Buscar

Atividade 4 LABORATÓRIO DE GESTÃO - GIAGNOSTICO ORGANIZACIONAL PTA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Para uma Gestão Estratégica eficiente, a alocação de recursos deve ser definida visando o crescimento organizacional, destaca-se a Matriz BCG, criada pela Boston Consulting Group, também chamada de matriz de crescimento/participação. Sua função é avaliar os negócios da empresa, sua participação no mercado e no crescimento de nicho, identificando se o portfólio de negócios é rentável. A matriz BCG é classificada em quatro categorias e pode medir um crescimento rápido ou lento e se sua participação será expressiva ou não.
Com base nos conhecimentos apresentados nesta unidade, disserte sobre os componentes da matriz BCG e como sua análise auxilia a empresa nas opções estratégicas.
Estrela; são produtos que gerar bastante lucro para empresa, com alto crescimento no mercado.
Pontos de interrogação: são produtos que tem um retorno incerto, pois trata-se de investimentos altos para que no futuro possa virar um produto estrela.
Vacas Leiteiras: são produtos que alimentam o caixa da empresa, possuem alta participação no mercado, com pequenas taxas de crescimento, por isso não precisa de um alto investimento.
Animais de Estimação: são negócios de baixo investimento e com baixo crescimento no mercado, que podem trazer pouco lucro ou até prejuízo para organização.
Com a Matriz BCG podemos medir o crescimento rápido ou lento de uma empresa, auxiliando na tomada de decisão. A análise monta planos estratégicos para reinvestimento, analise aos concorrentes, tendências futuras, analise ao equilíbrio financeiro, através dele conseguimos verificar as variáveis do ambiente interno e externo.

Outros materiais