Prova Final
6 pág.

Prova Final


DisciplinaContabilidade de Custos22.197 materiais551.876 seguidores
Pré-visualização2 páginas
1)
A contabilidade, como provedora de informação para o processo de tomada de decisão, apresenta um tripé de combinações ou análises de informações. Assinale a alternativa que identifica este tripé.
Alternativas:
· 1º Grau de alavancagem financeira; 2º dívidas ainda não pagas; 3º situação econômica.
· 1º Situação financeira; 2º endividamento; 3º situação econômica.
checkCORRETO
· 1º Situação financeira; 2º endividamento; 3º lucro obtido.
· 1º Caixa gerado; 2º dívidas pagas; 3º situação econômica.
· 1º Situação financeira; 2º endividamento; 3º resultados econômicos futuros.
Resolução comentada:
1º Pé \u2013 Situação financeira: comparar o ativo circulante com o passivo circulante; 2º Pé \u2013 endividamento: comprar o capital de terceiros com o capital próprio; 3º Pé \u2013 situação econômica: apurar o lucro da empresa e quanto deste lucro permaneceu capitalizado na empresa.
2)
A DRE é apresentada de forma dedutiva, partindo do grupo de receita até chegarmos ao lucro ou prejuízo. Ela também apresenta várias terminologias de lucros. Correlacione as colunas do tipo de lucro com o respectivo resumo.
A- Lucro Bruto
B- Lucro Operacional Líquido
C- Lucro Antes do Imposto de Renda
D- Lucro Líquido
I. Diferença entre as vendas de mercadorias, produtos ou serviços e o custo dos mesmos.
II. É a sobra líquida do lucro disponível para os sócios ou acionistas.
III. É o lucro resultante da atividade operacional da empresa.
IV. É o lucro apurado após todas as despesas operacionais e não operacionais computadas.
Alternativas:
· I-A; II-D; III-B; IV-C.
checkCORRETO
· I-B; II-D; III-A; IV-C.
· I-B; II-C; III-A; IV-D.
· I-A; II-B; III-D; IV-C.
· I-C; II-A; III-B; IV-D.
Resolução comentada:
A receita líquida de vendas é o primeiro \u201csub total\u201d da DRE, porém ela não é considerada ainda lucro. A RLV, como também é apresentada em relatórios gerenciais, é fruto da Receita Bruta de Vendas \u2013 Deduções de Vendas (que incluem impostos sobre a receita, devoluções de vendas e abatimentos). Assim, a alternativa correta é I-A; II-D; III-B; IV-C.
3)
Analise as orações abaixo:
I- As demonstrações contábeis normalmente são elaboradas tendo como premissa que a entidade está em atividade e irá manter-se em operação por um futuro previsível.
Assim,
II- Parte-se do pressuposto de que a entidade não tem a intenção, nem tampouco a necessidade, de entrar em processo de liquidação ou de reduzir materialmente a escala de suas operações.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
· A afirmação I está correta e a II é uma conclusão da I.
checkCORRETO
· As afirmações I e II estão incorretas.
· As afirmações I e II estão corretas mas não se relacionam.
· A afirmação I está incorreta e a II correta.
· A afirmação I está correta e a II incorreta.
Resolução comentada:
As demonstrações contábeis normalmente são elaboradas, tendo como premissa que a entidade está em atividade (going concern assumption) e irá manter-se em operação por um futuro previsível. Desse modo, parte-se do pressuposto de que a entidade não tem a intenção, nem tampouco a necessidade de entrar em processo de liquidação ou de reduzir materialmente a escala de suas operações.
Conforme o CPC 00 R1, as características qualitativas fundamentais são relevância e representação fidedigna. Sobre a relevância, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas:
· O valor preditivo e o valor confirmatório da informação contábil-financeira estão inter-relacionados. A informação que tem valor preditivo muitas vezes também tem valor confirmatório. Por exemplo, a informação sobre receita para o ano corrente, a qual pode ser utilizada como base para predizer receitas para anos futuros, também pode ser comparada com predições de receita para o ano corrente que foram feitas nos anos anteriores. Os resultados dessas comparações podem auxiliar os usuários a corrigirem e a melhorarem os processos que foram utilizados para fazer tais predições.
checkINCORRETO
· Informação contábil-financeira relevante é aquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários. 
· A informação contábil-financeira tem valor preditivo se puder ser utilizada como dado de entrada em processos empregados pelos usuários para predizer resultados futuros. 
· A informação contábil-financeira tem valor confirmatório se retroalimentar avaliações prévias (confirmá-las ou alterá-las) \u2013 servir de feedback.
· A informação contábil-financeira é capaz de fazer diferença nas decisões se tiver apenas um valor confirmatório.
CORRETO
Resolução comentada:
Conforme o texto CPC 00 R1 QC7 \u201cA informação contábil-financeira é capaz de fazer diferença nas decisões se apresentar valor preditivo, valor confirmatório ou ambos\u201d.
Assinale a alternativa correta. Podemos afirmar que a área de atuação da contabilidade ou do contador pode-se resumir em:
Alternativas:
· Coleta dos dados, auditoria dos dados, registros dos dados, divulgação para o usuário tomar a decisão.
· Coleta de dados, análise fidedignidade dos dados, registro dos dados, apresentação em relatórios.
· Coleta de dados, registro dos dados, apresentação em relatórios, análise dos dados.
· Coleta dos dados, registro dos dados, apresentação em relatórios, auditoria dos dados.
checkINCORRETO
· Coleta de dados, registro de dados, apresentação em relatórios, divulgação para o usuário tomar a decisão.
CORRETO
Resolução comentada:
A sequência comum e lógica do trabalho da contabilidade e do contador pode-se perfeitamente resumir nesta questão. Lembrando que em cada etapa existem conceitos e normas relativas a todos os fatos e atos administrativos apontados.
6)
As NBC - Normas Brasileiras de Contabilidade - são divididas em dois grandes grupos, sendo normas_________ e ____________. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Alternativas:
· Profissionais e Regulamentadoras.
· Pareceres e Técnicas.
· Profissionais e Técnicas.
checkCORRETO
· Técnicas e Regulamentadoras.
· Pareceres e Profissionais.
Resolução comentada:
As NBCs são divididas em dois grupos, onde tratam cada qual sobre a profissão contábil e as técnicas de registros das informações contábeis.
Dentre as NBC existentes, existe um grupo de normas que ditam as regras para os profissionais da contabilidade, ou seja, atuam nas possíveis profissões de atuação do contador. Assinale a alternativa que contempla estas normas.
Alternativas:
· NBC Contadores; NBC PA Auditor Independente; NBC PP Perito Contábil.
checkINCORRETO
· NBC Contadores; NBC PP Perito Contábil.
· NBC Geral; NBC PA Auditor Independente.
· NBC Geral; NBC PA Auditor Independente; NBC PP Perito Contábil.
CORRETO
· NBC Contadores; NBC PA Auditor Independente.
Resolução comentada:
As normas profissionais tratam dos deveres dos profissionais da contabilidade. A NBC Geral trata de toda a conduta dos profissionais de contabilidade.
Para a definição dos elementos que são classificados como passivos, o CPC 00 nos traz o conceito: "Uma característica essencial para a existência de passivo é que a entidade tenha uma obrigação presente". Neste contexto, julgue os itens a seguir:
I. Uma obrigação é um dever ou responsabilidade de agir ou de desempenhar uma dada tarefa de certa maneira. As obrigações podem ser legalmente exigíveis em consequência de contrato ou de exigências estatutárias.
II. Quando a entidade registrar uma despesa usual do negócio significa que ela deve possuir um passivo de igual valor.
III. Uma obrigação não exigível é aquela que não possui uma data específica de vencimento para ser liquidada. Geralmente, esta dívida é com os sócios ou acionistas.
IV. Além das obrigações mais comuns (salários a pagar, tributos a pagar, fornecedores, etc.), podem surgir outros tipos de obrigações no decorrer do negócio, como ressarcimento de um produto danificado ao cliente.
São corretos os itens:
Alternativas:
· III, IV.
· II, III.
· I, II, III, IV.
· I, II, IV.
· I, III, IV.
checkCORRETO
Resolução comentada:
Em II existe uma subjetividade, pois nem sempre quando a entidade contrai uma despesa ela terá um passivo como contrapartida. A despesa contraída