Buscar

PROVA DIREITO AV2

Prévia do material em texto

Atividade Avaliativa - Direito... (20201 - Direito Do Trabalho E Da Previdência (Lfr0330103nna) ...)
Atividade Avaliativa - 2ª Unidade - Direito do Trabalho e Previdência.
Olá LEILSON, quando enviar este formulário, o seu nome e endereço de email serão exibidos para o proprietário do formulário.
1.1. Das atividades insalubres ou perigosas, analise as afirmativas abaixo: I. Serão consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos. II. O Ministério do Trabalho não aprovará o quadro das atividades e operações insalubres e adotará normas sobre os critérios de caracterização da insalubridade, os limites de tolerância aos agentes agressivos, meios de proteção e o tempo máximo de exposição do empregado a esses agentes. III. A eliminação ou a neutralização da insalubridade ocorrerá apenas com a adoção de medidas que conservem o ambiente de trabalho dentro dos limites de tolerância; IV. O exercício de trabalho em condições insalubres, acima dos limites de tolerância estabelecidos pelo Ministério do Trabalho, assegura a percepção de adicional respectivamente de 40% (quarenta por cento), 20% (vinte por cento) e 10% (dez por cento) do salário-mínimo da região, segundo se classifiquem nos graus máximo, médio e mínimo. Assinale a afirmativa correta:
(1 Ponto)
I, II e III, apenas.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
2.Justifique a questão 1.
3.Sobre duração e condições de trabalho:
(1 Ponto)
A duração normal do trabalho dos empregados em bancos, casas bancárias e Caixa Econômica Federal será de 6 (seis) horas continuas nos dias úteis, com exceção dos sábados, perfazendo um total de 30 (trinta) horas de trabalho por semana.
A duração normal do trabalho ficará compreendida entre sete e vinte e três horas, assegurando-se ao empregado, no horário diário, um intervalo de quinze minutos para alimentação.
A duração normal de trabalho dos bancários não poderá ser prorrogada em 8 (oito) horas diárias para exceder de 40 (quarenta) horas semanais, mesmo observados os preceitos gerais sobre a duração do trabalho.
O regime especial de 4 (quatro) horas de trabalho do banco também se aplica aos empregados de portaria e de limpeza, tais como porteiros, telefonistas de mesa, contínuos e serventes, empregados em bancos e casas bancárias.
É o sindicato dos bancários quem organizará a escala de serviço do estabelecimento de maneira a haver empregados do quadro da portaria em função, meia hora antes e até meia hora após o encerramento dos trabalhos, respeitado o limite de 4 (quatro) horas diárias.
4.Justifique a questão 2.
5.3. Em relação ao tema seguridade social, analise as afirmativas abaixo: I. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social. II. Compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos objetivos da universalidade da cobertura e do atendimento, uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais e também da irredutibilidade do valor dos benefícios; III. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Assinale a afirmativa correta:
(1 Ponto)
I e II, apenas.
I, II e III.
II e III.
III, apenas.
I, apenas.
6.Justifique a questão 3.
7.A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, e das contribuições sociais, como também:
(1 Ponto)
Pelo empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei.
Pelo trabalhador e dos demais segurados da previdência social, porém não podem ser adotadas alíquotas progressivas de acordo com o valor do salário de contribuição.
Sobre a receita de concursos de passados.
Do exportador de bens ou serviços de dentro do país e apenas se a lei a ele equiparar.
Sempre incidirá contribuição sobre aposentadoria e pensão concedidas pelo Regime Geral de Previdência Social.
8.Justifique a questão 4.
9.A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. Analise as afirmativas abaixo:
(1 Ponto)
São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.
As ações e serviços públicos de saúde não integram uma rede regionalizada e hierarquizada, assim como constituem de vez em quando um sistema único.
O sistema único de saúde será financiado, tão somente com recursos do orçamento da seguridade social, da União.
A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios aplicarão, trimestralmente, em ações e serviços públicos de saúde recursos mínimos derivados da aplicação de melhorias nos serviços prestados.
Os gestores locais do sistema único de saúde poderão admitir apenas os agentes comunitários de saúde, jamais pode convocar agentes de combate às endemias e quando houver a convocação não é obrigatório o concurso público.
10.Justifique a questão 5.
11.Sobre as regras do Sistema único de Saúde, analise as afirmativas abaixo: I. A assistência à saúde é livre à iniciativa privada. II. É permitida a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos. III. É permitida a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no País, salvo nos casos previstos em lei. IV. A lei disporá sobre as condições e os requisitos que facilitem a remoção de órgãos, tecidos e substâncias humanas para fins de transplante, pesquisa e tratamento, bem como a coleta, processamento e transfusão de sangue e seus derivados, sendo vedado todo tipo de comercialização. Assinale a afirmativa correta:
(1 Ponto)
I, II e III, apenas.
I e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
(D) III, e IV, apenas.
II e III, apenas.
12.Justifique a questão 6.
13.A previdência social será organizada sob a forma do Regime Geral de Previdência Social, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial, analise as afirmativas abaixo:
(1 Ponto)
A mulher terá proteção à maternidade, especialmente à gestante;
O Regime não dará proteção ao trabalhador em situação de desemprego involuntário;
O salário-família e auxílio-reclusão será concedido para todos os dependentes dos segurados independente de ser de baixa renda;
Pensão por morte do segurado, homem ou mulher, apenas para o cônjuge que tenha comprovação em cartório.
Sem cobertura dos eventos de incapacidade temporária ou permanente para o trabalho e idade avançada;
14.Justifique a questão 7.
15.A assistência social será prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social, referente a esse tema analise a questão que segue:
(1 Ponto)
As ações governamentais na área da assistência social serão realizadas com recursos do orçamento da seguridade social, além de outras fontes.
Não Haverá participação da população, para formulação das políticas e para o controle das ações em todos os níveis.
É obrigatório aos Estados e ao Distrito Federal vincular a programa de apoio à inclusão e promoção social.
A assistência social é o segmento autônomo da seguridade social que tratar de sujeitos independente da sua condição social, não importa se hipossuficientes, ou hipersuficientes.
A assistência socialnão serve para cobrir as lacunas deixadas pela previdência social que, devido a sua natureza contributiva, acaba por excluir os necessitados.
16.Justifique a questão 8.
17.Análise as assertivas abaixo: I. Anderson é segurado do RGPS e casado com Regina. A esposa do segurado tem um filho de outro casamento, Luquinhas, que tem quatro anos. Anderson é muito apegado a Luquinhas e, por isso, deseja que ele seja o seu dependente. Assim, para que Luquinhas seja considerado como equiparado a filho de Anderson, basta que o segurado faça uma declaração escrita nesse sentido. II. Lombroso faz mestrado em Administração pela Universidade Federal da Bahia. Lombroso se dedica em tempo integral ao seu mestrado e recebe uma bolsa de estudos. Conclui-se que: Lombroso não é um segurado obrigatório do RGPS. III. Lindolfo trabalhava como empregado em uma fábrica de camisas, mas se licenciou de suas atividades para a prestação de serviço militar obrigatório, que durou dezoito meses. Conclusão: Lindolfo mantém a qualidade de segurado do RGPS até doze meses após a cessação da atividade remunerada. IV. Até novembro de 2015, Eurico nunca tinha exercido trabalho remunerado e nunca tinha contribuído para a Previdência Social. Em dezembro de 2015, ele conseguiu o seu primeiro emprego, como empregado doméstico, com salário mensal de R$4.000. Em janeiro de 2016, Eurico obteve a guarda judicial de uma criança de 11 anos de idade, para fins de adoção. Nessa situação hipotética, Eurico terá direito ao recebimento de salário-maternidade, durante o período de 120 dias, com renda mensal igual a R$4.0000, pago diretamente pela Previdência Social. São corretas apenas as assertivas:
(1 Ponto)
Apenas II e IV.
Apenas I, II e III.
Apenas II e III.
Apenas I e IV.
Apenas II, III e IV.
18.Justifique a questão 9.
19.Dentre as proposições que se seguem, assinale a correta: Entende-se como família do idoso ou da pessoa portadora de deficiência, para efeito de apuração da renda familiar mensal "per capita".
(1 Ponto)
A filha divorciada; a neta e o marido dela; os avós; e a sobrinha de irmão falecido, residentes sob o mesmo teto.
O companheiro da filha; os tios; os sobrinhos, residentes sob o mesmo teto.
A filha marido dela; os netos; residentes sob o mesmo teto.
Os pais; o cônjuge, os filhos do casal menores, residentes sob o mesmo teto.
A irmã ou o irmão que conviva embaixo do mesmo teto.
20.Justifique a questão 10.

Continue navegando