Buscar

apol Didática e Avaliação da Aprendizagem no Ensino de Geografia apol pós graduação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Didática e Avaliação da Aprendizagem no Ensino de Geografia
“Desde março de 1980, com a I Conferência Brasileira de Educação, deu-se uma grande expansão e ampliação dos debates sobre a urgência da superação da fase da ‘crítica da educação’. Bem antes de 1980, no entanto, este debate já era desenvolvido sobretudo nos meios acadêmicos. Já possuíamos, então, e hoje muito mais, um enorme acervo de boa (e má) literatura sobre a Escola Reprodutora, Capitalista, Opressora, etc. que serviu para desvendar as bases da prática pedagógica corrente entre nós (...).” ( CANDAU, V. M. (Org.) A didática em questão. Petrópolis: Vozes, 1985, p. 48).
Com a redemocratização do Brasil, após 1984, os debates acerca da importância da formação do professor se acirraram. Naquele contexto histórico, as teorias críticas da educação defendiam que na sua prática pedagógica o novo professor deveria:
Nota: 20.0
	
	A
	Ser mediador do conhecimento para o aluno de modo a contribuir para a formação de práticas sociais voltadas à formação para a cidadania.
Você acertou!
O ‘novo professor’ deve ser mediador do conhecimento, do mesmo modo que deve preocupar-se com a interpretação das informações por ele mediadas, pois a boa interpretação/percepção na relação sujeito-objeto (aluno-conhecimento) será fundamental para garantir a discussão sobre o papel da educação em várias dimensões, tanto para a construção da sociedade como na formação geral do cidadão.” (texto-base: Didática e Avaliação da Aprendizagem em Geografia, Aula 1, p. 4)
	
	B
	Ensinar com rigor científico em busca de uma sólida formação técnica contribuindo com a formação de mão de obra para a indústria emergente naquele momento no país.
	
	C
	Aplicar as técnicas de ensino da Escola Nova que, no período de redemocratização foi finalmente permitida e aceita como tendência pedagógica progressista.
	
	D
	Manter-se vinculado ao currículo academicista, afinal, o papel da escola é socializar o conhecimento produzido e validado pela sociedade, o único considerado verdadeiro e por isso presente nos currículos escolares.
Questão 2/5 - Didática e Avaliação da Aprendizagem no Ensino de Geografia
“[...] no ensino de Geografia, os objetos de conhecimento são os saberes escolares referentes ao espaço geográfico”. “[...] são resultados da cultura geográfica elaborada cientificamente pela humanidade e considerada relevante para a formação do aluno” (CAVALCANTI, L. O ensino de Geografia na escola. Campinas: Papirus, 2012, p. 45).
A seleção de conteúdos a serem ensinados remete a uma determinada didática e a uma concepção de avaliação. Ou seja, a seleção de conteúdos está relacionada à intencionalidade do ensino da disciplina. No que concerne à Geografia, seus conteúdos de ensino devem propiciar:
Nota: 20.0
	
	A
	conhecimento sobre o espaço vivido, sobre o entorno, pois as escalas geográficas mais amplas são abstratas para a compreensão do estudante da educação básica.
	
	B
	compreensão de temas clássicos e de temas atuais, pois, mesmo não tendo mais relevância para a leitura do espaço geográfico hoje, temas clássicos precisam permanecer no currículo.
	
	C
	a leitura de espaços exóticos, não vivenciados pelos estudantes, produzidos e organizados por outros culturas, também exóticas.
	
	D
	a compreensão da espacialidade vivida, mas também de outros espaços geográficos mais amplos, pois a abordagem sobre o local deve considerar suas relações com outras escalas regionais, nacionais, globais.
Você acertou!
“Assim, [...] vão formando espacialidades cotidianas em seu mundo vivido e contribuindo para a produção de espaços geográficos mais amplos. Ao construírem geografia, constroem também conhecimentos sobre o que produzem, conhecimentos que são geográficos (Cavalcanti, 2012, p. 45, grifo nosso)”. (Texto-base, Aula 1, p. 9)
Questão 3/5 - Didática e Avaliação da Aprendizagem no Ensino de Geografia
Na prática de ensino de Geografia, Gebran (1991) aponta a presença de certos mecanismos alienantes (...) como o formalismo, o verbalismo, o congelamento do real, o detalhismo, a fragmentação do conhecimento” (CAVALCANTI, L. de S. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002, p. 79).
A partir da citação acima e do texto-base da aula 2, sobre as técnicas, estratégias e materiais que podem ser utilizados para o ensino de Geografia é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	O livro didático ainda pode ser tomado como principal recurso de ensino uma vez que organiza, sequencia e dosa os conteúdos, facilitando o trabalho do professor.
	
	B
	As técnicas centradas no professor, como a exposição e demonstração devem prevalecer, pois, garantem que haja sistematização das ideias e conceitos trabalhados.
	
	C
	As técnicas centradas no aluno como estudo de texto, estudo dirigido e pesquisa bibliográfica devem ser descartadas, uma vez que estão ultrapassadas.
	
	D
	A associação de várias técnicas, estratégias e materiais de ensino é o mais indicado para que a prática pedagógica do professor de Geografia. Entre elas, o estudo do meio pode ser eficaz e contribuir com o aprendizado do estudante.
Você acertou!
“Essas técnicas, trabalhadas individualmente ou em associações entre elas, podem facilitar muito o trabalho do docente e melhorar o aprendizado, algumas como o “estudo do meio” são muito utilizadas na Geografia. Nesse caso, é possível trabalhar a teoria com os alunos em sala e depois levá-los a campo para visualizarem, sentirem a questão que lhes foi apresentada.” (Texto-base, aula 2, p. 8).
Questão 4/5 - Didática e Avaliação da Aprendizagem no Ensino de Geografia
“Um ponto de partida relevante para se refletir sobre a construção de conhecimentos geográficos, na escola, parece ser o papel e a importância da Geografia na vida dos alunos. Há um certo consenso entre os estudiosos da prática de ensino que esse papel é o de prover (...) compreensão do papel do espaço nas práticas sociais e destas na configuração do espaço.” (CAVALCANTI, L. de S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 1998, p. 11).
A partir dessa reflexão e do texto-base da aula 2, é correto afirmar que a principal finalidade do ensino de Geografia na Educação Básica é:
Nota: 20.0
	
	A
	Apresentar informações e dados sobre fatos e fenômenos geográficos referentes aos países e continentes.
	
	B
	Capacitar os estudantes para que se orientem espacialmente e saibam fazer a leitura cartográfica do espaço concebido.
	
	C
	Promover a compreensão das dinâmicas sociais e espaciais em suas diferentes escalas, seja local, regional, nacional ou mundial.
Você acertou!
“O ensino de Geografia nos níveis fundamental e médio têm como principal finalidade promover a compreensão das dinâmicas sociais e espaciais em suas diferentes escalas, seja local, regional, nacional ou mundial.” (Texto-base, Aula 2, p. 6).
	
	D
	Explicar os fenômenos da natureza e sua influência sobre a humanidade.
Questão 5/5 - Didática e Avaliação da Aprendizagem no Ensino de Geografia
“É justamente o interesse crescente – e não o desinteresse, para o que se passa no conjunto do mundo, que determina – em grande parte, as dificuldades dos professores de geografia. Sem dúvida, no caso da geografia, a relação pedagógico veio a ser transformada, pois o mestre não tem mais, como outrora e como ainda acontece com outras disciplinas, o monopólio da informação.” (LACOSTE, Y. A Geografia – Isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Campinas: Papirus, 1988, p. 182).
A partir das contribuições trazidas pelas teorias críticas da educação, depois da década de 1980, o papel do professor de Geografia tem estado em constante discussão. Dessa perspectiva, considera-se pilares da prática docente do professor de Geografia:
Nota: 20.0
	
	A
	Conhecer as tendências pedagógicas, fazer opção por uma delas, aplicar com coerência os princípios da tendência escolhida desde a escolha dos conteúdos até as atividades e a avaliação aplicada.
	
	B
	Demonstrar domínio dos conteúdos, capacidade de refletir criticamente sobre sua própria prática, dedicar-seà pesquisa e à investigação constante.
Você acertou!
Vídeo aula 1, Tópico 2: Os desafios da didática e a geografia escolar destacam-se os pilares que constituem a prática docente de um professor mediador do conhecimento.
	
	C
	Preparar aulas expositivas dialogadas, manter o rigor científico nas abordagens, escolher instrumentos de avaliação tradicionais e inquestionáveis para salvaguardar seu trabalho pedagógico.
	
	D
	Agir de acordo com a realidade escolar, não exigindo demais nem de menos dos estudantes, considerando sempre seus limites e possibilidades de aprendizagem.

Outros materiais