Logo Passei Direto
Buscar

Resenha critica sobre o filme O Contagio

Ferramentas de estudo

Passei Direto Aniversário

Quer receber 70% de desconto para assinar o PasseIA?

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Resenha critica sobre o filme O Contagio
Micaella Victoria Lopes Casotti
O filme começa com Beth em uma viagem de negócios em Hong Kong. Já no aeroporto, preparando-se para voltar a Mineápolis, ela conversa com o amante por telefone, já apresentando alguns sintomas estranhos. Ao chegar nos EUA, ela encontra o marido Mitch e o filho Clark. Seu estado de saúde piora e, horas depois, ela e o filho estão mortos. Ao mesmo tempo, diversos cidadãos chineses e japoneses que tiveram contato (ou não) com Beth também morrem em poucas horas. Em território norte-americano, a mesma coisa acontece. 
O filme retrata cada fase da transmissão de um vírus que, inicialmente se parece com uma gripe, mas apresenta um desenvolvimento rápido e uma taxa de mortalidade alta. Com um retrato mais amplo de uma pandemia. 
Enquanto milhares de pessoas morrem, governo e órgãos de saúde correm contra o tempo para testar medicamentos e uma vacina capaz de imunizar a população. Em meio a isso, fronteiras fecham, a circulação é restrita e aos supermercados se esvaziam. O filme se encaixa facilmente na recente pandemia causada pelo novo coronavírus que estamos vivendo. A semelhança entre os casos de MEV-1 (o vírus fictício do filme) com o Sars-Cov-2 (o vírus da Covid-19) não tem origem mística ou do acaso, mas sim da ciência.
O filme mostra a corrida de cientistas e autoridades para encontrar uma cura para a doença, testes de medicamentos, métodos de prevenção, desenvolvimentos de vacina, etc. Ao mesmo tempo, há também a investigação sobre os últimos passos da paciente zero para rastrear a origem da infecção.
Como a epidemia se espalha rapidamente, a comunidade medica mundial inicia uma corrida para encontrar a cura e controlar o pânico que se espalha por toda a cidade e mais rápido do que o próprio vírus. Ao mesmo tempo pessoas comuns lutam para sobreviver em uma sociedade que esta desmoronando. 
E o ponto alto do filme é mostrar que o terror está nos detalhes: nas ruas, lojas e aeroportos das grandes metrópoles vazias ou cheias de lixos e cadáveres, vítimas do vírus. No close fechado em maçanetas, copos, suportes de ônibus e tosses que podem trazer a doença. Nos atos violentos de pessoas desesperadas em manterem-se vivas.
Algo semelhante vem acontecendo com a cloroquina, um remédio usado contra malária e que está sendo testado pela OMS para combater a Covid-19.
Quanto aos equipamentos de proteção, o filme mostra ora profissionais com trajes completos, ora pessoas em contato com doentes apenas com luvas e máscaras.
Um numero impressionante de Contágio é a rapidez com que o vírus se espalhou: no 26º dia da pandemia, 2,5 milhões de pessoas já haviam morrido nos Estados Unidos. Seis meses após o primeiro caso, o número chega a 26 milhões de óbitos.
No final do filme que mostra a resposta uma floresta é desmatada, e os morcegos que moravam ali são obrigados a sair. Eles entram em contato com porcos, que por sua vez são mortos e levados para um restaurante. O vírus, que estava no animal, é passado para o cozinheiro.

Mais conteúdos dessa disciplina