Buscar

Estudo Dirigido 1 - Bacteriologia pdf

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO 1 – Bacteriologia
1) EXPLIQUE por que drogas que têm como alvo a síntese da parede celular são úteis como agentes antibióticos para o tratamento de infecções em humanos. 
A parede celular da bactéria é formada por peptideoglicanos que, como visto em aula, dão resistência para a parede celular. As drogas, que têm como alvo a síntese da parede celular bacteriana, impedem a síntese de peptideoglicanos, deixando então a parede celular mais fraca. Sem a proteção na parede celular bacteriana, a pressão osmótica dentro da célula rompe a membrana interna/ou externa da bactéria e, consequentemente, pode fazer com que a célula sofra lise celular (autodestruição). Como as células humanas não possuem peptideoglicanos, essas drogas possuem baixa toxicidade para elas.
2) Levando em consideração seus conhecimentos de nutrição bacteriana, EXPLIQUE as implicações práticas que o fato da célula bacteriana ter uma relação de área superficial por volume alta traz para o seu funcionamento. 
As bactérias, por serem comprimidas, terem dimensão pequena, possuem forte relação superfície/volume. Essa relação permite maior contato com o meio, além de uma atividade metabólica elevada e grande velocidade de multiplicação, podendo assim concentrar nutrientes rapidamente e difundi-los facilmente pelo seu interior.
3) DISCUTA a importância de determinar as temperaturas ótimas de crescimento dos microrganismos. 
Na taxa de crescimento, a temperatura ótima indica reações enzimáticas que ocorrem na maior velocidade possível, ou seja, indica onde o crescimento atinge a máxima taxa.
Saber a temperatura ótima permite saber como alcançar o desenvolvimento, o crescimento mais rápido de certo microrganismo, o que, para muitos estudos, é importante quando se quer uma resposta mais rápida sobre determinado microrganismo. 
4) DESCREVA a função dos endósporos, da esporulação e da germinação dos endósporos.
Endósporos ou esporos são estruturas de resistência que possuem capa impermeável e resistente às condições desfavoráveis como calor extremo, escassez nutricional e de água, com capacidade de gerar um novo indivíduo. Algumas espécies de bactérias, quando submetidas a essas condições, são capazes de formar endósporos, através do processo de esporulação.
A esporulação resulta de desidratação da célula bacteriana e da formação de uma parede grossa e resistente em todo o citoplasma desidratado. Dessa forma, o esporo consegue suspender sua atividade metabólica, sobrevivendo a essas condições desfavoráveis. 
Já a germinação ocorre quando as condições ambientais são favoráveis. Nela, o esporo absorve água até inchar e romper-se e, por fim, produz uma célula idêntica à célula parental.

Outros materiais