A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
AVALIAÇÃO FINAL- SAÚDE OCUPACIONAL E MEDICINA DO TRABALHO I

Pré-visualização | Página 1 de 2

Acadêmico:
	Jardel Fonseca Moreira (1932685)
	
	Disciplina:
	Saúde Ocupacional e Medicina do Trabalho I (SEG31)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:639424) ( peso.:3,00)
	Prova:
	20731761
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A saúde do trabalhador extrapola "todos os muros da fábrica". Os atores que dela fazem parte observam o trabalho como um dos determinantes sociais que levam o indivíduo ao adoecimento e extrapolam a visão para o ambiente e coletividade. Além disso, utiliza-se o princípio da precaução, que antecede a visão a qualquer tipo de risco que possa levar o trabalhador ao adoecimento, não se prendendo a normas pré-estabelecidas. Quanto à saúde ocupacional e medicina do trabalho, analise as sentenças a seguir:
I- O objetivo principal da medicina do trabalho é a restauração da saúde do trabalhador, medicando e realizando procedimentos médicos que promovam a sua melhora.
II- O trabalho pode ser considerado como um meio de inserção do indivíduo no meio social. Para tanto, é primordial que o ambiente laboral proporcione condições adequadas de higiene, segurança e de promoção da saúde, para o trabalhador e a comunidade na qual está inserido.
III- Ramazzini, nos primórdios da instituição da medicina do trabalho, estudou algumas doenças das profissões, e identificou que algumas doenças eram referidas às raças, como a dos judeus.
IV- No Brasil, o desenvolvimento e a implantação de medidas voltadas à saúde ocupacional ocorreu em paralelo com o desenvolvimento nos demais países da Europa e nos Estados Unidos.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www5.ensp.fiocruz.br/biblioteca/dados/txt_467653847.pdf>. Acesso em: 29 abr. 2015.
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	2.
	A elevação da pressão arterial é um sinal de manifestação de doença específica na hipertensão arterial secundária, que responde por 5% dos casos. Nos casos de hipertensão arterial primária, é sinal de que um conjunto de fatores compromete o sistema cardiovascular e responde pelos demais 95% dos casos de hipertensão arterial. Dessa maneira, o tratamento dessa condição exige ações de promoção à saúde, prevenção de agravos e cuidado do estado clínico (PICCINI et al., 2012). Com relação à hipertensão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Pessoas que estão sujeitas a ter hipertensão são: pessoas que consomem bebida alcoólica, histórico de hipertensão na família, pessoas da raça negra e excesso de peso. 
(    ) Sintomas da hipertensão: muita fome, muita sede, desânimo, fraqueza, cansaço físico, lesões nas pernas e pés.
(    ) Riscos de doenças para quem não trata hipertensão: derrames (AVC), doenças do coração, lesão renal e nas artérias, alterações na visão.
(    ) Para o tratamento da hipertensão: realizar caminhadas, aumentar a quantidade de sal na comida, diminuir o uso de bebidas alcoólicas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: PICCINI, Roberto Xavier et al. Promoção, prevenção e cuidado da hipertensão arterial no Brasil. Revista Saúde Pública, Pelotas, v. 1, n. 1, p.1-8, 10 nov. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rsp/2012nahead/3208.pdf. Acesso em: 24 nov. 2017.
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	3.
	O comprometimento neurológico devido a uma alteração vascular cerebral é basicamente dividido em isquêmico e hemorrágico, conhecido popularmente como derrame. Qual o nome dessa doença neurológica?
	 a)
	Síndrome do Manguito Superior.
	 b)
	Síndrome do Túnel do Carpo.
	 c)
	Febre.
	 d)
	Acidente Vascular Cerebral - AVC.
	4.
	As bursites são inflamações da Bursa que podem ser agudas ou crônicas, constitui-se de uma bolsa ou saco membranoso revestido por células endoteliais, com a função de evitar o atrito entre as estruturas como tendão e osso ou tendão e músculo (OLIVEIRA FILHO et al., 2017). Com relação à bursite, assinale a alternativa INCORRETA:
FONTE: OLIVEIRA FILHO, João Dantas de et al. Efeitos da Mobilização neural na reabilitação de portadores de bursite crônica ocupacional no ombro. In: II CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE, 2., 2017, Campina Grande. Congresso. Campina Grande: Conbracis, 2017. v. 1, p. 1 - 6. Disponível em: http://editorarealize.com.br/revistas/conbracis/trabalhos/TRABALHO_EV071_MD4_SA9_ID1725_02052017132303.pdf. Acesso em: 22 set. 2017.
	 a)
	A bursite pode acontecer quando realizamos movimentos incorretos, sobrecarregarmos ou traumatizarmos o local, a bursa pode inflamar, provocando dor.
	 b)
	A dor causada pela bursite acontece com o movimento que causa pressão sobre a articulação, podendo vir acompanhada de inchaço, calor e vermelhidão local.
	 c)
	O processo álgico da bursite acontece com o movimento pressão sobre a articulação, e pode vir acompanhada de inchaço, calor e vermelhidão local.
	 d)
	A bursite é um comprometimento neurológico devido a uma alteração vascular.
	5.
	A silicose foi primeiramente descrita no século V a.C., por Hipócrates; já em 1713, Agricola menciona-a em sua obra "De Re Metallica" como "tísica dos mineiros"; mas foi Visconti que, em 1870, mencionou o termo silicose pela primeira vez. Esta doença é caracterizada por inflamação e cicatrização em forma de nódulos nos pulmões. Com relação à silicose, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O acúmulo de poeira de sílica livre e cristalina no pulmão provoca uma reação do organismo a essas partículas levando a uma fibrose pulmonar.
(    ) A Silicose devido à inflamação faz com que haja um aumento excessivo das trocas gasosas do pulmão.
(    ) A fibrose pulmonar causada pela silicose é reversível se afastarmos rapidamente o trabalhador.
(    ) O controle médico da silicose é feito por ultrassom de diafragma e se aparecer um mínimo sinal de fibrose afasta-se imediatamente o trabalhador da exposição à sílica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: RESENDE, Matheus Albernaz de; OLIVEIRA, Matheus Silva de; AIRES, Matheus Spadeto. Acometimentos do sistema respiratório relacionados à poluição atmosférica. 2014. 55 f. TCC (Graduação) - Curso de Medicina, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Goiás, Goiás, 2014.
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - V - V.
	6.
	A melhoria da segurança do trabalho visa, principalmente, a diminuir o custo social com os acidentes de trabalho, valorizar a autoestima e proporcionar a melhoria contínua da qualidade de vida dos trabalhadores. É um compromisso nacional que exige o exercício da cidadania, pois cabe ao Estado, aos empregadores, aos administradores e aos empregados contribuir para a formação de uma sociedade mais sadia e produtiva. De acordo com a legislação prevencionista, a empresa deve cumprir certos requisitos legais, a fim de promover estes atos de prevenção efetivamente nas empresas e entre seus trabalhadores. Referente às atribuições prevencionistas, analise as sentenças a seguir:
I- A empresa deve promover e adotar medidas de proteção coletivas e individuais.
II- É passível de multa a empresa que deixar de cumprir as medidas de segurança e higiene ocupacional.
III- Não chega a ser uma contravenção penal a empresa que não cumprir as medidas de segurança do trabalho.
IV- As empresas devem descrever de forma detalhada os riscos da operação e execução de produtos e processos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	7.
	A ergonomia enquanto área de interesse para melhorias das condições dentro das organizações abrange não apenas o trabalho executado com máquinas

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.