Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Atividade Online – AO 06 
	Curso:
	 Licenciatura em Matemática
	Professor:
	Dr. Rosivaldo Pereira de Almeida
	Nome da disciplina:
	História da Educação 
	Discente:
	Jhennifer Souza Rodrigues
	RESUMO 
	Nesta atividade o objetivo está em construir um resumo referente ao artigo que foi disponibilizado para esse tema (História da Educação em Goiás: estado da arte) com a proposta de apresentar o texto de forma sintética porem sem perder a qualidade de sua produção intelectual. Atendendo também as exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Também apresentar um resumo com coerência e lógica respeitando a estrutura da sua fonte.
Será avaliado a partir dos critérios de rigorosidade das informações do texto.
Da construção do texto de acordo com a ABNT
Também com a lógica apresentada pelo autor em seu texto. 
Ortografia sendo respeitada diante da produção de um resumo
	Resposta
	A escassez de trabalhos abordando a historiografia do estado de Goiás levou as autoras a um aprofundamento no estudo das ferramentas de ensino. A cada parágrafo a importância de listar e analisar obras produzidas por autores do estado é ressaltada e apresentada como disciplina formativa e por ser um texto pioneiro na área, algumas obras podem ter ficado de lado. O trabalho de colher e analisar textos sobre a historiografia da educação permitiu que as autoras dividissem o texto em duas partes: exposição de obras e lista de dissertações e teses vindas do meio acadêmico. 
Na primeira parte as autoras apresentam e discutem várias obras em favor da síntese das mesmas pra futuros estudiosos da área.  Começam para obra de Genesco Bretas, História da instrução pública em Goiás, que tem um grande recorte histórico entre o período colonial e a década de 60 do século XX. Seguem o trabalho discutindo "Tradição e renovação em Goiás" de Nancy Ribeiro de Araújo e Silva que o produziu em um programa de pós-graduação visando abordar modalidades de ensino, organização, funcionamento escolar e analisar tipos de escola; rendendo uma rica iconografia já que recorreu à diversos tipos de fonte. 
Maria Tereza Canezin e Walderês Lourero, ambas professoras da Faculdade de Educação da UFG escreveram "Escola Normal em Goiás" (1994). Utilizando fontes semelhantes às dos autores citados anteriormente e abordado também as escolas particulares.  Em sequência, as autoras apresentam "O Colégio Santa Clara e sua influência educacional em Goiás" de Áurea Cordeiro Menezes; obra proveniente de uma defesa de dissertação de mestrado em 1977 que foi lançada quando o Colégio completou sessenta anos. As fontes utilizadas foram documentos encontrados no arquivo do próprio colégio, recortes de jornal e depoimentos.  
Também citam "Clientelismo e cidadania na constituição de uma rede pública de ensino: Secretaria Municipal de Goiânia (1960-1973)" de Arlene Carvalho de Assis Clímaco que assim como algumas obras citadas anteriormente, nasceu da defesa de uma dissertação de mestrado. Por sua vez, aponta para um estudo mais detalhado do órgão governante (Secretaria Municipal de Educação), com objetivo de entender as mazelas da educação a partir do processo de origem do sistema educacional. 
 A professora Maria e Araújo Nepomuceno é citada com a obra "A ilusão pedagógica de 1930 a 1945: estado, sociedade, e educação em Goiás". Seu objetivo era estudar a elaboração e implante da o lítica educacional pelo governo do estado na primeira quinzena do Movimento Revolucionário de Trinta. E por fim, um compilado de artigos proveniente de projetos de pesquisa referentes a educação no Goiás com temas variados e organizado PR Valência Maria Lopes da Barra; "Estudo de História da Educação de Goiás (1830-1930)
Na segunda parte do artigo, obras academias não publicadas ganham protagonismo e são organizadas em quadros. Assim como na primeira parte, é resultado que há a possibilidade de legumes teses podem ter ficado de fora desse e grande apanhado e as obras publicadas não são citadas nessa parte justamente por ter todo o palco na primeira parte. 
Os quadros são divididos da seguinte maneira:
· Dissertações de mestrado defendida na UFG;
· Dissertações de doutorado defendidas na UFG;
· Dissertações e mestrado defendido na PUC;
· Dissertações e teses defendidas em outras instituições de ensino superior.

Mais conteúdos dessa disciplina