Buscar

Relatório de Estágio Curricular em Educação Física

Prévia do material em texto

Universidade ANHANGUERA UNIDERP 
Sistema de Ensino A DISTÂNCIA
 educação física 
REINALDO BARROS DOS SANTOS
RELATÓRIO DO
ESTÁGIO curricular em educação física III - GESTÃO EDUCACIONAL
MIRANDA 
2020
REINALDO BARROS DOS SANTOS
RELATÓRIO DO
ESTÁGIO curricular em educação física III - GESTÃO EDUCACIONAL
Relatório apresentado à ANHANGUERA UNIDERP, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de Estágio Curricular III - Gestão Educacional do curso de Educação Física. 
MIRANDA
2020
SUMÁRIO
1	LEITURAS OBRIGATÓRIAS	7
2	REGIMENTO ESCOLAR	9
3	ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA	10
4	PLANO DE AÇÃO	11
CONSIDERAÇÕES FINAIS	14
REFERÊNCIAS	15
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é resultado das atividades realizadas na disciplina de Estágio Curricular III - Gestão Educacional, 7º semestre, do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Anhanguera UNIDERP, tendo como objetivo compreender a importância do Estágio Supervisionado em Gestão Educacional na formação do docente, buscando entender seu funcionamento, a função e atribuições de cada servidor como: diretor, coordenador e secretária. O estágio supervisionado em Gestão Educacional foi realizado na Escola Estadual Caetano Pinto, localizado na cidade de Miranda-MS, sob a supervisão do professor Roberto Rós Perez.
O Estágio em Gestão Escolar tem por finalidade investigar e analisar o contexto escolar a partir da ótica do gestor educacional, articulando as diferentes dimensões da gestão educacional: política educacional e sistemas educacionais, organização do trabalho pedagógico escolar, planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas. Esse estágio propicia o contato com a instituição escolar e a atuação do gestor escolar, contribuindo na formação dos profissionais da educação, a partir da articulação entre a teoria e a prática na área de gestão de processos educativos, constituindo-se em valioso espaço de reflexão.
Tardif e Lessard (2005) destacam alguns fatores que possibilitam o trabalho coletivo na instituição escolar, são eles: espaço do ambiente, estabilidade da equipe escolar, boas relações pessoais, existência de um projeto coletivo na escola, concepção da equipe gestora ancorada na gestão participativa, processos de formação continuada que promova a participação e bom relacionamento entre escola e comunidade escolar. Compreende-se que esses fatores mencionados são indispensáveis à construção e a efetivação do trabalho coletivo.
Nesse contexto, considera-se que cabe ao coordenador pedagógico mediar e debater com todo o coletivo escolar as condições de trabalho que estão colocadas e levantar as dificuldades para a efetivação do trabalho coletivo para que as soluções sejam encontradas. O diretor escolar tem o papel de traçar os objetivos e metas da instituição de ensino a respeito do aprendizado e do método de ensino que será aplicado na escola. A secretária realiza todas as funções destinadas a manter os registros, os arquivos de documentação dos alunos e dos funcionários, além de comunicados e expedições para apoiar o desenvolvimento do processo escolar, dando valor legal a toda a documentação expedida. 
1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS
GESTÃO ESCOLAR E DEMOCRATIZAÇÃO DA ESOLA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA
Elisangela da Silva Bernado, Amanda Moreira Borde, Leonardo Meirelles Cerqueira
No Brasil a educação vem tomando novos rumos a partir da Constituição Federal de 1988, com o fim da ditadura militar, um período de repressão, onde muitas questões não podiam ser discutidas, com esta abertura a partir dos anos 80 passaram a ser inseridas nas discussões e reivindicações. A qualidade na educação passa a ser reivindicada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 o termo aparece 10 vezes.
De acordo com Paro (2007, p.43) a qualidade da educação leva o Estado fomentar ações na educação que leve ao educando a adquirir o conhecimento porem de forma coerente e significativa.
Outro ponto em destaque é a gestão democrática na escola pública. Abreu salienta que desde o início da década de 1980 o Brasil vem se modificando em relação a consolidação de um Estado Democrático de Direito, que culminou com Constituição Federal de 1988. Houve ampla discussão acerca de temas como descentralização; federalismo e sistemas de ensino. Oliveira (2010, p. 128-129) destaca que uma das características encontradas na administração pública gerencial é a descentralização. Segundo Arretche (2002, p. 26) a descentralização aparecia nos países com democracias estáveis, sob a ótica keynesiana.
Na década de 1990 vários órgãos internacionais passaram a discutir a melhoria da qualidade da educação e a gestão democrática na escola publique no Brasil resultou no Plano Decenal de Educação para todos (1993-2005). Marcando a década de 1990 pela presença dos organismos internacionais que entram em cena em termos organizacionais e pedagógicos, marcados por grandes eventos, assessorias e farta produção documental.
Segundo Haddad (2008, p .10) mostra que na primeira metade da década de 1970 o Banco Mundial inicia a cooperação técnica e financeira no Brasil. Que em 1996 já se discutia o papel estratégico do Banco Mundial ao influenciar as políticas educacionais naquele momento conjuntural em que as políticas neoliberais no Brasil ganhavam fôlego. Diante desta realidade fazia se necessária fomentar discussões entre a sociedade, pais, educando, professores, gestores acerca das políticas públicas na área educacional, pois exigia se qualidade, via indicadores educacionais, que está além do que a maioria das escolas públicas brasileiras podiam oferecer. A ditadura já não era suportada dentro das escolas, sendo necessário um momento de escuta no qual os envolvidos no processo educacional são chamados a participar da gestão nas unidades de ensino.
LÜDKE; ANDRÉ, 1(996, p. 11) diz que a gestão escolar é o foco da pesquisa ora apresentada que é fundamental qualitativa, porque “tem um ambiente natural como sua fonte direta de dados e o pesquisador como seu principal instrumento”. As leis não são garantias para um processo democrático nas escolas, pois (DEMO,2001, P.73) diz “democracia é uma planta tão essencial, quanto frágil. E extremamente mais fácil matá-la, do que trazê-la ao amadurecimento”.
Os fundamentos sobre a gestão democrática é larga no texto final da CONAE (2010), que diz a fundamentação da gestão democrática está portanto, na constituição de um espaço público de direito, que deve promover condições de igualdade, liberdade, justiça e dialogo em todas as esferas, garantir estrutura material e financeira para a oferta de educação de qualidade, contribuir para a superação do sistema educacional seletivo e excludente e, ao mesmo tempo possibilitar a inter-relação desse sistema com o modo de produção e distribuição de riquezas, com a organização da sociedade, com a organização política, com a definição de papeis do poder público, com as teorias de conhecimento as ciências, as artes e as culturas.
Nos dias atuais a escola conta com a participação de vários segmentos, como pais, alunos, professores, equipe gestora, funcionários e comunidade local que compartilham das decisões dentro da escola na perspectiva de participação das decisões escolares. Por muito tempo os diretores tomavam medidas sozinhas, hoje gerencia a escola coletivamente. O gestor passa a ser um articulador do processo de ensino aprendizagem, focando na qualidade educacional dos educandos. Sua equipe é fundamental par que atingir as metas propostas, composta por coordenador pedagógico, orientador educacional, supervisor escolar. Portanto para ter uma escola laica e de qualidade vai além de imposições legais, faz se necessária as reivindicações dos profissionais da educação e de todos que fazem parte da educação pública.
26
2 REGIMENTO ESCOLAR
1. Qual a função do regimento no ambiente escolar?
O Regimento Escolar é odocumento que normatiza o funcionamento pedagógico e administrativo das instituições de ensino, orientando o desenvolvimento do trabalho a ser desenvolvido no ambiente escolar. Ele é a “lei da escola”, pois regula o funcionamento da instituição de ensino. Isso porque é por meio dele que toda a legislação educacional, da Constituição Federal até os Pareceres Normativos do Conselho Estadual de Educação, passando pelas Deliberações e Resoluções da Secretaria de Estado da Educação.
É por meio do Regimento Escolar que são estruturadas, definidas e normatizadas as ações do coletivo escolar. Enquanto no PPP são apresentadas as ações educativas necessárias ao ensino e aprendizagem, o Regimento Escolar apresenta as normas, as “regras” que regem tais ações, bem como descreve o papel de cada segmento que compõe a comunidade escolar.
É de suma importância que os diretores tenham ciência do contido no Regimento Escolar das instituições em que atuam, uma vez que este documento, em conjunto com o PPP, é a base para as ações a serem desenvolvidas no ano letivo, bem como para a regularização dos atos legais da instituição.
2. Quais aspectos são contemplados em um regimento escolar?
Devem ser considerados aspectos legislativos de acordo com sua aplicação no país, estado e município, levando em consideração os princípios adotados pela Secretaria de Estado da Educação, estes constituem a base para promover a discussão, a reflexão e a tomada de decisão pelos membros da escola. O regime escolar deve ser pautado em uma gestão de participação efetiva de professores, alunos, pais, comunidade, de forma democrática, área que resulte em um ensino de qualidade, valor, fortalecimento e autonomia. 
3 ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA
1. Descreva quais são as principais atribuições do (a) diretor da escola.
	Ser diretor escolar não é uma tarefa fácil. Esse profissional precisa unir conhecimentos administrativos, pedagógicos e ainda cuidar da educação de toda uma geração de alunos. Além disso, nenhuma instituição alcança o sucesso quando sua equipe não está capacitada. Por isso, essa equipe precisa ser gerida pelo diretor com bom senso e responsabilidade. Administrar os recursos da instituição. Primeiramente, o diretor precisa ser administrador. Coordenar o projeto pedagógico. Todo o corpo docente está sob responsabilidade do diretor escolar e a qualidade do ensino oferecido depende disso. Participar da comunidade.
2. Descreva a atuação desse profissional quanto ao atendimento aos alunos e aos docentes.
	O atendimento seja ele interno (funcionários e alunos), seja ele externos (pais, comunidade) se faz sempre importante para um bom relacionamento entre todos os públicos da instituição, visando uma gestão voltada para uma gestão democrática e participativa. Em casos específicos de conflitos, considerados brutos, o diretor acaba por intervir, mas apenas em casos extremos.
Para atender os docentes sempre buscam atender os pedidos de materiais. Fazer reuniões, chamar representantes de pais e alunos para que saiba o que fazer com determinado acontecimento é sempre importante para o convívio escola/comunidade. É necessário saber orientar, motiva e ouvir os docentes, buscando sempre uma melhor maneira de comunicação para que estes não levem para o lado pessoal em casos de chamada atenção.
4 PLANO DE AÇÃO
A evasão escolar ocorre quando o aluno deixa de frequentar a escola, caracterizando o abandono da escola durante o ano letivo. No que se refere à educação, a legislação brasileira determina a responsabilidade da família e do Estado no dever de orientar a criança em seu percurso socioeducacional. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB (1996), é bastante clara a esse respeito. Art. 2º. A educação, é dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
	Tema: 
	Caminhos para combater a Evasão Escolar
	Dados de identificação:
	Nome da escola: Escola Estadual Caetano Pinto
Diretor: Celso Nicolau Albuquerque 
Número de alunos: 669 estudantes
	Descrição da situação-problema:
	Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB9394/96) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), um número elevado de faltas sem justificativa e a evasão escolar ferem os direitos das crianças e dos adolescentes. Caberá, então, a instituição escolar utilizar os recursos dos quais disponha para garantir a permanência dos alunos na escola.
	Proposta de solução 
	Para diminuir o índice d e evasão escolar, a escola deverá criar ações que estimulem o aluno a permanecer em sala de aula e aproximar família da escola. A participação e o envolvimento da família com a vida escolar são fundamentais para o bom desempenho e permanência do aluno. Os pais que participam das atividades culturais e prestigiam seus filhos durante as apresentações, faz com que se sintam valorizados.
	Objetivos do plano de ação
	- Conhecer as causas da evasão escolar; 
- Desenvolver diferentes métodos de ensino para motivar e fazer com que o aluno permaneça na escola, ou que retorne a mesma.
	Abordagem teórico-metodológica
	Novos métodos de ensino, com a utilização d e recortes de figuras, criação e leitura de histórias, encenação de peças teatrais, elaboração de práticas científicas, construção de gráficos, releitura de obras de arte, tudo isso estimula a criatividade do aluno e dá ao professor, uma nova ferramenta d e trabalho, que através da interdisciplinaridade e da promoção de conteúdos que sejam significativos, utilizando -se de temas atuais ou que gerem dúvidas, poderão ser discutidos em sala de aula. Levar informação aos alunos e aos pais poderá minimizar os efeitos da desinformação demonstrando que o processo ensino-aprendizagem pode ocorrer de forma agradável. Não existe uma só forma de aprender e uma só forma de ensinar e avaliar. Organizar atividades em grupos e promover ações individuais respeitando as diferenças e a s dificuldades de aprendizagem de cada um, lembrando que, cada qual tem o seu tempo e capacidade d e compreensão, e possa então, perceber que o melhor caminho será sempre o caminho da Educação.
	Recursos
	- Material didático;
- Materiais para peças teatrais;
- Material esportivo;
- Material tecnológico para exposição de vídeos e laboratório de informática com acesso à internet e lousa digital.
	Considerações finais
	Este plano tem como objetivo a redução da evasão e repetência escolar. Mas para que ele seja um sucesso todos os envolvidos têm que contribuir para sua execução. Durante as integrações das famílias, é preciso demonstrar a importância dos estudos, mas é essencial oferecer dicas práticas sobre como elas podem incentivar a dedicação dos filhos nos estudos. A maioria das famílias entende a necessidade dos estudos e considera a Educação um fator muito importante no desenvolvimento dos filhos, mas não sabem como agir, cobrar e orientar efetivamente os estudantes. A escola deve oferecer recomendações que auxiliem as famílias nesse sentido.
Os professores que te realizar seu planejamento de aulas sempre com aulas interessantes e audiovisuais.
A escola promover a integração pais e escola, e escola e pais. De forma que aluno se sinta sempre bem acolhido. Juntos faremos uma educação de qualidade e para todos. 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A realização do estágio supervisionado em gestão permitiu o contado com a realidade referente ao ambiente escola, o estágio também proporcionou momentos bastante importante pois foi através dele que passamos a conhecer a realidade, e nos leva a ter uma reflexão sobre a prática pedagógica das instituições de ensino. O estágio para a formação acadêmica é de grande relevância pois permite ter uma reflexão sobre as práticas educativas e nos possibilitao contato com os alunos e as metodologias estabelecendo assim, a construção do conhecimento e dos resultados e também visando dinamizar o processo de ensino e aprendizagem e flexibilizando sempre que necessário a sua ação. 
Somente através do estágio podemos ter o prazer de conhecer mais de perto a realidade, e saber como funciona na prática o processo de ensino e aprendizagem, com o mesmo podemos vivenciar experiências que vou levar para minha carreira como futura docente. Viver os desafios seja eles grandes ou pequenos desse mundo novo chamado docência não é fácil, mas com esforço, dedicação e ajuda do corpo escolar que me incentivava a participar das atividades e projetos para com os alunos, pude aprender e compreender a importância de um profissional qualificado, para essa profissão tão nobre que é ser professor.
Nesta etapa onde conhecemos a estrutura administrativa da escola, a função de cada servidor, foi muito proveitosa, essa etapa do Estagio foi de extrema importância, conhecemos todas as estruturas da escola e a função de cada servidor. 
 
REFERÊNCIAS
BERNADO, Elisangela da Silva; BORDE, Amanda Moreira; CERQUEIRA, Leonardo Meirelles. Gestão escolar e democratização da escola: desafios e possibilidades de uma construção coletiva. Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. esp.1, p. 31-48, mar., 2018. E-ISSN:1519-9029.
TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Editora Vozes, 9. Ed., 2014.
<http://www.sistemas.sed.ms.gov.br/PortalSistemas/PPP#/visualizar>. Acesso em: 13 maio. 2020.
<https://fast.player.liquidplatform.com/pApiv2/embed/dccec41dc31c4129c6cf33cc908d140f/0633ad7a45a6ecac7399e0041e76bb34>. Acesso em: 18 maio. 2020.
<https://fast.player.liquidplatform.com/pApiv2/embed/dccec41dc31c4129c6cf33cc908d140f/fa22246dbe8675db8592bcf4344fed0e>. Acesso em: 18 maio. 2020.

Outros materiais

Perguntas Recentes