A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
42 pág.
PIM VII MAX MIX NOTA 9,0

Pré-visualização | Página 6 de 9

de logística reversa. 
-Selo de Sustentabilidade: a empresa deve ter um selo de sustentabilidade que serve para mostrar aos consumidores e potenciais clientes que é uma empresa que se preocupa e que pratica ações sustentáveis. Esse selo é usado como um MKT VERDE que mostra aos clientes que os produtos e ou os serviços da empresa estão de acordo com a natureza priorizando a sustentabilidade dela. 
- Frete Sustentável: Muitas empresas de e-commerce estão adotando e utilizando veículos e meios de transporte que não agridem o meio ambiente. Em ambientes mais próximos estão até optando por fazer as entregas de bicicleta, além de não poluir, incentiva a prática de seu funcionário, que melhorará até sua energia para o trabalho. 
-Campanhas e Ações Sociais: Todas as campanhas e ou ações sociais que a empresa e-commerce participar e ou realizar, devem estar visíveis aos olhos de seus clientes, como em blogs e ou redes sociais. Uma das ações que pode ser adotada é encontrar alguma forma de reduzir desperdícios em seus CENTROS LOGISITICOS, como a MAXMIX pode fazer isso, quais campanhas, ela participa, como por exemplo, doar parte da NF para instituições, publicar uma política de descarte de equipamentos usados da POSITIVO TECNOLOGIA, ou seja, exibir como a empresa está preocupada em descartar consciente, informar os seus clientes como fazer, etc. 
-Produção Sustentável: a empresa MAXMIX deve se preocupar em otimizar sua produção para economizar em todas as áreas que são produtivas. A POSITIVO deve se preocupar em usar matérias prima que não agridam o ambiente e que podem ser reutilizados e ou reciclados. 
- Escritórios mais conscientes: uma loja virtual, não precisa necessariamente de um escritório físico. Porém muitos e-comercies adotam esses locais para realizar reuniões, planejamentos, entre outras tarefas. É muito importante que as pessoas também mantenham as atitudes responsáveis nesses lugares, economizar energia nos galpões da MAX MIX, economizar combustível, reutilizar a água, picotar papéis para ser reaproveitado pelas empresas de sucatas, utilizar matérias primas renováveis e/ou reaproveitáveis; economizar energia nos galpões da MAX MIX, economizar combustível, reutilizar a água, picotar papéis para serem reaproveitados pelas empresas de sucatas, utilizar matérias primas renováveis e/ou reaproveitáveis. Adotar por parte dos funcionários o sistema de caronas para chegar e ou ir embora do trabalho. 
Os consumidores estão comprando mais, de e-comercies que se preocupam com a sustentabilidade e do meio ambiente. Não é só moda, é uma tendência. 
O desenvolvimento sustentado supõe uma perspectiva de longo prazo e uma larga participação na elaboração das políticas, na tomada de decisões e na implementação em todos os níveis. Com parceiros sociais, nós continuaremos na ação em prol de parcerias estáveis, que reúnam os principais grupos interessados, respeitando sua independência, tendo cada um importante papel a desempenhar. (MACHADO, 2004, P.83). 
4.2 – Legislações Aplicadas ao Segmento Estudado
Soluções ambientais diversas têm sido procuradas pelas empresas, para dar destinos adequados aos seus resíduos, líquidos e sólidos. As legislações vigentes, e de acordo com a Política Nacional do Meio Ambiente, (Lei nº 6.938, de 31/08/1981), as determinações referidas na PNRS, sob forma da Lei 12.305 de 02/08/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, no caso da Empresa Positivo em questão, e todas as Leis de Crimes (Lei nº 9605/98) que dispõe sobre os crimes ambientais, que estão na nossa Constituição – 1988 são argumentos legais que falam por si só a favor da prática de manutenção consciente dos resíduos produzidos pelos processos industriais.
Empresas que desrespeitam as leis e as exigências impostas por elas, estão sujeitas a autuação e possíveis multas, e até a paralisação das mesmas, pelos Órgãos que as fiscalizam: como o IBAMA, a CETESB, a Polícia Ambiental e o Próprio Ministério Público, pondo em risco o funcionamento delas, e a continuidade da sua produção. 
“A fusão entre ciência, direito e ética ensejará novas e diferentes percepções dos problemas ambientais, que a gestão precisa traduzir em atitudes e medidas práticas. ” (MILARÉ, 2004, p.95)
Na POSITIVO, para a produção de seus equipamentos, os fornecedores são escolhidos de acordo com os critérios ambientais preponderantes, com foco na capacidade destes, em oferecer materiais recicláveis menos agressivos ao meio ambiente, e que atendam as diretrizes da ROHS (Restrição de Certas Substâncias Perigosas).
Na distribuição da sua mercadoria a POSITIVO com Parceria a MAX MIX, são preocupados em diminuir a emissão de poluentes de seus veículos, visto que monitora a emissão de fumaça preta por veículos movidos a óleo diesel, dos fornecedores de serviços de transportes, a Positivo percebeu que o transporte da fábrica até as lojas é onde mais se emite gás carbônico. O objetivo é auxiliá-los a manter seus veículos em condições adequadas para emitir menos gases durante o transporte.
Desde sua fundação, a Positivo Tecnologia busca se adequar aos parâmetros legais sobre desenvolvimento sustentável. Prova disso é ter conquistado as certificações:
NBR ISO 9001:2008 - Sistema de Gestão da Qualidade
Sistema de controle da qualidade; contratação de fornecedores comprometidos com o sistema; auditorias e ações corretivo-preventivas; planejamento de operações estratégicas; entre outras.
NBR ISO 14001:2004 – Sistema de Gestão Ambiental
Melhoria na eficiência dos processos; redução de consumo nos produtos a serem tratados; diminuição dos riscos ambientais e humanos; instituição do ACV - Avaliação do Ciclo de Vida de um Produto.
(Possui também a certificação OHSAS 18001:2007 – Sistema de Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional) 
Em 2018, a empresa cumpriu a meta de implementar o Programa ABNT de Rotulagem Ambiental que é uma certificação voluntária de produtos e serviços, desenvolvido de acordo com as normas ABNT NBR ISO 14020 e ABNT NBR ISO 14024, leva em consideração o ciclo de vida dos produtos, objetivando a redução de impactos negativos causados no meio ambiente em todas as etapas do ciclo de vida destes produtos: extração de recursos, fabricação, distribuição, utilização e descarte. A ABNT é único membro pleno do Global Ecolabelling Network (GEN) na América do Sul. Somente produtos e serviços ecologicamente corretos, comprovadamente com menor impacto ambiental, podem ter um rótulo ecológico de membro GEN. 29.
As normas ISO 14000 não estabelecem níveis de desempenho ambiental, especificam somente os requisitos que um sistema de gestão ambiental deverá cumprir. De forma geral, referem o que deverá ser feito por uma organização para diminuir o impacto das suas atividades no meio ambiente, mas não prescrevem como fazer (VALLE, 2000, p.43). 
4.3- Plano de Logística Reversa
Um dos assuntos mais críticos em uma operação de comércio eletrônico é a Logística. Existe todo um esforço para que o produto chegue ao cliente em tempo e forma esperados, a MAXMIX, faz o possível para que o produto fornecido pela POSITIVO chegue em condições perfeitas e em tempo contratual, porém o artigo 49 do Código de Defesa do Consumido (CDC) aponta que o cliente pode desistir da compra e devolver a mercadoria em até sete dias, pois fez essa aquisição através de um e-commerce e não presencial, e é neste momento que a logística reversa será testada, pois não pode tornar-se para o cliente, o ato de devolução, um grande martírio.
Para tanto, a MAXMIX, criou uma “Política para Devolução de Produtos”, para atender as necessidades do cliente e não prejudicar a sua rotina. No site do e-commerce MAXMIX, existe a Política de Devolução e Troca e a forma como deve ser feito esse processo: Existe o direito da desistência e que esta, deve ser feita em até sete dias a contar da chegada da mercadoria na residência. Informa-se que os produtos podem ser trocados e ou devolvidos, e como se dará a devolução do dinheiro e como será a Coleta. Fica disponível para o cliente um Canal de Comunicação que