de Paiva; LAGO, Luiz Aranha Correa do. A economia brasileira no Império, 1822-1889. Departamento de Economia da PUC. Rio de Janeiro: PUC, 2001.
	 a)
	A Lei do Ventre Livre e a promulgação da lei fundiária estabelecendo o regime de sesmarias.
	 b)
	A lei instituindo o regime de parceria da terra com os imigrantes europeus e a Lei dos Sexagenários.
	 c)
	A lei proibindo a imigração de asiáticos e africanos e fim do tráfico de cativos africanos acima da Linha do Equador.
	 d)
	O término do Tráfico Atlântico de cativos africanos e a promulgação da Lei de Terras.
	4.
	Sobre a coroação de D. Pedro II, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O evento teve repercussões internas e externas, na medida em que o novo reinado trazia possibilidades concretas de uma ditadura.
	 b)
	A coroação representou apenas a continuidade de uma estrutura de poder totalmente vinculada ao primeiro reinado, e marcada por um tradicionalismo político.
	 c)
	A coroação foi um evento repleto de protocolos, e que serviram, em certa medida, para a construção de elementos importantes da unidade nacional.
	 d)
	O desenvolvimento de rituais de corte no Brasil não teve nenhuma importância, uma vez que a política era extremamente laica e antimonárquica.
	5.
	Após a Guerra do Paraguai, a Campanha da Abolição, o movimento republicano e a difusão de novos ideias políticos e filosóficos inicia-se, notadamente a partir de 1870, a "crise do império". A decadência da monarquia, resultado de seu enfraquecimento nos meios políticos e nas elites econômicas do Brasil, fez com que o republicanismo ganhasse força como alternativa política. Essa forma de governo foi viabilizada pela conspiração dos militares contra a monarquia. Entre os vários fatores contribuíram para provocar a queda da monarquia, em 1889, um deles se destaca. Qual seria esse fator?
	 a)
	Revoltas, como a de Canudos, que enfraquece a monarquia.
	 b)
	Incompatibilidade, de amplos setores do Exército, com a monarquia.
	 c)
	Conflito entre o Império e a Igreja, sendo que a última era simpática aos ideiais republicanos do Positivismo.
	 d)
	Envolvimento continuado do Império em conflitos externos, principalmente na região platina.
	6.
	Sobre o parlamentarismo no Brasil do Segundo Império, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A Constituição de 1824 não protegia o monarca sob o sistema representativo.
	 b)
	A maior diferença entre o parlamentarismo brasileiro e o de outros países, era que a liberdade de opinião efetivamente era viva no país, sendo, inclusive, alvo de críticas severas de diversos observadores internacionais.
	 c)
	Segundo o modelo ditado pela liberalismo do século XIX, a Constituição de 1824 garantiu ao monarca a proteção sob o sistema representativo.
	 d)
	O imperador podia atuar nas áreas reservadas aos poderes Legislativo e Judiciário.
	7.
	Desenhava-se, assim, um clima de tensão regional do Cone Sul que pode ser localizado entre as décadas de 1850 e 1860, que atinge repercussões internas no Brasil, na Argentina, no Uruguai e no Paraguai. No Paraguai, Francisco Solano López ascendeu ao poder em 1862, depois de Carlos Antonio López, que tinha modernizado o exército a partir de importação de material bélico e de técnicos, vindos principalmente da Inglaterra. Francisco Solano acabou alterando substancialmente a política externa paraguaia, que era de aproximação com países como o Brasil, passando a interferir nos interesses de outras nações no que diz respeito à navegação do Prata.
Sobre o quadro geopolítico no Cone Sul que irá resultar na Guerra do Paraguai, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O Paraguai surge como um país que tenta arbitrar questões entre Argentina e Uruguai, em diversas áreas, principalmente na política, frente aos sucessivos planos de blancose colorados, de fomentar revoltas extranacionais no Prata.
(    ) Na Argentina, ocorre um processo de reunificação nacional sob a liderança de Buenos Aires. No Brasil, o Partido Liberal substituiu o Conservador no governo imperial. Nesse mesmo período, a extensão do prazo para a definição das fronteiras entre Paraguai, Brasil e Argentina.
(    ) Comandado por Osório, o exército imperial brasileiro depõe políticos que empreendiam a construção de um novo Estado, formado por Argentina, Uruguai e Argentina e empossa como mandatários figuras alinhadas com os interesses da coroa brasileira.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F.
	 b)
	V - F - F.
	 c)
	F - V - V.
	 d)
	V - V - V.
	8.
	Um dos fatos que provocaram mais impacto no longo reinado de D. Pedro II foi a participação brasileira na Guerra do Paraguai. Este conflito, de grandes proporções, provocou mudanças significativas na esfera econômica e social no que se refere ao nível de endividamento após a guerra e o próprio futuro da monarquia em razão do Movimento Abolicionista e a Questão Militar. Sobre o contexto geral da Guerra do Paraguai, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A tríplice aliança foi formada pelo Brasil, Argentina e Peru, mediados pela Inglaterra, grande interessada no conflito.
	 b)
	Após a Guerra do Paraguai, o Exército Brasileiro apoiou fortemente a monarquia em troca de melhores salários e aposentadorias.
	 c)
	Apesar da derrota, o Paraguai conseguiu manter o nível de desenvolvimento e uma relativa autonomia com relação aos países europeus.
	 d)
	O Brasil não tinha exército organizado e passou a criá-lo rapidamente para o conflito, a partir de batalhões de voluntários, inclusive com o recrutamento de escravos e com o empréstimos obtidos junto aos bancos ingleses para financiar o esforço de guerra contra o Paraguai.
	9.
	A enorme visibilidade do poder era sem dúvida em parte devido à própria monarquia com suas pompas, seus rituais, com o carisma da figura real. Era também fruto da centralização política do Estado. Havia quase unanimidade de opinião sobre o poder do Estado como sendo excessivo e opressor ou, pelo menos, inibidor da iniciativa pessoal, da liberdade individual. Este poder era em boa parte ilusório. A burocracia do Estado era macrocefálica: tinha cabeça grande, mas braços muito curtos. Agigantava-se na corte, mas não alcançava as municipalidades e mal atingia as províncias. Daí a observação de que, apesar de suas limitações no que se referia à formulação e implementação de políticas, o governo passava a imagem do todo-poderoso, era visto como o responsável por todo o bem e todo o mal do Império. O texto refere-se ao Segundo Reinado, período, entre 1840 e 1889, em que o Brasil foi governado por D. Pedro II. Do ponto de vista político, como o Segundo Reinado pode ser caracterizado?
FONTE: CARVALHO, J. M. de. Teatro de sombras: a política imperial. Rio de Janeiro: IUPERJ, 1988.
	 a)
	Em mais de meio século de reinado de D. Pedro II, o Brasil consolidava-se, a partir da institucionalização do próprio império, da pulverização de sua máquina administrativa, do desenvolvimento de protocolos capazes de explicar o que seria esse Brasil, Império dos Trópicos.
	 b)
	Teatro para a plena manifestação do Poder Moderador que, desde a Constituição de 1824, permitia amplas possibilidades de intervenção políticas do Exército.
	 c)
	Período de instabilidade política interna graças à impopularidade do imperador e a força regional dos caudilhos regionais.
	 d)
	Cenário de várias revoltas de caráter regionalista - entre elas a Farroupilha e a Cabanagem - devido à
incapacidade de o governo imperial controlar, conforme mencionado na citação, as províncias e regiões mais
distantes da capital.
	10.
	No total, pelo menos 15 mil pessoas transferiram-se de Portugal para o Rio de Janeiro no período. Para melhor medir a força desse empuxo burocrático, convém lembrar que em 1800, quando a capital dos Estados Unidos mudou-se de Filadélfia para a recém-construída Washington, o contingente de funcionários do governo federal americano não excedia o milhar, contando-se desde o presidente John Adams aos cocheiros do serviço postal. A transferência da corte portuguesa para Rio de Janeiro causa um grande transtorno no cotidiano da capital da colônia. Por outro lado, a máquina burocrática do império português fica sobrecarregada com a grande quantidade de agregados vivendo à custa do Tesouro Real. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) A mudança da corte portuguesa traz para o Rio de Janeiro a família real e o aparato governamental de Lisboa. Traz também e, sobretudo, uma parcela considerável da máquina administrativa do império português. 
(    ) Além da família real, 276 fidalgos e dignatários régios recebiam verba anual de custeio proveniente Erário Real do Rio de Janeiro. Observadores, na época, estimavam em 2 mil o número de funcionários e indivíduos desempenhando funções relacionadas com a Coroa.
(    ) A corte portuguesa no Rio de Janeiro tornou-se também refúgio de nobres franceses e políticos norte-americano em virtude das consequências das Guerras Napoleônicas.  
(    ) A mudança da corte portuguesa, em 1808, não afetou de modo significativo o cotidiano na cidade do Rio de Janeiro tendo em vista que esta cidade já era capital da colônia desde de 1763.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	V - F - V - F.
Parte inferior do formulário

Outros materiais