Buscar

ATIVIDADE 2 - CRIATIVIDADE, IDEAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 2 (A2)- CRIATIVIDADE, IDEAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
 
	Resultado da tentativa
	9 em 10 pontos  
· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir:
 
“Em 2015, a criatividade era considerada como a 10ª habilidade mais importante para o mercado de trabalho. Desde então, ela galgou posições e hoje é considerada o terceiro skill principal para quem busca se tornar um profissional bem-sucedido. Essa mudança foi um dos temas abordados durante o Fórum Econômico de Davos de 2018. Durante o encontro global, ficou claro que as artes se tornaram hoje parte fundamental da chamada quarta revolução industrial”.
 
CRIATIVIDADE será 3ª habilidade mais importante para o mercado de trabalho futuro. Hypeness , 2019. Disponível em: https://www.hypeness.com.br/2019/09/criatividade-sera-3a-habilidade-mais-importante-para-o-mercado-de-trabalho-futuro / . Acesso em: 13 jan. 2020.
 
Considerando o trecho apresentado, sobre a criatividade e sua relevância no mercado empresarial, analise as afirmativas a seguir:
 
I. A criatividade é a única competência que o profissional do futuro necessita para trabalhar.
II. O conhecimento e a informação são essenciais para estimular a criatividade.
III. A criatividade é o ponto de ignição da inovação, resultado essencial que o mercado espera do profissional do futuro.
IV. Como a criatividade é um dom, não pode ser adquirida pelo profissional, já nasce com ela.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II e III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
II e III, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois a essência da construção da criatividade se baseia nos conhecimentos prévios e nas informações que o profissional adquire ao longo do tempo, e a criatividade é o princípio da inovação, que é o resultado prático desejado pelo mercado, entretanto a criatividade não é a única competência que o profissional precisa adquirir, e nem pode ser associado a um “dom divino”, pois pode ser aprendida.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	A economia criativa dispõe de uma fatia de mercado que tem como objetivo essencial suprir as necessidades humanas associados a outro aspecto fundamental, que é a personalização dos serviços. Uma das molas propulsoras da economia criativa são as startups , empresas que se inserem nesse mercado com características únicas. Assinale a alternativa que oferece corretamente a definição de startup :
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Empresa nascente, com um modelo de negócios escalável, constituída sob um cenário de incertezas e soluções inovadoras.
	Resposta Correta:
	 
Empresa nascente, com um modelo de negócios escalável, constituída sob um cenário de incertezas e soluções inovadoras.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois traz a definição correta de startup, mola propulsora da economia criativa, a qual pode ser descrita como “uma empresa nascente, com um modelo de negócios repetível e escalável, constituída sob um cenário de incertezas e soluções inovadoras”. A repetibilidade é uma característica esperada pelo mercado, que demanda novas soluções sob a premissa da criatividade, bem como a escalabilidade, para atender mercado maiores e mais exigentes.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Os aspectos que concernem à capacidade criativa do ser humano estão intimamente ligados a aspectos filosóficos, psicológicos e artísticos, em que uma das teorias mais aceitas, atualmente, é a Gestalt. Também conhecida como “psicologia da boa forma”, o estudo visa demonstrar como a mente humana identifica e associa formas e imagens. A teoria é composta por leis básicas, que delimitam o funcionamento do cérebro. São elas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Semelhança, proximidade, continuidade, pregnância, fechamento e unidade.
	Resposta Correta:
	 
Semelhança, proximidade, continuidade, pregnância, fechamento e unidade.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois descreve as leis básicas da teoria da Gestalt, também conhecida como “teoria da boa forma”, uma das teorias mais relevantes que descreve a capacidade criativa dos seres humanos, que são semelhança, proximidade, continuidade, pregnância, fechamento e unidade.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	A construção do processo criativo, que tem como objetivo produzir os gatilhos necessários na mente para elaborar soluções criativas, possui passos básicos para execução do processo. Uma das etapas visa preparar o terreno no fluxo mental para proporcionar um ambiente favorável à construção das ideias. Assinale a alternativa que aborda a etapa em questão:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Preparação.
	Resposta Correta:
	 
Preparação.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois o início dos trabalhos para a promoção de ideias, por meio de ações básicas e repetitivas, constitui a etapa de preparação. Essas ações são o ponto de ignição do processo criativo. Podemos exemplificar essa etapa como um cozinheiro que inicia o mise en place antes de iniciar uma receita nova.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Durante a construção do processo criativo, é usual que o planejador se proponha várias situações com o intuito de favorecer a promoção de novas ideias, pois é a partir delas que surgem insights valiosos que induzem nossa mente a construir soluções criativas para os problemas diversos. Sobre os hábitos comuns, aqueles que são considerados criativos, analise as afirmativas a seguir:
 
I. A leitura amplia o repertório de soluções, pois nos proporciona conhecer realidades diferentes das nossas.
II. Viver na rotina nos faz ter insights sobre as atividades que temos noção, aumentando nosso repertório.
III. Realizar brainstorms , expondo as ideias de maneira aleatória, por mais absurdas que pareçam, podem sugerir possibilidades reais de soluções viáveis.
IV. Visitar ambientes estáticos auxiliam na construção de novas ideias, pois estimulam nossa criatividade.
V. A valorização dos fracassos como um resultado positivo é fundamental para incentivar a produção de novas ideias.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, III e V, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, III e V, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois, na afirmativa I, a leitura favorece o processo criativo, sendo assim um hábito saudável para as pessoas criativas. Na afirmativa II, observa-se que a rotina não favorece a criatividade, pois nos faz criar menos devido à falta de desafios novos. Na afirmativa III, os brainstorms
são uma ferramenta fantástica de produção de novas ideias, constituindo-se em um hábito saudável aos criadores. Na afirmativa IV, os ambientes estáticos, que são o oposto dos ambientes criativos, não estimulam a criatividade. Por fim, na afirmativa V, as lições aprendidas e o auto perdão são essenciais para promover uma cultura de criatividade.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Atualmente, o mercado exige requisitos rigorosos para contratar seus colaboradores. O profissional, além de precisar ter as competências técnicas para desempenhar suas funções, precisa adquirir certas competências que vão além do diploma, das experiências profissionais ou do currículo. Considerando essa informação, assinale a alternativa que indique a competência que evidencia no profissional a capacidade de resolver problemas utilizando o raciocínio:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Criatividade.
	Resposta Correta:
	 
Criatividade.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois a criatividade é a competência que evidencia no profissional a possibilidade de resolver problemas utilizando o máximo de sua capacidade mental, buscando soluções inovadoras, a partir da utilização de todos os tipos de conhecimentos adquiridos ao longo da vida.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	A criatividade é uma capacidade inata dos seres humanos, que pode semanifestar de diversos modos, para diferentes pessoas, e de acordo com os conhecimentos de cada pessoa (visual, textual, música, dança, design, arquitetura, engenharia, gestão etc.). A respeito da criatividade, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. (   ) A criatividade pode ser compreendida como o insight mental que constrói novas ideias, por meio de pessoas ou grupos, sendo assim, essas novas ideias podem ser produtos, serviços, métodos ou soluções.
II. (  ) A criatividade é um processo e, assim sendo, oferece-nos a possibilidade de estudá-lo, compreendê-lo e melhorá-lo.
III. (    ) O ser criativo não possui as habilidades necessárias para produzir soluções para os problemas que surgem.
IV. (   ) O processo criativo é disposto como um conjunto de passos que as pessoas ditas “criativas” seguem, que não é único, ou seja, cada um de nós podemos elaborar o roteiro que pode nos auxiliar a construir nosso próprio processo criativo e segui-lo.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, F, V.
	Resposta Correta:
	 
V, V, F, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois a afirmativa I é verdadeira, uma vez que criatividade é um insight
mental que constrói soluções. A afirmativa II é verdadeira, pois a criatividade é um processo, que pode ser estudado, compreendido e melhorado. A afirmativa III é falsa, porque o ser criativo possui as habilidades necessárias para produzir soluções. A afirmativa IV é verdadeira, pois o processo criativo é o conjunto de passos que as pessoas criativas seguem para produzir soluções.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	Avalie o trecho a seguir:
 
“É importante para os propósitos das pesquisas a capacidade de distinguir entre os tipos de inovação em casos de fronteira. Entretanto, muitas inovações podem ter características que aparecem em mais de um tipo de inovação. Pode ser difícil e enganoso, no tocante aos tipos de atividades de inovação assumidas pelas empresas, categorizar essas inovações como sendo de um único tipo”.
 
MANUAL de Oslo. Diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação . 3. ed. Rio de Janeiro: DCOM/FINEP, 1997. Disponível em: https://www.finep.gov.br/images/apoio-e-financiamento/manualoslo.pdf. Acesso em: 13 jan. 2020.
 
 Sobre os tipos de inovação, analise as afirmativas a seguir:
 
I. Inovação de produto é a inserção de um novo bem ou serviço, ou que seja significativamente melhorado, seja em suas características ou nos seus usos previstos.
II. Inovação de processo é o desenvolvimento de um modelo de produção ou distribuição novo, ou significativamente melhorado. A inovação de processo não contempla mudanças significativas em técnicas, equipamentos e/ou softwares.
III. Inovações de marketing são desenvolvidas para atender melhor às necessidades dos consumidores, abrindo novos mercados, ou realocando um determinado produto no mercado, objetivando o aumento das vendas.
IV. Inovações organizacionais possuem o objetivo de melhorar o desempenho de uma empresa por meio do aumento de custos administrativos ou de custos de transação, estimulando a satisfação no local de trabalho, entre outros.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I e III, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois a afirmativa I está correta,  visto que a definição apresentada é coerente com a inovação de produto (entrada de novo bem/serviço ou significativamente melhorado), e a afirmativa III está coerente com a definição de inovação de marketing (atender às necessidades dos consumidores, abrir novos mercados ou realocando produtos no mercado, para aumentar as vendas).
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	Como pudemos observar, o conceito de criatividade, de uma forma ou de outra, sempre esteve intimamente ligado às artes, como uma forma de expressão do artista e sua forma de enxergar o mundo, por meio de suas obras. Ao longo dos anos, alguns filósofos, psicólogos, designers e diversos profissionais deliberadamente apresentaram definições sobre o assunto.
 
Sobre as definições de criatividade, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. (  ) O filósofo Imannuel Kant afirma que a criatividade é uma ação natural aos seres humanos que, mediante impulsos, agem naturalmente, impossibilitando-se assim, seu ensino e aprendizado.
II. (  ) O psicólogo Todd Lubart afirma que a criatividade é desenvolvida sob diversos aspectos que envolvem desde a definição do problema aos conhecimentos já existentes, sob uma nova perspectiva.
III. (   ) O filósofo George Kneller afirma que a criatividade é a capacidade oferecer soluções dentro de certos contextos, calcada em um conjunto de habilidades que permitem às pessoas adaptarem-se a várias realidades.
IV. (  ) O psicólogo Max Wertheimer afirma que a criatividade floresce dentro de uma configuração problemática, na qual o homem adquire a capacidade de ver toda  complexidade do problema, numa visão sistêmica.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, F, F, V.
	Resposta Correta:
	 
V, F, F, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois as definições atribuídas a Immanuel Kant e Max Wertheimer são verdadeiras. As definições atribuídas a Todd Lubart e a George Kneller são falsas, pois a definição “a criatividade surge como um processo com diversos aspectos que envolvem desde a definição do problema, os conhecimentos preexistentes, sob uma nova perspectiva” é atribuída a Kneller, e a definição “a criatividade é a capacidade de prover uma solução dentro de certos contextos, apoiada em um conjunto de habilidades que permitem ao ser adaptar-se a várias realidades” é atribuída a Lubart.
	
	
	
· Pergunta 10
0 em 1 pontos
	
	
	
	Definir com clareza o que é criatividade não é uma das tarefas mais simples, dado que qualquer definição pode restringir as possibilidades de uma determinada situação, resumindo-a demais e empobrecendo o seu real e amplo significado. Robert Saunders, em seu artigo “A educação criadora nas artes”, propõe uma definição para a criatividade.
 
SAUNDERS, R. A educação criadora nas artes. Ar’te , São Paulo, v. 3, n. 10, p. 18-23, 1984.
 
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. A criatividade não pode ser definida como desenvolver qualquer coisa de maneira atabalhoada e sem qualquer tipo de método, sob a premissa de "ser criativo".
Pois:
II. É uma ação estruturada e altamente caracterizável, associada a uma intenção clara, apesar de muitas vezes ser inconsciente.
 
A seguir, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois as duas proposições apresentadas são verdadeiras e a asserção II justifica a I, visto que a criatividade não pode ser definida como desenvolver qualquer coisa de maneira atabalhoada e sem qualquer tipo de método, sob a premissa de "ser criativo", pois é uma ação estruturada e altamente caracterizável, associada a uma intenção clara, apesar de muitas vezes ser inconsciente, corroborando com a tese de que a criatividade pode ser induzida.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes