A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
Apol Psicologia da educação

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/10 - Psicologia da Educação
Leia o extrato de texto a seguir:
“(...) Sigmund Freud fundou a psicanálise, que se distinguiu das demais tanto em relação aos objetivos quanto no tocante aos métodos e ao objeto de estudo”.
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: LEAL, Daniela; NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes. Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico. 3. ed. rev., ampl. e atual. Curitiba: InterSaberes, 2018, p. 40.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, é correto afirmar que a psicanálise tem como objeto de estudo:
Nota: 10.0
	
	A
	os estágios do desenvolvimento humano.
	
	B
	as interações entre os indivíduos.
	
	C
	os comportamentos dos indivíduos durante experimentos.
	
	D
	as estruturas da inteligência.
	
	E
	a psicopatologia, o comportamento anormal e o inconsciente.
Você acertou!
Comentário: “(...) Sigmund Freud fundou a psicanálise, que se distinguiu das demais tanto em relação aos objetivos quanto no tocante aos métodos e ao objeto de estudo. (...) tem como objeto de estudo a psicopatologia, o comportamento anormal e o inconsciente” (livro-base, p. 40).
Questão 2/10 - Psicologia da Educação
Considere o seguinte excerto de texto:
“Cabe destacarmos que, apesar de o ofício ter sido criado pelos gregos, eles em nenhum momento refletiram sistematicamente sobre o ensino, sobre as maneiras de organizar e transmitir os conhecimentos”.
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: LEAL, Daniela; NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes. Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico. 3. ed. rev., ampl. e atual. Curitiba: InterSaberes, 2018, p. 26.
De acordo com o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, sobre a origem da pedagogia podemos afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	A obra "A República", de Platão, é considerada um tratado sobre pedagogia.
	
	B
	Na Grécia dos períodos Clássicos e Helenísticos, as primeiras ideias sobre pedagogia são originárias da religião.
	
	C
	Os primeiros indícios históricos da pedagogia datam, aproximadamente, do século XVII, com Comênio (1592-1670).
Você acertou!
Comentário: “Os primeiros indícios históricos da pedagogia datam, aproximadamente, do século XVII, quando o theco Comênio (!592-1670) afirmou que era necessário ‘ensinar tudo a todos’, pois a seu ver, tanto a criança quanto o jovem mereciam cuidados especiais para a efetivação de uma aprendizagem mais produtiva” (livro-base, p. 24).
	
	D
	O desenvolvimento da pedagogia ocorreu paralelamente ao desenvolvimento da psicologia.
	
	E
	A pedagogia, tal como conhecemos hoje, se desenvolveu a partir das obras de Sócrates.
Questão 3/10 - Psicologia da Educação
Leia o extrato de texto a seguir:
“Todavia, ao estudar a história da psicologia é necessário ficar atento ao tipo de história que está sendo referida, pois a mesma pode ser contada de forma internalista ou externalista."
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: LEAL, Daniela; NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes. Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico. 3. ed. rev., ampl. e atual. Curitiba: InterSaberes, 2018, p. 36.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, sobre a perspectiva internalista da história da psicologia é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	essa é uma concepção focada nos indivíduos que produzem o conhecimento de psicologia.
	
	B
	essa é uma concepção muitas vezes desligada do indivíduo que a produz; focando-se somente nas ideias em si.
Você acertou!
Comentário: “(...) essa é uma concepção de histórias muitas vezes desligada do indivíduo que a produz; focando-se somente nas ideias em si” (livro-base p.36).
	
	C
	essa é uma perspectiva que se baseia nos registros da filosofia antiga.
	
	D
	essa é uma perspectiva que se concentra nos fatores socioeconômicos de produção do conhecimento.
	
	E
	essa é uma concepção que considera a psicologia uma área da psiquiatria.
Questão 4/10 - Psicologia da Educação
Considere o seguinte excerto de texto:
“Outra concepção que ganhou destaque, e que tem suas origens na filosofia empirista, é o behaviorismo. O grande representante desta corrente é o estadunidense Burrhus Frederic Skinner (1904-1989)”.
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: LEAL, Daniela; NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes. Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico. 3. ed. rev., ampl. e atual. Curitiba: InterSaberes, 2018, p. 40.
De acordo com o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, sobre o behaviorismo é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	pauta-se no desenvolvimento da psicologia como ciência exata.
	
	B
	considera que o meio não influencia no desenvolvimento do sujeito.
	
	C
	considera que o comportamento humano pode ser observado e quantificado.
Você acertou!
Comentário: “Essa abordagem pauta-se no desenvolvimento da psicologia como ciência experimental, principalmente ao priorizar uma abordagem que busca investigar o comportamento humano como algo possível de ser observado e quantificado” (livro-base, p. 40).
	
	D
	considera que todo conhecimento provém das interações entre os sujeitos.
	
	E
	considera o homem um ser pronto, acabado.
Questão 5/10 - Psicologia da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Foi ainda neste mesmo período que surgiu a criação da psicologia social – fundamental aos estudos sobre as teorias da aprendizagem. Ela foi influenciada pelo movimento filosófico denominado materialismo histórico dialético ou, como é mais conhecido, marxismo (...)”.
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: LEAL, Daniela; NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes. Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico. 3. ed. rev., ampl. e atual. Curitiba: InterSaberes, 2018, p. 38.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, assinale a alternativa que contém o nome do psicólogo bielorrusso que utilizou as ideias da psicologia social em sua obra:
Nota: 10.0
	
	A
	Jean Piaget
	
	B
	Henry Wallon
	
	C
	Sigmund Freud
	
	D
	Lev Vigotski
Você acertou!
Comentário: “Foi ainda neste mesmo período que surgiu a criação da psicologia social – fundamental aos estudos sobre as teorias da aprendizagem. Ela foi influenciada pelo movimento filosófico denominado materialismo histórico dialético ou, como é mais conhecido, marxismo (...). Tal princípio, além de influenciar o desenvolvimento da psicologia social, serviu de base para a teoria do bielorusso Lev Semenovitch Vigotski [...]” (livro-base, p.39).
	
	E
	William James
Questão 6/10 - Psicologia da Educação
Considere o excerto de texto:
“[...] E, nesse sentido, a partir da segunda metade do século XX, observou-se que os movimentos revolucionários da psicologia se dedicaram a conversar com mais uma ciência: a ciência cognitiva”.
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: LEAL, Daniela; NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes. Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico. 3. ed. rev., ampl. e atual. Curitiba: InterSaberes, 2018, p. 41.
De acordo com o excerto de texto e com os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico