Buscar

AVALIACAO FINAL DISCURSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Rosana Barbosa Silva (1706242)
	
	Disciplina:
	Questão Social e Serviço Social (SES50)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:639519) ( peso.:4,00)
	Prova:
	19975163
	Nota da Prova:
	8,25
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A partir do surgimento e pressão dos movimentos sociais no Brasil, na busca de melhores condições de trabalho e garantias de direitos sociais é que o Estado começou a ter maior responsabilidade frente às demandas sociais, formulando, assim, diversas políticas sociais no enfrentamento das mais variadas expressões da questão social. Partindo desse pressuposto, disserte sobre o significado da questão social e exemplos das mais variadas expressões sociais.
	Resposta Esperada:
O principal conceito de questão social se caracteriza pelo conjunto das expressões das desigualdades sociais da sociedade, desigualdades que se apresentam de formas diversificadas. 
Podemos descrever que a questão social está diretamente vinculada aos conflitos advindos do capital versus trabalho, ou seja, são todos os problemas sociais, políticos e econômicos que surgem das relações cotidianas do trabalho, formando as desigualdades sociais.
A questão social diz respeito às expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político. A questão social pode ser considerada como fenômeno próprio do modo de produção capitalista consequente da exploração e dominação, é consequência do desenvolvimento social e econômico, de caso de polícia, a questão social passou a ser vista como caso de política, de política pública.
As expressões da questão social podem ser consideradas como problemáticas da sociedade atual. Como exemplo das mais variadas expressões sociais, podemos enfatizar, além da pobreza: a falta de habitação, as favelas, a falta de saneamento básico, o desemprego, trabalho infantil, fome, desnutrição, violência, drogas, depressão, as doenças diversas, analfabetismo, evasão escolar, a falta de planejamento da mobilidade urbana, entre outras situações atuais que merecem uma atenção no sentido de reversão, resolução, transformação na garantia da qualidade de vida e garantia dos direitos sociais.
	2.
	Inegavelmente, a assistência social originou-se de práticas de caridade e ajuda os necessitados, desvalidos, indigentes, doentes etc., principalmente sendo identificada em ações caritativas proporcionadas pela Igreja Católica. Nesse sentido, o enfrentamento da questão social na Inglaterra foi simbolizado pela efetivação de uma lei, isso em 1601. Nesse sentido, disserte sobre o nome dado a esta lei e o seu significado.
	Resposta Esperada:
A Lei dos Pobres, surgida na Inglaterra, foi um marco na concepção de um sistema de assistência social, regulamentando o auxílio aos necessitados. Lei que permitia que o indivíduo em situação social precária tivesse o auxílio das paróquias. Essa lei tinha por objetivo amparar, ajudar, apoiar os necessitados e trabalhadores pobres, era uma medida de proteção em relação aos problemas de carência e pobreza da época na Inglaterra.
Parte inferior do formulário

Outros materiais