A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
Acessibilidade em espaços de uso público no Brasil - prova 3

Pré-visualização | Página 1 de 3

Acessibilidade em espaços de uso público no Brasil
1. Painel
2. Meus cursos
3. Acessibilidade em espaços de uso público no Brasil
4. Módulo 3 - Sobre acessibilidade e atuação profissional.
5. Atividade Avaliativa 3
	Iniciado em
	quarta, 1 jul 2020, 08:00
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	quarta, 1 jul 2020, 08:32
	Tempo empregado
	31 minutos 34 segundos
	Avaliar
	30,40 de um máximo de 40,00(76%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 4,00 de 4,00
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com Manzini Covre (2003, p.11) cidadania é o próprio direito à vida no sentido pleno e trata-se de um direito que precisa ser construído coletivamente. Ainda sobre este conceito e sobre a inclusão, é INCORRETO afirmar que:
 
a. Cidadania pressupõe dar a todos um tratamento igualitário, sendo importante equiparar oportunidades, garantindo direitos iguais a todas pessoas e reconhecendo sua diversidade.
b. Quando falamos de cidadania estamos falando de direitos iguais aos níveis políticos, individuais e sociais.
c. Condições efetivas de cidadania não dependem da distribuição espacial de serviços e equipamentos, apenas da possibilidade de utilizá-los. 
d. Inclusão e cidadania envolvem condições que permitam o exercício da autonomia e a participação social de todos.
e. É de fundamental importância a articulação entre diversas esferas, tais como educação, saúde e trabalho para implementação das políticas públicas de inclusão.
Feedback
Sua resposta está correta.
O conceito de inclusão se refere à possibilidade de participação social em condições de igualdade e sem discriminação. A adequada distribuição espacial de serviços e equipamentos nos espaços urbanos é aspecto fundamental para garantir os direitos sociais de acesso à atividades e serviços.
Questão 2
Correto
Atingiu 4,00 de 4,00
Marcar questão
Texto da questão
Acerca da inclusão, julgue o seguinte item.
Na perspectiva da inclusão, deve-se considerar padrões para estabelecer oportunidades.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Feedback
Para criar as condições necessárias para a inclusão, deve-se considerar a individualidade e reconhecer a diversidade de cada um, de modo que se possa promover as modificações necessárias para equiparar suas oportunidades.
Questão 3
Incorreto
Atingiu 0,00 de 4,00
Marcar questão
Texto da questão
Ainda que no Brasil existam uma série de normas e diretrizes, para promoção de acessibilidade nos meios físicos e equipamentos, na prática pouco se verifica de projetos realmente considerando este importante aspecto. Dentre os fatores abaixo, cite os principais motivos para que este fato ocorra:
I - Dificuldade para acesso às normas, sempre pagas e de uso restrito;
II - Acesso às normas e diversas publicações na área, porém sem maior conhecimento e compreensão conceitual sobre o que significam limitações e restrições; 
III – As soluções da norma são de caráter generalista e precisam ser entendidas e adaptadas para sua adequada aplicação, exigindo embasamento técnico muitas vezes não presente em programas curriculares de formações de profissionais;
IV – A heterogeneidade de situações e contextos espaciais que demandam análises específicas para a adequada aplicação de soluções técnicas; 
V - Amplo conhecimento das deficiências e suas implicações à nível de demandas específicas.
 
a. Somente I
b. I e II
c. Todas as alternativas 
d. Somente II, III e IV
e. Somente V
Feedback
Sua resposta está incorreta.
Resposta correta: letra d.
Informação e adequado embasamento para interpretação e adaptação das determinações das normas existentes são aptidões fundamentais aos profissionais responsáveis pela aprovação e fiscalização de projetos, assim como para os profissionais responsáveis pelo planejamento de reformas e novos espaços de uso público acessíveis.
Questão 4
Incorreto
Atingiu 0,00 de 4,00
Marcar questão
Texto da questão
Com o intuito de compreender melhor as questões referentes à acessibilidade espacial, Dischinger & Bins Ely (2006) identificaram quatro componentes, a partir dos quais é possível verificar o nível de acessibilidade de um ambiente construído: orientação, deslocamento, uso e comunicação. Tratando-se da componente orientação, é INCORRETO afirmar que:
 
a. Envolve a compreensão do espaço ou legibilidade espacial, principalmente quanto a sua configuração arquitetônica e sua organização funcional. 
b. A orientação espacial depende da possibilidade de reconhecer o local onde se está, e do percurso que se deve fazer para atingir um destino desejado.
c. Neste componente, suportes informativos como placas, mapas, letreiros são de fundamental importância para a execução de atividades.
d. Quando seus preceitos não são atendidos, a pessoa com mobilidade reduzida é a mais prejudicada.
e. Informações em Braille para pessoas com deficiência visual e ícones para analfabetos e crianças em suportes informativos são bons exemplos de soluções que podem ser utilizadas para ampliar a capacidade de orientação dos usuários.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
Resposta correta: letra d.
Conforme estudamos, pessoas com deficiências sensoriais possuem maiores dificuldades em obter informações ambientais para se orientar espacialmente. Além destas, pessoas idosas que possuem diminuição de suas capacidades visuais e auditivas também devem ser consideradas em projetos de acessibilidade para melhorar as condições de orientabilidade dos ambientes.
Questão 5
Correto
Atingiu 4,00 de 4,00
Marcar questão
Texto da questão
Com o intuito de compreender melhor as questões referentes à acessibilidade espacial, Dischinger & Bins Ely (2006) identificaram quatro componentes, a partir dos quais é possível verificar o nível de acessibilidade de um ambiente construído: orientação, deslocamento, uso e comunicação. Tratando-se do componente deslocamento, é CORRETO afirmar que:
 
a. Envolve a condição de movimento nos percursos horizontais e verticais e sua continuidade.
b. Neste aspecto, deve-se considerar a possibilidade de um usuário se deslocar, de forma independente, em percursos livres de obstáculos, que ofereçam conforto e segurança.
c. Quando seus preceitos não são atendidos, a pessoa com mobilidade reduzida é a mais prejudicada.
d. A ausência de rampa ou de algum dispositivo, como plataforma elevatória, que possibilite a circulação de um usuário de cadeira de rodas dentro de ambientes com desníveis, impede seu acesso independente.
e. Todas as alternativas anteriores estão corretas. 
Feedback
Sua resposta está correta.
Condições de deslocamento acessíveis garantem a segurança e independência para pessoas com deficiência. Ambientes bem projetados, com rotas acessíveis ocorrendo, sempre que possível, adjacentes ou concomitantes aos caminhos utilizados por todos os demais usuários, favorecem a integração daqueles que possuem algum tipo de deficiência-físico motora relacionada a este componente.
Questão 6
Correto
Atingiu 4,00 de 4,00
Marcar questão
Texto da questão
Com o intuito de compreender melhor as questões referentes à acessibilidade espacial, Dischinger & Bins Ely (2006) identificaram quatro componentes, a partir dos quais é possível verificar o nível de acessibilidade de um ambiente construído: orientação, deslocamento, uso e comunicação. Tratando-se do componente uso, é INCORRETO afirmar que:
 
a. Envolve a condição que possibilita a utilização dos equipamentos e a participação nas atividades fins.
b. Neste aspecto, deve-se considerar que os equipamentos devem ser acessíveis a todos os usuários e manuseados com segurança, conforto e autonomia.
c. Pessoas com ausência de coordenação motora e precisão dos movimentos possuem limitações para utilizar certos equipamentos existentes no ambiente.
d. Inclusão de equipamentos ou dispositivos de tecnologia assistiva não fazem parte das soluções de interesse para este componente. 
e. Ações como aproximação e alcance devem fazer parte das atividades analisadas.
Feedback
Sua resposta está correta.
Para avaliar as condições de uso efetivo de espaços e equipamentos para todos, além de verificar as dimensões