Buscar

APOL Artes: Teorias e Metodologias

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Artes: Teorias e Metodologias
Leia o seguinte trecho:
“A percepção visual tem sido alvo de estudos acurados; contudo, ainda persistem grandes mistérios. As atividades mais comuns causam espanto. Por exemplo, os cientistas mostraram aos participantes de um concurso as fotografias de seis mães e de seus seis filhos, todas embaralhadas. Sem conhecerem as pessoas das fotografias, estes participantes deveriam formar pares de mães com seus respectivos filhos. Quarenta responderam, tendo todos estes acertado os pares corretos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: EDWARDS, Betty. Desenhando com o lado direito do cérebro. 4. ed. Tradução de Ricardo Silveira. Rio de Janeiro: Ediouro, 1979. p. 50. 
Quanto aos conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Arte sobre a utilização das modalidades cerebrais, conforme Betty Edwards, enumere as explicações que se relacionam a cada uma das modalidades cerebrais listadas a seguir:
1. Analógica
2. Não temporal
3. Não racional
4. Espacial
5. Intuitiva
(  ) Não acelera o processo de crítica.
(  ) Não observa o período.
(  ) Percebe similaridades.
(  ) Observa onde estão e como se formam as coisas.
(  ) Percebe as coisas de maneira mais acelerada. 
Marque a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	5 – 4 – 1 – 2 – 3
	
	B
	3 – 2 – 1 – 4 – 5
Você acertou!
“1. Analógica – vê a semelhança entre as coisas; compreende relações metafóricas. 2. Não temporal – não tem senso de tempo. 3. Não racional – não precisa se basear na razão ou nos fatos; não se apressa a formar julgamentos ou opiniões. 4. Espacial – vê onde as coisas se situam em relação a outras e como as partes se unem para formar o todo. 5. Intuitiva – assimila as coisas aos pulos, muitas vezes à base de amostras incompletas, palpites, pressentimentos ou imagens visuais”.
	
	C
	1 – 2 – 3 – 5 – 4
	
	D
	4 – 5 – 1 – 3 – 2
	
	E
	2 – 1 – 4 – 3 – 5
Questão 2/10 - Artes: Teorias e Metodologias
Considere a seguinte afirmação: 
“O jogo dramático é entendido como uma atividade de improvisação espontânea, como um fazer atrelado ao prazer da (re-)criação da realidade, já que as crianças envolvidas possuem total liberdade para as construções dramáticas a partir dos seus desejos, de modo a incorporar e/ou aproveitar as percepções, associações e estímulos fornecidos pelo professor ou pelo próprio ambiente, em função do enredo dramático em desenvolvimento”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSSETO, Robson. Jogos e improvisação teatral. Guarapuava: Unicentro, 2012. p. 16. 
Conforme os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Arte, sobre o jogo dramático, analise as afirmativas a seguir:
I. O objetivo do jogo dramático é a montagem de um espetáculo teatral.
II. O trabalho individual é o principal foco do jogo dramático.
III. Estimular o aluno é a principal função do professor/orientador durante o jogo dramático.
IV. O professor/orientador deve ser participativo no processo de jogo dramático. 
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I e II
	
	B
	I, II e III
	
	C
	I, II e IV
	
	D
	III e IV
Você acertou!
As afirmativas III e IV são as corretas. Segundo o livro-base, o jogo dramático tem características próprias e não tem como objetivo um espetáculo de teatro. Parte sempre de um trabalho coletivo de criação e o professor/orientador tem o papel de estimular a criatividade do grupo com perguntas que levem o grupo a buscar novos caminhos, sem, contudo, limitar essa criatividade com uma lógica própria. O jogo pessoal é intenso, não tem um tempo determinado para acontecer e necessita da participação do professor o tempo todo, algumas vezes como personagem, outras como orientador, conduzindo o fio dramático que ficou estabelecido na fase de preparação, sem fechar as portas para novas ideias (livro-base, p. 94).
	
	E
	II, III e IV
Questão 3/10 - Artes: Teorias e Metodologias
Leia o seguinte trecho:
Para o conhecimento da linguagem musical, se faz necessária a compreensão dos elementos e parâmetros básicos da música, bem como dos elementos que compõem a organização sonora. Dentre alguns elementos e parâmetros, estão: intensidade, timbre, duração e altura. Além disso, a melodia é parte integrante desse ajuntamento organizativo da linguagem musical. 
Fonte: texto elaborado pelo autor da questão. 
De acordo com os assuntos do livro-base Metodologia do Ensino de Arte, sobre as qualidades do som e os parâmetros básicos da música, relacione corretamente os elementos às suas respectivas características:
1. Intensidade
2. Timbre
3. Duração
4. Altura
5. Melodia
(  ) Sons graves e agudos.
(  ) Sons fortes e fracos.
(  ) Sons longos e sons curtos.
(  ) Padrão rítmico e unidade identificável.
(  ) Fonte de um som. 
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	3 – 1 – 4 – 5 – 2
	
	B
	4 – 1 – 3 – 2 – 5
	
	C
	2 – 1 – 3 – 4 – 5
	
	D
	5 – 4 – 1 – 3 – 2
	
	E
	4 – 1 – 3 – 5 – 2
A sequência correta é 4 – 1 – 3 – 5 – 2. Segundo o livro-base “a altura do som é um dos principais parâmetros da música, pois ela define se um som é mais grave ou mais agudo que outro (livro-base, p. 23). A intensidade é a qualidade que define se um som é mais forte ou mais fraco que outro (livro-base, p. 24). A duração de um som pode ser mais longa ou mais curta (livro-base, p. 25). A melodia é uma série de notas musicas dispostas em sucessão, num determinado padrão rítmico, para formar uma unidade identificável (livro-base, p. 23). O timbre é a qualidade do som e o resultado sonoro percebido por nós quando ouvimos um instrumento ou a voz de alguém” (livro-base, p. 26).
Questão 4/10 - Artes: Teorias e Metodologias
Avalie o trecho:
“Em conjunto com as outras áreas de conhecimento trabalhadas na escola, na área de Arte pode-se problematizar situações em que os alunos tenham oportunidade de perceber a multiplicidade de pensamentos, ações, atitudes, valores e princípios relacionados a: ética; meio ambiente; orientação sexual; saúde; trabalho, consumo e cidadania; comunicação e tecnologia informacional; pluralidade cultural; além de outros temas locais definidos na organização escolar”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Brasília: MEC/SEF, 1997. p. 38. 
Considerando o excerto acima e os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Arte sobre multiculturalismo, assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	O multiculturalismo dificulta a apreensão da diversidade cultural.
	
	B
	Observar a pluralidade cultural contribui para o desenvolvimento de uma cultura mais homogênea.
	
	C
	Os conhecimentos trazidos para escola foram valorizados pelas constatações da realidade dos alunos.
Você acertou!
“Na Inglaterra dos anos de 1980, Rachel Mason decodificou os pressupostos do multiculturalismo como uma forma de diminuir a evasão escolar de um número crescente de imigrantes, que não se adaptavam à instituição educacional. Um dos principais objetivos era compreender a pluralidade da realidade sociocultural dos alunos e a necessidade premente de inclusão e participação fizeram com que se valorizassem, pela via da arte, os conhecimentos trazidos pelo multiculturalismo.” (Livro-base, p. 239)
	
	D
	Um dos objetivos de se promover o multiculturalismo é o de separar as diferentes culturas.
	
	E
	A arte possui um papel secundário, diante da valorização dos conhecimentos promovida pelo multiculturalismo.
Questão 5/10 - Artes: Teorias e Metodologias
Analise o trecho a seguir:
“A dança pode ser considerada uma arte das mais complexas. Para mapeá-la é preciso que se volte no tempo, visto que os primeiros registros de movimentos do corpo – de expressões corporais – datam de 14.000 anos atrás. Historiadores que tanto se ocuparam com a época pré-histórica, de forma global, deixaram em plano inferior a questão do movimento corporal usado na época”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, eleestá disponível em: MAGALHÃES, Marta Claus. A dança e sua característica sagrada – ‘Existência e Arte’. Revista Eletrônica do Grupo PET. Universidade Federal de São João Del-Rei. a. I, n. I, jan. 2005. p. 01. 
Analisando o fragmento de texto e os assuntos sobre a história da dança, presentes no livro-base Metodologia do Ensino de Arte, assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	A imitação de movimentos corporais diverge das formas, substituiu a comunicação com o sobrenatural pelo homem primitivo.
	
	B
	Ainda na antiguidade, o homem usa dança e movimentos corporais para evitar a comunicação com o divino.
	
	C
	Na antiguidade, em civilizações como a Egípcia, a dança era também utilizada como forma de educação.
Você acertou!
“Podemos inferir que a utilização do corpo em movimento para se comunicar com o sobrenatural fez com que a dança, [...] fosse transmitida pelo viés da reprodução, ou seja, pela ação imitativa. Na Antiguidade, a dança também possuía um caráter divino e era um meio de representação de sentimentos que não dissociava o sagrado do profano nem o espírito da matéria. Entre as grandes civilizações da Antiguidade, como Egito, Japão, Índia, entre outros, percebemos – em especial na Grécia – a dança adquirindo caráter educacional (livro-base, p. 151, 152).
	
	D
	Na Grécia antiga, a dança era somente usada para a diversão de caráter educacional.
	
	E
	Na Antiguidade, os sentimentos se desvincularam dos movimentos corporais.
Questão 6/10 - Artes: Teorias e Metodologias
Analise o excerto de texto abaixo:
“O professor deve fazer um levantamento das formas artísticas que os alunos já conhecem e de suas respectivas habilidades, como tocar um instrumento musical, dançar, desenhar ou representar. Durante o ano letivo, as tendências e habilidades dos alunos para uma ou mais áreas da arte também devem ser detectadas e reconhecidas pelo professor”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Arte. Paraná, 2008. p. 82. 
Conforme os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Arte, sobre as habilidades motoras e os estágios que as contemplam. Enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada uma das vivências a seguir:
1. Habilidades de estabilização
2. Habilidades de locomoção
3. Habilidades de manipulação
4. Estágio cognitivo
5. Estágio associativo
(  ) Capacidade de equilíbrio.
(  ) Aptidão de chutar.
(  ) Competência de maior coordenação.
(  ) Dificuldade de coordenação.
(  ) Possibilidade de saltar e correr. 
Assinale a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	4 – 3 – 2 – 1 – 5
	
	B
	3 – 4 – 2 – 1 – 5
	
	C
	1 – 3 – 5 – 4 – 2
Você acertou!
“1. Habilidades de estabilização – equilíbrio estático ou dinâmico, girar, flexionar. 2. Habilidades de locomoção – andar, correr, saltar (na vertical ou horizontal), saltitar, galopar, escalar, rolar, escorregar. 3. Habilidades de manipulação – segurar, chutar, lançar, pegar, bater. 4. Estágio cognitivo – primeiras tentativas; uso exagerado do corpo; sem ritmo e sem coordenação. 5. Estágio associativo – maior controle e coordenação, ainda restritos ou exagerados (livro-base, p. 172-173).”
	
	D
	1 – 3 – 2 – 4 – 5
	
	E
	1 – 3 – 5 – 2 – 4
Questão 7/10 - Artes: Teorias e Metodologias
Leia o excerto de texto a seguir: 
“As competências de trabalhar em equipe, assumindo partes de tarefas independentes como a experiência de grupos vocais e instrumentais ou grupos teatrais e de dança, são competências que estão relacionadas com a metodologia de trabalho na área de Arte”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOUZA, Jusamara. Arte no ensino fundamental. Anais do I Seminário Nacional: Currículo em Movimento. Perspectivas Atuais, Belo Horizonte/MG, nov. 2010. p. 03-04. 
Conforme os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Arte, sobre as vivências artísticas em teatro. Enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada uma das vivências seguir:
1. Aquecimento
2. Trabalho corporal
3. Criação de imagens sobre o tema
4. Bate-papo final
5. Divisão de tarefas
(  ) Cenógrafo, figurinista, maquiador e sonoplasta, fazem parte dessa vivência.
(  ) Momento de reflexão essencial para o grupo.
(  ) Não possui a obrigatoriedade de condicionamento dos alunos.
(  ) Processo de relaxamento em movimentos.
(  ) Alongamentos e utilização do espaço. 
Agora, assinale a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	4 – 3 – 2 – 1 – 5
	
	B
	5 – 4 – 3 – 2 – 1
Você acertou!
A sequência correta é 5 – 4 – 3 – 2 – 1. Consta no livro-base: “1. Aquecimento: Esse aquecimento pode ser feito com música ou não. Indicamos o trabalho básico de alongamento do corpo, feito lentamente até a abertura máxima, de modo a explorar suas possibilidades espaciais. 2. Trabalho Corporal: Coloque uma música propícia para isso e conduza um relaxamento leve, orientando-os a soltar o corpo no chão, parte por parte, de forma pausada e calma. 3. Criação de imagens sobre o tema: Esses exercícios devem ser propostos de forma suave, sem condicionar os alunos a atingirem um resultado específico. 4. Bate-papo final: Conversas com o grupo no final de cada encontro são muito importantes. 5. Divisão de tarefas: Figurinos, cenários, direção da peça, sonoplastia, iluminação, roteiros e maquiagem são tarefas que compõem uma montagem de uma peça” (livro-base, p. 112-114).
	
	C
	3 – 2 – 1 – 5 – 4
	
	D
	2 – 1 – 5 – 4 – 3
	
	E
	1 – 2 – 3 – 4 – 5
Questão 8/10 - Artes: Teorias e Metodologias
Atente para a seguinte informação:
“Os chamados ‘métodos ativos’ de educação musical foram desenvolvidos em vários países na primeira metade do século XX e difundidos no Brasil a partir da década de 1950. Autores da área enfatizam a importância desses métodos e a utilidade de sua aplicação para o contexto escolar na atualidade”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, Nadma Islane Oliveira. "Métodos Ativos" no Curso de Musicalização do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez. XVII Encontro Regional Sul da ABEM. Diversidade humana, responsabilidade social e currículos: interações na educação musical. Curitiba, 13 a 15 de out. 2016. p. 01. 
Conforme os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Arte, sobre os métodos ativos no ensino de música, enumere as informações pertinentes a cada um dos pedagogos musicais:
1. Émile Jacques-Dalcroze
2. Maurice Martenot
3. Zoltan Kodaly
4. Karl Orff
(  ) Fez a música se tornar obrigatória nos espaços escolares da Hungria.
(  ) Criou um sistema de ritmo por meio do fazer corporal.
(  ) Estimulou a improvisação musical no processo de aprendizagem desta linguagem.
(  ) Acredita que o fazer musical desenvolve níveis mentais e espirituais. 
Marque a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	2 – 4 – 1 – 3
	
	B
	4 – 2 – 1 – 3
	
	C
	3 – 4 – 1 – 2
	
	D
	1 – 2 – 4 – 3
	
	E
	3 – 1 – 4 – 2
Você acertou!
“1. Émile Jacques-Dalcroze – começou a desenvolver todo um sistema de aprendizado do senso ritmo com base no fazer corporal. [...] 2. Maurice Martenot – Segundo ele, o ensino da música pode desenvolver os níveis sensório-motor, mental, afetivo e até espiritual. 3. Zoltan Kodaly – propõe um ensino de música por meio, principalmente, do canto e, com seu trabalho incansável, conseguiu colocar a música como matéria obrigatória nas escolas da Hungria. [...] 4. Karl Orff – sua proposta pedagógica é ‘uma das mais conhecidas no Brasil, incentiva a prática da improvisação na aprendizagem musical’.” (livro-base, p. 34-6)
Questão 9/10 - Artes: Teorias e Metodologias
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“Na proposta geral dos Parâmetros Curriculares Nacionais, Arte tem uma função tão importante quanto a dos outros conhecimentos no processo de ensino e aprendizagem. A área de Arte está relacionada com as demais áreas e tem suas especificidades. A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética,que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. p. 19. 
Conforme esse fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Arte sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), publicados em 1997, assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	A Arte passa a ser considerada uma área de conhecimento.
Você acertou!
“conforme as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), publicados em 1997, a arte passa a ser vista como uma área de conhecimento, e não mais somente como uma atividade dentro da escola” (livro-base, p.ix).
	
	B
	O lúdico passa a ser a principal função da Arte.
	
	C
	Jogos pedagógicos se tornaram o principal recurso para o ensino de Arte.
	
	D
	O ensino de Arte passa a ser optativo.
	
	E
	Musicalização passa a ser obrigatório no processo de ensino de Arte.
Questão 10/10 - Artes: Teorias e Metodologias
Leia o fragmento de texto a seguir:
Dentre as várias possibilidades e formas de trabalho pedagógico da Arte, existem determinadas banalizações a respeito das práticas e fazeres artísticos na escola. Isso denota um ensino fragmentado e sem direcionamentos de sentidos para os alunos. Assim, são necessárias reflexões sobre o papel do Arte-Educador, bem como do ensino de Arte na escola, principalmente por já existirem legislações que direcionam a obrigatoriedade das linguagens artísticas na escola. A Lei 11.769/2008, que obriga o ensino de música na educação básica, é um exemplo. 
Fonte: texto elaborado pelo autor desta questão 
De acordo com o texto-base As idas e voltas do ensino de arte no Brasil, sobre o papel e as funções da Arte na escola, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	O ensino da Arte na escola segue exatamente os padrões que a legislação orienta. O que desvaloriza os conceitos artísticos.
	
	B
	As atividades artísticas na escola trazem significados ou sentidos de expressões que se distanciam da produção artística ao longo da história da humanidade.
	
	C
	A Arte e suas formas de ensino e de aprendizagem dificultam determinadas posturas democráticas, diante das legislações.
	
	D
	O professor de arte especializado possui um papel fundamental, diante da Lei 11.769/2008, para a completa aprendizagem artística e cultural dos alunos.
Você acertou!
“É inquestionável o valor dessa nova Lei para a melhor e mais completa aprendizagem artística e cultural dos alunos em formação. Mas, é necessário ter subsídios para implementação da mesma, não só nos Institutos Superiores de Ensino, responsáveis pela formação dos futuros educadores especializados em suas respectivas linguagens artísticas para o exercício do magistério, como também, pensar em como isso será efetivado” (texto-base, p. 525).
	
	E
	A livre expressão é o foco central do ensino de Arte na escola segundo a legislação vigente.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes