Buscar

Atividade 1 - Saúde Coletiva (Uningá)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Sabendo que, após a descoberta do Brasil, no período de 1500 a 1822, o Brasil foi colônia de Portugal, tendo sua economia pautada no extrativismo, sem interesse por melhoras na infraestrutura e condições de vida no Brasil, assinale a alternativa correta.
Não havia preocupação em se fazerem campanhas para erradicar as epidemias frequentes e prejudiciais no Brasil a fim de melhorar a imagem brasileira para outros países.
Malária, varíola e febre amarela eram doenças exclusivas dos indígenas e nunca foram trazidas pelos colonizadores.
No período colonial, o saneamento dos portos por onde escoavam as mercadorias era uma preocupação, no intuito de diminuir os problemas de saúde e não afetar o comércio internacional. (Alternativa correta)
O perfil de adoecimento no Brasil marcava-se pelas doenças crônicas não transmissíveis como diabetes, hipertensão e câncer.
A primeira campanha para controlar a epidemia de febre amarela no Brasil, que afetava a produção de algodão, foi em Recife.
2. Sobre saúde coletiva, assinale a alternativa correta.
É um campo de produção de conhecimentos voltados para a compreensão da saúde e a explicação de seus determinantes sociais. (Alternativa correta)
Somente médicos e enfermeiros contribuíram para a construção da saúde coletiva.
A saúde coletiva oferta práticas direcionadas à recuperação de doenças, sem se preocupar com a promoção e a prevenção de riscos.
O foco principal de estudo é, exclusivamente, o indivíduo, e não os grupos sociais.
Busca entender o que é saúde somente, sem se preocupar com a doença.
3. Analise as afirmações quanto ao conceito de saúde coletiva. O conhecimento se dá pelo contato com a realidade, e não pela compreensão de suas leis ou pelo comprometimento com as forças capazes de transformá-la. O conceito de participação em saúde transcende o envolvimento dos grupos interessados no âmbito do planejamento, gestão e avaliação das ações de saúde. As ações de saúde (promoção, proteção, recuperação e reabilitação) constituem uma prática social e trazem consigo as influências do relacionamento dos grupos sociais. O processo ensino-aprendizagem nessa área é neutro, não precisando da participação ativa do educando tampouco do educador. O modelo de medicina preventiva divide-se em medicina integral e medicina comunitária. Na medicina social, o foco era a arte de curar a doença, intervindo diretamente no indivíduo, sem se preocupar com a sociedade ao seu redor. A alternativa que apresenta somente as afirmações corretas é:
III, IV, V.
I, II, III, V.
II, III, V. (Alternativa correta)
I, II, III, IV, V, VI.
II, III, V, VI.
4. Sobre a assistência médica no período do descobrimento, assinale a alternativa correta.
As Santas Casas de Misericórdia possuíam caráter hospitalar já naquela época e não abrigavam indigentes.
Com a vinda da família real portuguesa ao Brasil, a preocupação com a saúde das pessoas nas cidades próximas aos portos era grande; logo, o único órgão público criado foi a organização da inspetoria de saúde dos portos, em 1928.
A assistência à saúde com médicos de alta qualidade era garantida à população que tinha ou não dinheiro, de maneira igual.
Devido à preocupação com o lixo que se acumulava nas vias públicas, foram criados órgãos para a limpeza e higiene das cidades. (Alternativa correta)
A primeira Santa Casa no Brasil foi inaugurada no Rio de Janeiro, próximo aos portos.
5. Sobre o Modelo Multicausal, assinale a alternativa correta.
Considera que o adoecimento se relaciona a uma única causa.
O adoecimento é dividido em pré-patogênese, que é o período no qual a doença está instalada e as manifestações patológicas ocorrem, e período patogênico, que antecede a doença, não estando presentes as manifestações patológicas.
O modelo da História Natural da Doença reconhece que a saúde-doença implica um processo de múltiplas e complexas interações; no entanto, não elimina o agente nem restabelece o equilíbrio a favor do hospedeiro.
A pré-patogênese compreende a interação entre os agentes patogênicos, o ambiente e o suscetível. (Alternativa correta)
A história natural da doença é o conjunto de processos interativos que criam estímulos patológicos no meio ambiente, sem ter relação com o homem.
6. Sobre o conceito de saúde, assinale a alternativa correta.
De acordo com a OMS, saúde é somente a ausência de doenças.
É componente da economia uma vez que produz bens por cobrar da população pelos serviços de saúde nas unidades básicas de saúde.
A saúde contempla as dimensões do estado vital, do setor produtivo e do setor de moradia.
Somente o Ministério da Saúde é responsável pela gestão dos serviços de saúde ofertados à população.
Saúde ocupa a atenção de pessoas, governos, empresas e comunidades, uma vez que corresponde ao estado de vida e o modo como a pessoa leva a vida. (Alternativa correta)
7. Da civilização grega até a Idade Média, muitas foram as explicações dadas à saúde e à doença. Assinale a alternativa correta.
A igreja influenciava a vida social e, consequentemente, a doença era considerada castigo divino, só sendo curada com a morte do doente.
Na Idade Média, mesmo com o aglomerado populacional, as cidades possuíam os mecanismos para garantir o mínimo de higiene, evitando a proliferação de doenças transmissíveis.
Segundo Hipócrates, a saúde era resultado do desequilíbrio entre o homem e o meio em que vive.
Na Pérsia, existiam hospitais onde as doenças eram separadas pelos sintomas apresentados; no entanto, a alimentação e a higiene não eram fatores importantes para o tratamento.
A teoria dos miasmas relacionava-se que a transmissão de doenças se dava pelos maus ares ou ares pútridos. (Alternativa correta)
8. Nos primórdios da civilização, a saúde apresentava uma “visão mágica”. Sobre isso, assinale a alternativa correta.
A saúde era vista como castigo dos deuses sobre as pessoas e populações.
Saúde, nessa época, necessitava de explicação, uma vez que não era natural.
A sociedade tinha alguns hábitos para se protegerem contra o adoecimento, tais como enterrar os dejetos, beber água limpa e se abrigar do frio e calor intensos. (Alternativa correta)
Nos primórdios, a doença não era sobrenatural e sempre era explicada e identificada.
A doença podia ser compreendida de duas formas: a primeira, identificada pelos médicos e com tratamento específico à causa; e a segunda, como sobrenatural, sem explicação nem tratamento.
9. Sabendo que o conceito de saúde apresenta diversas facetas, reconhecidas por diversos autores, assinale a alternativa correta.
Medidas de saúde como indicadores demográficos e epidemiológicos não têm importância para a avaliação do estado de saúde e para se estimar a carga de doença.
A saúde como estado vital individual é definida, positivamente, como ausência de doença e, negativamente, como funcionalidade, capacidade e demanda.
Procedimentos e serviços de saúde são vistos somente como mercadoria, ofertados à burguesia.
A prática da saúde envolve um conjunto de atos sociais de cuidado e atenção a necessidades e carências de saúde, realizados em instituições irregulares.
A questão conceitual da saúde é problemática filosófica crucial para o reconhecimento dos saberes sistemáticos referentes a questões de vida, funcionalidade, competência, sofrimento, dor, aflição, incapacidades, restrições vitais e morte. (Alternativa correta)
10. A Medicina Social, responsável por discutir o processo de adoecimento a partir das condições de vida das pessoas e por propor formas de atuação para o controle das doenças e mortalidade, surgiu em qual período?
Na Idade Média.
No Renascimento.
Na Idade Antiga.
No Iluminismo. (Alternativa correta)
No século XXI.

Outros materiais

Outros materiais