Buscar

PROVA LIBRAS II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 . Pessoas que sofrem de afasia experienciam este problema todos os dias. Afasia é uma alteração da linguagem. A severidade e a extensão da afasia depende, entre outras coisas, da localização e da severidade da lesão cerebral. Ao falar de lesões cerebrais, de origem afásicas, em crianças na fase de desenvolvimento, deve-se ressaltar que essas lesões podem ser causadas por um trauma, uma lesão cerebral decorrente de um acidente ou um tumor cerebral. Essas crianças possuem padrões de diagnósticos diferentes dos adultos afásicos, essa associação tem ligação com o tipo de alteração e rapidez na melhoria dos sintomas que geram a perda auditiva. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) No raciocínio lógico, as pessoas com afasia têm constante distração, sendo necessária a intervenção de um profissional, sejam elas bebês ou adultos. Estudos revelam progressão no tratamento e melhora dos sistemas. Isso acontece em diversos indivíduos, surdos ou não.
	
	b) No que engloba prognóstico de crianças ou adultos com afasias, é importante ressaltar o pensamento de forma simplista tanto as crianças quanto adultos aprendem e há de convir que existem melhoras e progressão no tratamento e melhora dos sintomas.
	
	c) Esse raciocínio não é compatível com a ideia de diagnóstico nem de melhoras em termos, para crianças ou adultos com afasias, essa melhora no tratamento não significa que esse indivíduo terá um retorno, uma melhora significante.
	
	d) Esse pensamento é mantido quando confrontado com os diversos estudos de caso que envolvem pessoas afásicas, sejam elas crianças ou adultos dos prognósticos clínicos das diferentes manifestações afásicas, tanto em diferentes indivíduos como em um mesmo indivíduo.
	 
	 
	2.
	Os estudos surdos são o resultado dos movimentos surdos organizados, enfatizando as questões de cultura, das práticas discursivas, das diferenças e das lutas por poderes e saberes. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(  V  ) Os estudos surdos interpretam a surdez como deficiência. 
( F   ) Os estudos surdos não interpretam a surdez como deficiência. 
(  F  ) Os estudos sociológicos interpretam a surdez como deficiência. 
(  F  ) Os estudos surdos interpretam a surdez como deficiência passageira.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - F - F.
	
	b) V - V - V - F.
	
	c) F - F - V - F.
	
	d) F - F - V - V.
	 
	 
	3.
	A língua de sinais, para o surdo, é um instrumento pelo qual ele mapeia o mundo e o permite ir além de sua realidade imediata, porque a atividade consciente do surdo, assim como a de qualquer homem, não está ligada a motivos biológicos e nem a contextos imediatos. Sobre a língua de sinais, analise as afirmativas a seguir:
I- A língua de sinais reorganiza o mundo exterior do surdo e reorienta os processos de atenção voluntária e seletiva.
II- Por meio da língua de sinais, a percepção sensorial desarticulada da consciência é reorganizada substancialmente.
III- A língua de sinais promove a mudança dos processos de memória visual do surdo, favorecendo a ampliação de seu mundo intrapessoal.
IV- A língua de sinais é mediadora nas interações sociais desse sujeito, propiciando o desenvolvimento das suas funções inferiores.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Somente a afirmativa IV está correta.
	
	b) As afirmativas I, II e IV estão correta.
	
	c) Somente a afirmativa I está correta.
	
	d) As afirmativas II e III estão corretas.
	 
	 
	4.
	A educação dos surdos é um assunto inquietante. Inúmeras polêmicas se formam em torno da educação escolar das pessoas com surdez, O bilinguismo chama a atenção para o aspecto da identificação da criança surda com seus pares. A educação bilíngue, nesse sentido, tem contribuído para que isso aconteça, sugerindo um novo olhar sobre a surdez e que se afasta de uma visão clínica e reabilitadora. Sobre o bilinguismo, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Não é uma boa opção, sabemos que a criança se desenvolve por fases e esse desenvolvimento ocorre de maneira natural, não precisando de pressa para aprender.
	
	b) Há de se pensar em uma visão de reabilitação, para crianças por perdas auditivas, consideravelmente grave. A segunda língua ajudaria na maneira desse indivíduo de ver o mundo.
	
	c) Quando pensamos em soluções que envolvam pessoas que não aprendem de forma natural, que por alguma razão aprendem a segunda língua por interesse.
	
	d) É a melhor opção educacional para o surdo, pois assim ele poderá adquirir a língua de sinais como primeira língua e a língua oral de seu país como segunda língua.
	 
	 
	5.
	O conceito de Neurolinguística pode ser descrito como ciência que estuda os mecanismos cerebrais subjacentes à compreensão, produção e conhecimento abstrato da linguagem falada, sinalizada ou escrita. Sobre o conceito de Neurolinguística, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Tem um foco especial na aquisição da linguagem e nos distúrbios da audição, originados por lesões cerebrais.
	
	b) Investiga as relações entre a estrutura do cérebro humano e a capacidade linguística.
	
	c) Trata-se de um campo interdisciplinar, o qual dificilmente articula conhecimentos provenientes da Linguística.
	
	d) Abrange o estudo das condições neurocognitivas da surdez e não do bilinguismo.
	 
	 
	6.
	Para Piaget, a linguagem é constituída a partir do encontro de um organismo com a vida social, algo organizado entre o primeiro e o segundo ano de vida. Através de imagens mentais, a criança apresenta a capacidade que permite distinguir o significado do significante. Sobre este pensamento de Piaget, analise as afirmativas a seguir:
I- As impressões e imagens são guardadas na mente da criança e, posteriormente, tornam-se imagens que podem ser símbolos ou cópias ativas do real. 
II- Ao adquirir a função semiótica, por volta dos cinco anos, a criança se torna capaz de fazer referência ao passado, de criar fantasias, imaginar, prever e antecipar.
III- A interpretação do mundo são construções dos sistemas de significação não lógico-matemáticas.
IV- A criança se estrutura externamente a partir dos conhecimentos figurativos: a percepção, a imitação e a imagem mental.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As afirmativas I e IV estão corretas.
	
	b) As afirmativas I e III estão corretas.
	
	c) Somente a afirmativa II está correta.
	
	d) Somente a afirmativa III está correta.
	 
	 
	7.
	Usando a retroalimentação, os indivíduos conseguem fazer uma análise, uma autocorreção diante do contexto da linguagem verbal, pois existe um sistema responsável pela localização e pela relação espacial do corpo com os objetos e sua superfície, sua posição e sua orientação, e a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo com relação às demais sem utilizar a visão. Do ponto de vista semântico, a retroalimentação é um termo composto, isto é, o prefixo "retro" que indica atrás no tempo mais o termo "alimentação", que é empregado no sentido da comunicação. Sobre a retroalimentação e a relação da linguagem verbal, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Quando o ouvinte fala, ele consegue ouvir a si mesmo, com isso, tem um retorno da sua fala, ouve a própria voz. 
(    ) Na Língua Brasileira de Sinais não é possível ouvir a si mesmo e produzir sinalização, portanto, a autocorreção se faz necessária. 
(    ) Essas duas áreas, tanto a Linguística quanto a Psicologia são de interesse comum pela relação entre a linguagem verbal e o pensar, por isso, a importância do estudo da Psicolinguística.  
(    ) Quando o ouvinte fala, ele se reconhece, porém, não há feedback para conseguir empregar os gestos de forma compreensível.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V – V-F.
	
	b) F - F - F -V.
	
	c) V - V - F F.
	
	d) F - F - V V.
	 
	 
	8.
	Os estudos com neuroimagem indicam que as pessoas surdas apresentam maior precisão para detectar a direção do movimento, especialmentequando esse ocorre no campo visual direito. Isso coincide com um aumento de potenciais evocados nas regiões parietais do hemisfério esquerdo. Essas intensificações são encontradas igualmente nas crianças ouvintes filhas de pais surdos. Sobre o reforço de habilidade não ser apenas um efeito da surdez, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) É um efeito da aquisição precoce da língua de sinais, haja vista que não se exige uma percepção mais considerável dos estímulos visuais.
	
	b) É um efeito da aquisição precoce da língua de sinais, haja vista que se exige uma percepção mais considerável dos estímulos visuais.
	
	c) É um efeito da aquisição precoce da língua de sinais, haja vista que se exige uma percepção menos considerável dos estímulos visuais.
	
	d) É um efeito da aquisição precoce da língua de sinais, haja vista que se exige uma percepção mais considerável dos estímulos auditivos.
	 
	 
	9.
	Para restaurar a audição, a partir da década de 1950, especialistas franceses aperfeiçoaram uma técnica que consistia em estimular eletricamente as fibras nervosas acústicas ainda presentes no ouvido interno de pacientes surdos. Em outros lugares do mundo, a técnica foi sendo aperfeiçoada ao que foi dado o nome de implante coclear. Sobre o implante coclear, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) O dispositivo é colocado internamente por meio de uma intervenção cirúrgica, podendo recebê-lo pessoas com perda severa somente em um dos ouvidos.
	
	b) Mesmo que a surdez seja confirmada por exames de vários tipos, a intervenção cirúrgica não é recomendada aos bebês surdos.
	
	c) Para um diagnóstico precoce, faz-se uso de testes neonatais, como o teste da orelhinha e o teste de surdez genética.
	
	d) Desempenham as funções, normalmente, desempenhadas pelas partes danificadas do ouvido interno (cóclea) para fornecer ao cérebro sinais visuais.
	 
	 
	10.
	Há de se pensar, que para  ler um texto, você precisa ter todos seus sistemas funcionais em perfeita sincronia. Se somente um desses sistemas apontar um mau funcionamento, é provável, que todo o desempenho para a realização dessa tarefa poderá ser comprometido. Foi com base nessa separação do corpo em estruturas que alguns teóricos linguistas fizeram as suas análises da linguagem verbal, surgindo, assim, o estruturalismo. Assinale a alternativa CORRETA que descreve fenômenos linguísticos sob diversos aspectos:
	
	a) O fenômeno linguístico é percebido sob aspectos diferentes. Há aqueles que estudam os estados psicológicos (Psicolinguística), outros os fatos sociais (Sociolinguística) e outros o relacionam à biologia (Neurolinguística). Entretanto, outros o relacionam e possibilitam a resolução de problemas sociais, educacionais, discursivos que envolvem o objeto de estudo "linguagem" nas práticas humanas (Linguística Aplicada).
	
	b) Alguns fenômenos linguísticos são vistos com um olhar relacionado às práticas sociais e educativas.
	
	c) Podem-se elencar os fatos socais, a biologia e a neurologia, que se enquadram em questões sociais e que têm a possibilidade de usar a praticidade, incluindo os fenômenos que existem na neuropsicologia.
	
	d) Em algumas situações que decorrem do fenômeno linguístico, diante de diferentes aspectos, na esfera social: tanto nas práticas educativas, quanto nas esportivas e inclusivas, há relação com a resolução de diversos tipos de problema.

Continue navegando