A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
APS MAD

Pré-visualização | Página 1 de 2

ATIVIDADE 1: O aluno deverá assistir um vídeo, denominado “Resposta Inflamatória” disponibilizado no link: https://pt.khanacademy.org/science/health-and-medicine/human-anatomy-and-physiology/introduction-to-immunology/v/inflammatory-response,
Realizar a leitura do material compilado pela Sociedade Japonesa de Imunologia (traduzido para o Português) denominado “O Seu incrível Sistema Imune” disponível em: https://joaopmcarmo.files.wordpress.com/2012/08/o-seu-incrc3advel-sistema-imune.pdf; 
Ler o informe, elaborado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia sobre Psoríase, disponível em: http://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/psoriase/18/.
ATIVIDADE 2: Consultar os capítulos dos livros indicados na bibliografia da Unidade Curricular referente a Resposta Inflamatória. Para confirmação de leitura, deverá responder as perguntas abaixo e enviar as respostas via blackboard.
1) Os sinais cardeais da inflamação são:
a) calor, rubor, dor e agitação.
b) agitação, sudorese, estresse e dor.
c) estresse, calor, agitação e sudorese.
d) edema, agitação, estresse e dor.
e) dor, rubor, calor e edema.
R- E
 
2) A respeito da inflamação crônica, analise as assertivas a seguir:
I) A inflamação crônica sempre tem início após a inflamação aguda.
II) A inflamação crônica inespecífica é observada em resposta à patologias auto-imunes.
III) Os granulomas imunogênicos são arranjos celulares observados na resposta inflamatória crônica que apresentam como característica uma alta renovação celular e ausência de vascularização.
IV) O objetivo do granuloma de corpo estranho é digerir o agente agressor, e um exemplo é o que ocorre com materiais cirúrgicos esquecidos em cavidades abdominais.
V) A reposta inflamatória crônica inespecífica é caracterizada microscopicamente pelo predomínio de células epitelióides circundadas por linfócitos e plasmócitos. Estão corretas:
(a) II e IV
(b) III e V
(c) II e III
(d) IV e V
(e) I e II
R-C
3) (EsFCEx – Veterinária/2009) Sobre o processo inflamatório agudo, analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( )Os leucócitos podem prolongar a inflamação e ocasionam lesão tecidual.
( )Inicialmente existe vasoconstricção e depois ocorre uma vasodilatação.
( )As citocinas são mediadores da inflamação produzidas principalmente por mastócitos.
( )Os radicais livres de oxigênio são benéficos ao processo por destruir bactérias e prolongar a inflamação.
a) F – V – F – V
b) V – F – V – F
c) V – V – F – F
d) F – V – V – F
e) F – F – V – V
R- C
4) (UFF – Residência Médica/20017) Criança é atendida no Setor de Emergência com achados clínicos e laboratoriais sugestivos de apendicite aguda. Exame histopatológico confirma esse diagnóstico. A inflamação aguda observada é caracterizada principalmente por exsudação de fluido e proteínas plasmáticas (edema) e migração predominante de:
(A) neutrófilos.
(B) macrófagos.
(C) fibroblastos.
(D) plasmócitos.
(E) células gigantes multinucleadas.
R-A
5) (TRF 2ª região – Medicina do trabalho/ 2017) Psoríase trata-se de uma doença inflamatória crônica da pele e articulações, imunomediada, de base genética, com grande polimorfismo de expressão clínica. Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA.
 a) em 50% a 80% dos casos são identificadas alterações ungueais, especialmente onicólise e depressões cupuliformes.
b) A psoríase se manifesta, na maioria das vezes, por placas eritemato-escamosas, mal delimitadas, frequentemente pruriginosas, em áreas fotoexpostas na pele.
c) Na psoríase eritrodérmica, pode-se notar o acometimento de mais de 90% da superfície corporal, de caráter subagudo ou crônico e comprometimento do estado geral.
d) Na psoríase em gotas, ocorrem pequenas pápulas eritemato-escamosas que predominam no tronco e raiz dos membros, ocorrendo, geralmente, em adolescentes ou adultos jovens, muitas vezes após quadros infecciosos.
R-B
 6- Diferencie órgãos linfóides primários e secundários especificando sobre o amadurecimento das células e locais geração de resposta imune.
R-Os órgãos linfoides primários são medula óssea e o timo, pois é o local onde amadurecem os linfócitos T e B respectivamente. Os tecidos primários não formam células ativas na resposta imune, formam até o estágio de pró-linfócitos.Os órgãos linfoides secundários são os linfonodos, o baço, as tonsilas, e agregados de linfócitos e células apresentadoras de antígenos presentes nos pulmões (tecidos linfoides associados aos brônquios) e na mucosa do trato digestório (tecido linfoide associado ao tubo digestivo), incluindo as placas de Peyer.Os tecidos linfoides secundários são os que efetivamente participam da resposta imune, seja ela humoral ou celular. As células presentes nesses tecidos secundários tiveram origem nos tecidos primários, que migraram pela circulação e atingiram o tecido. Neles estão presentes os nodos linfáticos difusos, ou encapsulados como os linfonodos, as placas de Peyer, tonsilas, baço e medula óssea.
 7- Descreva o processo de apresentação de antígenos e explique a importância deste processo para a resposta imunológica.
R-Processo pelo qual o antígeno é apresentado aos linfócitos de forma que eles o possam reconhecer. O processamento de antígenos consiste na ingestão e digestão parcial do antígeno pela APC, seguida pela apresentação dos fragmentos na superfície celular.É importante para o organismo desenvolva as respostas contra infecções por patógenos potenciais são conhecidas como respostas imunes. 
8- Descreva a relação entre os receptores do tipo Toll e as moléculas PAMPs?
R-As moléculas PAMPs são padrões de moléculas que são reconhecidas pelas células do sistema imunológico do nosso corpo como agentes patogênicos. Esses agentes são reconhecidos por um receptor do tipo Toll, que é um receptor de reconhecimento de padrões, quando isso acontece o sistema imunológico inato recebe a "notificação" de que nosso corpo está sendo "invadido" e começa a combater o agente patogênico. Nos animais vertebrados é esse receptor que possibilita a adaptação do sistema imune.
9- De que maneira os receptores do tipo Toll contribuem na resposta imunológica?
R- Contribue estimulando a resposta de citocinas dando como resultado o desenvolvimento da imunidade inata ou natural, a resposta inflamatória e medeiam a efetiva imunidade adaptativa.
 10 – Qual é a importância das células endoteliais para o processo inflamatório?
R-O espaço entre as células endoteliais (que formam o vaso sanguíneo) também fica maior, aumentando a permeabilidade do vaso, facilitando a passagem de plasma (parte líquida do sangue) de dentro do vaso para os tecidos. Como consequência ocorre o Inchaço, devido ao acúmulo de líquido nessa região
11 – Por que a descoberta da coloração de Gram foi de grande importância no diagnóstico das doenças infecto-contagiosas?
R-A coloração de Gram é muito importante na caracterização e classificação inicial das bactérias. Esse método de coloração permite que as bactérias sejam visualizadas no microscópio óptico, uma vez que sem a coloração é impossível.As bactérias são caracterizadas como gram-positivas ou gram-negativas em esfregaços de pus ou fluídos orgânicos, permitindo que o profissional do laboratório possa monitorar as infecções.
 ATIVIDADE 3: O aluno deverá elaborar um breve resumo sobre o assunto abordado nas leituras e vídeo e postar no ambiente do fórum no ambiente virtual. 
A inflamação é uma reação do organismo que ocorre quando há infecção ou lesão do tecido e tem como função eliminar o microrganismo e/ou reparar o dano causado. Existem dois tipos de inflamação, a não infecciosa e infecciosa. A primeira é causada por dano no tecido, como queimaduras e pancadas. A inflamação infecciosa é causada por microrganismos, ou seja, aqueles que causam doenças. Ambas as inflamações podem apresentar os mesmos sinais característicos: Calor, Vermelhidão, Inchaço (Edema), Dor