Buscar

Estudo do caso modulo B ludicidade e jogos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo do caso modulo B
Jogos e ludicidade na escola
Flexibilização e adaptação curricular, são meios de ajustar e de adequar alunos que não conseguem aprender na forma a qual o currículo escolar está sendo proposto, atendendo assim cada aluno e sua especificidade, tendo uma adaptação para que todos alunos se desenvolvam e aprendam o conteúdo a ele proposto, para isso é necessário que haja o envolvimento e o engajamento por parte de todos, professores, pais e a comunidade em geral.
Na cidade de Presidente Prudente SP, destacam-se duas propostas lúdicas no ensino da matemática e língua portuguesa, atendendo a dificuldade desses alunos e contribuindo no processo de aprendizagem colocando em pratica a flexibilização e a adaptação proposta a eles. 
É possível através de atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras, usando materiais disponíveis fazer com que o aluno aprenda o currículo a ele proposto. A primeira atividade a ser aplicada é a da brincadeira caça palavras, fazendo um cartaz com palavras moveis, envolvendo a atividade de formação de frases, verbos, artigos e substantivos. A segunda atividade refere-se a música com a canção das vogais, ensinando aos alunos os nomes das vogais através de gestos e atribuindo as letras aos desenhos feitos pelos próprios alunos, ligando cada vogal ao respectivo desenho. A terceira atividade é a amarelinha, utilizando materiais como giz ou até mesmo folhas de ofício branco auxiliando assim através da brincadeira o raciocínio logico matemático identificando e reconhecendo os numerais montando uma sequência numérica, além de ajudar na coordenação motora do aluno.

Outros materiais