Buscar

EXERCICIOS AULA 1 A 10 FUNDAMENTOS DAS CIENCIAS SOCIAIS

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DAS CIENCIAS SOCIAIS
AULA 1 
		
        Questão
	
	
	As Ciências Sociais fazem parte do grupo de saberes intitulado Ciências Humanas e apresentam métodos próprios de investigação dos fenômenos que analisam. Assinale a única opção que contempla as áreas que constituem as Ciências Sociais
		
	 
	Antropologia, Sociologia e Politica
	
	Politica, Psicologia Social e História
	
	Antropologia, Psicologia e Sociologia
	
	Política, História e Antropologia
	
	Sociologia, Historia e Antropologia
	Respondido em 08/04/2020 21:13:59
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		2
        Questão
	
	
	Quanto às disciplinas Sociologia, Antropologia e Ciência Política, são inúmeras as posições assumidas entre seus autores. Porém, o que se mostra como unânime é considerá-las como:
		
	
	Somente a Ciência Política e a Antropologia fazem parte das Ciências Sociais.
	 
	Disciplinas que fazem parte das Ciências Sociais, sendo, portanto, integradas.
	
	Somente a Sociologia e a Antropologia fazem parte das Ciências Sociais.
	
	Mesmo fazendo parte das Ciências Sociais, as três disciplinas não são integradas.
	
	As três disciplinas não são integradas como não fazem parte das Ciências Sociais.
	Respondido em 08/04/2020 21:20:08
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		3
        Questão
	
	
	Tendo em vista que todo problema social pode ser um problema sociológico, mas nem todo problema sociológico é um problema social, a formulação e a solução do problema sociológico pressupõem:
		
	
	uma situação que afeta um número significativo de indivíduos.
	
	um motivo de dificuldade ou infelicidade em determinada sociedade.
	 
	um esforço metodológico de pesquisa.
	
	uma percepção da população atingida.
	
	uma percepção do governo.
	Respondido em 08/04/2020 21:24:09
	
	
	 
		4
        Questão
	
	
	Acerca do mito, suas funções e suas estruturas, leia atentamente as afirmações enumeradas de I a V e as classifique como VERDADEIRAS ou FALSAS. Após a referida classificação, escolha a alternativa disposta abaixo que apresenta, de maneira CORRETA, a relação sequencial de afirmações verdadeiras e falsas. I. O pensamento mítico, de maneira inversamente proporcional ao pensar reflexivo, caracteriza-se pela condição de dar resposta a realidade, a partir de conceitos racionais. II. O pensamento mítico é, por natureza, uma explicação da realidade que não necessita de um método e, consequentemente, não precisa de seu rigor e de sua sistematização. III. Vivenciar a crença, experimentar o próprio mundo e retornar apenas ao próprio mundo e espalhar a notícia do vivido são atributos do pensar filosófico. IV. O mito faz parte de nossa psyché (mente/alma), é um modo de ler o mundo validado no crer. Ele é um pensamento bem estruturado, porém sem necessidade de provas, de argumentos. V. O mito, por estar vinculado às narrativas sobre a origem do vivido e do universo, a fim de reproduzir e fixar a condição de existência, não pode ser confundido com o nascimento do cosmos.
		
	
	V, V, V, F e F
	 
	F, V, F, V e F
	
	F, V, F, F e V
	
	F, F, F, V e V
	
	V, F, V, F e V
	Respondido em 08/04/2020 21:25:29
	
	
	 
		5
        Questão
	
	
	Entende-se, por Ciências Sociais, o conjunto de saberes relativos às disciplinas de Antropologia, Ciência Política e Sociologia. Essas disciplinas estudam fatos que resultam da vida em sociedade. Relacione as disciplinas a seguir com os seus devidos conceitos.
	( 1 ) Antropologia
( 2 ) Ciência Política
( 3 ) Sociologia
	(       ) Estuda as diferenças entre povo, nação e governo, bem como o papel do Estado.
(       ) Estuda o homem e o universo sociocultural, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais.
(       ) Estuda o homem a partir daquilo que o constitui em sua humanidade, isto é, a produção de cultura.
(       ) Estuda os sistemas de poder, as instituições e os partidos políticos de um país, o comportamento e as políticas públicas em suas diversas fases.
(       ) Estuda as diferentes culturas do homem, os diversos grupos sociais, culturais ou étnicos e as transformações ocorridas em função da interação entre os grupos.
(       ) Investiga as estruturas da sociedade, procurando compreender como estas influenciam os grupos ou indivíduos no que se refere a seu comportamento, seus costumes e sua cultura.
 
A relação correta é: 
		
	
	2, 1, 3, 2, 3, 1
	 
	2, 3, 1, 2, 1, 3
	
	2, 3, 1, 3, 1, 2
	
	3, 1, 1, 2, 3, 2
	
	2, 1, 1, 2, 3, 3
	Respondido em 08/04/2020 21:34:35
	
	
	 
		6
        Questão
	
	
	A ciência social que estuda os aspectos culturais de determinado grupo social é a:
		
	
	Filosofia
	
	Ciência Política
	
	Sociologia
	 
	Antropologia
	
	Arqueologia
	Respondido em 08/04/2020 21:44:00
	
Explicação:
No que diz respeito à Antropologia, pode-se dizer que tal ciência estuda o homem a partir daquilo que o constitui em sua humanidade, isto é, a produção de cultura.
	
	
	 
		7
        Questão
	
	
	Sobre os diversos tipos de conhecimento, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	O senso comum representa uma herança cultural, passado de gerações em gerações, e tem valor subjetivo, ou seja, depende dos valores pessoais dos sujeitos envolvidos.
	
	Podemos afirmar que sempre que fornecemos explicações sobre algum fenômeno do qual não temos conhecimento especializado, estamos empregando saberes e conhecimentos do senso comum.
	
	O conhecimento científico resulta de investigações baseadas em métodos e visa formular leis gerais sobre o funcionamento dos objetos pesquisados.
	 
	O conhecimento mítico e o conhecimento religioso são tipos de conhecimento tidos como científicos, uma vez que suas explicações apresentam comprovações validadas.
	
	Enquanto as Ciências Naturais estudam as questões da Natureza, nas Ciências Sociais, o objeto de estudo é o próprio homem e suas relações. No caso dessa última, o laboratório de estudo é a sociedade.
	Respondido em 08/04/2020 21:52:03
	
Explicação:
O conhecimento mítico e/ou religioso não são sinônimos de conhecimento científico. Tais conhecimentos tem o propósito de responder as concepções de crenças, e que não são necessariamente objeto de estudo científico.
	
	
	 
		8
        Questão
	
	
	Dentre as ciências sociais, a que estuda o homem e o universo sociocultural analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais a partir de diferentes perspectivas teóricas, em especial notadamente as que têm como matriz conceitual as obras de Durkheim, Marx e Weber, é a:
		
	
	História
	
	Psicologia
	
	Antropologia
	 
	Sociologia
	
	Ciência Política
	uestão
	
	
	A forma de pensamento mais simples é chamada de senso comum. Trata-se de fazer afirmações sobre o mundo fora do método mitológico, religioso, do filosófico e do científico, por outro lado consiste numa afirmação descoordenada e sem nexos em si. O pensamento científico, por outro lado, usa os seguintes elementos:
		
	
	a falta de bom senso e a filosofia.
	
	o pensamento lendário e a matemática.
	
	o senso comum, os eventos sobrenaturais e religiosos.
	
	os fatos sobrenaturais e os fenômenos divinos.
	 
	a razão e o nexo entre eventos naturais e sociais.
	Respondido em 15/04/2020 14:21:27
	
Explicação:
O Conhecimento científico exige metodologia própria e sistematização do conhecimento; pois é através dele que a informação e o saber que parte do princípio das análises dos fenômenos se tornam fatos e cientificamente comprovados.
 
	
	
	 
		2
        Questão
	
	
	Aprendemos que existem formas diferentes de compreensão do mundo: a visão do senso comum ou o conhecimento científico. Nesse sentido, marque a única opção verdadeira.
		
	
	O senso comum depende de juízos científicos a respeito das coisas, com envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
	
	O sensocomum depende tanto de juízos científicos como de juízos pessoais a respeito das coisas, não importando o grau de envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
	
	O senso comum não depende de juízos pessoais a respeito das coisas, com envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
	
	O senso comum depende de juízos científicos a respeito das coisas, sem envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
	 
	O senso comum depende de juízos pessoais a respeito das coisas, com envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
	Respondido em 15/04/2020 14:04:59
	
Explicação:
O senso comum se caracteriza pela ausência de crítica, de método de observação e rigor analítico.
	
	
	 
		3
        Questão
	
	
	Dentre as ciências sociais, a que estuda o homem e o universo sociocultural analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais a partir de diferentes perspectivas teóricas, em especial notadamente as que têm como matriz conceitual as obras de Durkheim, Marx e Weber, é a:
		
	
	Antropologia
	 
	Sociologia
	
	História
	
	Ciência Política
	
	Psicologia
	Respondido em 15/04/2020 14:20:14
	
Explicação:
E. Durkheim, M. Weber e K. Marx são os autores clássicos da sociologia.
	
	
	 
		4
        Questão
	
	
	1) O que é Sociologia?
		
	 
	Ciência que estuda os grupos, sua organização e sua influencia sobre a vida dos indivíduos.
	
	Ciência que estuda como os homens evoluíram com o tempo.
	
	Ciência que estuda o homem e suas rações fisiológicas e biologicas
	
	a) Ciência que estuda a relação do homem com a natureza.
	
	b) Ciência que estuda o meio ambiente.
	Respondido em 15/04/2020 14:12:58
	
Explicação:
A Sociologia é uma Ciência Social que tem como objeto de estudo os Fatos Sociais, aqueles fenômenos que decorrem das interações humanas
	
	
	 
		5
        Questão
	
	
	A preocupação em compreender o mundo acompanha a humanidade ao longo de seu desenvolvimento na Terra, quer seja pela necessidade de construir mecanismos de controle e transformação da natureza, quer pelo desejo de conhecer e formular explicações acerca dos fenômenos. Em duas possibilidades de explicação do surgimento dos seres viventes na Terra destacamos o Criacionismo e o Evolucionismo.
I-No primeiro caso, acredita-se que tudo que existe no mundo, inclusive os seres humanos, surgiu a partir da intervenção divina;
II- No segundo caso, a proposição é a de que nosso planeta e tudo que aqui há é fruto de um longo e contínuo processo de evolução.
III- No primeiro caso, a proposição é a de que nosso planeta e tudo que aqui há é fruto de um longo e contínuo processo de evolução.
IV- No segundo caso, acredita-se que tudo que existe no mundo, inclusive os seres humanos, surgiu a partir da intervenção divina
Estão corretas as proposições:
		
	
	Somente II e III
	
	Somente I e III
	
	Somente III e IV
	 
	Somente I e II
	
	Somente I e IV
	Respondido em 15/04/2020 14:16:17
	
Explicação:
O Homem através da racionalidade se distingue de outros animais e busca respostas para suas inquietações. O Criacionismo e o Evolucionismo, por exemplo, são teorias que explicam de pontos de vistas diferentes fenômenos desta realidade em que os mistérios são respondidos pela divindade, e/ou há um processo contínuo de evolução.
	
	
	 
		6
        Questão
	
	
	O processo de aprendizagem e interiorização de normas e valores, característicos de determinado meio social, do qual os indivíduos e os grupos são alvo, tendo assim como objetivo a integração do indivíduo na sociedade (Dicionário Informal: http://www.dicionarioinformal.com.br/significado/socializa%C3%A7%C3%A3o/337/). A ação descrita pode ser entendida como
		
	
	Processo de socialização com base na anomia.
	
	Processo de socialização característico das sociedades capitalistas contemporâneas.
	
	Nenhuma das alternativas.
	 
	Processo de socialização.
	
	Processo de educação formal desenvolvido em escolas e universidades.
	Respondido em 15/04/2020 14:17:54
	
Explicação:
Processo de Socialização é o processo de aprendizado social pelo qual todo indivíduo passa para aprender as regras e valores sociais. Ele tem início a partir do nascimento e prossegue por toda vida social
	
	
	 
		7
        Questão
	
	
	Para Durkheim os indivíduos passam por um processo de aprendizagem que se inicia na família, onde se apreende as normas básicas de comportamento e depois pela escola, local em que entramos em contato com a cultura. Esse é um processo básico onde aprendemos a viver em sociedade. Esse processo referido é:
		
	 
	Socialização
	
	Materialismo Histórico
	
	Positivismo
	
	Socialismo
	
	Materialização
	Respondido em 15/04/2020 14:18:18
	
Explicação:
O processo de aprendizagem pelo qual os indivíduos passam, segundo Durkheim, e a Socialização. Segundo o autor passamos pela socialização primária que se trata dos nossos primeiros contatos sociais, que em regra ocorrem na família e a socialização secundária, que constituem todos o outros contatos posteriores, que, em regra, começa na Escola. 
	
	
	 
		8
        Questão
	
	
	Qual é a área constitutiva das ciências sociais que estuda as instituições políticas, privilegiando conceitos como poder, autoridade e dominação?
		
	
	Filosofia.
	
	Sociologia.
	 
	Ciência Política.
	
	Psicologia.
	
	Antropologia.
		
        Questão
	
	
	Observe a frase: " NÃO SE NASCE MULHER, TORNA-SE MULHER. " A partir de tão conhecida frase de Simone de Beauvoir e dos conhecimentos acerca do modo como as Ciências Sociais abordam a questão do comportamento de gênero, assinale a alternativa correta sob o ponto de vista sócioantropológico:
		
	
	Ser mulher é uma criação extremamente cultural, mas ser homem é um dado somente natural.
	
	Partindo da ideia de que a diferenciação entre os sexos é biológica, o movimento feminista enquanto fenômeno social, por exemplo, reivindica igualdade natural entre homens e mulheres.
	 
	Ser mulher é um comportamento apreendido através de um processo de socialização.
	
	A diferenciação de papéis sociais entre homens e mulheres baseia-se em critérios puramente biológicos.
	
	Homens são mais fortes fisicamente que mulheres; portanto, é natural a relação de poder instituído e construído numa sociedade entre os sexos.
	Respondido em 15/04/2020 14:35:31
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		2
        Questão
	
	
	O pensamento religioso explica as relações humanas a partir de uma causa sobrenatural, acima da capacidade humana. A base ou a causa dos eventos é atribuída a uma divisão da vida em dois domínios. Marque a alternativa que cita esses domínios.
		
	
	o filosófico e o de senso comum.
	
	o senso comum e o mitológico.
	
	o profano e o mítico.
	
	o senso comum e o científico.
	 
	o sagrado e o profano.
	Respondido em 15/04/2020 14:35:59
	
Explicação:
O conhecimento religioso explica o mundo a partir da perspectiva teológica em que o mesmo econtra-se demarcado pelos valores do sagrado e do profano. O primeiro em conformidade com os dogmas religiosos dominante e o segundo em desconformidade.
	
	
	 
		3
        Questão
	
	
	O processo pelo qual "herdamos" hábitos, preferências e nossos traços culturais é contínuo e é possível graças às características próprias da espécie humana.Selecione a opção que nomeia esse processo.
		
	
	Herança genética
	
	Etnocentrismo
	 
	Socialização
	
	Herança biológica
	
	Aculturação
	Respondido em 15/04/2020 14:32:11
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		4
        Questão
	
	
	Por Ciências Sociais entende-se o conjunto de saberes relativos à Antropologia, Sociologia e Ciência Política. Essas ciências tratam de fenômenos muito semelhantes, quais sejam:
		
	 
	Fatos Relacionados ao conhecimento da vida social e suas interpretações.
	
	Fatosrelacionados às mudanças ambientais.
	
	Fatos relacionados às análises das flutuações das atividades econômicas.
	
	Nenhuma das alternativas.
	
	Fatos relacionados ao território e as flutuações populacionais.
	Respondido em 15/04/2020 14:40:03
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		5
        Questão
	
	
	O que diferencia a Antropologia, a Sociologia e a Ciência Política?
		
	
	Não se diferenciam. Antropologia, Sociologia e Ciência Política privilegiam igualmente os aspectos culturais da sociedade, o universo sociocultural, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos culturais e aspectos relativos ao poder.
	
	A Ciência Política privilegia os aspectos culturais da sociedade, como costumes, crenças e valores morais dos diferentes de grupos e comunidades. A Sociologia estuda o universo sociocultural, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos culturais. A Antropologia centra-se nos aspectos relativos ao poder.
	
	A Sociologia privilegia os aspectos culturais da sociedade, como costumes, crenças e valores morais dos diferentes grupos e comunidades. A Antropologia estuda o universo sociocultural, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos culturais. A Ciência Política centra-se nos aspectos relativos ao poder.
	 
	A Antropologia privilegia os aspectos culturais da sociedade, como costumes, crenças e valores morais dos diferentes de grupos e comunidades. A Sociologia estuda o universo sociocultural, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos culturais. A Ciência Política centra-se nos aspectos relativos ao poder.
	
	A Antropologia privilegia os aspectos culturais da sociedade, como costumes, crenças e valores morais dos diferentes de grupos e comunidades. A Ciência Política estuda o universo sociocultural, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos culturais. A Sociologia centra-se nos aspectos relativos ao poder.
	Respondido em 15/04/2020 14:38:41
	
	
	 
		6
        Questão
	
	
	¿Não existe essa coisa de sociedade, o que há e sempre haverá são indivíduos.¿ (Margaret Tatcher, ex-primeira britânica). Do ponto de vista socioantropológico é correta a afirmação acima? Por quê?
		
	
	Não, porque os indivíduos possuem o livre arbítrio e, assim, podem construir suas identidades sociais sem sofrer influência do meio social.
	
	Sim, porque os indivíduos se diferenciam pelas suas capacidades inatas e não pelos aspectos culturais decorrentes do processo de socialização.
	 
	Não, porque os indivíduos são socializados de acordo com os hábitos, costumes, regras e valores dados pela cultura em que se inserem.
	
	Sim, porque a ideia de social só está presente nos discursos políticos baseados na concepção materialista da História.
	
	Sim, porque os indivíduos são autônomos e, portanto, agem independentemente das regras e convenções que lhes são impostas.
	Respondido em 15/04/2020 14:45:51
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		7
        Questão
	
	
	Não há hierarquia entre os saberes. A Mitologia, a Religião, a Filosofia, o senso comum e a Ciência são formas de compreensão do mundo. Todos são formas de conhecimento, pois cada um, a seu modo, desvenda os segredos do mundo, explicando-o ou atribuindo-lhe um sentido. É importante dizer também que tal classificação resulta antes de um processo histórico específico que diz respeito à constituição dos saberes no mundo ocidental. Metodologicamente o conhecimento religioso se compõe:
		
	
	A partir da separação entre o impirico e filosófico. Apresentam uma explicação mítica para o mundo. Entretanto, é condição fundamental ver para crer.
 
	
	Por não oferecer soluções definitivas para numerosas questões formuladas pela mente, ele é traduzido em ideologia, e como tal influi diretamente na vida concreta do ser humano, orientando sua atividade prática e intelectual.
 
 
	
	A partir da separação entre o senso comum e a ciência. Apresentam uma explicação sobrenatural para o mundo. Entretanto, é condição fundamental ver para crer.
 
	
	Esse tipo de saber implica em juízos pessoais acerca das coisas; pois parte dos valores de cada indivíduo, mediante as situações vivenciadas no dia-a-dia e sem comprovações.
​​​​​​​
	 
	A partir da separação entre as esferas do sagrado e do profano. Apresentam uma explicação sobrenatural para o mundo. Entretanto, é condição fundamental crer ou ter fé nessa explicação.
 
 
	Respondido em 15/04/2020 14:43:49
	
Explicação:
 No conhecimento religioso é essencial a crença religiosa, a fé no fato de que essa explicação sobrenatural pode proporcionar ao homem uma garantia de salvação, bem como prescrever maneiras ou técnicas de obter e conservar essa garantia, que são os ritos, os sacramentos e as orações.
	
	
	 
		8
        Questão
	
	
	Uma criança aprende, por exemplo, que o fogo queima, que a faca corta, aprende o que é o perigo e a se colocar em segurança. Aprende até mesmo noções do que é justo e do que é injusto, do bem e do mal, e outras normas de vida que vão direcionar o seu modo de agir e pensar, as suas atitudes e decisões. Esse tipo de conhecimento é conhecido como:
		
	
	Filosófico
	 
	Senso comum
	
	Religioso
	
	Mítico
	
	Científico
AULA 2 
		
        Questão
	
	
	As ciências sociais são compostas por três ciências, dentre as quais temos a antropologia. Assinale abaixo a alternativa que contém o conceito que melhor define a antropologia.
		
	 
	Disciplina que estuda as semelhanças e diferenças culturais entre os vários agrupamentos humanos, bem como a origem e a evolução da cultura. Ocupa-se ainda da diversidade cultural existente nas sociedades industriais.
	
	Disciplina que tem por objetivo estudar as atividades humanas ligadas à produção, circulação, distribuição e consumo de bens e serviços. Estuda a distribuição de renda num país, a política salarial, a produtividade de uma empresa etc.
	
	Tem por objetivo estudar as atividades humanas ligadas à produção, circulação, distribuição e consumo de bens e serviços. Estuda a distribuição de renda num país, a política salarial, a produtividade de uma empresa etc.
	
	Trata da distribuição de poder na sociedade e as diversas formas de governo. Estuda os partidos políticos, os mecanismos eleitorais, etc.
	
	ciência que estuda, por método dedutivo, objetos abstratos (números, figuras, funções) e as relações existentes entre eles.
	Respondido em 08/04/2020 23:46:46
	
Explicação: A letra B está correta, pois trata-se de uma definição científica da disciplina antropologia. Há, na questão, a preocupação em associar antropologia e cultura.
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		2
        Questão
	
	
	As Ciências Naturais produzem "leis científicas", isto é, argumentos que estabelecem uma relação causal única, universal e invariável entre dois fenômenos porque estudam "fatos simples", no sentido de que estuda fenômenos que são isoláveis, recorrentes e sincrônicos. A matéria prima das ciências naturais, portanto, é todo o conjunto de fatos que se repetem e têm uma constância sistêmica, já que podem ser vistos, isolados e, assim, reproduzidos dentro de condições de controle razoáveis, num laboratório. Já as Ciências Sociais estudam:
		
	
	Fenômenos que são isoláveis, recorrentes e assincrônicos.
	
	Eventos com determinações simples e que não mudam seu significado de acordo com o ator.
	
	Fenômenos simples, cuja determinação é pouco variada.
	
	Eventos complexos que podem ser isolados e reproduzidos dentro de condições de controle, num laboratório.
	 
	Fenômenos complexos, situados em múltiplos planos de causalidade.
	Respondido em 08/04/2020 23:52:07
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		3
        Questão
	
	
	Segundo Cristina Costa ¿durante séculos, o homem pensou sobre simesmo e sobre o mundo, adquiriu conhecimentos, estabeleceu interpretações ajustadas à vida cotidiana. Entretanto, o tipo de problemas que o levava a isso mudou sensivelmente conforme as culturas e o passar dos séculos.¿
Segundo as aulas ministradas e as contribuições da autora citada, avalie as questões abaixo e assinale a única alternativa INCORRETA:
		
	
	O surgimento do capitalismo foi responsável por uma nova ordem econômica e por uma transformação radical nas diversas relações sociais.
 
	 
	O aparecimento da sociologia significou que as questões concernentes às relações entre os homens deveriam ser apenas matéria religiosa e do senso comum: não podendo interessar também aos cientistas.
 
	
	As atividades desenvolvidas pelas diversas áreas do saber se destinam a vida do ser humano, por isso a sociologia é uma ramo do saber que ser de instrumento valioso.
 
	
	O surgimento do capitalismo e das novas tecnologias abriram um largo espaço de atuação para o estudo sociológico.
	
	A Revolução Industrial pretendiam terminar com as barreiras que impediam o livre desenvolvimento da indústria e do comércio pelo mundo.
 
	Respondido em 08/04/2020 23:56:46
	
	
	 
		4
        Questão
	
	
	Leia o texto abaixo e responda ao que se pede: ¿Na era das mídias eletrônicas, a igualdade se concretiza na possibilidade de cada um transmitir a todos; a liberdade toma forma nos softwares de codificação e no acesso a múltiplas comunidades virtuais, atravessando fronteiras, enquanto a fraternidade, finalmente, se traduz em interconexão mundial.¿ LEVY, P. Revolução virtual. Folha de S. Paulo. Caderno Mais, 16 ago. 1998, p.3 (adaptado). Quanto ao assunto tratado acima, podemos afirma que:
		
	
	Esse tema só interessa às ciências naturais, uma vez que trata de tecnologia.
	
	Esse tema não interessa às ciências sociais, uma vez que não é um problema social.
	
	Esse tema interessa às ciências sociais já que trata da evolução biológica humana.
	
	Esse tema se refere ao cientificismo, presente na atualidade.
	 
	Esse tema interessa às ciências sociais, já que trata de um dos aspectos do comportamento social na atualidade.
	Respondido em 09/04/2020 00:03:15
	
	
	 
		5
        Questão
	
	
	As Ciências Naturais estudam fatos simples, eventos que presumivelmente têm causas simples e são facilmente isoláveis, recorrentes e sincrônicos. Tais fatos podem ser vistos, isolados e reproduzidos dentro de condições de controle razoáveis, num laboratório. Podemos atribuir estas características também às ciências sociais?
		
	 
	Não, pois as ciências sociais estudam fenômenos complexos e irreproduzíveis em laboratório;
	
	Parcialmente, pois os fenômenos sociais são simples, embora não reproduzíveis em laboratório;
	
	Sim, pois a realidade é uma só, as diferenças entre os fenômenos são apenas de complexidade;
	
	Parcialmente, pois os fenômenos sociais, mesmo sendo históricos, podem ser reproduzidos em laboratório;
	
	Parcialmente, pois os fenômenos sociais, embora complexos, podem ser reproduzidos em laboratório, desde que em condições de tempo e espaço ideais.
	Respondido em 09/04/2020 00:18:14
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		6
        Questão
	
	
	A questão está relacionada e é de origem grega que significa o que está para além da física. É uma doutrina que busca o conhecimento da essência das coisas.
		
	
	Conhecimento Científico
	
	Binômio
	 
	Metafísica
	
	Revolução científica
	
	Nenhuma das alternativas
	Respondido em 09/04/2020 00:20:29
	
Explicação:
Metafísica é uma palavra com origem no grego e que significa o que está para além da física. É uma doutrina que busca o conhecimento da essência das coisas. A tradição escolástica identificou o objeto de estudo da metafísica com o da teologia, ainda que tenha distinguido as duas pelos métodos usados tanto para explicar Deus, a metafísica recorre à razão e a teologia à revelação. No século XVIII a metafísica era considerada equivalente a uma explicação racional da realidade e no século XIX à pura especulação perante o caráter positivo das ciências.
	
	
	 
		7
        Questão
	
	
	Conforme aprendemos no terceiro slide da aula 2, em "Lição de Anatomia", Rembrandt retrata uma aula na qual um cientista, junto ao corpo morto de um homem, ensina aos seus alunos a composição e a forma de um corpo humano. Tal atividade insere-se no campo do que se convencionou chamar de...
		
	
	"ciências educacionais".
	
	"ciências biológicas"
	
	"ciências físicas".
	 
	"ciências naturais".
	
	"ciências sociais".
	Respondido em 09/04/2020 00:08:45
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		8
        Questão
	
	
	Segundo Mello (2014), "é pela socialização que o mundo social " com seus diversos significados, hábitos de vida, regras, normas e valores morais, por exemplo "é interiorizado pelo indivíduo e passa a fazer parte de sua experiência subjetiva". Com base nas afirmativas a seguir, identifique aquela(s) que corresponde(m) ao conceito de socialização:
(A) É o processo por meio do qual os seres humanos são induzidos a adotar os padrões de comportamento do seu mundo social;
( B ) É um processo de aprendizagem que se apoia, em parte, no ensino explícito e em parte, na aprendizagem latente;
( C ) É um processo de aprendizagem que se baseia, também, no relacionamento com os outros;
( D ) É um processo de aprendizagem que tem início na infância e prosseguem ao longo da vida;
( E ) É por meio dela que nos tornamos membros de uma sociedade e assimilamos a sua cultura.
Estão corretas as afirmativas:
		
	 
	A, B, C, D e E
	
	A, B e C
	
	A, B. C e E
	
	A, C e D
	
	A, C e E
		
        Questão
	
	
	As Ciências Naturais produzem "leis científicas", isto é, argumentos que estabelecem uma relação causal única, universal e invariável entre dois fenômenos porque estudam "fatos simples", no sentido de que estuda fenômenos que são isoláveis, recorrentes e sincrônicos. A matéria prima das ciências naturais, portanto, é todo o conjunto de fatos que se repetem e têm uma constância sistêmica, já que podem ser vistos, isolados e, assim, reproduzidos dentro de condições de controle razoáveis, num laboratório. Já as Ciências Sociais estudam:
		
	
	Fenômenos simples, cuja determinação é pouco variada.
	
	Eventos complexos que podem ser isolados e reproduzidos dentro de condições de controle, num laboratório.
	
	Eventos com determinações simples e que não mudam seu significado de acordo com o ator.
	 
	Fenômenos complexos, situados em múltiplos planos de causalidade.
	
	Fenômenos que são isoláveis, recorrentes e assincrônicos.
	Respondido em 15/04/2020 23:51:52
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		2
        Questão
	
	
	São características das ciências naturais:
		
	
	Não podem ser reproduzidos em laboratório.
	
	Estudam fatos complexos, eventos isoláveis.
	 
	 Estudam fatos simples, eventos isoláveis. 
	
	Estudam fenâomenos recorrentes e diacrônicos. 
	
	Estudam fenâomenos recorrentes e sincrônicos. 
	Respondido em 15/04/2020 23:47:56
	
Explicação:
As chamadas Ciências Naturais estudam fatos simples, eventos isoláveis. Tais fenômenos seriam, por isso mesmo, recorrentes e sincrônicos, na medida em que podem ser vistos, isolados e, assim, reproduzidos dentro de condições de controle razoáveis, em um laboratório.
	
	
	 
		3
        Questão
	
	
	Dentre as áreas das Ciências Sociais, qual se ocupa em específico analisam-se as questões ligadas às instituições do poder, como a sua origem, manutenção, distribuição, transferência, ou perda.
		
	
	Sociologia
	
	Ciências Sociais
	 
	Ciências Políticas
	
	Antropologia
	
	Ciências Humanas
	Respondido em 15/04/2020 23:41:06
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado4
        Questão
	
	
	Consumo de carne vermelha traz benefícios ao organismo Wilson Rondô Fonte: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/13169-consumo-de-carne-vermelha-traz-beneficios-ao-organismo (...) Ela (a carne vermelha) também contém todos os aminoácidos essenciais ao corpo humano, além de ser rica em ferro, zinco, e vitaminas do complexo B, principalmente a vitamina B12 - indispensável para o funcionamento das células nervosas do corpo humano. O texto acima apresenta uma visão relativa:
		
	
	às Ciências Filosóficas
	
	às Ciências Tecnológicas
	 
	às Ciências Naturais
	
	às Ciências Sociais
	
	às Ciências Exatas
	Respondido em 15/04/2020 23:47:02
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		5
        Questão
	
	
	Consumo de carne vermelha traz benefícios ao organismo Wilson Rondô Fonte: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/13169-consumo-de-carne-vermelha-traz-beneficios-ao-organismo (...) Ela (a carne vermelha) também contém todos os aminoácidos essenciais ao corpo humano, além de ser rica em ferro, zinco, e vitaminas do complexo B, principalmente a vitamina B12 - indispensável para o funcionamento das células nervosas do corpo humano. (...) O texto acima apresenta uma visão relativa:
		
	
	às Ciências Tecnológicas.
	 
	às Ciências Naturais.
	
	às Ciências Exatas..
	
	às Ciências Sociais
	
	às Ciências Filosóficas.
	Respondido em 15/04/2020 23:46:45
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		6
        Questão
	
	
	As ciências sociais faz parte das ciências humanas e se difere das ciências naturais. Assinale a alternativa que não faz parte das ciências humanas, portanto da ciências socais:
 
 
		
	
	As percepções são variadas, porquanto históricas
 
	 
	Os fenômenos podem ser estudados e reporduzidos em condições controladas dentro de laboratórios
 
	
	Os fenomenos são apresentados de forma descritiva e não de forma experienciadas
 
	
	Embora os fenômenos são são exatos, eles devem ser estudados sob o rigor de uma metodologia para obter respostas científica
	
	Estudam fenômenos bastante complexos
 
	Respondido em 15/04/2020 23:56:35
	
Explicação:
os fenômenos sociais não podem ser reproduzidos e controlados em laboratórios, eles devem ser analisados no ambiente natural.
	
	
	 
		7
        Questão
	
	
	Para Wright Mills os indivíduos só podem compreender sua existência social percebendo-se parte de um contexto histórico-cultural determinado. Assim, é possível perceber que nossas ações influenciam e são influenciadas pela dinâmica da sociedade, o que permite enxergar além da estrita esfera dos problemas individuais para os problemas sociais. A esta descrição ele denominou de:
		
	 
	Imaginação Sociológica
	
	 Imaginação histórica
	
	Imaginação política
	
	Imaginação psicológicas
	
	Imaginação Cartesiana
	Respondido em 15/04/2020 23:45:34
	
Explicação:
O sociólogo Wright Mills (1959) denominou de imaginação sociológica. Ela remete ao processo através do qual o indivíduo consegue estabelecer conexões entre sua experiência pessoal e a sociedade em que vive.
	
	
	 
		8
        Questão
	
	
	Segundo Mello (2014), as Ciências Sociais são constituídas por disciplinas distintas, que estudam fenômenos muito semelhantes. Identifique-as, com base nas alternativas a seguir:
		
	
	Sociologia, Ciência Política e Administração.
	
	Ciência política, Geografia e Administração
	 
	Antropologia, Ciência Política e Sociologia.
	
	Antropologia, Ciência Política e Psicologia.
	
	Antropologia, Economia e Ciência política.
		
        Questão
	
	
	As Ciências Sociais lidam não apenas com o que se chama de realidade, com fatos exteriores aos homens, mas igualmente com as interpretações que são feitas sobre a realidade. Nas Ciências Sociais temos a interação complexa entre o investigador e o investigado, que exige a elaboração de metodologias e técnicas de pesquisa específicas. Isso ocorre por que:
		
	
	Nas ciências sociais o que conta é a opinião do pesquisador e não a realidade ou os fatos exteriores aos homens.
	
	Nas ciências sociais há uma distância irremediável entre o cientista e seu objeto de pesquisa.
	
	As ciências sociais ainda são ciências jovens e não produziram métodos objetivos de análise da realidade.
	 
	Nas ciências sociais tanto o sujeito quanto o objeto do conhecimento compartilham de um mesmo universo de experiências humanas.
	
	As ciências sociais carecem de recursos para criar laboratórios grandes o bastante para comportar uma sociedade e observá-la.
	Respondido em 16/04/2020 00:03:06
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		2
        Questão
	
	
	Quando se comparam as Ciências Sociais com as Ciências Naturais, constatamos várias diferenças, entre elas:
		
	
	Nas Ciências Naturais, há uma identidade entre o observador e o objeto, pois ambos são da mesma espécie.
	
	As Ciências Sociais, desde o início, se identificaram mais com os métodos quantitativos, enquanto as naturais usavam mais os qualitativos.
	
	Geralmente as descobertas das Ciências Sociais transformam-se em tecnologia, assim como os resultados das Ciências Naturais.
	 
	Ao contrário das Ciências Naturais, nas Ciências Sociais a objetividade é mais difícil de ser atingida.
	
	Enquanto nas Ciências Naturais o objeto é falante, nas Ciências Sociais ele é mudo;
	Respondido em 16/04/2020 00:17:33
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		3
        Questão
	
	
	As Ciências Sociais nos ajudam a "limpar a lente" para enxergarmos melhor as diferentes realidades com que convivemos. Elas ajudam a identificar e compreender os diferentes grupos sociais, contextualizando seus hábitos e costumes na estrutura de valores que rege cada um deles. Neste caso, podemos dizer que:
		
	
	Nas ciências naturais, a prova ou teste de uma dada teoria pode ser feita por dois observadores situados em locais diversos que chegarão a resultados diferentes e contraditórios.
	
	As ciências sociais abordam fenômenos simples, de fácil observação e que podem ser testados em laboratório.
	 
	As ciências sociais lidam com realidades e "verdades" dinâmicas em diferentes contextos temporais e regionais.
	
	A matéria prima das Ciências Naturais não pode ser isolada em laboratório, pois é de natureza extremamente complexa.
	
	O cientista social desenvolve hipóteses e as testa em laboratório, não exercendo sobre seu objeto nenhuma interferência.
	Respondido em 16/04/2020 00:07:11
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		4
        Questão
	
	
	As Ciências Naturais estudam fatos simples, eventos que presumivelmente têm causas simples e são facilmente isoláveis, recorrentes e sincrônicos. Tais fatos podem ser vistos, isolados e reproduzidos dentro de condições de controle razoáveis, num laboratório. Podemos atribuir estas características também às ciências sociais?
		
	
	Parcialmente, pois os fenômenos sociais são simples, embora não reproduzíveis em laboratório;
	 
	Não, pois as ciências sociais estudam fenômenos complexos e irreproduzíveis em laboratório;
	
	Parcialmente, pois os fenômenos sociais, mesmo sendo históricos, podem ser reproduzidos em laboratório;
	
	Parcialmente, pois os fenômenos sociais, embora complexos, podem ser reproduzidos em laboratório, desde que em condições de tempo e espaço ideais.
	
	Sim, pois a realidade é uma só, as diferenças entre os fenômenos são apenas de complexidade;
	Respondido em 16/04/2020 00:07:42
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		5
        Questão
	
	
	1. Considere as afirmativas a seguir: I - A "matéria prima" da Ciência Natural não pode ser isolada em laboratório. II - O cientista social desenvolve hipóteses e as testa em laboratório. III - Nasciências naturais, a prova ou teste de uma dada teoria pode ser feita por dois observadores situados em locais diversos que chegarão a resultados iguais. IV - As ciências sociais lidam com realidades e "verdades" dinâmicas em diferentes contextos temporais e regionais. São corretas as seguintes afirmativas:
		
	
	I, II e IV
	 
	III e IV
	
	I e II
	
	I, III e IV
	 
	I e IV
	Respondido em 16/04/2020 00:13:35
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		6
        Questão
	
	
	As ciências sociais são compostas por três ciências, dentre as quais temos a antropologia. Assinale abaixo a alternativa que contém o conceito que melhor define a antropologia.
		
	 
	Disciplina que estuda as semelhanças e diferenças culturais entre os vários agrupamentos humanos, bem como a origem e a evolução da cultura. Ocupa-se ainda da diversidade cultural existente nas sociedades industriais.
	
	Trata da distribuição de poder na sociedade e as diversas formas de governo. Estuda os partidos políticos, os mecanismos eleitorais, etc.
	
	Tem por objetivo estudar as atividades humanas ligadas à produção, circulação, distribuição e consumo de bens e serviços. Estuda a distribuição de renda num país, a política salarial, a produtividade de uma empresa etc.
	
	ciência que estuda, por método dedutivo, objetos abstratos (números, figuras, funções) e as relações existentes entre eles.
	
	Disciplina que tem por objetivo estudar as atividades humanas ligadas à produção, circulação, distribuição e consumo de bens e serviços. Estuda a distribuição de renda num país, a política salarial, a produtividade de uma empresa etc.
	Respondido em 16/04/2020 00:16:14
	
Explicação: A letra B está correta, pois trata-se de uma definição científica da disciplina antropologia. Há, na questão, a preocupação em associar antropologia e cultura.
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		7
        Questão
	
	
	As ciências da natureza e as ciências sociais se diferem pelo seu objeto de estudo. Analise as frases abaixo e assinale a única resposta incorreta
		
	
	Os fatos estudados pelas ciências naturais podem ser vistos, isolados e reproduzidos dentro de condições de controles razoáveis, num laboratório.
	
	Ciências sociais estudam fenômenos complexos.
	
	Ciências naturais estudam fatos simples, eventos que, presumivelmente, têm causas simples e são facilmente isoláveis, recorrentes e sincrônicos.
	 
	O objeto de investigação das ciências naturais é o homem nas suas relações intersubjetivas, os fenômenos sociais.
	
	Ciências sociais são as que estudam eventos com determinações complicadas e que podem ocorrer em ambientes diferenciados, fazendo com que toda análise de fenômenos dessa natureza seja parcial, subjetiva.
	Respondido em 16/04/2020 00:15:00
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		8
        Questão
	
	
	Podemos afirmar que o processo de Socialização seria:
		
	
	O conjunto complexo de regras, símbolos e conhecimento que uma determinada sociedade possui
	 
	o processo através do qual os seres humanos são induzidos a adotar padrões de comportamento, normas, regras e valores do seu mundo social
	
	um processo unicamente baseado no senso comum e na educação familiar
	
	Um fenômeno de caráter biológico
	
	Um problema social, pois prejudica um grupo ou uma sociedade por completo
AULA 3
		
        Questão
	
	
	"A natureza não age por saltos. O primata, como ironizou um antropólogo físico, não foi promovido da noite para o dia ao posto de homem. O conhecimento científico atual está convencido de que o salto da natureza para a cultura foi contínuo e incrivelmente acelerado."(LARAIA, 2000) Tomando a CULTURA como um conceito antropológico é correto afirmar que ela:
		
	
	É uma característica dos povos ocidentais.
	
	É obtida a partir da escolarização do indivíduo.
	
	É uma dádiva divina para diferenciar o homem do animal.
	 
	É parte constitutiva do sistema adaptativo humano.
	
	É passada de geração em geração como uma herança biológica.
	Respondido em 09/04/2020 00:54:53
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		2
        Questão
	
	
	(ENEM 2012) No final do século XIX, as Grandes Sociedades carnavalescas alcançaram ampla popularidade entre os foliões cariocas. Tais sociedades cultivavam um pretensioso objetivo em relação à comemoração carnavalesca em si mesma: com seus desfiles de carros enfeitados pelas principais ruas da cidade, pretendiam abolir o entrudo (brincadeira que consistia em jogar água nos foliões) e outras práticas difundidas entre a população desde os tempos coloniais, substituindo-os por formas de diversão que consideravam mais civilizadas, inspiradas nos carnavais de Veneza. Contudo, ninguém parecia disposto a abrir mão de suas diversões para assistir ao carnaval das sociedades. O entrudo, na visão dos seus animados praticantes, poderia coexistir perfeitamente com os desfiles. PEREIRA, C. S. Os senhores da alegria: a presença das mulheres nas Grandes Sociedades carnavalescas cariocas em fins do século XIX. In: CUNHA, M. C. P. Carnavais e outras frestas: ensaios de história social da cultura. Campinas: Unicamp; Cecult, 2002 (adaptado)
Manifestações culturais como o carnaval também têm sua própria história, sendo constantemente reinventadas ao longo do tempo. A atuação das Grandes Sociedades, descrita no texto, mostra que o carnaval representava um momento em que as
		
	
	aspirações cosmopolitas da elite impediam a realização da festa fora dos clubes
	
	perseguições policiais tinham caráter xenófobo por repudiarem tradições estrangeiras.
	
	distinções sociais eram deixadas de lado em nome da celebração.
	 
	tradições populares se transformavam em matéria de disputas sociais.
	
	liberdades individuais eram extintas pelas regras das autoridades públicas.
	Respondido em 09/04/2020 00:56:01
	
Explicação:
Ao afirmar que as Grandes Sociedades - com seus desfiles de carros enfeitados pelas principais ruas da cidade - pretendiam abolir o entrudo, o texto indica uma disputa pelo controle da festa popular.
	
	
	 
		3
        Questão
	
	
	¿Não me parece excessivo julgar bárbaros tais atos de crueldade, mas que o fato de condenar tais defeitos não nos leve à cegueira acerca dos nossos. Estimo que é mais bárbaro comer um homem vivo do que comer depois de morto; e é pior esquartejar um homem entre suplícios e tormentos e o queimar aos poucos, ou entregá-lo a cães e porcos, a pretexto de devoção e fé, como não somente o lemos mas vimos ocorrer entre vizinhos nossos conterrâneos.¿ (MONTAIGNE, apud LARAIA, 2006, p. 13)
Essa reflexão de Montaigne se fundamenta numa concepção de:
		
	 
	Relativismo Cultural
	
	Pluralismo Jurídico
	
	Etnocentrismo Social
	
	Determinismo Geográfico
	
	Determinismo Biológico
	Respondido em 09/04/2020 00:59:43
	
Explicação:
Relativismo Cultural é uma resposta ao Etnocentrismo, em que o observador julga a cultura do outro como errada ou inferior a sua, apenas porque é diferente e não conhece sua lógica. Para o relativismo cultural cada cultura deve ser compreendida por sua lógica interna e respeitada as diferenças.
	
	
	 
		4
        Questão
	
	
	O primeiro antropólogo a sistematizar o conceito de cultura foi Edward Tylor que, em Primitive Culture, formulou a seguinte definição: "Cultura é todo complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, lei, costume e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem na condição de membro da sociedade." Tylor afirmou, portanto, que: I - a cultura é transmitida geneticamente às novas gerações; II - a cultura é adquirida através de aprendizagem; III - mesmo sendo geneticamente transmitida, a cultura pode ser adquirida pelo convívio social.
		
	
	apenas a I afirmação está correta;
	 
	Apenas a II afirmação está correta;
	 
	Apenas a III afirmação está correta;
	
	Todasas afirmações estão erradas
	
	Todas afirmações estão corretas
	Respondido em 09/04/2020 01:03:03
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		5
        Questão
	
	
	A atitude de interpretar uma cultura a partir do ponto de vista de uma outra cultura dominante, configura-se como :
		
	
	Atitude compreensiva
	
	Atitude passiva
	
	Atitude cooperativa
	 
	Atitude etnocêntrica
	
	Atitude relativa
	Respondido em 09/04/2020 01:06:51
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		6
        Questão
	
	
	"O conhecimento (antropológico) da nossa cultura passa inevitavelmente pelo conhecimento das outras culturas; e devemos especialmente reconhecer que somos uma cultura possível entre tantas outras, mas não a única". (LAPLANTINE, François. Aprender antropologia. São Paulo: Brasiliense, 2000, p. 21). De acordo com as contribuições da antropologia para a compreensão da cultura, podemos concluir que:
		
	
	a antropologia é uma ciência etnocêntrica, pois não reconhece a diversidade cultural presente nas sociedades humanas.
	
	os antropólogos contemporâneos defendem a superioridade cultural de alguns povos como forma de promover a harmonia social.
	
	a cultura é um conceito periférico deste campo do conhecimento, pois as diferenças humanas são biologicamente determinadas.
	 
	ao adotar a postura do relativismo cultural, os antropólogos buscam compreender a lógica de vida dos grupamentos humanos.
	
	a globalização implica na padronização cultural e na superação de antigos conflitos entre as diferentes culturas humanas.
	Respondido em 09/04/2020 01:18:40
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		7
        Questão
	
	
	Os comportamentos humanos desviantes numa determinada sociedade podem ser considerados normais noutra sociedade. Por conseguinte, esta afirmação é:
		
	
	Falsa, porque as causas referentes ao comportamento social desviante são iguais em qualquer sociedade.
	
	Falsa, porque a concepção e entendimento de desvio de comportamento social é igual em todas as sociedades independente de sua identidade cultural.
	 
	Verdadeira, porque as sociedades possuem cultura como identidade social e, consequentemente, padrão de comportamento social diferente.
	
	Falsa, porque atualmente os comportamentos desviantes ocorrem em todas as sociedades.
	
	Verdadeira, porque cada sociedade tem diferentes formas de exercer o controle social independente do conceito de desvio social.
	Respondido em 09/04/2020 01:20:31
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		8
        Questão
	
	
	Capacidade de conviver com o diferente, de se proporcionar um olhar interior a partir das diferenças. Significa que eu reconheço o Outro em mim mesmo, também como sujeito aos mesmos direitos que eu, de iguais direitos para todos, o que também gera deveres e responsabilidades, elementos da cidadania plena. Tal capacidade está expressa na (o):
		
	
	Cientificismo
	
	Marxismo
	
	Organicismo
	
	Etnocentrismo
	 
	Relativismo cultural
	Respondido em 09/04/2020 01:21:57
	
		
        Questão
	
	
	Berlusconi acha que Ocidente deve "conquistar povos" (Agência Estado - 26/09/2001) Segundo o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, "o Ocidente deve ter consciência da supremacia de sua civilização e continuar a ocidentalizar e conquistar os povos".Referindo-se aos atentados a Nova York e Washington como "ataques contra nossa civilização, da qual reconhecemos a superioridade", ele afirmou que esta civilização, com suas descobertas e invenções "nos deu as instituições democráticas, o respeito aos direitos humanos, religiosos e políticos que não existe nos países islâmicos". Para o líder italiano, o Ocidente deve conquistar os povos como fez no passado. O texto acima é explicado pelo conceito de:
		
	 
	Etnocentrismo
	
	Diversidade cultural
	
	Relativismo cultural
	
	Funcionalismo
	
	Marxismo
	Respondido em 18/04/2020 23:10:07
	
Explicação:
Segundo Everardo Rocha, em ¿O que é Etnocentrismo¿, trata-se da ¿visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência. No plano intelectual, pode ser visto como a dificuldade de pensarmos a diferença; no plano afetivo, como sentimentos de estranheza, medo, hostilidade, etc.¿ Percebe-se visão etnocêntrica na fala do líder italiano Berlusconi.
	
	
	 
		2
        Questão
	
	
	INFANTICÍDIO EM TRIBOS INDÍGENAS: RESPEITO Á CULTURA OU AOS DIREITOS HUMANOS. Por questões de crenças e dogmas tribos indígenas ainda cometem a barbárie de matarem crianças pelos mais diversos meios tais como envenenadas, afogadas, queimadas, enforcadas e enterradas vivas. Em regra é a própria mãe quem deve executar a criança, embora haja casos em que pode ser auxiliada por outros índios. Os motivos que levam uma comunidade indígena a realizar tamanha crueldade variam de tribo para tribo, por motivo de cultura da região onde estão localizadas. Recém-nascidos portadores de deficiências físicas ou mentais, índios que nascem com simples manchas na pele, e os gêmeos são sacrificados, praticamente, em todos os casos surgidos. Algumas etnias acreditam que gêmeos representam o bem e o mal e, desta forma um viria para fazer o bem e o outro para amaldiçoar a tribo, assim, por não saber quem é quem, encerram com a vida de ambos. Outras creem que só os bichos podem ter mais de um filho de uma só vez, diminuindo o homem a condição de animal, ou seja, irracional (Disponível em http://www.webartigos.com). Existem sociedades em que os fatos sociais, os comportamentos individuais e a coesão se devem essencialmente à comunhão de crenças, sentimentos e de tradições que atuam de forma determinante sobre os comportamentos individuais. Com base na análise antropológica da cultura, assinale a única alternativa correta.
		
	
	Etnocentrismo corresponde ao trabalho descritivo que o antropólogo desenvolve no campo
	
	A cultura é estática e cria padrões que permanecem inalterados ao longo do tempo.
	 
	A postura relativista da Antropologia permite compreender o modo de vida de povos diferentes dos nossos.
	
	Os cientistas sociais estão totalmente convencidos de que as diferenças genéticas são determinantes das diferenças culturais.
	
	Alguns indivíduos não possuem cultura porque não tiveram a oportunidade de frequentar a escola.
	Respondido em 18/04/2020 23:22:21
	
	
	 
		3
        Questão
	
	
	A ANTROPOLOGIA É UMA CIÊNCIA SOCIAL QUE OBSERVA A CULTURA DAS MAIS DIVERSAS CULTURAS DA HUMANIDADE. SOBRE O ETNOCENTRIMO PODEMOS AFIRMAR:
		
	
	CARACTERIZA-SE PELA COMPREENSÃO DA CULTURA DO OUTRO COMO DIFERENTE, TODAS DISPOSTAS DENTRO DE UM MESMO PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO CULTURAL.
	
	É A FORMA DE ANÁLISE IMPARCIAL DAS MAIS DIVERSAS SOCIEDADES APARENTE NA HUMANIDADE.
	
	MÉTODO PARA REALIZAR A DESCRIÇÃO DE SIGNIFICADOS QUE CARACTERIZAM UM DETERMINADO GRUPO.
	
	É A COMPREENSÃO DO OUTRO COMO IGUAL, OBSERVANDO QUE TODAS AS CULTURAS DA HUMANIDADE ESTÃO DISPOSTAS PELA PERSPECTIVA DA GLOBALIZAÇÃO CULTURAL.
	 
	OCORRE QUANDO UM GRUPO ÉTNICO CONSIDERA-SE SUPERIOR AO OUTRO, SEM PERCEBER AS SINGULARIDADES QUE COMPÕEM A CULTURA DO DIFERENTE.
	Respondido em 18/04/2020 23:26:52
	
Explicação: COMPREENDER O SIGNIFICADO DO ETNOCENTRISMO E A PERSPECTIVA DISCRIMINATÓRIA QUE O MESMO PREDISPÕE.
	
	
	 
		4
        Questão
	
	
	Incapacidade de conviver com o diferente, de se proporcionar um olhar interior a partir das diferenças. Significa que eu nem reconheço o ¿outro¿ em mim mesmo, nem como sujeito aos mesmos direitos que eu, de iguais direitos para todos. Tal incapacidade está expressa no (a):
		
	
	Cientificismo
	
	Marxismo
	
	Organicismo
	
	Relativismo culturalEtnocentrismo
	Respondido em 18/04/2020 23:27:33
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		5
        Questão
	
	
	Um dos primeiros cientistas a adotar a metodologia antropológica na análise cultural foi Bronislaw Malinowski (1884-1942), antropólogo polonês radicado na Inglaterra. Foi ele que, a partir do trabalho de campo nas ilhas Trobriand, na Melanésia, praticou o que se tornaram os procedimentos metodológicos de pesquisa na Antropologia. Esses procedimentos metodológicos são:
		
	 
	a etnografia e a observação participante,
	
	a análise e a descrição dos fenômenos da natureza
	
	a escuta e a investigação estatística.
	
	a coleta e a verificação de dados em laboratório.
	
	a análise dos diários de viajantes e a teorização em seu gabinete.
	Respondido em 18/04/2020 23:21:10
	
	
	 
		6
        Questão
	
	
	
 O quadro pretende mostrar os habitantes do continente americano e seus costumes, contudo os ameríndios aparecem com feições apolíneas e cabelos anelados. Nesta representação, como em muitas outras, os personagens mais se assemelham aos europeus do que propriamente aos povos da América. O quadro, assim, acaba nos dizendo mais sobre o olhar do próprio europeu do que sobre aqueles que procurava retratar. A identidade dos grupos humanos é uma característica fundamental para a criação de um "nós coletivo" que, ao mesmo tempo, identifica e diferencia os grupos entre si. Sobre a identidade, considere as afirmativas a seguir.
I. A identidade possui natureza estática, daí perpassar as gerações e os subgrupos que se originam a partir de um tronco comum.
II. Como em um jogo de espelhos, a identidade é construída a partir das representações que os grupos fazem dos outros, o que permite que enxerguem a si mesmos.
III. A herança genética dos diferentes grupos humanos impede transformações de identidade, posto que delimita a abrangência das respectivas culturas.
IV. A identidade supõe um processo de resignificação das diferenças entre os grupos sociais em função de um determinado contexto.
Estão corretas apenas as afirmativas:
		
	 
	II e IV
	
	 
I, III e IV
	
	 
I e III
	
	 
II, III e IV
	
	 
I e II
	Respondido em 18/04/2020 23:28:36
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		7
        Questão
	
	
	Capacidade de conviver com o diferente, de se proporcionar um olhar interior a partir das diferenças. Significa que eu reconheço o Outro em mim mesmo, também como sujeito aos mesmos direitos que eu, de iguais direitos para todos, o que também gera deveres e responsabilidades, elementos da cidadania plena. Tal capacidade está expressa na (o):
		
	
	Cientificismo
	
	Organicismo
	 
	Relativismo cultural
	
	Etnocentrismo
	
	Marxismo
	Respondido em 18/04/2020 23:17:32
	
Explicação:
O relativismo cultural é a visão de que todas as crenças, costumes e ética são relativas ao indivíduo dentro do seu próprio contexto social. 
	
	
	 
		8
        Questão
	
	
	No início do século XIX, o naturalista alemão Carl Von Martius esteve no Brasil em missão científica para fazer observações sobre a flora e a fauna nativas e sobre a sociedade indígena.
Referindo-se ao indígena, ele afirmou: "Permanecendo em grau inferior da humanidade, moralmente, ainda na infância, a civilização não o altera, nenhum exemplo o excita e nada o impulsiona para um nobre desenvolvimento progressivo (...). Esse estranho e inexplicável estado do indígena americano, até o presente, tem feito fracassarem todas as tentativas para conciliá-lo inteiramente com a Europa vencedora e torná-lo um cidadão satisfeito e feliz."
Carl Von Martius. O estado do direito entre os autóctones do Brasil. Belo Horizonte/São Paulo: Itatiaia/EDUSP, 1982.
Com base nessa descrição, conclui-se que o naturalista Von Martius:
		
	
	procurava impedir o processo de aculturação, ao descrever cientificamente a cultura das populações originárias da América.
	
	defendia uma posição progressista para o século XIX: a de tornar o indígena cidadão satisfeito e feliz.
	
	apoiava a independência do Novo Mundo, acreditando que os índios, diferentemente do que fazia a missão europeia, respeitavam a flora e a fauna do país.
	 
	desvalorizava os patrimônios étnicos e culturais das sociedades indígenas e reforçava a visão etnocêntrica da missão "civilizadora europeia", típica do século XIX.
	
	discriminava preconceituosamente as populações originárias da América e advogava o extermínio dos índios.
		
        Questão
	
	
	"Salve o candomblè, Eparrei, Oyá! Grande Rio é Tata Londirá. Pelo amor de Deus, pelo amor que há na fé, eu respeito seu amém, você respeita meu axé". Os versos aqui descritos fazem parte do samba-enredo da escola de samba Acadêmicos do Grande Rio para o carnaval 2020. À luz da teoria antropológica, os conceitos se aplicariam à visão de mundo expressada pelos compositores do samba em tela são:
		
	
	Relativismo cultural/racismo
	
	Etnocentrismo/tolerância
	 
	Relativismo cultural/tolerância
	
	Relativismo cultural/Preconceito
	
	Etnocentrismo/Intolerância.
	Respondido em 18/04/2020 23:49:44
	
Explicação:
Esta é a postura, privilegiada pela Antropologia contemporânea, de buscar compreender a lógica da vida do outro. Antes de cogitar se aceitamos ou não esta outra forma de ver o mundo, a Antropologia nos convida a compreendê-la, e verificar que ao seu jeito outra vida é vivida, segundo outros modelos de pensamento e de costumes.
	
	
	 
		2
        Questão
	
	
	A partir da constatação de que todos os seres humanos são membros de uma mesma espécie, as diferenças de comportamento entre os grupos são justificadas como:
		
	
	Não é correto separar aspectos naturais dos aspectos culturais do ser humano. A humanidade só pode ser compreendida pela sua unidade biológica, que tende a padronizar os comportamentos.
	 
	A diferença de comportamentos entre os grupos humanos se deve a diferenciação dos padrões culturais produzidos pela humanidade.
	
	As diferenças de comportamento entre os grupos humanos é uma evidência de que não se trata de uma espécie única. As diferentes etnias surgiram em épocas e locais distintos, por isso é possível afirmar que alguns grupos evoluíram mais que outros.
	
	A humanidade é composta de diversas espécies em diferentes etapas de desenvolvimento do processo evolutivo. Deste modo, cada sociedade pode ser classificada e inserida em um contínuo, que vai das mais atrasadas e simples às mais adiantadas e complexas.
	
	O ser humano é, entre os animais, o ser mais evoluído, razão pela qual é superior aos demais. Esta superioridade implica na padronização dos comportamentos humanos.
	Respondido em 18/04/2020 23:40:24
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		3
        Questão
	
	
	A visão que tende a colocar a cultura da Europa como a referência de cultura. Assim, julga que todas as culturas que não são europeias como sendo estranha e exóticas. Estamos nos referindo:
		
	
	Etnocentrismo.
	 
	Eurocentrismo
	
	Alteridade
	
	Determinismo cultural
	
	Relativismo cultural
	Respondido em 18/04/2020 23:41:36
	
Explicação:
O eurocentrismo é a visão que tende a colocar a cultura da Europa como a referência de cultura. Assim, julga que todas as culturas que não são europeias como sendo estranha e exóticas
	
	
	 
		4
        Questão
	
	
	É amplamente reconhecida a importância de promover e proteger a memória e as manifestações culturais representadas, em todo o mundo, por monumentos, sítios históricos e paisagens culturais. Mas não só de aspectos físicos se constitui a cultura de um povo. Há muito mais, contido nas tradições, no folclore, nos saberes, nas línguas, nas festas e em diversos outros aspectos e manifestações, transmitidos oral ou gestualmente, recriados coletivamente e modificados ao longo do tempo. A essa porção não-materialda herança cultural dos povos, dá-se o nome de:
		
	
	Patrimônio cultural mutável
	 
	Patrimônio cultural imaterial ou intangível
	
	Patrimônio cultural material
	
	Patrimônio cultural invisível
	
	Patrimônio cultural folclórico
	Respondido em 18/04/2020 23:44:11
	
Explicação:
A cultura humana pode ser compreendida por dois aspectos: material e imaterial. O material diz respeito a toda produção concreta humana, como ferramentas, objetos e construções. O imaterial diz respeito a toda construção abstrata, simbólica associada ou não a objetos concretos, como por exemplo as crenças, os valores e as tradições orais.
	
	
	 
		5
        Questão
	
	
	Na análise da discriminação de um povo em relação a outro que é considerado inferior por suas diferenças de hábitos, vestuário ou postura, utiliza-se o conceito antropológico denominado:
		
	
	alteridade
	
	diversidade
	 
	etnocentrismo
	
	sociedade
	
	relativismo
	Respondido em 18/04/2020 23:36:40
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		6
        Questão
	
	
	Do ponto de vista sociológico, a expressão diversidade cultural contempla:
		
	
	O processo utilizado pelas classes dominantes para combater as formas de expressão dos grupos populares.
	 
	A pluralidade de manifestações e expressões relativas a rituais, hábitos , costumes, rituais e comportamentos dos grupos que integram uma sociedade.
	
	Que deva ser adotada uma postura etnocêntrica em relação a determinado grupo privilegiado de uma sociedade.
	
	Preservar os direitos das classes subalternas;
	
	Preservar os direitos e a cidadania das classes dominantes;
	Respondido em 18/04/2020 23:51:27
	
Explicação: Compreender que as culturas são equivalentes e que é falso estabelecer hierarquias entre diferentes culturas, julgando inferior ou superior a outras, evitando uma postura etnocêntrica.
	
	
	 
		7
        Questão
	
	
	"não existe cultura, no singular, mas culturas, no plural, pois os sistemas de proibição e permissão, as instituições sociais, religiosas, políticas, os valores, as crenças, os comportamentos variam de formação social para formação social e podem variar numa mesma sociedade no decorrer do tempo". Observe as afirmativas abaixo: I - Não existe ser humano sem cultura; II - Não existe cultura inferior ou superior; III ¿ Em nossa formação cultural a uma valorização da concepção eurocêntrica; IV - Não existe relação entre cultura e educação. V - O determinismo biológico atribui as capacidades ou incapacidades, às questões dadas geneticamente ao ser humano. Estão corretas as questões:
		
	 
	I, II , III e V
	
	I e III
	
	I , II e V
	
	II, III e IV
	
	I, II, III e IV
	Respondido em 18/04/2020 23:53:31
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		8
        Questão
	
	
	UEL ¿ 2005 - No Brasil e em outros países, o etnocentrismo fundamentou muitas práticas etnocidas e genocidas, oficiais e não-oficiais, contra populações culturalmente distintas das de origem européia, cristã e ocidental, principalmente indígenas e africanas. Discriminação de etnia e de classe social também se inclui entre as formas de etnocentrismo. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa que apresenta uma interpretação contrária ao etnocentrismo.
		
	
	As sociedades humanas se desenvolvem por estádios ou estados que vão sendo superados sucessivamente: o estado teológico, o metafísico e o positivo. Os povos indígenas e as etnias afrobrasileiras encontram-se nos estádios teológico ou metafísico e, por essa razão, permanecem nos estratos sociais inferiores e marginais de nossa sociedade. ( Baseado em Augusto Comte.)
	 
	¿O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais. 1- O Estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional¿. (Constituição Federal de 1988 na Seção II ¿ Da Cultura, Art. 215.)
	
	¿Esta Lei regula a situação jurídica dos índios ou silvícolas e das comunidades indígenas, com o propósito de preservar a sua cultura e integrá-los, progressiva e harmoniosamente, à comunhão nacional¿. (Estatuto do Índio, Lei No 6001 de 19 de dezembro de 1973, Artigo 1º, ainda em vigor.)
	
	¿Quando nos referimos a uma raça, não individualizamos tipos dela, tomamo-la em sua acepção mais lata. E assim procedendo vemos que a casta negra é o atraso; a branca o progresso, a evolução [...]¿ (Revista Brazil Médico, 1904.)
	
	¿[...]segundo o que até aqui escrevi acerca dos Coroados [Kaingang] dos Campos Gerais, é evidente que, no seu estado selvagem, são eles superiores em inteligência, indústria e previdência a muitos outros povos indígenas, e talvez até em beleza. Dada essa circunstância, dever-se-ia pôr todo o empenho em aproximá-los dos homens de nossa raça e, após, encorajar os casamentos mistos entre eles e os paulistas pobres [...]. Devo dizer, porém, que é mais fácil matar e reduzir os Coroados à escravidão, do que despender tais esforços em seu favor¿. (SaintHilaire, V. E. Viagem à Comarca de Curitiba ¿1820.)
	Respondido em 18/04/2020 23:55:03
AULA 4
		
        Questão
	
	
	Assinale a alternativa que aponta a principal corrente filosófica que apoiava as revoluções burguesas.
		
	
	o positivismo.
	
	a filosofia medieval tardia.
	 
	o iluminismo.
	
	o charlatanismo
	
	a filosofia medieval.
	Respondido em 09/04/2020 21:09:58
	
	
	 
		2
        Questão
	
	
	De acordo com a teoria de Max Weber acerca da Dominação Carismática, assinale as alternativas corretas.
I - Nesta dominação a autoridade é pessoal.
II - O poder de comando é exercido por um líder que comprove ter alguma qualidade extraordinária, tipo um profeta.
III - O líder é escolhidos por causa de suas qualificações técnicas especiais e competências para o cargo.
		
	
	Os itens I e III estão corretos 
	
	Apenas o item I está correto
	
	Os itens II e III estão corretos 
 
	 
	Os itens I e II estão corretos
	
	Os itens I, II e III estão corretos 
	Respondido em 09/04/2020 21:58:46
	
Explicação:
A Dominação carismática está baseada na autoridade de uma única pessoa. O poder de comando é exercido por um líder, um profeta, um herói ou um demagogo, que comprove possuir carisma em virtude de poderes mágicos, revelações, heroísmos, ou outros dons extraordinários. As pessoas que obedecem a tais líderes são discípulos ou seguidores que acreditam em suas qualidades extraordinárias, mas do que em regras estipuladas ou na dignidade de uma posição santificada pela tradição. Sob o domínio de um líder carismático, os funcionários são selecionados em termos de seu próprio carisma e sua devoção pessoal e não por causa de qualificações especiais, seu status ou dependência pessoal. Esses ¿funcionários discípulos¿ dificilmente constituem uma organização tudo depende do julgamento do líder que analisa caso por caso. Portanto nesta dominação os seguidores são, discípulos, ou mesmo fãs, mas não súditos. Súditos e seguidores estão relacionados a dominação tradicional.
	
	
	 
		3
        Questão
	
	
	"O aparelho jurídico do Estado, na sociedade capitalista, tem como objetivos: organizar e justificar a dominação da burguesia sobre o proletariado; favorecer os negócios da classe dominante. Dessa forma, não existe Estado representativo do conjunto da sociedade. Seu papel é o representante dos interesses da burguesia." O texto acima expressa o pensamento de qual autor?
		
	 
	Karl Marx
	
	Max Weber
	
	Emile Durkheim
	
	Franz Boas
	
	Augusto Comte
	Respondido em 09/04/2020 21:33:19
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		4
        Questão
	
	
	Karl Marx, em sua teoria, refletesobre o papel do Estado na sociedade capitalista. Sobre a relação entre Estado e sociedade, para este autor, é correto afirmar que:
		
	
	A finalidade do Estado é o exercício da justiça entre os homens e, portanto, é um bem indispensável à sociedade.
	
	O Estado visa atender, por meio da legislação, a vontade geral dos cidadãos, garantindo, assim, a harmonia social.
	
	O Estado tem por finalidade assegurar a felicidade dos cidadãos e garantir, também, a liberdade individual dos homens.
	
	O Estado defende, na sociedade capitalista, os interesses do proletariado e da classe média.
	 
	O Estado é um instrumento de dominação e representa, prioritariamente, os interesses dos setores hegemônicos das classes dominantes.
	Respondido em 09/04/2020 21:40:43
	
Explicação:
A leitura de Marx sobre o Estado é que este é essencialmente classista, representante de uma classe e não da sociedade em sua totalidade como afirmavam os Contratualistas; cujo o Estado surge de um acordo coletivo, de um contrato social onde sua função é atender as necessidades coletivas. Marx discordaria dessa leitura e julga ser uma visão ideologizada que atente aos interesses das classes dominantes.
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		5
        Questão
	
	
	Nas regiões do interior brasileiro ainda é muito frequente a figura do comandante local, o "coronel", "respeitado", com poder de mando e a quem todos obedecem e que exerce sua autoridade, muitas vezes em detrimento das leis. Considerando a teoria da dominação de Weber, o texto nos remete a:
		
	 
	Dominação racional-legal, quando o sentido da legitimidade estiver em um conjunto de leis racionalmente elaboradas para orientar as ações sociais dos indivíduos de uma comunidade.
	
	Dominação carismática, quando o sentido da legitimidade estiver na crença de um ou muitos homens nas qualidades extraordinárias e não acessíveis a todos, ou seja, a carisma de um determinado líder.
	
	Dominação carismática, baseada na crença da legitimidade das ordens estatuídas e do direito de mando daqueles que, em virtude dessas ordens, estão nomeados para exercer a dominação.
	
	Dominação tradicional, baseada na veneração extra cotidiana da santidade, do poder heróico ou do caráter exemplar de uma pessoa e das ordens por esta reveladas ou criadas.
	 
	Dominação tradicional, quando o sentido da legitimidade estiver na crença de um súdito, na virtude e na dignidade próprias de um senhor, santificado pela tradição, e na fidelidade desse súdito a essa tradição.
	Respondido em 09/04/2020 21:45:26
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		6
        Questão
	
	
	Max Weber propõe as seguintes formas puras de dominação:
		
	
	carismática, racional-legal e ideológica.
	 
	carismática, racional-legal e tradicional.
	
	carismática, carismático-legal, tradicional.
	
	carismática, total e legal.
	
	carismática, simbólica e racional-legal.
	Respondido em 09/04/2020 21:46:12
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		7
        Questão
	
	
	Estudo realizado por Weber sobre a dominação salientou a importância da formação de grupos e das crenças, uma vez que a crença na legitimidade de um sistema de dominação pode contribuir para a estabilidade de uma relação de autoridade e indica diferenças bastante reais entre os sistemas de dominação. Com base no exposto, analise o trecho abaixo e marque a única resposta que associa de forma CORRETA os três tipos puros de dominação propostos pelo autor. "Não temas a grandeza: alguns nasceram grandes, outros atingiram a grandeza e outros com ela foram ungidos..." (William Shakespeare, Noite de Reis II, v. 159)
		
	 
	Dominação Racional legal,Dominação Tradicional e Dominação Carimática
	
	Dominação Tradicional, Dominação Carismática e Dominação Racional legal
	
	Dominação Carismática, Dominação Tradicional e Dominação Racional legal
	 
	Dominação Tradicional, Dominação Racional legal e Dominação Carismática
	
	Dominação Carismática, Dominação Racional legal e Dominação Tradicional,
	Respondido em 09/04/2020 21:56:34
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		8
        Questão
	
	
	O Papa Francisco esteve no Brasil onde reuniu mais de 2 milhões de fiéis católicos e de outras religiões nas areias da praia de Copacabana. Milhões de pessoas ouviram e viram o Papa pela primeira vez e muitos puderam chegar perto e conversar com ele. Outros milhões acompanhavam a visita do Papa ao país pela televisão ou pela internet. O líder da Igreja Católica também fez declarações surpreendentes, dentre elas a de que os homossexuais devem ser acolhidos pela igreja e não rejeitados por ela. A atuação do Papa argentino continuaram a provocar comoção e surpresa em todo o mundo. Segundo Max Weber esse tipo de dominação do Papa pode ser caracterizada como:
		
	
	Legítima movida a um fim e afetiva
	
	Tradicional e racional-legal
	
	Legítima movida a valores e carismática
	 
	Carismática e tradicional
	
	Afetiva e tradicional
	Respondido em 09/04/2020 21:58:26
	
        Questão
	
	
	Sobre o Contrato Social e o estado de natureza e sociedade em Hobbes e Rousseau, marque a alternativa correta:
		
	
	O Contrato Social visa manter os poderes dos mais fortes.
	
	O estado de natureza em Rousseau equivale ao estado de sociedade em Hobbes.
	
	Hobbes e Rousseau acreditavam que a propriedade privada era um direito divino.
	
	No estado de natureza em Hobbes o homem é visto como ¿o bom selvagem¿ que é puro e inocente.
	 
	Tanto no estado de natureza em Hobbes como no estado de sociedade em Rousseau o homem é visto como um ser violento que vive em permanente estado belicoso.
	Respondido em 19/04/2020 00:05:35
	
	
	 
		2
        Questão
	
	
	O objeto de estudo da sociologia foi a principal preocupação dos primeiros grandes sociólogos, mas dentre todas as escolas de pensamento a que logrou sistematizar o pensamento sociológico foi a positivista.
A partir das aulas ministradas assinale o pensador que afirmar que o sociólogo deve investigar o tipo ideal da sociedade:
 
		
	
	Augusto Comte.
 
	
	Saint Simon.
	 
	Marx Weber.
 
	
	Emile Durkheim.
 
	
	Karl Marx.
 
	Respondido em 19/04/2020 00:01:01
	
	
	 
		3
        Questão
	
	
	Na formação do pensamento político contemporâneo tiveram destaque as teorias contratualistas, que postulavam a passagem de um Estado de Natureza a um Estado Civil mediante um Contrato Social. Entre os teóricos do contratualismo se destacaram:
		
	
	Locke, Maquiavel e Trotsky.
	 
	Hobbes, Locke e Rousseau.
	
	Locke, Marx e Hobbes.
	
	Marx, Rousseau e Weber.
	
	Marx, Maquiavel e Trotsky.
	Respondido em 19/04/2020 00:07:11
	
Explicação:
Os chamados contratualistas foram Thomas Hobbes, John Locke e Jean-Jacques Rousseau.
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		4
        Questão
	
	
	"O aparelho jurídico do Estado, na sociedade capitalista, tem como objetivos: organizar e justificar a dominação da burguesia sobre o proletariado; favorecer os negócios da classe dominante. Dessa forma, não existe Estado representativo do conjunto da sociedade. Seu papel é o representante dos interesses da burguesia." O texto acima expressa o pensamento de qual autor?
		
	
	Max Weber
	 
	Karl Marx
	
	Franz Boas
	
	Augusto Comte
	
	Emile Durkheim
	Respondido em 19/04/2020 00:01:59
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		5
        Questão
	
	
	O Papa Francisco esteve no Brasil onde reuniu mais de 2 milhões de fiéis católicos e de outras religiões nas areias da praia de Copacabana. Milhões de pessoas ouviram e viram o Papa pela primeira vez e muitos puderam chegar perto e conversar com ele. Outros milhões acompanhavam

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes