Buscar

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS – EaD
TÉCNICA DIETÉTICA AVANÇADA
	
AULA 02
	
	
	DATA:
07/03/2020
		TEMA DE AULA: BEBIDAS, TEMPEROS E CONDIMENTOS
1. Resumo sobre o tema abordado em aula.
 A professora Yamilla, discorreu sobre os benefícios na utilização da condimentação/temperos e bebidas no preparo de receitas e, que os mesmos vão depender de cada cultura, hábitos alimentares, etc. Também, nos orientou sobre infusão e decocção de chás.
 
2. Descrever as alterações sensoriais com a utilização da condimentação, bebidas e temperos no preparo de receitas.
A utilização da condimentação, bebidas e temperos no preparo de receitas nos fornece sabores deliciosos, suculências, texturas maravilhosas e aromas inesquecíveis.
A culinária, após descobrir as propriedades dos condimentos/temperos e bebidas, ou seja, que eles podem ser usados como estimuladores do apetite, conferir textura, maciez, aroma antes/durante ou após a cocção dos alimentos. Eles também são responsáveis por conferir sabor picante em carnes, pescados e verduras; como aromatizantes de licores ex: absinto e anis, são importantes em molhos, embutidos, etc. Os condimentos/temperos e sal além de conferir sabor, aroma, cor, realce de paladar, utiliza-se como conservante de alimentos.
A sua utilização é muito variável, pois vai de encontro das tradições/cultura e hábitos alimentares, sejam eles regional/nacional/internacional. 
Usar ervas aromáticas e temperos naturais/secos contribui para diminuir a porção de sal nas preparações de alimentos, assim como, também ajuda na digestibilidade da carne e no processo de desintoxicação do organismo.
	
2. Expor com base científica as melhores técnicas de cocção para o preparo de bebidas.
 Yamilla, disse que a melhor técnica de cocção para o preparo de bebidas, vai depender dos ingredientes que temos para utilizar e, que o modo de executá-lo fará toda a diferença, pois implica em determinar sabor, aroma e efeitos medicinais, ela falou dos métodos por infusão e decocção.
 A decocção é uma técnica onde os ingredientes (raízes, cascas, pedaços de caule, grãos, etc.) são fervidos juntamente com a água por 10 a 15 min. Este tempo é porque são mais duros, necessitando de um método mais rigoroso/rígido para que consiga a extração para o líquido dos compostos presentes nos ingredientes e que são benéficos.
 Já a infusão a água é fervida, desliga-se o fogo e joga-se as ervas na panela/xicara, tampa e deixa descansar de 5 a 15 min. mais ou menos. Tal técnica preserva o óleo essencial das plantas, a partir de flores, folhas e frutos moídos, as quais podem ser frescas ou secas.
		TEMA DE AULA: EXECUÇÃO DE CARDÁPIOS INTERNACIONAIS
1. Resumo sobre o tema abordado em aula.
 Na aula foi apresentado os cuidados/atenção dos itens que devemos observar/estudar e entender para a elaboração de cardápio e, que cada lugar/público tem seus hábitos, costumes, culturas, religião, etc. e que devemos levar em consideração na elaboração do mesmo. Também, falou-se na preservação dos nutrientes.
2. Descrever as diferenças existentes na elaboração de cardápios para outros países em comparação ao Brasil.
 A professora disse que, cada cardápio é muito importante que você entenda a culinária local, hábitos alimentares, variedade geográfica, cultural e climática, entenda das técnicas de cocção diferentes, assim como técnicas de cortes, etc.
 Na elaboração do cardápio devemos pensar nos comensais, pensar nos hábitos alimentares, pensar nos tipos de refeições, verificar quantas vezes o comensal faz sua refeição durante o dia, quais alimentos disponíveis na estação, pois estará com bons preços e bem fresco, etc.
 O cardápio típico brasileiro as refeições são divididas em: café da manhã, lanche, almoço, lanche, jantar e ceia, totalizando seis refeições. Já os Alemães são três refeições, café da manhã, almoço e lanche, o almoço que é uma refeição completa.
3. Narrar possíveis alterações nas técnicas de preparo ou uso de novos ingredientes que podem influenciar em alterações no teor de nutrientes dos alimentos, bem como aumentar ou reduzir os custos de execução. 
 Yamilla, nos falou que a forma de efetuar o preparo pode alterar/influenciar no valor nutricional dos alimentos.
 Veja, a salada crua tem mais nutrientes que as cozidas. Quando cozinhamos no vapor a perda é menor que em água fervente. Outro sim, as preparações refogadas, fritas ou ensopadas perdem mais valor nutricional pela temperatura elevada e também ganham calorias, devido a adição de gorduras.
 Existe as perdas nutricionais devido ao aquecimento e também há outras modificações na composição nutricional devido adicionarmos outros ingredientes, tais como: óleo, gorduras aumentando o valor calórico. 
 Quando marinamos uma carne, temos o objetivo de modificar características sensoriais da carne, ou seja, mascarar odores indesejáveis, agregar sabor, aumentar a capacidade de retenção de água durante cozimento (carne suculenta) e na maioria das vezes alterar a textura. Em geral a salmoura é aromatizada com especiarias, legumes e ervas e deve manter-se na geladeira marinando até o horário da cocção.
	 Esses foram os assuntos apresentados/discutidos pela professora em sala de aula.
Referência:
Aula Prática
Técnica dietética II / organizadora Viviane Belini Rodrigues. – São Paulo : Pearson Education do Brasil, 2016.

Outros materiais