Buscar

Atividade 03 resp social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A sustentabilidade é essencialmente um novo modo de ver o mundo, baseado nas relações de justiça e compartilhamento de responsabilidades intra e intergerações.Em 1990, a criação do tripé da sustentabilidade – por John Elkington, modelo que tem como objetivo facilitar a discussão dos temas já aceitos globalmente. Tem como fundamento três pilares:
· econômico, refere-se ao modelo de desenvolvimento econômico que visa à exploração dos recursos naturais de maneira sustentável, sem prejudicar o suprimento das necessidades da geração futura;
· ambiental, refere-se à preservação do meio ambiente de maneira que a sociedade encontre o equilíbrio entre o suprimento de suas necessidades e o uso racional dos recursos naturais, sem prejudicar a natureza;
· social, refere-se à participação ativa da população no que tange ao desenvolvimento social por meio da elaboração de propostas que visem ao bem-estar e igualdade de todos em consonância com a preservação do meio ambiente..
A gestão empresarial sustentável pressupõe uma atuação, buscando o desenvolvimento sustentável em conformidade com a responsabilidade social. Assim, a sustentabilidade organizacional também compreende os compromissos assumidos com as demandas da sociedade.
 A gestão sustentável deve seguir as leis em vigor e os contratos firmados, evitar litígios, antecipar-se às mudanças na legislação, honrar os compromissos assumidos voluntariamente e controlar a poluição produzida para que essa não seja lançada ao meio ambiente, incluindo estratégias que considerem os poluentes como matéria-prima e energia, evitando desperdícios e atuando de forma preventiva, substituindo insumos obtidos de recursos naturais não renováveis por insumos renováveis, eliminando substâncias tóxicas. Também deve mapear a influência e os impactos causados pela empresa e suas partes interessadas, buscando minimizar os negativos e potencializar os positivos, considerando o modelo tripé da sustentabilidade.
Exemplos de como o tripé podem ser trabalhados no contexto empresarial
Sustentabilidade ambiental: tecnologias limpas; reciclagem; utilização sustentável de recursos naturais; atendimento a legislação; tratamentos de efluentes e resíduos; produtos ecologicamente correto.
Sustentabilidade econômica: qualidade e custo; foco; vantagem competitiva; estratégias de negociação; mercado; resultado.
Sustentabilidade social: assumir compromisso social; suporte no crescimento da comunidade; compromisso com o desenvolvimento dos RH; promoção e participação em projetos de cunho social.
A sustentabilidade empresarial representa as ações sustentáveis voltadas às dimensões sociais, ambientais e econômicas adotadas por uma empresa.
Exemplos de sustentabilidade
As ações sustentáveis não transcorrem apenas por grandes projetos promovidos por países, órgãos e instituições. Essas ações começam individualmente, do local para o global. São inúmeras as práticas sustentáveis que podem ser adotadas tanto individualmente quanto coletivamente, pensando no bem-estar social associado à preservação do meio ambiente.
São alguns exemplos:
· Economizar água e energia;
· Reutilizar água para outras atividades;
· Recolher água da chuva para atividades de limpeza;
· Evitar uso de materiais que não são biodegradáveis;
· Adotar o hábito de plantar árvores, especialmente as espécies que se encontram em risco de extinção;
· Aproveitar a luz solar bem como adote em suas residências, se possível, fontes de energia alternativas;
· Diminuir o consumo de produtos que utilizem plásticos, visto que esses demoram a se decompor na natureza;
· Reciclar o lixo;
· Optar por produtos com embalagens retornáveis;
· Adotar meios de transportes alternativos, como a bicicleta ou coletivos;
· Dar preferência ao uso de biocombustíveis.

Outros materiais