A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
GRA1113 RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA PTA - 202010 ead-10842 01

Pré-visualização | Página 1 de 3

Curso
	GRA1113 RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA PTA - 202010.ead-10842.01
	Teste
	ATIVIDADE 4 (A4)
	Iniciado
	23/06/20 11:25
	Enviado
	23/06/20 11:52
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	10 em 10 pontos  
	Tempo decorrido
	27 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
O termo “stakeholders” refere-se a entidades ou indivíduos que tendem a ser significativamente afetados pelas atividades, produtos e serviços da organização ou cujas ações tendem a afetar a capacidade da organização de implementar suas estratégias e atingir seus objetivos com sucesso. (...). Os stakeholders podem incluir tanto aqueles diretamente envolvidos nas operações da organização (p. ex.: empregados, acionistas e fornecedores) como os que mantêm relações de outro tipo com ela (p. ex.: grupos vulneráveis dentro de comunidades locais, sociedade civil). As expectativas e interesses razoáveis de stakeholders constituem uma referência fundamental para muitas decisões no processo de elaboração do relatório (GLOBAL REPORT INICIATIVE, 2013).
GLOBAL REPORTING INITIATIVE. G4 diretrizes para relato de sustentabilidade. Amsterdã, 2013. Disponível em: < http://www.b3.com.br/data/files/F7/07/8C/C9/5B243510DF0CA135790D8AA8/GRI-G4-Manual-de-Implementacao.pdf>. Acesso em: 23 jul. 2019.
 
Diante do exposto e utilizando seus conhecimentos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. ( ) Os interesses dos principais stakeholders que devem ser considerados são os acionistas, uma vez que eles investem na empresa.
II. ( ) Stakeholders e partes interessadas são sinônimos, e muito importantes, na elaboração de relatórios de sustentabilidade.
III. ( ) Vários grupos estão contemplados nos stakeholders de uma empresa como: colaboradores, clientes, comunidade, acionistas.
IV. ( ) O diálogo com as partes interessadas é um dos objetivos dos relatórios de sustentabilidade.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
F, V, V, V.
	Resposta Correta:
	 
F, V, V, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, porque o interesse dos acionistas não deve ser considerado mais que os dos demais stakeholders, termo em inglês que é sinônimo de partes interessadas aqui no Brasil, contemplando diversos grupos como: colaboradores, clientes, acionistas, meio ambiente, fornecedores, concorrentes, parceiros, organizações da sociedade civil, entre outros, eles são muito importantes na elaboração dos relatórios de sustentabilidade uma vez que o diálogo com as referidas partes é um de seus principais objetivos junto com a transparência.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
Usar o que já existe. Reduzir a necessidade do novo. Visto que nós necessitamos minimizar a intervenção no que já existe, antes de pensar algo novo, melhore o existente. Recupere infraestrutura, prédios e produtos não usados; aperfeiçoe o uso do que foi pouco utilizado; proteja e/ou atualize o conhecimento e as formas existentes de organização (MANZINI, 2008, p. 32). 
MANZINI, Ezio. Design para a inovação social e sustentabilidade: comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Rio de Janeiro: E-papers Serviços Editoriais, 2008, p 32.
 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a(s) Verdadeira(s) e (F) para a(s) Falsa(s).
1. ( ) A manutenção de produtos danificados é uma forma de reduzir a produção de novos produtos.
2. ( ) Compartilhar e trocar produtos é uma forma de evitar que novos produtos sejam consumidos.
3. ( ) Uma forma de aperfeiçoar o uso é por meio de processos de upcycling.
4. ( ) O novo é sempre melhor.
A partir das associações feitas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, V, F.
	Resposta Correta:
	 
V, V, V, F.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois as afirmativas I, II e III estão corretas, porque apresentam formas de diminuir a produção de novos itens, o que impacta positivamente o planeta, uma vez que se torna desnecessária a utilização de novas matérias-primas.  Já a afirmativa IV é falsa, porque o novo nem sempre é o melhor para o planeta. Práticas como a troca, reparo do que está quebrado, reutilização e compartilhamento evitam a produção de novos produtos e, com isso, diminuímos o uso de recursos naturais.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir:
[...] os objetos de todos os tipos: casa, mobiliários, vestimentas eram mais caros e mais difíceis de serem repostos e feitos para durar, o que resultava em sua transmissão de geração a geração. A descoberta e o acesso a novos materiais, a diversificação de modos de produzir e o aprimoramento de tecnologias aceleraram os processos de fabricação, ampliaram a oferta e a demanda e tornaram os objetos efêmeros, inservíveis em curto prazo. Encantados com o novo, o moderno passou a dominar o espírito dos homens (ZANIRATO;  ROTONDARO, 2016).
ZANIRATO, S. H.; ROTONDARO, T. Consumo, um dos dilemas da sustentabilidade. Estudos Avançados, São Paulo, n. 88, v. 30, set./dez. 2016. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142016000300077>. Acesso em: 02 ago. 2019.
 
De acordo com a citação apresentada, assinale, a seguir, a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Objetos que antigamente duravam gerações passaram a ser projetados para se tornar inservíveis em curto prazo.
	Resposta Correta:
	 
Objetos que antigamente duravam gerações passaram a ser projetados para se tornar inservíveis em curto prazo.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois a Revolução Industrial impactou diretamente a cultura material e a forma de consumir das pessoas. Uma prova disso é a rapidez com que produtos que antigamente duravam gerações são substituídos, situação comum ainda nos dias atuais, mesmo sendo do conhecimento de todos os grandes problemas ambientais causados por tal hábito.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir:
 
Ao trabalhar com a criação e desenvolvimento de um produto, muitos designers aplicam a teoria dos três R (reduzir, reutilizar e reciclar) com o intuito de desenvolver um design sustentável. Uma primeira abordagem busca a redução na fonte, ou seja, através da redução de resíduos gerados pela fabricação e consumo de produtos, conforme definição da EPA/ Environment Protection Agency ( apud Straliotto, 2009). A reutilização, por sua vez, é caracterizada pela utilização de produtos já existentes, ou de parte deles, muitas vezes com uma nova função ou aplicação. E a reciclagem trata da recuperação da matéria-prima constituinte dos produtos a fim de beneficiá-la novamente para o desenvolvimento e a produção de novos produtos (ANICET; BESSA; BROEGA, 2011, p. 2).
ANICET, Anne; BESSA, Pedro; BROEGA, Ana Cristina. Ações na área da moda em busca de um design sustentável. Repositórium, Universidade do MInho, VII COLÓQUIO DE MODA, n. 7, 2011. Disponível em: http://hdl.handle.net/1822/14959.
 
Diante do exposto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A reciclagem é geralmente descrita como upcycling,
 Porque:
II. Na reciclagem, a qualidade do material se degrada em cada novo ciclo de vida.
A seguir, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
	Resposta Correta:
	 
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois a  reciclagem é normalmente descrita como um processo de downcycling, uma vez que é o processo de recuperação de um material para reúso em um produto com menor valor, ou seja, a integridade do material é comprometida