EXERCICIOS AULA 1 A 10 FUNDAMENTOS DAS CIENCIAS SOCIAIS
87 pág.

EXERCICIOS AULA 1 A 10 FUNDAMENTOS DAS CIENCIAS SOCIAIS


DisciplinaFundamentos das Ciências Sociais13.517 materiais156.126 seguidores
Pré-visualização17 páginas
FUNDAMENTOS DAS CIENCIAS SOCIAIS
AULA 1 
		
        Questão
	
	
	As Ciências Sociais fazem parte do grupo de saberes intitulado Ciências Humanas e apresentam métodos próprios de investigação dos fenômenos que analisam. Assinale a única opção que contempla as áreas que constituem as Ciências Sociais
		
	 
	Antropologia, Sociologia e Politica
	
	Politica, Psicologia Social e História
	
	Antropologia, Psicologia e Sociologia
	
	Política, História e Antropologia
	
	Sociologia, Historia e Antropologia
	Respondido em 08/04/2020 21:13:59
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		2
        Questão
	
	
	Quanto às disciplinas Sociologia, Antropologia e Ciência Política, são inúmeras as posições assumidas entre seus autores. Porém, o que se mostra como unânime é considerá-las como:
		
	
	Somente a Ciência Política e a Antropologia fazem parte das Ciências Sociais.
	 
	Disciplinas que fazem parte das Ciências Sociais, sendo, portanto, integradas.
	
	Somente a Sociologia e a Antropologia fazem parte das Ciências Sociais.
	
	Mesmo fazendo parte das Ciências Sociais, as três disciplinas não são integradas.
	
	As três disciplinas não são integradas como não fazem parte das Ciências Sociais.
	Respondido em 08/04/2020 21:20:08
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		3
        Questão
	
	
	Tendo em vista que todo problema social pode ser um problema sociológico, mas nem todo problema sociológico é um problema social, a formulação e a solução do problema sociológico pressupõem:
		
	
	uma situação que afeta um número significativo de indivíduos.
	
	um motivo de dificuldade ou infelicidade em determinada sociedade.
	 
	um esforço metodológico de pesquisa.
	
	uma percepção da população atingida.
	
	uma percepção do governo.
	Respondido em 08/04/2020 21:24:09
	
	
	 
		4
        Questão
	
	
	Acerca do mito, suas funções e suas estruturas, leia atentamente as afirmações enumeradas de I a V e as classifique como VERDADEIRAS ou FALSAS. Após a referida classificação, escolha a alternativa disposta abaixo que apresenta, de maneira CORRETA, a relação sequencial de afirmações verdadeiras e falsas. I. O pensamento mítico, de maneira inversamente proporcional ao pensar reflexivo, caracteriza-se pela condição de dar resposta a realidade, a partir de conceitos racionais. II. O pensamento mítico é, por natureza, uma explicação da realidade que não necessita de um método e, consequentemente, não precisa de seu rigor e de sua sistematização. III. Vivenciar a crença, experimentar o próprio mundo e retornar apenas ao próprio mundo e espalhar a notícia do vivido são atributos do pensar filosófico. IV. O mito faz parte de nossa psyché (mente/alma), é um modo de ler o mundo validado no crer. Ele é um pensamento bem estruturado, porém sem necessidade de provas, de argumentos. V. O mito, por estar vinculado às narrativas sobre a origem do vivido e do universo, a fim de reproduzir e fixar a condição de existência, não pode ser confundido com o nascimento do cosmos.
		
	
	V, V, V, F e F
	 
	F, V, F, V e F
	
	F, V, F, F e V
	
	F, F, F, V e V
	
	V, F, V, F e V
	Respondido em 08/04/2020 21:25:29
	
	
	 
		5
        Questão
	
	
	Entende-se, por Ciências Sociais, o conjunto de saberes relativos às disciplinas de Antropologia, Ciência Política e Sociologia. Essas disciplinas estudam fatos que resultam da vida em sociedade. Relacione as disciplinas a seguir com os seus devidos conceitos.
	( 1 ) Antropologia
( 2 ) Ciência Política
( 3 ) Sociologia
	(       ) Estuda as diferenças entre povo, nação e governo, bem como o papel do Estado.
(       ) Estuda o homem e o universo sociocultural, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais.
(       ) Estuda o homem a partir daquilo que o constitui em sua humanidade, isto é, a produção de cultura.
(       ) Estuda os sistemas de poder, as instituições e os partidos políticos de um país, o comportamento e as políticas públicas em suas diversas fases.
(       ) Estuda as diferentes culturas do homem, os diversos grupos sociais, culturais ou étnicos e as transformações ocorridas em função da interação entre os grupos.
(       ) Investiga as estruturas da sociedade, procurando compreender como estas influenciam os grupos ou indivíduos no que se refere a seu comportamento, seus costumes e sua cultura.
 
A relação correta é: 
		
	
	2, 1, 3, 2, 3, 1
	 
	2, 3, 1, 2, 1, 3
	
	2, 3, 1, 3, 1, 2
	
	3, 1, 1, 2, 3, 2
	
	2, 1, 1, 2, 3, 3
	Respondido em 08/04/2020 21:34:35
	
	
	 
		6
        Questão
	
	
	A ciência social que estuda os aspectos culturais de determinado grupo social é a:
		
	
	Filosofia
	
	Ciência Política
	
	Sociologia
	 
	Antropologia
	
	Arqueologia
	Respondido em 08/04/2020 21:44:00
	
Explicação:
No que diz respeito à Antropologia, pode-se dizer que tal ciência estuda o homem a partir daquilo que o constitui em sua humanidade, isto é, a produção de cultura.
	
	
	 
		7
        Questão
	
	
	Sobre os diversos tipos de conhecimento, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	O senso comum representa uma herança cultural, passado de gerações em gerações, e tem valor subjetivo, ou seja, depende dos valores pessoais dos sujeitos envolvidos.
	
	Podemos afirmar que sempre que fornecemos explicações sobre algum fenômeno do qual não temos conhecimento especializado, estamos empregando saberes e conhecimentos do senso comum.
	
	O conhecimento científico resulta de investigações baseadas em métodos e visa formular leis gerais sobre o funcionamento dos objetos pesquisados.
	 
	O conhecimento mítico e o conhecimento religioso são tipos de conhecimento tidos como científicos, uma vez que suas explicações apresentam comprovações validadas.
	
	Enquanto as Ciências Naturais estudam as questões da Natureza, nas Ciências Sociais, o objeto de estudo é o próprio homem e suas relações. No caso dessa última, o laboratório de estudo é a sociedade.
	Respondido em 08/04/2020 21:52:03
	
Explicação:
O conhecimento mítico e/ou religioso não são sinônimos de conhecimento científico. Tais conhecimentos tem o propósito de responder as concepções de crenças, e que não são necessariamente objeto de estudo científico.
	
	
	 
		8
        Questão
	
	
	Dentre as ciências sociais, a que estuda o homem e o universo sociocultural analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais a partir de diferentes perspectivas teóricas, em especial notadamente as que têm como matriz conceitual as obras de Durkheim, Marx e Weber, é a:
		
	
	História
	
	Psicologia
	
	Antropologia
	 
	Sociologia
	
	Ciência Política
	uestão
	
	
	A forma de pensamento mais simples é chamada de senso comum. Trata-se de fazer afirmações sobre o mundo fora do método mitológico, religioso, do filosófico e do científico, por outro lado consiste numa afirmação descoordenada e sem nexos em si. O pensamento científico, por outro lado, usa os seguintes elementos:
		
	
	a falta de bom senso e a filosofia.
	
	o pensamento lendário e a matemática.
	
	o senso comum, os eventos sobrenaturais e religiosos.
	
	os fatos sobrenaturais e os fenômenos divinos.
	 
	a razão e o nexo entre eventos naturais e sociais.
	Respondido em 15/04/2020 14:21:27
	
Explicação:
O Conhecimento científico exige metodologia própria e sistematização do conhecimento; pois é através dele que a informação e o saber que parte do princípio das análises dos fenômenos se tornam fatos e cientificamente comprovados.
 
	
	
	 
		2
        Questão
	
	
	Aprendemos que existem formas diferentes de compreensão do mundo: a visão do senso comum ou o conhecimento científico. Nesse sentido, marque a única opção verdadeira.
		
	
	O senso comum depende de juízos científicos a respeito das coisas, com envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
	
	O senso