A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
lista_de_questoes

Pré-visualização | Página 2 de 3

pois visam demonstrar uma relação de causa-efeito. Segundo
Chiavenato (2004) “administrar uma organização é sem dúvida, uma das atividades mais complexas da atualidade. Por constituírem uma das mais complexas invenções do homem, sua complexidade surge na medida em que são vistas de maneira global e abrangente.
Evidentemente podemos concluir que, se trata de uma tarefa bastante crucial e que implica no desenvolvimento de habilidades e competências gerais e específicas”.
12. - Como uma das decorrências da Teoria Neoclássica, temos os tipos de Organização:
linear, funcional e linha. Nesse contexto, caracterize resumidamente cada uma delas.
Resposta:
Organização linear - É uma organização de conformação piramidal, na qual cada chefe
recebe e transmite tudo o que se passa em sua área, uma vez que as linhas de comunicação
são rigidamente estabelecidas. Encontramos esse tipo de organização em pequena
empresas ou nos estágios iniciais da organização.
Organização funcional - É o tipo de estrutura organizacional que aplica o princípio funcional
ou princípio da especialização das funções para cada tarefa.
Organização linha-staff - Nessa organização há características do tipo linear e funcional,
reunidas para proporcionarem um tipo organizacional completo e complexo.
13. Sobre a Teoria Neoclássica da administração é incorreto afirmar:
a) Reafirmação dos princípios da Teoria Clássica
b)Ênfase nos princípios gerais da administração
c)Ênfase nas pessoas e os grupos sociais.
d)Ênfase na prática da administração
e)Ênfase nos objetivos e resultados organizacionais
14. A Teoria Neoclássica da administração trabalha com os princípios da Teoria Clássica, atualizando-os para as organizações atuais. De acordo com a Teoria Neoclássica, leia os conceitos
abaixo e marque os corretos.
I -Aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e disposição dos órgãos componentes da organização e das suas inter-relações
II- busca soluções mais humanas e flexíveis para os problemas organizacionais,
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas a afirmativa II está correta.
c) As afirmativas I e II estão corretas.
d) Nenhuma afirmativa está correta.
15. (CESPE- 2012) De acordo com a abordagem neoclássica da administração, as principais funções do processo administrativo são
1. fiscalização, comunicação, correção e ação.
1. planejamentos estratégico, tático e operacional.
1. comunicação, direção, controle e avaliação.
1. planejamento, organização, direção e controle. 
1. organização, direção, avaliação e controle.
16. Relacione as colunas sobre os tipos de departamentalização: 
 ( b ) Por funções 
 ( a ) Produtos / serviços
 ( d ) Geográfica 
 ( c ) Projetos 
1. Ideal para estaleiros, obras de construção civil ou industrial, hidroelétricas.
1. Agrupa especialistas comuns em uma única chefia.
1. Agrupa equipes multifuncionais em projetos específicos de grande porte.
1. Indicada para empresas de varejo.
17. A administração de uma organização é o processo de:
( ) estabelecer padrões de desempenho, medir o desempenho atual e compará-lo com os padrões estabelecidos.
(x) planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos envolvidos na organização de modo a utilizar todos os recursos disponíveis para alcançar os objetivos estabelecidos.
( ) certificar que os atos dos membros da organização levam em conta os objetivos estabelecidos pela direção na reunião anual do Conselho Diretor.
( ) alocar o trabalho, a autoridade, as funções, o orçamento e outros recursos da organização de modo que ela possa alcançar seus objetivos.
( ) utilizar a lógica e os métodos para estabelecer objetivos e ações para a organização.
18. As funções da Administração são planejamento, organização, direção e controle. Assinale a alternativa que apresenta, nessa ordem, uma definição de cada uma dessas funções.
( ) Colocar e executar ações para concretizar os sistemas da empresa; estabelecer análises dos motivos de variações verificadas; definir as tarefas que cada pessoa deve executar em seu trabalho; e definir meios, modos e alternativas para alcançar os objetivos.
( ) Coordenar os processos de transformação de recursos materiais e humanos para o alcance dos objetivos; tomar decisões para fazer as coisas acontecerem; identificar a necessidade de alterar objetivos, estratégias e ações; e desenvolver procedimentos, políticas e táticas.
( ) Desenvolver a competência, a realização e o bem-estar das pessoas; comparar o planejado com o executado para medir a efetividade alcançada; criar objetivos a serem alcançados no futuro; e coordenar recursos materiais e humanos para montar uma estrutura organizacional.
(x) Desenvolvimento e aplicação de decisões e de ações operacionais; fazer a divisão do trabalho entre as pessoas; estabelecer mecanismos de treinamento, capacitação, motivação e comunicação; e analisar por quais motivos os objetivos planejados foram, ou não, alcançados.
( )Estabelecer parâmetros quantitativos e qualitativos; solucionar problemas e tomar decisões para fazer as coisas acontecerem; definir estratégias para se alcançar os objetivos; e definir níveis de autoridade e de responsabilidade das pessoas para a realização do trabalho.
R: Planejamento: É a função através da qual as atividades a serem realizadas são desenhadas e os resultados a serem obtidos são fixados;
Organização: trata-se da função de estruturar os recursos disponíveis para que tudo aquilo que foi planejado possa ser executado.
Direção: É a função de conduzir a execução dos trabalhos que foram planejados, para que os objetivos da organização possam ser atingidos.
Controle: trata-se da função administrativa na qual os resultados obtidos pela organização/direção são analisados em função daquilo que havia sido planejado. 
19. Explique qual a importância da departamentalização em uma empresa e diferencie os tipos de departamentalização.
A departamentalização advém da divisão do trabalho, sendo fundamental para manter a ordem, a disciplina e a organização, facilitando a tomada de decisões e colaborando para controlar o desempenho de cada departamento. Existem seis tipos de departamentalização: a) por funções: os grupos são divididos por funções; b) produtos ou serviços: agrupado por linhas de produtos/ serviços; c) geográfica ou territorial: os grupos são constituídos de acordo com a localização geográfica ou territorial; d) clientela: agrupado conforme o tipo/ tamanho do cliente ou comprador, tendo ênfase no cliente; e) processo: os grupos são formados por fases do processo, produto ou operação, enfatizando a tecnologia utilizada; e f) projetos: agrupamento em função de saídas ou resultados quanto a um ou mais projetos.
20. Comente sobre os princípios fundamentais da organização formal:
A organização formal possui quatro princípios fundamentais. A divisão do trabalho, onde seu objetivo principal era que cada pessoa pudesse produzir o maior número de unidades possíveis com a qualidade que era desejada. A especialização, onde cada um passou a ter uma função, órgão ou tarefa específica a ser realizada para que assim os custos pudessem diminuir e a eficiência aumentar. A hierarquia precisa existir para que se tenha uma estrutura hierárquica para que cada um seja denominado ao seu cargo e trabalho. E por fim, a distribuição da autoridade e da responsabilidade que é mostrada através da hierarquia da organização formal, aonde os cargos são ocupados conforme solicitados que devem ser cumpridos sem desvio para não comprometer a ordem e eficácia da empresa.
21. Com relação ao processo administrativo na Teoria Neoclássica da Administração, é correto afirmar que se trata de um processo mais rígido, considerando o planejamento, a organização, a direção e o controle?
R= Não é correta a afirmação. No processo administrativo, segundo a teoria neoclássica, as etapas existem e são seguidas, porém, há uma maior flexibilidade para se encontrar as soluções mais adequadas à administração da organização, não havendo, portanto, rigidez no processo
22. Nos dias de hoje, é mais eficaz para uma

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.