Buscar

resenha PPP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Projeto Político -Pedagógico e Coordenação
Pedagógica nas escolas.
A Orientação Pedagógica para a elaboração do Projeto Político-Pedagógico e organização da Coordenação Pedagógica na escola, é uma ferramenta de suma importância, pois a mesma traz
Orientações acerca da produção e desenvolvimento de um Projeto Político -Pedagógico. Todo o corpo da orientação, tem o objetivo de contribuir para que o PPP seja construído coletivamente, fomentando as diversas propostas específicas de cada escola com intenção de subsidiar gestores, profissionais da educação, estudantes e toda a comunidade escolar na definição de Metodologias que favoreçam a reflexão, a avaliação, a pesquisa, o estudo, o debate, os consensos, os dissensos e os conflitos que emergem de toda a construção coletiva.
Um projeto político -pedagógico voltado para construir e assegurar a gestão democrática se caracteriza por sua elaboração coletiva e não se constitui em um agrupamento de projetos individuais, ou em um plano apenas construído dentro de normas técnicas para ser apresentado às autoridades superiores. Trata-se, então, de documento que detalha objetivos, diretrizes e ações do processo educativo a ser desenvolvido na escola, expressando a síntese das exigências sociais e legas do sistema de ensino e os propósitos e expectativas da comunidade escolar. Na verdade, o projeto político –pedagógico é a expressão da cultura da escola com sua criação e desenvolvimento, pois expressa a cultura da escola, impregnada de crenças, valores, significados, modos de pensar e agir das pessoas que participaram da sua elaboração.
O projeto político -pedagógico é o fruto da interação entre os objetivos e prioridades estabelecidas pela coletividade, que estabelece, através da reflexão, as ações necessárias à construção de uma nova realidade. É, antes de tudo, um trabalho que exige comprometimento de todos os envolvidos no processo educativo: professores, equipe técnica, alunos, seus pais e a comunidade como um todo. 
A construção do projeto Político Pedagógico tem como finalidade propiciar importância da reflexão crítica sobre a Gestão Democrática e visa à melhoria da qualidade das atividades pedagógicas e administrativas no acompanhamento dos resultados que interferem na aprendizagem dos alunos como a falta de acompanhamento por parte de alguns pais nas tarefas dos filhos e o despreparo de alguns alunos com dificuldade de acompanhar os conteúdos trabalhadas em sala de aula. O Projeto Político Pedagógico proporciona a gestão democrática na construção e execução de suas ações e visa à melhoria da qualidade das atividades pedagógicas administrativas no cotidiano escolar, e essa construção passa, necessariamente, pela organização de espaço escolar, pelo trabalhos realizado por cada um dos sujeitos da comunidade escolar considerando o espaço, administração e políticas educacionais. Elaborar o Projeto Político Pedagógico é uma concepção de mudança e uma necessidade da escola, pois, provoca desassossego o diário, diante do papel que lhe é concedido: transformar, fazer o contraponto na sociedade. Assim sua missão é clara, concisa e abrangente, respeitando pontos essenciais, como: visão de futuro, reflexão diária, desafio ao inesperado e ética cotidiana. O perfil da escola em mudança está baseado em pontos, dos quais destaca liderança, pensamento crítico, capacidade de observação e análise, autoridade e respeito, criatividade e, equilíbrio, comunicação e empatia, trabalham em equipe em busca de conhecimento e da construção coletiva das ações desenvolvidas pela comunidade escolar.
O Projeto Político-Pedagógico, construído coletivamente, fortalecerá as escolas em busca do cumprimento da sua função social de garantir o acesso aos conhecimentos sistematizados ao longo da história da humanidade em articulação com os diferentes saberes construídos pelos sujeitos em espaços sociais diversos. Por isso, perguntar qual a função social da Escola numa sociedade onde circulam múltiplos saberes é, no mínimo, fundamental. É uma
questão que deve permear todos os espaços -tempos da escola, em especial os da coordenação pedagógica. Por ser político e pedagógico, a elaboração do Projeto de ver proporcionar o exercício democrático necessário para garantir a participação da comunidade escolar como um todo e a vivência da cidadania.

Outros materiais