A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Avaliação Final (Objetiva) - Representação Temática - Classificação

Pré-visualização | Página 1 de 1

1.
	A primeira tentativa de classificação do conhecimento de que se tem notícia foi desenvolvida por Aristóteles, que teria organizado por assunto, de acordo com sua própria divisão do conhecimento. Essa biblioteca era constituída de exemplares de suas próprias obras, de seus mestres, de seus contemporâneos e de escritores do passado, cujos textos ele teve acesso. Com relação à colaboração de cada estudioso em prol da organização de informação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Classificação de Aristóteles 2000 anos (entre 300 a.C. e 1600 d.C.). 
(    ) Classificação do século IV: classificação do conhecimento baseada no princípio da composição.
(    ) Classificação de Cassidoro: da técnica da classificação, partindo de assuntos gerais para específicos.
(    ) Classificação da Era Medieval: São Bento não ensinou seus monges a classificarem manuscritos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	2.
	A hierarquia na CDD é expressa por estrutura e notação. Hierarquia estrutural significa que todos os tópicos (exceto as dez classes principais) são parte dos tópicos mais amplos acima deles. Qualquer nota referente à natureza de uma classe se mantém verdadeira para todas as classes subordinadas, inclusive tópicos logicamente subordinados classificados em números coordenados. A CDD possui diversas especificidades. Acerca desse sistema de classificação, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A CDD é uma notação pura (única), simples, flexível, mnemônica, tendo grande vantagem de ser altamente memorizável e de ser uma linguagem universal, uma vez que não apresenta problemas linguísticos.
	 b)
	A CDD é coordenativa em sua estrutura e notação.
	 c)
	A notação é mista, tendo grande vantagem de ser altamente memorizável e de ser uma linguagem universal, uma vez que não apresenta problemas linguísticos.
	 d)
	A classe 4 - Linguística - foi incorporada à classe 8 - Literatura -, ficando vaga para futuras expansões.
	3.
	A Classificação Decimal de Dewey (CDD) é um dos sistemas de classificação documentária mais utilizados no mundo. A CDD contempla em seu sistema algumas classes principais. Sobre o que representa a área do conhecimento da classe 400, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Generalidades.
	 b)
	Ciências sociais.
	 c)
	Religião.
	 d)
	Línguas.
	4.
	A Classificação Decimal de Dewey está sistematizada por disciplinas e assuntos. As disciplinas/assuntos englobam as áreas do conhecimento humano que se subdividem em classes principais, divisões seções, mantendo uma ordenação entre si. Sobre a hierarquia e a notação da CDD, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Na CDD, a fração decimal indica a hierarquia intelectual de um assunto.
(    ) A Classificação Decimal de Dewey não é hierárquica em sua estrutura e notação.
(    ) A notação é um sistema de símbolos usados para representação das classes em um sistema de classificação.
(    ) O princípio hierárquico da CDD é expresso pela estrutura e pela notação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	5.
	A CDU é organizada em tabelas principais e auxiliares. As tabelas principais ou sistemáticas representam os conceitos contidos nas dez classes da CDU, já as tabelas auxiliares contêm os símbolos auxiliares comuns e suas subdivisões. Com base na notação 53/55, que representa o assunto Física, Química e Geociências, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
(    ) O sinal de extensão é representado pela barra oblíqua.
(    ) O sinal de extensão permite suprimir uma notação, quando esta for sequencial.
(    ) O sinal de extensão liga assuntos compostos na tabela.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F.
	 b)
	V - V - V.
	  c)
	V - V - F.
	 d)
	F - F - V.
	6.
	Como todos os outros esquemas gerais de classificação em uso atualmente, a CDU é um aspecto da classificação. Por isso, os fenômenos são subordinados ao aspecto do qual são extraídos, isto significa que um fenômeno pode ocorrer em mais de uma classe. A CDU exibe quatro grandes características estruturais: decimalidade, universalidade, caráter hierárquico e caráter analítico sintético. Sobre as características estruturais da CDU, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
(    ) A decimalidade refere-se que o conhecimento foi concebido como uma unidade dividida em dez grandes classes.
(    ) A universalidade significa, em primeiro lugar, que o sistema tem em princípio a pretensão e a capacidade de oferecer conceitos e símbolos para representação da totalidade do conhecimento.
(    ) O caráter hierárquico reflete a concepção do mundo como uma unidade rigorosamente estruturada em partes necessariamente subordinadas ao todo.
(    ) O caráter analítico sintético pode ser atribuído uma vez que a classificação decimal universal concilia e equilibra as exigências e os rigores dos esquemas hierárquicos com a multifacetação dos sistemas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	7.
	O processo de classificação de livros implica agrupar os assuntos, trocando o nome ou termo por sinais ou símbolos correspondentes. Por isso, diz-se que a classificação é uma linguagem artificial. Sobre o nome desse agrupamento de símbolos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Notação CDD.
	 b)
	Número de chamada.
	 c)
	Notação da classificação.
	 d)
	Notação do autor.
	8.
	Na Classificação Decimal de Dewey existe um recurso chamado Síntese, esse processo é empregado pela CDD para a formação de notações que representam assuntos compostos ou aspectos de assuntos em que não há números prontos nas tabelas. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As sínteses visam formar classificações (notações) complexas que não existem nas classes principais.
(    ) O classificador deve observar atentamente onde constam, nos sistemas, notas com diretrizes para o emprego desse recurso.
(    ) As sínteses objetivam construir um número que não há pronto na tabela e a utilização das tabelas objetiva complementar uma notação.
(    ) O uso das sínteses e das tabelas deve ser realizado conforme a demanda.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - V - V - V.
	9.
	No Brasil, as repercussões sobre as atividades de Otlet e La Fontaine também tiveram influências relacionadas ao sistema de classificação de Bruxelas. Nesse sentido, em 1901, a CDU passou a ser integrada nas bibliotecas nacionais. Sobre a CDU no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Foi publicada em 1976 a 1ª Edição Média em Língua Portuguesa pelo IBICT.
	 b)
	Em 1997, o IBICT publicou a Edição-padrão Internacional em Língua Portuguesa - Tabelas Sistemáticas - Parte 1.
	 c)
	Em 2001, o Engenheiro Vitor da Silva Freire escreveu um folheto sobre as vantagens do sistema de classificação de Bruxelas; outros estudiosos divulgaram essa classificação no Brasil, como Manuel Cícero Peregrino da Silva, Jango Fisher, entre outros.
	 d)
	Em 1999, o IBICT publicou o Índice - Parte 2 - da Edição-padrão Internacional em Língua Portuguesa.
	10.
	A Classificação Decimal Universal (CDU) é um dos sistemas de classificação documentárias mais utilizados no mundo. A CDU contempla em seu sistema algumas classes principais. Com relação a essas classes, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a área de conhecimento da classe 9:
	 a)
	Geografia, Biografia e História.
	 b)
	Arte, Arquitetura, Recreação e Desporto.
	 c)
	Ciências Exatas e Ciências Naturais.
	 d)
	Ciências Aplicadas, Medicina e Tecnologia.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.