Buscar

AV 2 FILOSOFIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O 3999465143
B
18/06/2020 11:17
Nome: Eron Madan Fernandes
Matrícula:.202002660112_______________33
Disciplina: 
CCJ0386 / FILOSOFIA
Data: 
22 /06/2020 /__2020____
Período: 
2020.1
 / AV
2
Turma: 
3001
OBSERVAÇÕES:
Leia com atenção as questões antes de responder. As questões devem ser respondidas somente à caneta azul ou preta, na folha de respostas.
Será observada uma tolerância máxima de 30 minutos para a entrada dos alunos após o início da prova. Nesse período, nenhum aluno poderá deixar
a sala. Terminada a prova, o aluno deverá entregar ao professor a folha de questões e a folha de respostas, devidamente identificadas.
É proibido o uso de equipamentos eletrônicos portáteis e consulta a materiais de qualquer natureza durante a realização da prova.
Questões objetivas e discursivas que envolvam operações algébricas devem possuir a memória de cálculo na folha de respostas.
Boa prova.
	1.
		 	_______ de 2,00 
Imaginemos uma caverna subterrânea onde, desde a infância, geração após geração, seres humanos estão aprisionados. A luz que ali entra provém de uma imensa e alta fogueira externa. Entre ela e os prisioneiros há um caminho em que homens transportam estatuetas (pequenas estátuas) de todo tipo, com figuras de seres humanos, animais e todas as coisas. Por causa da luz da fogueira, os prisioneiros enxergam na parede do fundo da caverna as sombras das estatuetas transportadas atrás de um muro, mas sem poderem ver as próprias estatuetas nem os homens que as transportam. Como jamais viram outra coisa, os prisioneiros imaginam que as sombras vistas são as próprias coisas. Que aconteceria, indaga Platão, se alguém libertasse os prisioneiros? Que faria um prisioneiro libertado?
Marilena Chauí. Convite à filosofia, 1994. Adaptado.
Na alegoria da caverna, a qual figura típica da filosofia de Platão correspondem os seres humanos aprisionados? E o prisioneiro que se liberta das algemas? Explique o significado filosófico dessas duas figuras. 
 
O prisioneiro que se liberta é a quele individuo que não se contenta com o conhecimento superficial que são as sombras, é a quele que esta sempre embusca do conhecimento real das coisas e não se contenta com u que é apresentado.
As figuração a quelas coisas superficiais que aparentam ser uma coisa mais não são só serão reveladas se investigadas afundo, achando a sim a sua verdadeira forma.
	2.
		 	_______ de 2,00 
Pode ser uma visão por demais hobbesiana do mundo, mas o Estado -esse cretino opressor de uma figa - , está aí para impedir uma catástrofe maior (pelo menos, enquanto não tivermos consciência o suficiente para tomar o seu papel - mas isso é outra história). E ao criticar execuções públicas, não defendo "bandido'', mas sim o pacto que os membros da sociedade fizeram entre si para poderem conviver (minimamente) em harmonia. Em suma, abrimos mão de resolver as coisas por nós mesmos para impedir que nos devoremos. E que, em uma decisão equivocada tomada na solidão do indivíduo, mandemos para a Glória alguém inocente.
SAKAMOTO, Leonardo. "Bandido bom é bandido morto", diz uma sociedade doente. Blog do Sakamoto. 23 jul. 2012. Adaptado. Disponível em: Acesso em 25 nov. 2013.
O autor faz referência a um importante teórico político: Thomas Hobbes. Qual é a visão desse filósofo a respeito do Estado? Por que o autor usa esse tipo de teoria para defender seu argumento? 
Acreditava que o ser humano tem uma natureza ruim e nasce mal, e não poderiam viver sem leis e estaríamos em constante conflito, thomas hobbes acreditava em uma monarquia absolutista onde os indivíduos abdicavam de sua liberdade, para um rei absolutista, para governa-los através de leis garantindo a ordem acima de tudo
	3.
		 	_______ de 2,00 
Leia os fragmentos a seguir.
 A monarquia absoluta é incompatível com a sociedade civil, não podendo ser uma forma de governo civil, porque o objetivo da sociedade civil consiste em evitar e remediar os inconvenientes do estado de natureza que resultam necessariamente de poder cada homem ser juiz em seu próprio caso, estabelecendo-se uma autoridade conhecida para a qual todos os membros dessa sociedade podem apelar por qualquer dano que lhe causem ou controvérsia que possa surgir, e à qual todos os membros dessa sociedade terão que obedecer.
 [...]
 Quem julgará se o príncipe ou o legislativo agem contrariamente ao encargo recebido? A isto respondo: O povo será o juiz; porque quem poderá julgar se o depositário ou o deputado age bem e de acordo com o encargo a ele confiado / senão aquele que o nomeia, devendo, por tê-lo nomeado, ter ainda o poder para afastá-lo quando não agir conforme seu dever?
Adaptado de: LOCKE, J. Segundo Tratado sobre o Governo (ou Ensaio sobre o Governo Civil). 5.ed. São Paulo: Nova Cultural, 1991. p.250 e p.312.
Com base nos fragmentos e nos conhecimentos sobre a filosofia política de John Locke, descreva o modelo de governo civil proposto pelo filósofo. 
 
Ele acreditava que o ser humano poderia sim viver no estado de natureza de forma pacifica mesmo sem leis só que os indivíduos nasceriam com direito natural a qualquer pessoa, são eles direito a vida, direito liberdade, direito a propriedade. Sabendo que não averia garantia de armonia no estado de natureza, ele defende um sitema de democracia liberal e representativa. aonde os indivíduos escolhem seu governantes por votação e o estado tem o principal objetivo de garantir os direitos naturais. O estado deve garanter os direitos inalienáveis.
 
 
	4.
		 	_______ de 2,00 
Se separar-se, pois, do pacto social aquilo que não pertence à sua essência, ver-se-á que ele se reduz aos seguintes termos: `Cada um de nós põe em comum sua pessoa e todo o seu poder sob a direção suprema da vontade geral, e recebemos, enquanto corpo, cada membro como parte indivisível do todo. [...] essa pessoa pública, que se forma desse modo, pela união de todas as outras, tomava antigamente o nome de cidade e, hoje, o de república ou de corpo político o qual é chamado por seus membros de Estado quando passivo, soberano, quando ativo, e potência, quando comparado aos seus semelhantes. Quanto aos associados, recebem eles, coletivamente, o nome de povo e se chama, em particular, cidadãos enquanto partícipes da autoridade soberana e súditos enquanto submetidos à autoridade do Estado. Estes termos, no entanto, confundem-se frequentemente e são usados, indistintamente; basta saber distinguilos quando são empregados com inteira precisão.'
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do contrato social. Coleção Os Pensadores. Tradução: Lourdes Santos Machado. São Paulo:
Abril Cultural, 1973, p. 39. (Adaptado)
a) Explique por que a expressão "Cada um de nós põe em comum sua pessoa e todo o seu poder sob a direção suprema da vontade geral" não conduz a um regime autoritário.
b) Disserte, a partir do excerto acima, sobre a diferença entre cidadãos e súditos na teoria do Contrato Social de Jean-Jacques Rousseau. 
A: Diz respeito as pessoas depositarem seus poderes políticos na sociedade em uma só força formando a sim a vontade geral em forma de um contrato social entre todos os indivíduos da sociedade.
B: súditos não tem palpite politico só vivem para ser vir a sociedade e sua leis. Não tem direitos.
Cidadãos: tem seu poder politico e suas opiniões nas leis da sociedade, seus direitos e deveres.
 
	5.
		 	_______ de 2,00 
De acordo com a teoria da justiça proposta por John Rawls, os princípios da justiça devem ser escolhidos a coberto de um "véu de ignorância". Por que?
R:O vel da ignorância faz com que o individuo faz se veja original na sociedade eliminando preconceitos, desejando a sim uma sociedade mais justa. Ele não se proucopa apenas como governo na sociedade e sim a distribuição justa dos bems e do status e função das pessoas na sociedade
Campus:
SÃO JOSÉ
Prova 
Impressa em 18/06/2020 por
MARCIO RENATO BARTEL
Ref.: 
3999465143
 
Prova 
Montada em 06/06/2020
/

Outros materiais