A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
Ciência x Ignorância

Pré-visualização | Página 2 de 2

o mundo quando elas sentem que perderam o controle da realidade em que vivem. Um bom exemplo disso são as epidemias e pandemias mundiais, a quais são sempre rodeadas por teorias conspiratórias de domínio mundial, extermínio em massa, guerras biológicas ou controle populacional quando, na verdade, tais doenças são cientificamente inevitáveis e cíclicas na história da humanidade.
· Globalização
Por último, mas não menos importante, a globalização mostra-se um fator ímpar no embate contemporâneo entre ciência e ignorância. O mundo tornou-se líquido pois tudo o que vemos parece comum e trivial, afinal qualquer coisa pode ser estudada, contestada e contemplada através de uma tela, tornando tudo semelhante e maçante. Os líderes messiânicos utilizam-se, constantemente, da facilidade de acesso proporcionada pela globalização para disseminar notícias falsas e teorias da conspiração, ganhando fãs e adeptos do obscurantismo por todo o mundo. E todas as pessoas, por fim, com seus gigantescos e irreais ciclos de amizade compostos de centenas de outros seres humanos sedentos pela sensação de controle, compram ideias e ideais narcisistas para sentirem-se melhores diante das mazelas do mundo, do cotidiano aborrecido, da dificuldade de compreensão científica e do impulso cego pela razão. Desta forma, a sensação que permanece é a de que nenhuma teoria evolucionista é capaz de desvendar por inteiro o ego, a teimosia e a ignorância humanas.
Significado de Conhecimento empírico
	Conhecimento empírico é uma expressão cujo significado reporta ao conhecimento adquirido através da observação. É uma forma de conhecimento resultante do senso comum, por vezes baseado na experiência, sem necessidade de comprovação científica.
	Com base no conhecimento empírico pode-se saber que uma determinada ação provoca uma reação, sem que, contudo, se saiba qual o mecanismo que leva da ação à reação. Exemplo disso foi, durante séculos, o conhecimento de que largado um objeto, ele entra em queda livre até que encontre algo que o sustenha, mesmo antes de ser conhecida a teoria da gravitação.
	Sendo o conhecimento empírico adquirido de forma ingênua, através da mera observação e com base em deduções simples, é por vezes passível de erro. Por exemplo, durante muito séculos, aceitou-se como fruto do conhecimento empírico que o Sol girava em torno da Terra, tendo a ciência mais tarde vindo a demostrar que, contrariamente ao que possa indicar a nossa percepção é, na realidade, a Terra que gira em torno do Sol.
	Outros tipos de conhecimento são: conhecimento científico, conhecimento teológico, conhecimento filosófico etc.
O que é a experiência dentro da ciência e como ela afeta o nosso cotidiano?
	Comprovar significa confirmar/evidenciar/demonstrar algo. A comprovação científica é, então, o ato de comprovar através de experimentos (evidências e demonstrações), ou ainda por métodos probabilísticos (demonstrações matemáticas) a veracidade de alguma hipótese ou teoria com base no “método científico”.
	O método científico por sua vez, pode ser classificado como o conjunto de quesitos que uma teoria deve apresentar para ser aceitável como modelo físico do fenômeno. Ou seja, ele engloba algumas etapas como: a observação, a formulação de uma hipótese, a experimentação, a interpretação dos resultados e, por fim, a conclusão. Porém, vale ressaltar que para ser considerado "método científico" não é necessário seguir como regra tais etapas.
	Sabemos que nosso atual método científico é derivado da obra de inúmeros pensadores que culminaram no método proposto por René Descartes, método esse que ficou conhecido como reducionista e traz uma visão mecaniza do homem e da natureza. Ele baseia-se na concepção de que tudo e todos podem ser divididos em partes cada vez menores que podem ser analisadas e estudadas separadamente.
	Em contraponto ao pensamento reducionista de Descartes e dos antigos pensadores que acreditavam no conhecimento sendo apenas empírico, temos a visão holística, também chamada de visão não-reducionista. "A tendência da natureza, através de evolução criativa, é a de formar qualquer “todo” como sendo maior que a soma de suas partes.”( Jan Smuts - Holism and Evolution).
	O pensamento holístico vem ganhando adeptos no mundo todo ao longo dos anos. Através do holísmo, outras correntes ganharam um grande espaço no mundo contemporâneo, principalmente no que se refere à cura e tratamento de doenças. A metafísica e a física quântica podem explicar as causas e motivos pelos quais aquela enfermidade esta presente, já as terapias manuais como Reiki e as presentes na medicina oriental chinesa podem trazer a cura.
	Já é evidenciado que o Reiki possui o poder de cura e está sendo usado em diversos hospitais para a cura de pacientes com graves doenças. Acontece que, em decorrência de um histórico prolongado de crenças em uma ciência mecaniza, existe uma dificuldade enorme de crença neste tipo de método, pois a cura não pode ser "vista" nem "tocada" como os remédios. E o questionamento permeia-se: é necessário ver para crer?
Referencias
FIRESTEIN, Stuart. Ignorância: como ela impulsiona a ciência. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=B62XDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT2&dq=stuart+firestein+ignorancia&ots=FTvq8vgP4n&sig=-Av5ecMtjToHTKDrBWaqC2lP1QQ#v=onepage&q&f=true
FIRESTEN,S. Ignorância – como ela impulsiona a ciência.1ed.2019
https://www.significados.com.br/conhecimento-empirico/
https://veja.abril.com.br/brasil/entrevista-yuval-noah-harari-evitar-pior/ 
https://www.bbc.com/portuguese/vert-fut-43320993 
FARIA, Caroline. Comprovação Científica. [S. l.], 23 mar. 2020. Disponível em: https://www.infoescola.com/ciencias/comprovacao-cientifica/. Acesso em: 23 mar. 2020.
FARIA, Caroline. Método Científico. [S. l.], 23 mar. 2020. Disponível em: https://www.infoescola.com/ciencias/metodo-cientifico/. Acesso em: 23 mar. 2020.
CIÊNCIAS Holísticas. [S. l.], 4 maio 2016. Disponível em: https://www.cienciasholisticas.com.br/blog/9-ciencias-holisticas. Acesso em: 23 mar. 2020.