A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
42 pág.
PIM VII MAX MIX NOTA 9,0

Pré-visualização | Página 2 de 9

de armazenagem, a contratação de meios de transportes, a posse própria ou contratada de instalações de armazenagem e expedição, bem como a aquisição de matérias e formação de estoques que dão suporte para os processos de produção e venda (TELLES, 2006, P.27) 
Estudamos o CAPITAL DE GIRO da EMPRESA POSITIVO TECNOLOGIA, com base nas demonstrações Contábeis extraídos do site oficial da BOVESPA. As empresas MAXMIX e POSITIVO em parceria buscaram criar um conjunto de política e ações que fossem economicamente sustentáveis e socialmente responsáveis, buscando se manter no mercado e fortalecer suas marcas com resultados positivos e equilibrados. A MAX MIX em termos de Distribuição e a POSITIVA TECNOLOGIA, como fornecedor de produtos tecnológicos, como computadores, notebooks, etc. Lembramos que “a quantidade de dinheiro necessária todo dia ou todo mês é o volume do capital de giro”
Devido aos consumidores terem maior poder aquisitivo e mais acesso a todas as possibilidades do mercado, o cliente está cada vez mais exigente e com mais pressa, logo a Logística de fornecimento deve ser o mais rápido e menos complicado possível, para que a POSITIVO saia na frente de seus concorrentes e seja sempre a preferida dos consumidores; a MAXMIX deve ter responsabilidade na distribuição para que seja eficaz e eficiente. Já a POSITIVO, deve manter um controle de estoque equilibrado, para atender toda a demanda, que surge, sem que sua Marca seja comprometida com falta de mercadorias em seu estoque, para que a procura pela mercadoria seja concluída principalmente no e-commerce, canal muito procurado pelo consumidor, devido à facilidade de aquisição por um preço normalmente mais acessível, forma de pagamento mais confortável, e certa rapidez na entrega visto que a MAXMIX, tem todo um processo de distribuição ágil e eficaz.
	Como estamos em um mercado cada vez mais competitivo, é necessário mais que uma boa estrutura digital, as operações logísticas, e o gerenciamento do estoque, o pré e pós vendas, todo o processo monitorado, sendo bem planejado, eliminando o maior risco de erro possível, deixando o cliente satisfeito, é certeza de confiança e fidelidade para uma nova aquisição do cliente.
O Capital de Giro da POSITIVO, e seu poder de atender a demanda da MAXMIX, foi bastante avaliado, pois a empresa necessita ter uma continuidade de sua produtividade para atender toda a demanda, logo, precisa ter equilíbrio e recursos para manter o seu estoque, ou para manter em seu estoque as matérias primas, neste caso as peças, para corresponder aos pedidos, sem comprometer os resultados da empresa. Um bom gerenciamento pode determinar o fracasso ou o sucesso das empresas, logo é muito importante manter um controle de RECURSOS para se decidir sobre atender a um pedido ou negá-lo para que a empresa não comprometa o seu FLUXO DE CAIXA, logo seu resultado financeiro e contábil. 
A parceria das empresas MAX MIX e POSITIVO TECNOLOGIA implantaram métodos de DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL que mantêm as duas empresas em um patamar economicamente satisfatório e de responsabilidade social elevada, aonde possuem uma GESTÃO de NEGÓCIOS, aliados e preocupados com o momento atual e com as gerações futuras, pois tem uma política de LOGISTICA RESERVA, avançada e muito eficiente, aonde a preocupação com o meio ambiente, torna a POSITIVO além de uma MARCA responsável, uma empresa queridinha dos consumidores, pois se preocupa em inovar sem prejudicar o meio ambiente e ainda reaproveitando os equipamentos já sem uso. Diante desse comportamento, é saliente informar aqui uma frase muito adequada ao processo citado:
Os princípios do direito ambiental estão voltados para a finalidade básica de proteger a vida, em qualquer forma que esta se apresente, e garantir um padrão de existência digno para os seres humanos desta e das futuras gerações, bem como conciliar os dois elementos anteriores com o desenvolvimento econômico ambientalmente sustentado. ( ANTUNES, 2004, P.30 ) 
 MAXMIX x POSITIVO TECNOLOGIA 
	A MAX MIX COMÉRCIO ELETRÔNICO, é uma empresa voltada ao comercio eletrônico e a distribuição dos produtos vendidos, atende as necessidades da FABRICANTE de PRODUTOS ELETRÔNICOS POSITIVO TECNOLOGIA S.A, uma empresa em crescimento com diversos produtos em seu portfólio, que tem sua SEDE FABRIL em CURITIBA – ESTADO DO PARANÁ, e deseja expandir suas vendas além ESTADO e escolheu o estado de SÃO PAULO, como local para ter o seu CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO, pois a maioria de seus clientes está em grandes centros e JUNDIAI, foi a cidade SEDE do seu centro, pois possui uma localização estratégica, próximo 60 quilômetros da CAPITAL SP, com RODOVIAS, e Aeroportos próximos, além de possuir ESTRADA DE FERRO, até o PORTO de SANTOS, aproveitando uma possível expansão para mercados EXTERIORES.
2-RELATÓRIO 
2.1 CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO E ESTOQUE
2.1.1 - Organização e gerenciamento do sistema de distribuição 
Toda a empresa de logística deve ser organizada, otimizada e a mais tecnológica possível, para garantir o bom desempenho e o bom atendimento para que todo o processo funcione corretamente e o cliente seja bem atendido, gerando satisfação e crescimento na demanda, por isso deve existir um planejamento de todas as etapas do processo de distribuição e controle de estoques.
 Vamos começar detalhando a distribuição física dos produtos: 
- Preparação do pedido: Dentro do site de compras, o cliente identifica o produto que quer comprar, toma a decisão pela compra, formaliza o pedido por meio do pagamento, autorizando uma transação financeira, quer seja por cartão e ou boleto, ou depósito bancário, ou seja, efetua o processo de compra. 
-Processamento do pedido: após o pedido realizado, o site responsável pela venda, ou seja, aqui no caso a MAXMIX, analisa os dados, processa e valida o pedido de compra. Este estando válido segue para o departamento financeiro que vai confirmar o pedido.
-Confirmação do pedido: nessa etapa é confirmada a transação financeira, após essa confirmação, a MAXMIX consulta em seu estoque a posição do produto, verifica se consta em estoque e se existe, separa-o, embala-o, emite a NOTA FISCAL e encaminha para a transportadora. Todo esse processo tem um tempo mínimo estipulado para ser realizado para que não comprometa o prazo de entrega assumido junto ao cliente quando adquiriu a compra no site da MAXMIX. CASO no estoque, não exista o produto desejado, cabe a MAX MIX, fazer essa aquisição junto ao fornecedor e se caso superar o prazo estipulado no site, deve informar rapidamente ao cliente, para se confirmar a possível espera. É de inteira responsabilidade da empresa E-COMMERCE, o compromisso com o cliente, por isso da comunicação em caso de demora ou falta de mercadoria. 
Toda a empresa de LOGISTICA tem um processo de organização de estoque baseado em normas que facilitam a localização das mercadorias, que são definidas na gestão de acordo com cada tipo de negocio, que a empresa distribui exemplo, empresa DISTRIBUIDORA de equipamentos eletrônicos, separados por itens, por fornecedores, por cor, e assim por diante. 
-Entrega: Este momento corresponde ao envio da mercadoria ao cliente, que será monitorada pela empresa de 	E-COMMERCE, no caso a MAXMIX e enviado por e-mail e ou SMS no celular do cliente, o código de rastreamento para que o cliente também acompanhe o rastreamento do produto ate que chegue ao endereço indicado pelo próprio cliente. 
2.2.2 - Distribuição 
As formas de distribuição variam de acordo com valores, necessidades, prazos, tipo de mercadoria e principalmente distância do local a ser entregue. 
O objetivo geral da distribuição é o de levar os produtos certos para os lugares certos, no momento exato, com nível de serviço pré-estabelecido, pelo menor custo possível (NOVAES, 2007) 
O transporte tem um peso enorme no custo logístico, por isso afeta diretamente no preço das vendas, mas existem programas de fidelidade nas empresas de E-COMMERCE, que quanto mais o
 Cliente consome mais descontos ele vai adquirindo nos fretes, e em até algumas situações