A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Acadêmic00

Pré-visualização | Página 1 de 3

Acadêmico:
	Ítalo Satana Panza de Farias (1929505)
	
	Disciplina:
	Crescimento e Desenvolvimento Humano (LEF05)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:637660) ( peso.:3,00)
	Prova:
	20873190
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A influência do meio em que o indivíduo está inserido, as suas experiências, a aprendizagem e a motivação vinda dos adultos, as características hereditárias e as tarefas motoras desenvolvidas na vida de um indivíduo influenciam num aumento do nível de complexidade de tarefas motoras. Referente à relação entre os três elementos para o desenvolvimento motor, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) As atividades que proporcionam aquisições motoras devem ter um ambiente apropriado para o seu desenvolvimento.
(    ) As intervenções motoras devem ser realizadas levando em consideração as diferenças individuais.
(    ) O entendimento dos conceitos de desenvolvimento motor pode ser essencial para o profissional de educação física que busca intervir em sujeitos que apresentam TDAH.
(    ) A tarefa tem um papel preponderante para o desempenho motor.
(    ) A avaliação da coordenação motora fina e grossa proporciona ao profissional de educação física elementos para atuar de forma específica nas necessidades de pacientes com TDAH.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - V - F.
	 c)
	V - V - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F - V.
	2.
	Ao longo do desenvolvimento motor, os movimentos simples, que não apresentam habilidades, evoluem para um processo mais ordenado e refinado, por meio de experiências vivenciadas pelo indivíduo. A velocidade deste desenvolvimento depende de cada organismo, tarefa e ambiente, que são distintos para cada pessoa. Referente às categorias do movimento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O desenvolvimento motor está ligado à idade da criança, mas dependendo dos estímulos recebidos, poderá desenvolver habilidades motoras mais complexas e refinadas mais cedo.
(    ) Os movimentos manipulativos se referem à manipulação motora rudimentar ou refinada.
(    ) Os movimentos locomotores estão ligados aos movimentos que envolvem mudança na localização do corpo relativamente a um ponto fixo na superfície. 
(    ) Nos movimentos estabilizadores, a criança já apresenta algum grau de equilíbrio, independente do movimento que esteja sendo submetido.
(    ) Para crianças maiores, com algumas dificuldades motoras, como equilíbrio, coordenação motora, lateralidade entre outros, os professores de Educação Física podem desenvolver um programa que estimule a criança a exercitar os elementos onde ela possui atrasos. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V - F.
	 b)
	V - V - V - V - V.
	 c)
	F - V - F - V - V.
	 d)
	V - F - V - F - V.
	3.
	O movimento do indivíduo inicia a partir do comando do sistema neuromotor, que, por meio de um conjunto de atividades neurais planeja e o executa. O ato motor de chutar uma bola, por exemplo, depende inicialmente de uma intenção cognitiva que faz com que a pessoa realize a ação proposta. Analise as sentenças a seguir:
I- Os neurônios motores são aqueles que transmitem os impulsos motores.  
II- As disfunções e limitações são imperceptíveis na aprendizagem motora.
III- O sistema nervoso central (SNC) está no comando do movimento voluntário. 
IV- O cérebro e a medula espinhal organizam as informações no controle do movimento.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	4.
	O desenvolvimento é uma evolução contínua, ordenada, cefalocaudal, juntamente à mielinização do sistema nervoso. Os reflexos primitivos se formam através do tronco cerebral e é constituído de respostas motoras involuntárias diante de estímulos periféricos específicos (PESSOA, 2003). Sobre os Reflexos Primitivos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) O Reflexo de Sucção acontece no início da vida do bebê, e com o decorrer dos meses ele se torna voluntário. O bebê suga por vontade própria.
(    ) O Reflexo dos Pontos Cardeais acontece quando o bebê é estimulado com o dedo do examinador na sua bochecha e, como resposta, a criança vai procurar com a boca onde foi estimulado e começa a sugar.
(    ) Os Reflexos Primitivos, por exemplo, o de Preensão Palmar e Preensão Plantar, não têm necessidade de testar os dois lados (bilateralmente), pois são assimétricos.
(    ) O Reflexo de Babinski, presente depois dos cinco meses de vida, pode evidenciar algum tipo de lesão neurológica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: PESSOA, José Hugo de Lins. Desenvolvimento da criança, uma visão pediátrica. Moreira Jr., Jundiaí, v. 9, n. 3, p. 72-77, nov. 2003. Disponível em: <http://www.aulasecia.com/anexos/158/4213/Desenvolvimento da criança (RBM).pdf>. Acesso em: 3 out. 2017.
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	5.
	Segundo Papalia, Olds e Feldman (2009), há diferentes domínios de desenvolvimento humano, como o físico, o cognitivo e o psicossocial, separados didaticamente, para melhor entendimento. No entanto, cada um desses domínios, que formam o indivíduo, interagem entre si. Referente aos três domínios de desenvolvimento, analise as sentenças a seguir:
I- Psicossocial: mudanças e estabilidade nas emoções, na personalidade e nos relacionamentos sociais.
II- Físico: crescimento do corpo e do cérebro, as capacidades sensoriais, as habilidades motoras e a saúde.
III- Físico cognitivo psicossocial: é a interação entre os domínios na formação do indivíduo.   
IV- Cognitivo: mudanças e estabilidade em capacidades mentais, como aprendizagem, atenção, memória, linguagem, pensamento, raciocínio e criatividade.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: PAPALIA, D. E.; OLDS, S. W.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento humano. 10. ed. São Paulo: McGraw Hill, 2009.
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	6.
	O desenvolvimento motor se manifesta de forma diferenciada em cada indivíduo, pois depende do organismo e da sua relação com as tarefas e o meio em que estão inseridos. No início da infância, a criança vivencia experiências que a levam desenvolver movimentos cada vez mais complexos. Referente às três categorias: manipulativa, locomotora ou estabilizadora, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Os movimentos manipulativos podem ser rudimentares ou refinados.
	 b)
	Os movimentos locomotores envolvem mudança do corpo, com relação a um ponto fixo de uma superfície.
	 c)
	Os fatores biológicos são elementos preponderantes para explicar as diferenças no desenvolvimento das habilidades motoras entre meninos e meninas na faixa etária de oito anos.
	 d)
	Na idade dos 2 aos 7 anos de idade, uma grande variedade de movimentos são descobertos, como os manipulativos (receber, arremessar e chutar), os locomotores (correr, saltar) e os estabilizadores (girar, empurrar, rolar).
	7.
	O crescimento infantil é um processo proativo e contínuo de diferenciação desde a concepção até a idade adulta que depende da relação de características biológicas e experiências vividas no meio ambiente. O desenvolvimento é extenso e se refere a uma transformação progressiva, incluindo além do crescimento, maturação, aprendizagem e aspectos psíquicos e sociais. Algumas crianças respondem e aprendem muito bem em ambientes bastante estimulantes; outras se sentem pressionadas e não interagem. Para o professor de Educação Física, é de grande importância compreender essa variação de resposta ao