A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Perspectivas Profissionais Avaliação I

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Perspectivas Profissionais (GTU100)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:512987) ( peso.:1,50)
	Prova:
	15369506
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	As instituições de Ensino Superior classificam-se conforme a legislação nacional e apresentam algumas especificidades, conforme sua estrutura e organização. Dessa forma, as instituições podem variar conforme as características de finalidade e função. Sobre os tipos e graus de cursos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O bacharelado consiste no curso superior generalista, para o exercício da atividade profissional, acadêmica ou cultural.
(    ) Os tecnólogos seriam os cursos de formação especializada no Ensino Médio que equivalem ao Ensino Superior.
(    ) A licenciatura constitui uma forma de curso superior que qualifica o diplomado para atuar na docência.
(    ) A especialização ocorre nos programas de doutorado, abertos a candidatos diplomados em licenciaturas. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - F.
	2.
	O papel do docente em uma Instituição de Ensino superior possui atribuições singulares que o distinguem de um docente que trabalha na Educação Básica. A verdade é que não é somente as responsabilidades e funções do docente que se alteram no âmbito do Ensino Superior, pois o estudante neste nível de ensino também possui atribuições singulares que devem ser observadas. De qualquer modo, o docente, que, por exemplo, tem tempo parcial ou tempo integral, possui desde a sua contratação certas responsabilidades em seu serviço. Sobre a responsabilidade docente nestes dois tipos de contratações, de tempo integral e de tempo parcial, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O docente contratado em tempo integral divide suas 40 horas semanais com pelo menos 20 horas semanais para pesquisa, gestão, avaliação, orientação e outras atividades a parte da ministração de aulas.
(    ) O docente contratado em tempo parcial precisa ter reservado pelo mesmo 50 por cento de suas 10 horas semanais para atividades extras, ou seja, que não sejam para ministrar aulas.
(    ) O docente de tempo integral poderá dividir suas 40 horas entre, no máximo, duas Instituições, sendo que em uma delas poderá somente ministrar aulas e na outra realizar pesquisas.
(    ) O docente de tempo parcial, também é denominado de docente horista, pois pode alterar sua carga horária desde 4 horas até 39 horas, pois ao passar deste limite já se caracteriza como integral.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - V - F - F.
	3.
	O conceito de pesquisa encontra-se amplamente difundido, porém, muitas vezes, de forma equivocada. Nas escolas, os professores encaminham os alunos até a biblioteca com o intuito de fazer uma pesquisa, mas na maioria das vezes o que os alunos acabam fazendo é um recorte de alguma reportagem chamando-a de pesquisa. Esse conceito distorcido de pesquisa acompanha os estudantes até cursarem o Ensino Superior. A pesquisa tem como objetivo tentar conhecer ou explicar fenômenos. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O ponto de partida de uma pesquisa é um problema que irá definir, delinear, analisar algum ponto, algum aspecto da sociedade, algum fenômeno ou acontecimento.
II- Em toda pesquisa científica busca-se a confiabilidade, a veracidade e a fidelidade das fontes, valendo-se de procedimentos formais, sistemáticos e reflexivos.
III- A formulação do problema, a construção de hipótese e a identificação das relações entre as variáveis constituem passos iniciais da pesquisa. 
IV- Caso o cientista considere que há argumentos para que ele venha a se posicionar, essa opinião deve ser expressa livre e subjetivamente, sem a necessidade de verificar as contribuições anteriores sobre a temática.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	4.
	Quando finalizamos uma pesquisa há a necessidade de publicar seus resultados, pois a ciência só evolui com a divulgação de trabalhos. Assim, um modo de publicar nossos resultados é através de um artigo científico. Qual parte do artigo deve ser apresentada com poucas palavras, comumente, no máximo 250 palavras e serve como um dos primeiros locais do trabalho em que o público de interesse entrará em contato?
	 a)
	Resumo.
	 b)
	Metodologia.
	 c)
	Resultados.
	 d)
	Introdução.
	5.
	De acordo com Martins (2000), o projeto de pesquisa tem a finalidade de ajudar o pesquisador a esclarecer as estratégias que ele pretende utilizar no desenvolvimento da pesquisa. O projeto define e mostra o caminho a ser seguido no momento em que se está construindo um trabalho científico. Sobre o projeto de pesquisa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O cronograma é um forte aliado no projeto de pesquisa, ele define os prazos de entrega de cada etapa.
(    ) A introdução de um projeto fornece uma visão mais ampla da área e do tema pesquisado.
(    ) Os objetivos gerais e específicos devem estar alinhados, tendo em vista seus entrelaçamentos. 
(    ) Utilizar outras fontes e autores não é importante no desenvolvimento do projeto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: MARTINS, Gilberto de Andrade. Manual para elaboração de monografias e dissertações. São Paulo: Atlas, 2000.
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	6.
	Muitos pesquisadores tentaram reunir modelos baseados em sala de aula ou em escolas que descrevem o processo de ensino-aprendizagem. Um modelo é uma ajuda ou imagem visual que destaca as principais ideias e variáveis em um processo ou sistema. Sobre o modelo ideal de ensino-aprendizagem no Ensino Superior, analise as afirmativas a seguir:
I- As pesquisas na atualidade possibilitaram o retorno no modelo tradicional de ensino, isso ocorreu pelo fracasso de todos os outros modelos e suas promessas, com o modelo tradicional, em que temos um professor respeitado e um aluno receptivo, obtemos uma educação integral.
II- São diversas as variáveis que devem ser levadas em consideração quando pensamos no processo de ensino-aprendizagem, provavelmente não é uma questão de um único modelo, e sim ter em mente o contexto, o perfil do estudante, as tecnologias, a formação do docente, a finalidade da formação, entre outras variáveis.
III- O modelo ideal de ensino-aprendizagem no ensino superior, não se delimita à uma única abordagem, mas é provável que uma de suas principais características é aliar ensino, pesquisa e extensão utilizando para isso de diversas estratégias de acordo com as variáveis envolvidas no processo.
IV- A responsabilidade de oferecer o melhor modelo de ensino recai sobre as IES somente, quando levamos em consideração a Educação Básica fraca dos ingressantes ao Ensino Superior, nosso modelo de ensino fica fraco não temos mais excelência, é necessário não levar isso mais em consideração e simplesmente buscar excelência.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	7.
	As Instituições de Ensino Superior, para cumprir suas funções, oferecem diversos tipos de cursos e graus. Algumas IES possuem restrições quanto aos tipos de cursos que podem oferecer, outras não têm restrições, podendo oferecer todos os tipos de cursos e graus superiores. Pondere sobre o caso de um indivíduo que tenha concluído um curso de bacharelado, e esteja buscando fazer uma especialização, não tendo nenhum interesse em fazer