Buscar

Avaliação II- Individual Semipresencial - Sociologia Rural e Urbana (SOC05) - 20267538

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?
Você viu 1, do total de 4 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Sociologia Rural e Urbana (SOC05)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:637483) ( peso.:1,50)
	Prova:
	20267538
	1.
	Muitos dos conflitos atuais, no Brasil e no mundo, têm origem em áreas rurais e têm como fator motivador a posse ou a disputa pela terra. Os países subdesenvolvidos, especialmente, apresentam um elemento central para compreendermos este cenário. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Alto índice de monocultura.
	 b)
	Forte concentração de terras nas mãos de poucas pessoas.
	 c)
	Baixo índice de área cultivada.
	 d)
	Alto índice de distribuição de terras.
	2.
	O processo de reforma agrária em um país pode ser moroso e turbulento, uma vez que depende da desapropriação de terras, que pode gerar embates políticos e interesses econômicos. Por este motivo, é que, nas últimas décadas, no Brasil, surgiram vários movimentos sociais no campo, com o objetivo de pressionar os governos a concretizar a reforma agrária no país. Quanto aos movimentos rurais, analise as afirmativas a seguir:
I- O movimento dos boias-frias refere-se àquele em que os trabalhadores rurais temporários realizaram greve, reivindicando melhores condições de trabalho.
II- O movimento sem-terra refere-se à organização de trabalhadores rurais que lutam por reforma agrária, fim de latifúndio e acesso à terra.  
III- O movimento das mulheres agricultoras refere-se unicamente à luta pelo direito a seguro de vida para acidentes de trabalho rural.
IV- O movimento das barragens refere-se a grupos organizados que lutam contra a construção de barragens, porque elas prejudicam as populações ribeirinhas.  
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	3.
	No Brasil, ao longo de sua história, vários foram os movimentos migratórios ocorridos, especialmente por força de fatores econômicos, de trabalho e renda. Por este motivo, para compreendermos esses movimentos populacionais internos, precisamos considerar que os espaços em processo de crescimento econômico, em geral, costumam receber um maior quantitativo de pessoas. Levando em conta os fluxos migratórios no Brasil e suas características, analise as sentenças a seguir:
I- O primeiro fluxo migratório no Brasil foi estabelecido pelos estados do Nordeste e Sudeste, em busca de emprego, devido à construção da cidade de Brasília.
II- A industrialização foi responsável pela migração de pessoas do Sul para o Estado de São Paulo, considerada a maior de todos os tempos no país.
III- O segundo fluxo migratório ocorreu da Região Nordeste para a Amazônia, em busca de ampliação da agricultura e do garimpo.
IV- O fluxo migratório mais relevante, percebido nos últimos tempos, ocorre dos estados do Sul, São Paulo e Minas Gerais para o Centro-oeste e Amazônia, ocasionando a expansão das fronteiras agrícolas na Amazônia.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	4.
	A categoria de análise chamada "Movimentos Sociais" é ampla e pode congregar diferentes interesses, desde a ação de grupos sociais voltados à promoção de interesses morais, éticos e legais até as ações mais radicais, como a transformação de sistemas normativos, políticos e econômicos vigentes. Em outras palavras, os movimentos sociais são ações coletivas com o objetivo de manter ou mudar uma situação, buscando conquistar ou preservar direitos. Eles podem se apresentar como movimentos sociais conservadores ou progressistas. A partir desses pressupostos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os movimentos sociais conservadores são aqueles que realizam diagnósticos sobre a realidade social e constroem propostas com base em agendas emancipatórias.
(    ) Os movimentos sociais conservadores querem impor mudanças sociais com base nas ideais e práticas fundamentadas em ideologias nacionalistas, religiosas ou raciais.
(    ) Os movimentos sociais progressistas buscam garantir mudanças sociais com base em ideologias que resistem a situações de exclusão e lutam pela inclusão social.
(    ) Tanto o movimento social progressista quanto o conservador lutam exclusivamente para melhorar as condições econômicas dos grupos sociais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	5.
	A Sociologia é uma ciência da área das ciências sociais, que surge no século XVIII com o objetivo de explicar diversos fenômenos econômicos, sociais e culturais que assolaram os países mais desenvolvidos da Europa, por conta de um processo chamado Revolução Industrial. Nesse sentido, considerando as características da Revolução Industrial, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Revolução Industrial aumentou a produção, possibilitando com isso a melhor remuneração do trabalhador.
(    ) A Revolução Industrial possibilitou melhorias no ambiente de trabalho, uma vez que o trabalhador utilizava apenas as máquinas. 
(    ) A Revolução Industrial foi responsável pela consolidação do capitalismo como o principal modo de produção que existe ainda hoje.
(    ) A Revolução Industrial possibilitou a transposição de um sistema mecânico de trabalho para um modelo artesanal.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - F.
	  c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	6.
	O Estatuto da Terra faz parte da legislação brasileira voltada para o meio rural no país, e foi promulgado em 1964, buscando auxiliar na garantia da justiça social. Este estatuto prevê, principalmente, medidas e formas de promover a distribuição de terras. Nesse sentido, ele contribui, de fato, à reforma agrária?
	 a)
	Sim, pois isso significa que mudará a estrutura fundiária.
	 b)
	Sim, pois não haverá modificação na configuração fundiária atual.
	 c)
	Não, pois as terras não podem ser distribuídas.
	 d)
	Não, pois suas mudanças não falam sobre a reforma agrária.
	7.
	O capitalismo não oferece as mesmas condições e oportunidades a todos. Dentro do capitalismo, não se investe no que é necessário à produção, investe-se no que é lucro. Desta forma, os grandes produtores de riquezas são os trabalhadores da cidade e do campo. Se eles pararem de trabalhar não há riqueza, não há bens necessários à vida. Sobre esses trabalhadores da cidade e do campo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	São os que menos trabalham.
	 b)
	São os que têm o poder decisório.
	 c)
	São os que mais ganham.
	 d)
	São os que menos ganham.
	8.
	O capitalismo é um modo de produção que, ao surgir na história econômica, modificou tanto o meio rural como o meio urbano. Ele se desenvolveu em três fases: capitalismo comercial, industrial e financeiro. Considerando estas três fases do desenvolvimento do sistema econômico capitalista, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O capitalismo comercial foi marcado pelas grandes navegações e pela exploração de mão de obra assalariada por parte da burguesia, bem como pelo mercantilismo.
(    ) O capitalismo industrial é a fase de decadência da indústria como um todo, momento no qual há um processo de ruralização causado por este período histórico.
(    ) O capitalismo financeiro marca a época na qual grandes indústrias ou países monopolizam o mercado, diferenciando cada vez mais seus produtos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	F - V - F.
	 c)
	V - V - V.
	 d)
	F - F - F.
	9.
	Com o crescimento do comércio e dos centros urbanos, além do incremento da atividade agrícola e artesanal, desenvolveu-se na Europa, a partir do séculoXII, uma camada social de mercadores. Tornou-se possível assim uma acumulação de recursos que, somada às inovações no transporte marítimo, nos armamentos a nas técnicas de navegação, levou a uma expansão comercial. Sobre quando ocorreu essa expansão, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Final do século XX e início do século XXI.
	 b)
	Final do século XV e início do século XVI.
	 c)
	Final do século XIV e início do século XV.
	 d)
	Final do século XIII e início do século XIV.
	10.
	O processo de reforma agrária procura modificar a configuração rural de uma região, ampliando o acesso à terra de pequenos produtores. Um dos principais argumentos para a sua realização no Brasil seria:
	 a)
	A alta concentração de terras, com grandes propriedades.
	 b)
	A abundância dos recursos naturais.
	 c)
	A colonização de todo território em pequenas propriedades.
	 d)
	O alto extrativismo das florestas por conta dos grandes produtores.