Buscar

Legislação trabalhista e previdenciaria prova discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Legislação Trabalhista e Previdenciária (RHU04)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:513252) ( peso.:4,00)
	Prova:
	17593856
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	O trabalho noturno, por ser mais penoso ao empregado, é remunerado de forma diferente do prestado diurnamente. Considera-se noturno, nas atividades urbanas, o trabalho realizado entre as 22 horas de um dia e as 5 horas do dia seguinte. Entretanto, o trabalhador rural que labora no período noturno também possui direito ao adicional, com algumas diferenças comparadas ao prestado pelo trabalhador urbano. Nesse sentido, descreva as diferenças existentes entre o adicional noturno do trabalhador urbano e rural.
	Resposta Esperada:
Para o trabalhador urbano, é considerado noturno o trabalho prestado entre as 22h de um dia e as 5h do outro, já o trabalhador rural, é das 21h às 5h para o agricultor, e das 20h às 4h para os pecuaristas. Enquanto o adicional do trabalhador urbano é 20%, o rural é de 25%. A hora noturna do trabalhador urbano é reduzida, ou seja, 52 minutos e 30 segundos, enquanto o trabalhador rural não tem direito a hora reduzida.
	2.
	Uma das características do empregador é admitir os empregados e designá-los cada qual a seu cargo. Essa característica é chamada de poder de direção do empregador, que define a atividade a ser exercida pelo empregado dentro da empresa. Valendo-se do poder de direção é que Pedro contratou um diretor de sociedade e atribuiu um cargo de confiança a um funcionário. Nesse contexto, disserte sobre a diferença existente entre o empregado diretor de sociedade e empregado de cargo de confiança.
	Resposta Esperada:
O empregado diretor de sociedade é amparado pela CLT e visto como empregado, caso cumpra algum dos requisitos que assim o caracterizem, como a subordinação. Por outro lado, para não ser considerado empregado, deve ter autonomia deliberatória e liberdade de horário.
Já o cargo de confiança geralmente é indicado a um funcionário da própria empresa, e possui algumas diferenças com relação aos demais celetistas, como a flexibilidade de horário, o que não faz gerar horas extras, por exemplo. Ele possui responsabilidades tal qual fosse o dono do negócio.
Parte inferior do formulário

Outros materiais