Buscar

atividade 11

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FARMACOTERAPIA E INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS -AULA 11
CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
MÓDULO 01- FARMACOLOGIA
e-mail: tarcilaenf@hotmail.com
NOME:_______________________________________________________________
TURMA:______________________________TURNO:________________________
Sede do Instituto Livre ( ) Centro ( )Natal ( )Siqueira ( ) Maranguape
1. (FUMARC 2014) A intoxicação por medicamentos tem sido um problema geral de saúde. De acordo com a farmacologia, dos principais agentes envolvidos nas intoxicações medicamentosas encontram-se os benzodiazepínicos e opiáceos. O agente e seu correto antagonista estão indicados em: 
A) Opioide – flumazenil. 
B) Benzodiazepínico – naloxone.
C) Benzodiazepínico – flumazenil. 
D) Opioide – bloqueador de canal de Ca.
2. As drogas vasoativas são utilizadas em terapia intensiva com grande frequência. Pode-se afirmar que a dobutamina e a noradrenalina são indicadas, respectivamente, nos casos de: 
A) crise hipertensiva e dissecção de aorta. 
B) insuficiência cardíaca aguda e hipertensão. 
C) insuficiência do enchimento vascular e hipotensão. 
D) trombocitopenia e insuficiência cardíaca congestiva.
3)  (CESPE/CEBRASPE 2017) Em uma de suas aulas, um professor dividiu os estudantes em grupos e propôs que cada grupo fizesse uma avaliação farmacológica do prontuário hipotético de determinado paciente internado em hospital. No prontuário, constava a informação de que o paciente era de meia idade, do sexo masculino, de que deveria ser-lhe administrada, antes do café da manhã, insulina regular por via subcutânea e administração oral de tetraciclina e carbonato de cálcio. Tendo como referência essa situação hipotética, julgue os itens subsequentes. Espera-se que os estudantes, ao avaliar o prontuário do paciente, sejam capazes de apontar a interação entre a tetraciclina e a insulina, com riscos de hipoglicemia para o paciente.
( x) errado ( ) certo
4) (UFRJ-2018) O uso concomitante de vários medicamentos é prática comum no ambiente hospitalar. Em tais casos, a avaliação da farmacoterapia deve ser realizada de maneira cuidadosa pelo farmacêutico, visando à observação de interações medicamentosas potenciais, de modo a evitá-las, e contribuindo para melhores resultados da farmacoterapia e para a redução de reações adversas preveníveis. Assinale a opção que contém uma interação medicamentosa potencial e a orientação que deveria constar no parecer farmacêutico, com o objetivo de evitar a interação ou de monitorar a ocorrência do seu provável resultado.
a) Captopril e ibuprofeno: diminuição do efeito anti-hipertensivo do captopril. Parecer: considerar terapia anti-inflamatória alternativa ou monitorar a pressão arterial e a função renal.
b) Vancomicina e gentamicina: risco aumentado de hepatotoxicidade. Parecer: considerar antibioticoterapia alternativa ou monitorar a função hepática e a audição.
c) Claritromicina e midazolam: aumento da atividade depressora central do midazolam. Parecer: a suspensão da claritromicina é indicada, sem substituição.
d) Metotrexato e sulfametoxazol + trimetroprim: aumento da toxicidade do sulfametoxazol. Parecer: substituir o metotrexato por outro antineoplásico.
e) Fenobarbital e metilprednisolona: aumento dos efeitos terapêuticos da metilprednisolona. Parecer: aumentar a dose de metilprednisolona ou substituir o fenobarbital por outro anticonvulsivante.
5) (Prefeitura de Caxias - MA 2018 ) A associação de sais de cálcio e alumínio com tetraciclinas pode causar uma interação prejudicial a nível de:
a) Biotransformação.
b) Absorção.
c) Eliminação.
d) Transporte.
6) (IADES-2019) Um paciente de 22 anos de idade, com diagnóstico de asma há 15 anos, tem controlado a doença com o uso de salbutamol e budesonida. Recentemente ele tem sentido palpitações e taquicardia. Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
A associação do salbutamol e a budesonida causa efeitos benéficos ao paciente, pois eles possuem o mesmo mecanismo de ação, agindo sinergicamente nos receptores e aumentando a ação farmacológica.
( ) Certo (X)ERRADO
7) (CESPE/CEBRASPE-2013) A respeito dos agentes anti-infecciosos e de suas interações medicamentosas, julgue os itens subsequentes.
A oxacilina pode ser administrada com outros antibióticos, sem que haja risco de interação medicamentosa.
( )CERTO (X )ERRADO
8) (COMPERV-2018) As interações medicamentosas são responsáveis por uma parcela significativa dos eventos adversos detectados nos serviços de saúde. A fluoxetina, fármaco da classe dos inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRS), é amplamente empregado no tratamento da depressão e pode ser administrado por longos períodos, sobretudo em idosos. No Brasil, a prática da automedicação é comum e aumenta com a idade. Um idoso com prescrição de altas doses de fluoxetina e automedicação diária com ibuprofeno apresenta risco potencial de:
a) insuficiência renal e cardiovascular.
b) insuficiência renal e cardiovascular.
c) hemorragia intracraniana e gastrointestinal.
d) desconforto respiratório e agranulocitose.
9) (CESPE/CEBRASPE-2013) Com relação ao tratamento, interação medicamentosa e doenças do sistema cardiovascular, julgue os itens a seguir.
Todos os diuréticos devem ser administrados com alimentos, no intuito de aumentar a sua biodisponibilidade.
( )certo ( x ) errado
10) (CESPE/CEBRASPE-2013) O uso simultâneo de medicamentos, bastante comum na terceira idade, pode provocar desde um mal-estar a reações alérgicas graves, quando não há orientação médico-farmacêutica adequada. Acerca de interações medicamentosas, julgue os itens subsequentes.
O uso concomitante de duas classes de fármacos que atuam no mesmo local de ação deve ser evitado, principalmente, devido à exacerbação dos efeitos colaterais.
( x )certo ( )errado

Outros materiais