A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Gestão dos Serviços da Saúde UniBF

Pré-visualização | Página 1 de 1

1. Quais são os princípios norteadores do SUS regulamentados na Lei Orgânica n. 8080/1990?
Universalidade, integralidade, igualdade.
Universalidade, regionalização e equidade.
Liberdade, integralidade, igualdade.
Universalidade, integralidade, equidade. (Alternativa correta)
2. Qual foi o movimento de luta que ganhou voz na 8ª Conferência Nacional de Saúde em 1986 e garantiu a saúde como direito do cidadão e dever do Estado?
Movimento da Vacina
Revolta da Vacina
Revolta da Saúde
Movimento da Reforma Sanitária (Alternativa correta)
3. Que diretriz do SUS visa a estipular a organização dos serviços de saúde conforme sua complexidade, de forma crescente e procura definir por área de abrangência serviços que alcancem todas as modalidades de assistência, aumentando a resolutividade das ações?
Participação popular.
Integralidade.
Descentralização.
Regionalização e hierarquização. (Alternativa correta)
4. Dentre os serviços de saúde pública, o maior responsável pela compreensão do usuário dentro da família e comunidade é:
Atenção de média complexidade.
Atenção ambulatorial.
Atenção primária em saúde. (Alternativa correta)
Atenção de vigilância em saúde.
5. Em relação aos serviços de atenção especializada, leia as afirmações a seguir e assinale a alternativa INCORRETA.
Estão divididos em: atenção ambulatorial especializada, odontologia especializada e atenção hospitalar.
Compreende os cuidados ou tratamentos que extrapolam a capacidade de resolução dos serviços de atenção primária.
Deve ser a porta de entrada aos serviços de saúde. (Alternativa correta)
São caracterizados como serviços de média complexidade.
6. Considerando as Regiões de Saúde, analise as afirmações a seguir. I - Devem possuir os seguintes requisitos mínimos de ações e serviços: atenção primária, urgência e emergência, atenção psicossocial, atenção ambulatorial especializada e hospitalar e vigilância em saúde. II – Um município pode participar de mais de uma Região de Saúde. III - Espaço geográfico contínuo e constituído por agrupamentos de municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados. IV – As decisões referente a repasses financeiros devem ser tomadas em Comissão Intergestores Regional (CIR) ou Comissão Intergestores Bipartite (CIB). Está correto o que se afirma em:
I e III apenas.
I, III e IV apenas. (Alternativa correta)
III e IV apenas.
I, II, III e IV.
7. Ao planejarmos um novo serviço de atenção de média complexidade, quem deve participar da tomada de decisões?
Gestores municipais, estaduais e usuários da região.
Somente gestores municipais e estaduais.
Gestores municipais, estaduais, usuários da região e funcionários da atenção primária à saúde. (Alternativa correta)
Gestores estaduais e usuários da região.
8. Leia com atenção o seguinte trecho: “Um levantamento realizado sobre a evolução do total de gastos públicos em saúde no Brasil mostrou importante diferença na divisão dos recursos aplicados pelas três esferas do governo após essa decisão. Em 1993, a União aplicava 72% dos recursos, os estados 12% e os municípios 16%. Já em 2013 esses valores mudaram para 42,59% da União, 26,67% dos estados e 30,74% dos municípios” (BRASIL, 2015a). Assinale a alternativa que apresenta corretamente o tipo de política ao qual se atribui essa mudança.
Definição de percentuais mínimos de contribuição da União, estados e municípios. (Alternativa correta)
Diminuição do interesse federal em investir na saúde.
Menor demanda de saúde na esfera federal.
Novas regiões de saúde.
9. Sr. João é acompanhado por uma Estratégia de Saúde da Família há muitos anos, porém teve um episódio de AVC na última semana. A filha dele procurou a Unidade de Saúde enquanto seu pai estava internado, e a equipe reagiu de determinado modo. Analise as afirmações a seguir que podem diz respeito à postura de tal equipe. I – Não tomou nenhuma atitude, já que, pela gravidade do caso, o usuário deve ser acompanhado somente pelo serviço de alta complexidade. II – Sabendo do histórico clínico do paciente, fez um resumo de sua história e pediu à filha que o levasse ao serviço hospitalar, fazendo a referência do caso. III – Levou o caso à reunião de matriciamento, com equipe NASF, para planejar as articulações na RAS no pós-alta. IV – Acolheu a família que estava muito preocupada com o futuro do paciente. É correto o que se afirma em:
II e III apenas.
I apenas.
II, III e IV apenas. (Alternativa correta)
I e IV apenas.
10. Em relação aos resíduos sólidos produzidos nos serviços de saúde analise as afirmações a seguir. I – São divididos em 4 tipos, sendo: infectante, perfurocortante, comum e hospitalar; II – A gestão de Resíduos dos Serviços de Saúde (RSS) tem como objetivo reduzir a produção dos resíduos e oferecer aos resíduos produzidos um direcionamento adequado; III – Todo serviço de saúde deve planejar, implementar, e realizar educação continuada do Plano de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS); IV – Somente o setor de limpeza deve conhecer o PGRSS. Está correto o que se afirma em:
III apenas.
I, II e III apenas.
I, II, III e IV.
II e III apenas. (Alternativa correta)