Buscar

Marketing Industrial e de Serviços Resposta prova 2 (ADG02)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Planejamento, execução e controle são as três principais etapas que compõem o ciclo de marketing, ou seja, após a fase de planejamento, o plano deverá ser executado e, posteriormente, controlado. A etapa "controle" tem por objetivo verificar se tudo o que foi planejado foi efetivamente colocado em prática corretamente. Existem basicamente quatro tipos de controle: controle do plano anual, controle da lucratividade, controle da eficiência e controle estratégico. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- O controle da lucratividade verifica a rentabilidade, ou seja, onde efetivamente a empresa ganha dinheiro.
II- O controle do plano anual verifica se os resultados planejados foram efetivamente atingidos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	c) As afirmativas I e II estão corretas.
	
	2.
	O processo de compras efetuado por órgãos governamentais possui algumas particularidades. Normalmente esse processo é realizado através de publicações e licitações formais. Quando elas são utilizadas?
	
	a) O governo necessita informar a descrição do produto necessário, os níveis de qualidade esperados e o valor destinado a essa compra para que os fornecedores possam realizar suas ofertas.
	3.
	O comportamento do comprador pode sofrer influência de diversas forças. Ao ser influenciado pelas percepções próprias que o comprador possui sobre o fornecedor ou o produto em questão, ele está sendo influenciado por qual grupo de força?
	
	b) Individual.
	 
	4.
	O profissional de marketing deve estar atento a todas as mudanças que acontecem no mercado, pois para melhor atender às necessidades do mercado onde a organização está atuando é preciso conhecê-lo de forma minuciosa. O conhecimento do mercado nos permite identificar diferença entre mercado, assim podemos afirmar que o mercado B2B é bastante diferente do B2C. Com relação às características destes dois mercados, assinale a alternativa CORRETA:
	
	d) O mercado B2B tem como características várias regulamentações, prazos a serem respeitados e padrões mínimos de qualidades exigidos pelos clientes.
	5.
	A complexidade de um processo de compras efetuado em mercados industriais pode variar de acordo com a situação de compra de um determinado produto. Ao identificar uma alteração nas necessidades de produção da empresa e buscando maior eficácia em seu processo produtivo, o comprador industrial precisa alterar a descrição do produto desejado. Em qual situação de compra se encontra este comprador?
	
	b) Recompra Modificada.
	
	
	6.
	Mercados industriais e mercados consumidores se diferenciam, basicamente, pelo público-alvo dos produtos e/ou serviços oferecidos e pelo modo como esses produtos e/ou serviços são utilizados. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Lojas de roupas localizadas em shoppings são exemplos de fornecedores do mercado industrial.
(    ) Empresas que desenvolvem softwares para instituições de ensino são exemplos de fornecedores do mercado industrial.
(    ) Fábricas de chips para celulares são exemplos de fornecedores do mercado industrial.
(    ) Confeitarias e padarias são exemplos de fornecedores do mercado industrial.
(    ) Tecelagem, que produz malhas de algodão é exemplo de fornecedor do mercado industrial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - V - F - V.
	 
	7.
	O acompanhamento do mercado é tarefa importante para os profissionais de marketing. Como o mercado é formado por constantes mudanças, é preciso estar atento a essas mudanças e analisar se as estratégias elaboradas previamente ainda têm a mesma eficiência com as mudanças no mercado. Com as inconstâncias do mercado, as demandas também variam e podem ser derivadas, flutuantes e estimulantes. Sobre a demanda estimulante, assinale a alternativa CORRETA:
	
	d) Essa demanda possibilita o incentivo ao consumo de determinados produtos, por meio das suas qualidades e benefícios em vista de outros.
	8.
	As empresas precisam ter bem claro quem é seu cliente, qual o seu perfil e qual é seu comportamento de compra. Além de conhecer o cliente, é preciso compreender que os processos de compras diferem de um mercado para o outro, ou seja, o processo de compra B2B é muito diferente do processo de compra B2C. Os fatores que influenciam o comportamento do consumidor também são diferentes entre esses dois mercados. Sobre o fator grupal de influência do consumidor B2B, analise as sentenças a seguir:
I- A influência por meio de grupos no comportamento do consumidor tende a interferir na decisão final de compra do consumidor.
II- Os grupos são formados por pessoas que têm como objetivo a discussão e a troca de opinião sobre determinado produto.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	b) As sentenças I e II estão corretas.
	
	9.
	A compra industrial, ou as compras no mercado B2B, é um processo. Essa complexidade se dá pelo volume de compras neste mercado, que de um modo geral é muito maior do que em um mercado B2C. Por consequência, o valor das compras efetuadas neste mercado tende a ser de acordo com o volume de compra. Para isso, é preciso estabelecer um processo de compra que engloba oito estágios, em que fique bem claras todas as necessidades de aquisição desses produtos, bem como quais os melhores fornecedores para suprir essa necessidade. Sobre o estágio de compra de reconhecimento do problema, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Essa etapa corresponde à primeira etapa do processo de compra, em que é identificada a necessidade de aquisição dos produtos.
(    ) Nesta fase estão as matérias-primas que estão em falta, bem como qualquer outro produto necessários para o funcionamento da organização que estão em falta ou finalizando no estoque.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - F - F.
	10.
	Para criar um relacionamento de longo prazo com seu cliente, o profissional de marketing deve se preocupar com o gerenciamento da cadeia de suprimentos. Para ter sucesso no mercado industrial, além de um produto adequado, dentro do preço esperado e com a qualidade desejada, é necessário efetuar a entrega dentro do prazo prometido. Sobre a gestão da cadeia de suprimentos pelo profissional do marketing B2B, assinale a alternativa CORRETA:
	
	
	
	b) Parcerias confiáveis e sólidas são essenciais para a eficácia do gerenciamento da cadeia de suprimentos. Para isso, é necessário que as informações fluam abertamente entre clientes e fornecedores.

Continue navegando

Outros materiais