Buscar

A Terapia Cognitivo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Terapia Cognitivo-Comportamental - TCC é um modelo de psicoterapia fundado por Aaron Beck, Psiquiatra americano e professor da Universidade da Pensilvânia, na década de 60. Remanescente de estudos profundos da Psicanálise, estabeleceu um método de trabalho inicialmente construído para depressão, mas que se ampliou consideravelmente nos dias de hoje.
	Esse método está baseado no empirismo colaborativo, concentrada no aqui e agora, com atuação centrada nas cognições do paciente, através de sessões estruturadas, focadas em metas, soluções de problemas e tarefas de casa, compreendendo em média entre oito a 20 sessões para os principais problemas aos quais está indicada, mas podendo ser estendida mediante as necessidades do paciente (Beck, 2013).
Compreendendo a Terapia Cognitivo Comportamental - TCC
A Terapia Cognitivo Comportamental - TCC parte do pressuposto de que o modo como pensamos interpretamos os fatos a nossa volta determina como nos sentimos, pensamos e nos comportamos. Deste forma, emoções, pensamento e comportamentos estão interligados entre si e a má interpretação dos fenômenos pode gerar estados de humor negativo, erros cognitivos e comportamentos disfuncionais, contribuindo para a manutenção da situação-problema. 
A finalidade da TCC é educar e orientar o paciente acerca do funcionamento da sua dinâmica comportamental, proporcionando uma experiência única de amadurecimento emocional e mudanças cognitivas nas suas relações consigo mesmo e com os outros. Quando pensamentos, emoções e comportamentos estão em equilíbrio, torna-se mais fácil lidar com nossos problemas de forma consciente, racional e lógica (Bahls & Navalor, 2004).
	É uma abordagem recomendada para crianças, adolescentes, adultos e idosos que precisa da ajuda psicológica. É indicada para vários tipos de transtornos, entre eles: Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), Transtorno de Pânico, Fobias, Transtornos de Personalidade, Transtorno de Bipolaridade e TDAH, como também o Autismo, Hiperatividade, Transtorno de Déficit de Atenção, entre outros.
Referências
Bahls, S. C., & Navolar, A. B. B. (2004). Terapia cognitivo-comportamentais: conceitos e pressupostos teóricos. Psico UTP online Revista Eletrônica de Psicologia, 2 (04), 1-11.
Beck, J. S. (2013). Terapia Cognitivo-Comportamental: Teoria e Prática (2 ed., p.413) Porto Alegre: Artmed.

Outros materiais