Buscar

RELATÓRIO_02_PORT_9º ANO_MAIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E DESPORTO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
RELATÓRIO MENSAL DAS ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS
	ESCOLA: COLÉGIO MILITARIZADO PROFª. ANTONIA TAVARES DA SILVA - CEMXIV
	PROFESSOR(A): DAYANA MARQUES CARVALHO
	COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA
	PERÍODO DE EXECUÇÃO: 01/05/2020 a 29/05/2020
ORIENTAÇÕES:
* Este relatório deve contemplar todas as turmas, de um mesmo componente curricular, que você ministra aulas. Para isso, copie e cole a tabela abaixo, quantas vezes forem necessárias.
* Caso você ministre mais de um componente curricular, elabore relatórios diferentes para cada componente curricular.
	Turma/Série: 9º ANO A, B e C
	Aponte as ações desenvolvidas para a disponibilização das atividades não presenciais. Para isso, considere alguns pontos essenciais:
* As formas/metodologia que você utilizou;
* Meio que as atividades foram disponibilizadas; 
* O nível de satisfação em relação à comunicação entre você e os alunos;
* Procure mensurar, caso consiga, se os alunos conseguiram realizar as atividades;
* As dificuldades encontradas nesse momento de desafio;
* As estratégias adotadas para superar as dificuldades encontradas.
* As estratégias adotadas para atendimento de alunos da Educação Especial, caso possua.
	
No mês de maio continuamos com as atividades na modalidade remota. As atividades foram elaboradas e enviadas aos alunos semanalmente.
A semana de hum a oito de maio de dois mil e vinte (01 a 08/05/2020) elaborou-se as primeiras atividades com conteúdo específico para o nono ano. O livro adotado para trabalhar no ano letivo de dois mil e vinte (2020) pelo colégio foi o livro “Se liga na língua” da editora Moderna, tendo como autores Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi. Nosso primeiro assunto trabalhado foi o “Poema Protesto” que caiu como uma luva para a atual situação mundial, pois foi possível esclarecer aos educandos que utilizando como ferramenta da poesia, eles poderiam protestar sobre tudo que estamos vivendo. Conversamos a respeito dessa modalidade de poema, que critica ou discorda de assuntos diversos, como uma decisão política, um problema social, uma injustiça etc... trabalhamos o poema a bomba suja, do autor Ferreira Gullar, que faz um critica severa sobre a fome do nordeste, sobre a exploração do trabalhador, abordamos também sobre as métricas e rimas dos poemas, falamos sobre versos, estrofes, combinações de rimas, divisão silábicas poéticas e regras para essas divisões das silabas poéticas e classificações dos versos, gravamos videoaulas e áudios explicando a temática, fazendo os ajuizamentos necessárias aos conhecimentos dos alunos, conversamos sobre a diferença entre um poema comum, que já estão habituados e o poema protesto, e sobre a importância dele para chamar a atenção dos leitores para problemas sociais diversos, explanamos que este modelo de poema é considerado do estilo tradicional, por seguir uma estrutura fixa, debatemos sobre tudo que cerca a respeito do gênero, e na sequência os alunos realizaram as atividades interpretativas.
Na segunda semana de onze a quinze de maio (11 a 15/05/2020) apresentou-se o poema protesto “ Exp” do autor Chacal, este apresenta características contemporâneas, com versos e estrofes livres, e faz uma critica ao uso exagerado de abreviações de palavras nas redes sociais, e em como as pessoas acabam por se intrometer na vida das outas nesses meios de comunicação social. Realizamos os devidos comentários sobre a temática e em seguida os alunos realizaram as atividades de interpretações. 
Na terceira aula do mês, chegou a hora da produção, os alunos receberam um roteiro para elaboração de seus poemas protestos, nos quais deveriam seguir as instruções de fazer levantamentos de problemas sociais que lhes causassem indignações, seguir a métrica, a classificação, as rimas e sequências de rimas.
 Os resultados dos poemas ficaram maravilhosos, deu bastante trabalho, mas o resultado ficou incrível! Os alunos em conjunto com a professoram criaram passo a passo do poema. Os alunos enviavam para a professora corrigir e juntos faziam as adequações para que o poema ficasse de acordo com as orientações das instruções. Posteriormente iremos montar um livro com os poemas protestos feitos pelos alunos.
Seguimos as metodologias adotadas anteriormente, elaboramos as apostilas, digitalizamos o livro didático, e explanamos os conteúdos através de videoaulas, áudios, fotos das atividades, resumos e debates nos grupos sociais, e individualmente (no particular do aluno) o colégio continuou a impressão para os alunos que tinham dificuldades de acesso informatizado etc...
Os alunos responderam as atividades e enviaram a professora utilizando e-mail e WhatsApp, também consultaram materiais de apoio diversos: consultas particulares ao professor, relatando suas dificuldades, consultas em sites, livros, vídeos explicativos, aos colegas de grupos, etc...
As dificuldades ainda se centram nas relatadas no documento anterior (mês de abril), sobre as devolutivas, ainda são os mesmos fatores: dificuldades de manusear as ferramentas de e-mail, sobrecarga de atividades, além de alunos estarem doentes ou seus familiares (covid-19).
Continuamos com as mesmas metodologias para sanar esta problemática prolongou-se o prazo da devolutiva para que estes alunos não fiquem prejudicados e aceitou-se que enviassem por documento de Word e por fotografias as atividades, via WhatsApp.
Os alunos com necessidades especiais, são assistidos o mesmo modo, o professor titular elabora as atividades e em parceria com o professor da inclusão modificam os materiais, transformando-os em materiais de estudos diferenciados. Os alunos fazem as atividades com auxílio de um adulto que lhes explicam como devem realizar as atividades. 
Os dias 25 a 29 de maio do ano vigente (25/a 29/05/2020) foram destinados para revisão, atualização e organização dos trabalhos das semanas seguintes. Nesses dias sanou-se possíveis dúvidas dos discentes, revisou-se as metodologias adotadas, se foram satisfatórias e favoráveis a aprendizagem dos alunos e elaborou-se as atividades das próximas semanas.
	Quantitativo de alunos atendidos com atividades online e com atividades impressas 
	Atividades online: 73 alunos
Atividades impressas: 73 alunos
	Relacione os alunos (nomes) que você não conseguiu estabelecer nenhuma comunicação para que as suas atividades chegassem a ele.
	Não tenho alunos que se encaixe neste quesito.
Boa Vista – RR, 30 de maio de 2020.
________________________________________________
Professor(a)
_________________________________________________
Coordenador Pedagógico

Continue navegando