Buscar

Resenha do documentário A invenção da Psicanálise

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Resenha Crítica do documentário 
“A invenção da Psicanálise”
Thaciane Santos
O documentário “A invenção da Psicanálise” trata-se de um filme com finalidade de compreender o contexto de criação da psicanálise, bem como a vida e morte de seu autor e criador Sigmund Freud. Colocarei a seguir as partes que mais me direcionei a atenção.
Freud, um médico neurologista com origens judias, inicia sua fala relatando o despertar de seu interesse pelos pacientes neuróticos, tendo como resultado de seu interesse algumas descobertas do inconsciente, nascendo assim a psicanálise, um método desenvolvido pelo autor e denominado pelo mesmo.
Devido ao crescimento de pacientes com uma psicose chamada histeria, Freud sentiu uma necessidade de desenvolver um tratamento eficaz. A histeria, a qual teria sido nominada por se referir ao útero, era caracterizada por sintomas não explicados organicamente, sendo mais comum em mulheres. 
Em busca do tratamento eficaz, Freud viajou para Paris, onde conheceu Jean Charcot, um médico neurologista que vinha buscando tratamento para a histeria através do método de hipnose. Durante esse estudo, se prova que a histeria não estaria ligada ao útero, mas sim a uma neurose e que os sintomas sumiriam durante o estado hipnótico dos pacientes.
Com esses estudos e a grande influência de Charcot, Freud encantado com tudo que havia visto e estudado, chegaria a uma teoria que se deu como marcante no método psicanalítico, sendo este a relação da histeria com questões sexuais.
Dando continuidade aos seus estudos em Viena, Freud conhece Joseph Breuer, um médico também judeu, especialista em doenças nervosas, os dois passaram a partilhar experiências, curiosidades e casos, um dos casos despertou a atenção de Freud. O caso seria de uma paciente com histeria aguda denominada de Anna O, que durante seu processo terapêutico com Breuer, passa a externalizar através da fala, e como resultado desse processo, os sintomas passaram a desaparecer. 
A descoberta de resultados através da fala fez com que Freud e Breuer escrevessem um livro chamado “Estudo sobre histeria”, que criaria o método catártico que ainda não se referia ao método psicanalítico, mas que seria o tratamento através da fala, esse livro daria um início ao desenvolvimento da psicanálise através da sexualidade.
A caminhada de Freud e suas experiências, fez com que ele abandonasse o método de hipnose em clínica, e adotou o divã, para focar seu método através da associação livre, ou seja, que o paciente pudesse se desenvolver através da fala livremente, para que através dela pudesse ser identificado manifestações inconscientes. Com este método de associação livre, Freud ligou a sexualidade e as experiências passadas como um lugar fundamental na psique, para ele a neurose seria a consequência de conflitos infantis não resolvidos.
Essa concepção de neurose, deu-se logo em que Freud conheceu Wilhelm Fliess, um médico que se tornou marcante ao surgimento da psicanálise, através dessa amizade se deu origem a teoria da bissexualidade, teoria da sedução, sua primeira teoria sobre aparelho psíquico, logo a teoria da fantasia, Freud concentra-se no sujeito, sendo esse o nascimento da psicanálise.
Com sua teoria sexual dos três ensaios, ele atribui fantasias e desejos sexuais a crianças e adultos, onde se deu a origem ao seu elaborado complexo de édipo. Sua teoria sobre o desenvolvimento das fases infantis e sua crença de que os homens poderiam ser guiados por forças incontroláveis não foram bem vistas, causando resistência social, por atribuir sexualidade na infância. 
A psicanálise foi se desenvolvendo, dando origem a conceitos como as pulsões, o id, o ego, o superego e conforme foi nascendo, a teoria Freudiana foi causando muito interesse em algumas pessoas, que se disponibilizariam a ser tratados por Freud e a se tornarem psicanalistas.
Deste modo, a psicanálise foi ganhando forças e Freud demonstrou que sua vontade era dar segmento a essa teoria, mesmo muito criticada no momento do seu surgimento, ele conseguiu mudar o método de tratamento dando ênfase a fala livre e conseguindo resultados significativos não só em seus casos clínicos, mas desenvolveu a partir deste estudo efeitos que perduram até hoje.
 A psicanálise ao mesmo tempo que foi um marco no século, foi também uma teoria de aprendizado extremamente complexa, seu início através das emergências das neuroses é um ponto inicial para entender a demanda que Freud viria a suprir, mas que mais tarde viria a desenvolver conceitos inconscientes não palpáveis, que são de tamanha complexidade que para que a compreensão dos mesmos possa ser suprida exige uma profundidade em suas obras e pesquisas na área.
Referências:
A invenção da psicanálise. 1997. [filme] Direção: E. Kapnist
Fochesatto, Waleska Pessato Farenzena. (2011). A cura pela fala. Estudos de Psicanálise, (36), 165-171. Recuperado em 01 de abril de 2020, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-34372011000300016&lng=pt&tlng=pt.

Continue navegando