A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
42 pág.
PIM VII MAX MIX NOTA 9,0

Pré-visualização | Página 3 de 9

chegam a ser zerado. 
Cada empresa de e-commerce tem o seu critério o que varia de acordo com o seu nível de demanda e de organização.
No nosso caso a MAX MIX, vende em seu site e ela mesma tem o seu CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO que possui parceria com a POSITIVO TECNOLOGIA, aonde mantém um estoque pré-determinado e de acordo com a demanda, negocia com seu parceiro o reabastecimento.
2.3 – Planejamentos de materiais e controle de estoque 
A gestão de estoque controla o fluxo de materiais na empresa, que indicam o desempenho de setores como financeiro, vendas e administrativo. A Gestão permite prever as necessidades de compras futuras e organiza o planejamento da empresa.
O controle de mercadorias a serem vendidas indica quais os produtos com maior procura. Manter o estoque em dia é de extrema importância para uma empresa apurar o seu movimento de entrada e saída de mercadorias. E, assim, ter informações da demanda do seu produto, evitando desvios e gastos e perdas desnecessárias, além de ajudar a definir investimentos futuros, ou mudanças de estratégias de estoques, para diminuir desperdícios para não comprometer a saúde financeira da empresa. 
Em uma empresa pode existir dois tipos de estoques: um de matérias primas, para produzir os produtos fabricados, e outro estoque para manter os produtos acabados, ou seja, finalizados.
A boa administração do estoque é o termômetro da saúde financeira da empresa, pois manter em estoque produtos parados, é dinheiro parado e ou mal-empregado.
Blog.egestor.com.br
A gestão de materiais também é muito importante, para que as mercadorias compradas sejam armazenadas corretamente para que se mantenham as suas características originais e naturais e não fiquem em local inadequado e correndo risco de deteriorar. 
Com a gestão do estoque em equilíbrio, as reposições serão feitas somente para repor itens críticos, que tiveram uma saída inesperada. 
Para se repor estoques que já tenham uma gestão equilibrada, devemos seguir alguns passos que são relevantes para manter o processo organizado e sem sustos inesperados.
-Definir os materiais necessários e mais usados pela empresa;
-Criação de códigos e registros de materiais;
- Organizar os materiais no estoque;
-Manter um controle de qualidade dentro do estoque;
-Planejar as novas compras. 
O estoque faz parte do capital da empresa; um processo de gestão bem elaborado financeira e operacionalmente, reflete em todos os setores da empresa, pois não existindo desperdício, todos os setores se beneficiam, pois a empresa se torna mais saudável financeiramente. 
Deve-se prever a demanda para períodos sazonais como NATAL, SEMANAS da BLACK FRIDAY, ou outras datas comemorativas, a gestão tem que se anteceder a essas datas para que se atendam os consumidores adequadamente e não prejudique um trabalho de todo um ano, de fidelizar esse cliente, que se não bem atendido nestas datas especiais, se desvincula da empresa.
Especificamente neste trabalho, estamos falando de uma empresa de produtos tecnológicos, (POSITIVO TECNOLOGIA) como computadores, notebooks e outros, a demanda é menos agressiva, é possível fazer um controle bem equilibrado de seu estoque. Os produtos são armazenados com maior cuidado, e adequadamente, pois são frágeis; a MAX MIX adquiriu um sistema de ERP, integrado a plataforma de vendas, controlando também a série e lote dos produtos, visando não ter problemas na logística reversa para que se possa ter o controle dos equipamentos eletrônicos, no seu descarte e reaproveitamento. 
2.4- Despachos, Entrega de produtos e Gestão dos Processos Logísticos 
Para que um e-commerce tenha sucesso ele tem que ser eficiente e eficaz na entrega dos produtos adquiridos no ambiente virtual, ou seja, na loja virtual.
Quando um cliente opta por fazer uma compra pela loja virtual, ele quer mais comodidade e facilidade na hora da compra, por isso a entrega da mercadoria é tão importante quanto à venda, pois o cliente quer que o produto que ele adquiriu chegue no menor prazo possível e sem danos físicos, ou seja, mercadoria em perfeito estado. 
Desta maneira o despacho do pedido tem que ter procedimentos adequados para garantir o sucesso da entrega:
O operador logístico, aqui no caso a própria MAXMIX, encaminha a mercadoria para os correios e o prazo de entrega começa a contar a partir desse momento, lembrando que são contados dias úteis, e não dias corridos. É possível rastrear o pedido diretamente no site dos correios, onde o cliente pode também acompanhar, pois receberá um número de rastreamento quando da confirmação do pedido pela MAXMIX. A empresa de e-commerce, deve cumprir o prazo estipulado durante a formalização da compra, mas o rastreamento feito pelo cliente junto ao site dos correios, divide a responsabilidade da entrega da mercadoria, visto que muitas vezes, a entrega não chega no tempo contratado, por problemas no correio e não no operador logístico.
Existem dentro da Gestão de Processos Logísticos, elementos que melhoram o desempenho do PROCESSO, como o Warehouse Management System (WMS), que é um sistema voltado para a rotina de gestão de estoques, que abrange desde o recebimento das mercadorias até a expedição. Este sistema aumenta o controle sobre o estoque, diminui o tempo entre as movimentações, reduz o riso de erros, logo torna a equipe mais produtiva. Esse software permite o controle do lote, tipo de produto e é através dele que se define o endereçamento do produto armazenado e sua localização de estocagem,
Mais um software que ajuda no controle dos estoques é o TMS, Transportation Management System que é voltado para a gestão de transportes, integrado ao (WMS), sua finalidade é controlar a gestão de transporte aonde envolve a frota, a documentação, o combustível, manutenção da mesma, custo do frete, e ainda a definição de qual é o transporte ideal para cada mercadoria e como deve ser entregue e no prazo que é necessário.
Segundo Gonçalves (2002), a adoção de novas tecnologias de informação e comunicação permite a organização ampla e modelagem de seus processos por meio da automatização de tarefas e de novas formas de execução dos processos. Permite também que as organizações redefinam a operação das atividades de apoio e a sua integração, automatizem a execução de tarefas, coordenem melhor os trabalhos e monitorem o desempenho operacional e a gestão de clientes. 
A MAXMIX informa ao cliente o código de rastreamento do pedido, por meio de e-mail ou SMS, dessa forma o cliente acompanhará a data que o produto será entregue. Dessa forma o cliente fica tranquilo que sua compra irá chegar com segurança e no tempo contratado, pois percebe que a empresa que ele realizou a compra é responsável, logo ele se sente confortável para realizar outras compras com essa empresa. 
	Como procedimento de qualidade da MAXMIX, existe um departamento de pós-vendas, aonde um funcionário liga no prazo que possivelmente o produto já esteja em mãos do cliente e verifica se o produto chegou corretamente, no prazo certo e nas condições corretas, sem danos ou prejuízos para o cliente. Se colocar à disposição do cliente, caso tenha acontecido algum imprevisto, na entrega ou em algum dano ao produto. Mais um sinal de responsabilidade da empresa de E-COMMNERCE, fidelizando ainda mais o cliente, que se sente seguro para fazer novas compras com a MAXMIX.
3. Capital de Giro e Controle de Resultados 
O Capital de Giro é uma parte do investimento que compõe uma reserva de recursos que serão utilizados para suprir as necessidades de uma empresa ao longo do tempo. Esses recursos podem ficar nos estoques, nas contas a receber, no caixa, no banco, ou seja, o capital de giro é o dinheiro disponível para suprir as necessidades básicas para que a empresa cumpra seus deveres no período independente de lucro ou prejuízo. 
Segundo Matias (2007, p.48) há muita negligência na gestão de capital de giro. Isso também é refletido na gestão de valor, que não é tratada de forma sistêmica. 
As decisões de investimentos são tomadas de acordo com o CAPITAL DE GIRO, porém muitas vezes