A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Semântica e Pragmática das Línguas III

Pré-visualização | Página 2 de 2

a comunicação e pode ser também usada para comunicar sentimentos e emoções. Quanto à linguagem e à língua, analise as sentenças a seguir:
I- O acúmulo de conhecimento das mais variadas formas, como pergaminhos e livros, foi possível com a língua e a linguagem humanas.
II- O ser humano é constituído de subjetividade, respeitado por poder se comunicar.
III- A linguagem tem uma única função: a função fática, que privilegia a interação entre um emissor e um receptor.
IV- Com a língua, podemos nos relacionar e expressar ideias, pensamentos e emoções.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	9.
	O uso de determinados mecanismos espaciais facilita o aspecto da compreensão sintática da língua de sinais. A organização espacial da língua de sinais apresenta possibilidades de estabelecimento de relações gramaticais no espaço, através de diferentes formas. No espaço em que são realizados os sinais, o estabelecimento nominal e o uso do sistema pronominal são importantes para tais relações sintáticas. Sobre esses mecanismos espaciais, analise as sentenças a seguir: 
I- Não é possível usar um classificador (que representa aquele referente) em uma localização particular. 
II- Uma vez que já foram introduzidos no espaço, os pontos específicos podem ser referidos posteriormente no discurso.
III- São chamados de verbos direcionais ou verbos com concordância aqueles que na língua de sinais brasileira concordam com o sujeito e ou com o objeto indireto/direto da frase.
IV- Os sinalizadores, na língua de sinais brasileira, estabelecem os referentes associados à localização no espaço, tais referentes podem estar fisicamente presentes ou não.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	10.
	Sabemos que comunicar-se é uma necessidade natural do ser humano, por isso as línguas de sinais são consideradas naturais. Elas surgiram entre a interação na comunidade surda, assim, sua concepção é de língua natural. De acordo com o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A linguística tem várias áreas de estudos, mas as línguas de sinais não estão nos estudos linguísticos.
	 b)
	As línguas de sinais estão direcionadas somente ao campo linguístico da língua Inglesa e Francesa.
	 c)
	Há muitas discussões a respeito da Língua de Sinais, e pesquisas novas tem surgido com muitas descobertas.
	 d)
	As línguas de sinais são de modalidade gestual-oral, e o espaço é o canal de comunicação é a oralização.
	11.
	(ENADE, 2011) Muito se tem falado sobre o ensino linguístico-discursivo da Língua Portuguesa, desde a publicação dos PCN-LP. Essa visão é extremamente adequada às novas concepções de ensino de línguas no mundo, que precisa, cada vez mais, de um ser humano apto a atuar socialmente em termos de linguagem. Essa forma de ver também se afina aos novos estudos do letramento, que enfatizam a necessidade de trazer para dentro da escola as demais práticas sociais. Essa perspectiva é:
	 a)
	Complementar aos ensinamentos vygotskyanos, que revelam evidências de que a língua é uma atividade social, global e cooperativa.
	 b)
	Inerente à tese inatista expressa em Lennemberg, que postula que falar é natural como andar e considera natural a aprendizagem da leitura e da escrita.
	 c)
	Recorrente na tese inatista de Chomsky, segundo a qual a faculdade da linguagem é um esquema formal e abstrato.
	 d)
	Divergente da tese construtivista de Piaget, segundo a qual o conhecimento é resultado de atividades estruturadoras dos indivíduos.
	12.
	(ENADE, 2017) Nas sociedades contemporâneas, textos não são apenas verbais. Há uma variedade de composição de textos que articulam o verbal, o visual, o gestual, o sonoro - o que se denomina multimodalidade de linguagens. Assim, o ensino da Língua Portuguesa deve considerar o texto em suas muitas modalidades: as variedades de textos que se apresentam na imprensa, na TV, nos meios digitais, na publicidade, em livros didáticos e, consequentemente, também os vários suportes em que esses textos se apresentam. Considerando a concepção de texto apresentada no excerto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O ensino que foque no desenvolvimento de novas habilidades linguísticas, aumentando os recursos que o usuário da língua já possui, é mais adequado do que uma abordagem prescritiva do ensino da língua, mesmo que, em situações práticas, tais concepções não sejam excludentes.
PORQUE
II- O ensino de língua portuguesa embasado no texto como centro de referência permite que se entenda a língua em um processo inter locutivo, por meio do qual a significação é ativada, ao passo que a tarefa de estudar o texto implica desvendar as potencialidades da língua em situações de interação.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As asserções I e II são proposições falsas.
	 b)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	 c)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	 d)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Parte inferior do formulário

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.