Buscar

ARTE E EDUCAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ARTE E EDUCAÇÃO
De acordo com Fernanda Saguas:
 
I. A arte é uma linguagem que possibilita o entendimento do mundo sem a linguagem verbal. Ela faz com que as pessoas entendam conceitos sem passar pela questão da fala, da oralidade, envolvendo diretamente o sentimento, a subjetividade.
II. A arte é uma linguagem que possibilita o entendimento do mundo sem a linguagem verbal. Ela faz com que as pessoas ignorem conceitos sem passar pela questão da fala, da oralidade, envolvendo diretamente o sentimento, a subjetividade.
III. A arte faz com que as pessoas construam conceitos sem passar pela questão da fala, da oralidade, envolvendo diretamente o sentimento, a subjetividade. 
Escolha uma:
a. I, II, III estão corretas 
b. III, II, I estão corretas 
c. Apenas a I esta correta  
d. Apenas a II esta correta 
e. N.D. A. 
Texto da questão
Leia os enunciados:
 
I. A palavra arte é uma derivação da palavra graga "ars" e correspondente ao verbete grego “tékne”
II. A palavra arte é uma derivação da palavra latina “ars” ou “artis”, correspondente ao verbete grego “tékne”.
III. A palavra arte correspondente ao verbete grego e é uma derivação da palavra latina “ars” ou “artis”,
Escolha uma:
a. Apenas a II esta correta  
b. I, II, III estão corretas 
c. III, II, I estão corretas 
d. II, III, I estão corretas 
e. N.D. A. 
Texto da questão
Leia os enunciados e assinale a alternativa correta:
 
I. A “arte popular” ou “folclore” são aquelas produções artísticas menos ou quase nada, intelectualizada, urbana e industrial. Suas características são o anonimato em relação à autoria, pois se pode até saber que cultura a criou, porém não há como identificar o nome do autor.
 
II. A “arte popular” ou “folclore” é uma arte anônima, produzida por colaborações de diferentes pessoas ao longo do tempo.
 
III. A arte popular expressa o sentimento e as ideias da coletividade, dentro de padrões fixos no seu fazer artístico e é destinada para a fruição do próprio povo que a criou.
 
IV. O modismo e o divertimento como forma de passar o tempo é o que sustenta a arte popular. No caso desta vertente da arte, o povo é apenas o alvo da produção e não participa da sua concepção.
Escolha uma:
a. I, II, IV estão corretas
b. II, III, VI estão corretas
c. III, II, I estão corretas 
d. I, II, III estão corretas  
e. N.D. A. 
Texto da questão
Segundo a classificação bastante simplificada da época, a sociedade medieval estaria dividida em três ordens respectivamente:
 
I. A Igreja, Primeira Ordem, tinha a função de orar, Terceira ordem era composta pelos trabalhadores, que deveriam prover as necessidades das duas primeiras ordens, a Segunda Ordem, com a missão de garantir a segurança, ou seja, guerrear.
 
II. A Igreja, Primeira Ordem, tinha a função de orar; os nobres pertenciam à Segunda Ordem, com a missão de garantir a segurança, ou seja, guerrear; e a Terceira ordem era composta pelos trabalhadores, que deveriam prover as necessidades das duas primeiras ordens.
 
III .A Primeira Ordem era composta pelos trabalhadores, que deveriam prover as necessidades das duas primeiras ordens,Segunda Ordem os nobres , com a missão de garantir a segurança, ou seja, guerrear,e a Terceira a Ordem a  Igreja que  tinha a função de orar.
Escolha uma:
a. Apenas a I esta correta 
b. Apenas III esta correta
c. I, II, III estão corretas 
d. Apenas a II esta correta  
e. N.D. A.
Texto da questão
Leia as afirmações e assinale a alternativa correta:
I. A história da música como área especifica é a mais velha das histórias da arte, cuidou da abordagem no tempo da música, classificando épocas e estilos, determinando a linearidade dos gêneros e exaltando os grandes artistas e suas obras, produzindo uma historiográfica muito tradicional de gênero predominante biográfico.
 
II. Bem, recentemente apoiando-se em um conceito mais moderno de arte, ela , a música passou a incluir autores e obras “mais triviais” e permitiu o surgimento de uma “historia social da musica”.
 
III. A música na Educação pretende eminentemente proporcionar à criança, adolescentes, jovens e adultos meios para satisfazer as suas necessidades de desenvolvimento, sobretudo as necessidades de exploração e integração no mundo sonoro, de expressão e de criação. 
Escolha uma:
a. I, II, estão corretas
b. I, III, estão corretas 
c. II, III, estão corretas  
d. I, II, III, estão corretas 
e. N.D. A.

Outros materiais