A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Semântica e Pragmática das Línguas III

Pré-visualização | Página 1 de 2

Acadêmico:
	Rodrigo 
	
	Disciplina:
	Semântica e Pragmática das Línguas (LBR108)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) -) ( peso.:3,00)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Assim como todas as línguas, pesquisas nos mostram que a LIBRAS, contém os seguintes níveis linguísticos: fonológico, morfológico, sintático e semântico, tornando a LIBRAS uma língua completa. No entanto, faz-se necessário saber identificar e diferenciar cada um destes níveis linguísticos. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) A morfologia é o estudo da estrutura interna das palavras ou dos sinais, assim como das regras que determinam a formação das palavras. 
(    ) A sintaxe trata das funções das formas e das partes do discurso. É a parte da linguística que estuda a estrutura interna das sentenças e a relação interna entre as suas partes.
(    ) A semântica é o estudo do significado da palavra e da sentença. Trata da natureza, da função e do uso dos significados ou pressupostos. 
(    ) A fonologia estuda as diversas formas como as línguas se parecem, observando os aspectos linguísticos e onomatopaicos.   
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	2.
	Quando tratamos de linguagem e comunicação, é importante que se fale em "gêneros discursivos" ou "gêneros textuais". Os textos são sempre situados em um dado momento, em uma situação mais formal ou informal. Cada uma dessas situações interfere - ou deveria interferir - nas escolhas dos sujeitos ao utilizar a linguagem. A respeito dos gêneros textuais, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	São exemplos de gêneros publicitários: contratos; leis; regimentos; estatutos: certidão de batismo; certidão de casamento; certidão de óbito; certidão de bons antecedentes; certidão negativa; tomada de depoimento; arguição.
	 b)
	São exemplos de gêneros interpessoais: cartas pessoais; cartas comerciais; cartas abertas; cartas do leitor, cartas oficiais; carta-convite; cartão de visita; recados; conversações espontâneas; telefonema.
	 c)
	São exemplos de gêneros ficcionais: artigos científicos; verbetes de enciclopédias; relatórios científicos; notas de aula; nota de rodapé; diários de campo; conferências; debates; discussões; exposições.
	 d)
	São exemplos de gêneros instrucionais (científico, acadêmico e educacional): épica - lírica - dramática; poemas; diários; contos; mito; peça de teatro; lenda.
	3.
	Temos três tipos de informação sobre as palavras, podendo ser informações em Libras e em Português (ou outra língua), como a informação fonológica, a informação gramatical e a informação semântica. Dessa maneira, quanto às propriedades das línguas humanas nas línguas de sinais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As línguas têm um conjunto de regras compartilhadas por um grupo de pessoas.
(    ) Há uma relação estrutural entre os elementos da língua, ou seja, eles não podem ser combinados de forma aleatória.
(    ) A partir de um conjunto infinito de regras, pode-se produzir uma sentença finita nas línguas humanas.
(    ) A palavra (signo linguístico) é arbitrária porque é sempre uma convenção reconhecida pelos falantes de uma língua.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	4.
	Podemos dizer que o sinal, dentro da Língua de Sinais, representa o conjunto de configuração de mãos (CM) que, em união com outros parâmetros, formam assim um meio de comunicação que se constitui em uma língua. Autores como Grassi, Zanoni e Valentim apresentaram vários estudos sobre a CM em Libras. De acordo com esses estudos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Essas podem ser elaboradas pela mão predominante ou, ainda, pelas duas mãos do emissor.
(    ) A configuração de mão (CM) é a forma adquirida pelas mãos; ela pode ser a datilologia.
(    ) A CM é constituída pelo alfabeto manual ou outras formas.
(    ) Em Libras, configuração de mãos significa o lugar onde a mão predomina.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: GRASSI, D.; ZANONI, G. G.; VALENTIN, S. M. L. Língua brasileira de sinais:aspectos linguísticos e culturais. Revista Trama, v. 7, n. 14, 2011.
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	5.
	No estudo da semântica, percebemos as variações regionais e sociais nos diferentes dialetos de uma língua. Por meio dos dialetos, podemos entender que, de região para região, temos as variedades linguísticas. Essas variedades são chamadas de variação diatópica e variação diastrática. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: 
I- A variação diastrática ou situacional relaciona-se a um único fator, tem a ver com a situação do local onde residem os falantes. 
II- A variação diatópica ou geográfica está relacionada às diferenças linguísticas distribuídas no espaço físico, observáveis entre falantes de origens geográficas distintas. 
III- A variação diatópica está relacionada ao tempo que um determinado falante fala aquela língua específica. 
IV- A variação diastrática ou social relaciona-se a um conjunto de fatores e têm a ver com a identidade dos falantes e também com a organização sociocultural da comunidade de fala. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	6.
	Uma das diferenças entre a língua de sinais e a língua oral é que a primeira é uma língua de modalidade gestual-visual, os seus usuários a utilizam como meio de comunicação, movimentos e expressões faciais que percebemos através da visão, enquanto a língua oral é uma modalidade oral-auditiva, nela, seus usuários usam os sons, percebidos pelo ouvido. Quanto às semelhanças, podemos afirmar que as duas línguas apresentam semelhanças na sua estrutura gramatical?
	 a)
	Sim, as duas línguas possuem os seguintes níveis linguísticos: o fonológico, o morfológico, o sintático e o semântico.
	 b)
	Não, porque a língua de sinais não é estruturada a partir de unidades mínimas que formam unidades mais complexas.
	 c)
	Não, porque a  língua de sinais não contempla os níveis linguísticos: o fonológico, o morfológico, o sintático e o semântico.
	 d)
	Sim, as duas línguas possuem os seguintes níveis linguísticos: o fonológico e o sintático.
	7.
	Se por um lado a semântica é essencial, a pragmática também pode acrescentar muito aos estudos sobre a linguagem, acrescentando e trazendo novos elementos. Por isso, é importante a compreensão daquilo que se refere aos estudos da pragmática. Há várias tendências ao se definir a área de pragmática. Nesse sentido, analise as sentenças a seguir:
I- A pragmática é o estudo do sentido das palavras, especialmente envolvendo a parte sintática e gramatical.
II- A pragmática é o estudo da linguagem, é o uso do contexto e dos princípios de comunicação.
III- A pragmática é o ramo da linguística que se dedica ao estudo dos mecanismos de interação entre o falante e o ouvinte, principalmente a influência do contexto e do uso.
IV- A pragmática é uma área que inclui os estudos das dêixis, das pressuposições, dos atos de fala, das implicaturas e dos aspectos das estruturas conversacional. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	8.
	Nos estudos relacionados à linguagem e à língua, percebemos que a linguagem é a capacidade de desenvolvimento de compreensão que o ser humano usa para desenvolver uma língua. A língua é um conjunto organizado de elementos e regras que possibilitam

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.