Buscar

A interdiciplinaridade na educação e uma ferramenta pedagogica essencial na construçao do conhecimento (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A interdiciplinaridade na educação e uma ferramenta pedagogica essencial na construçao do conhecimento, ultiliza formas multidiciplinar para promover um conhecimento amplo em que a criança trabalhara com um so tema, mais com diciplinas variadas.
Dentro desses temas e presciso ter diferntes possibilidades de articulaçao de praticas em meio social, politico, cultural e economico, trazendo o dia a dia do aluno para dentro da sala de aula.
A proposta interdiciplinar integra diferentes areas do conhecimento a partir de produçao de textos com varias linguagens e generos, a ludicidade que trabalha com a interaçao com o meio, com as outras pessoas e com os colegas de classe, trazendo ideias variadas para o professor mediar no processo em que os alunos apresentam apropriaçao, construçao, reconstruçao, autonomia e protagonismo, sendo capazes de ultilizarem a reflexao para se relacionarem com o mundo trazendo uma experiencia que promova o desenvolvimento da oralidade capaz de se comunicar atravez de diversos instrumentos comunicativos.
A apreciaçao critica da arte e cultura em diversas formas, desenvolve uma competencia de ler e escrever, valorizando manifestaçoes artisticas e culturais, oferecendo ao aluno a opotunidade de ampliar seu patrimonio linguistico, artistico e cutural.
Com isso, ensinar as crianças a cultura de um povo, com suas trajetorias e valores, propiciando o contato com a hitoria e reflexao sobre a discriminaçao, racismo e preconceito, faz com que a transformaçao do homem acumule valores e conhecimentos, produzindo o respeito a diversidade, os costumes, as tradiçoes e as mais variadas cultura do mundo e tambem do nosso pais.
Introduçao: O uso da interdiciplinaridade em sala de aula, promove ao aluno e ao professor, a interaçao entre o cotidiano e as diciplinas escolares , desenvolvendo o processo de ensino- aprendizagem.
Conclusao: Atraves dos conceitos compeendidos pela interdiciplinaridade, o aluno deixa de ver o mundo com os olhos dos outros e passa a ver com os seus proprios olhos, deixando de lado todos os preconceitos.

Outros materiais

Outros materiais