IndividualFlexI
5 pág.

IndividualFlexI

Pré-visualização2 páginas
Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Empreendedorismo (ADM63)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:512496) ( peso.:1,50)
	Prova:
	20244979
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Para o Design Thinking, é importante que as ideias sejam executadas, ou seja, que chegue ao processo de implantação. Para tanto, é necessário passar por um ciclo produtivo de três etapas. Esse ciclo é definido por três aspectos, iniciando com um grande investimento em inspiração, seguido de ciclos de ideação e, por fim, a implementação incremental de uma grande ideia. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Inspiração.
II- Ideação.
III- Implementação.
(    ) Esta etapa leva em consideração todos os insights observados, trabalhando-os por meio da síntese de informações, objetivando redefinir as oportunidades e gerar ideias para o projeto. 
(    ) Essa fase é chamada de imersão, ou seja, é o momento em que a equipe de projeto se aproxima da realidade do problema, tanto da empresa que configura o cliente quanto do usuário final que é o cliente do cliente.
(    ) Esta etapa considera a criação e o desenvolvimento de protótipos e coloca em prática as ideias geradas, tornando-as tangíveis. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - II - I.
	 b)
	II - III - I.
	 c)
	II - I - III.
	 d)
	I - II - III.
	2.
	A cultura, os valores e as normas das organizações empreendedoras diferem das organizações tradicionais. Sobre os valores e as normas das organizações empreendedoras, analise as sentenças a seguir:
I- A organização empreendedora é hierárquica, com linhas de autoridade e de responsabilidade. 
II- A organização empreendedora deve ser receptiva à inovação e ver a mudança como uma oportunidade. 
III- A organização empreendedora possui uma estrutura organizacional plana, com várias redes, equipes, patrocinadores e mentores. 
IV- A organização empreendedora estabelece um clima de confiança e discussão para facilitar as relações das visões e objetivos da organização.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	3.
	Entre 1270 e 1290 foi cunhada, pela primeira vez, a palavra empreendedorismo por Marco Polo, buscando estabelecer uma rota comercial para o Oriente. Com base nessa questão histórica, analise as sentenças a seguir:
I- Idade Média: definia aquele que gerenciava grandes projetos de produção com recursos provenientes do governo do país.
II- Século XVII: relação entre assumir riscos e empreendedorismo. O empreendedor estabelecia um acordo contratual com o governo (capitalista) para realizar algum serviço. Preços prefixados, qualquer lucro ou prejuízo era exclusivo do empreendedor.
III- Século XVIII: empreendedores confundidos com gerentes ou administradores, sendo analisados somente como aqueles que organizam a empresa sempre a serviço do capitalista.
IV- Séculos XIX e XX: capitalista e empreendedor foram diferenciados. Industrialização.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	4.
	Assim como o empreendedorismo representa a abertura de um novo negócio, ele pode também acontecer dentro de empresas já existentes. Essa forma de empreendedorismo acontece quando as organizações criam um clima favorável para o desenvolvimento da criatividade e inovação de seus colaboradores. Qual é o nome que recebe o empreendedorismo quando acontece dentro das organizações?
	 a)
	Empreendedorismo colaborativo.
	 b)
	Empreendedorismo social.
	 c)
	Empreendedorismo corporativo.
	 d)
	Empreendedorismo funcional.
	5.
	A palavra empreendedorismo é de origem francesa, no seu significado real é aquele indivíduo que assume riscos e começa algo novo. O empreendedorismo está relacionado à identificação e ao entendimento de como são criadas as oportunidades. Sobre pessoas empreendedoras, analise as afirmativas a seguir: 
I- Uma senhora tem costume de fazer salgadinhos e bolos para as festas que oferece em sua casa, e sempre recebe elogio de seus convidados, que dizem o quanto são bons. Certo dia ela resolve abrir uma empresa e vendê-los. 
II- Um pesquisador que pesquisa sobre sustentabilidade fez importantes descobertas que ultrapassam sua área. No entanto, ele não tem interesse de entender como sua descoberta pode ser utilizada de forma prática e não fez nenhuma tentativa com relação a isso. 
III- Por causa da crise financeira, uma empresa cortou seu empregado que atuava como gerente. Durante o tempo que estava desempregado, resolveu processar pets usados de maneira especial para produzir solados de calçados para vendê-los com selos de sustentáveis e obter recursos financeiros, pois acreditava ser uma opção melhor que a utilização de cem por cento de borracha.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa III está correta.
	6.
	A definição de empreendedorismo proposta pela Harvard Business School afirma que empreendedorismo é a busca incansável por oportunidades, independentemente dos recursos disponíveis. Hashimoto (2006) complementa esta definição ao enfatizar que empreendedorismo é também a capacidade de gerar inovações independentemente dos recursos disponíveis. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Inovação.
II- Risco.
III- Autonomia.
(    ) O papel do empreendedor não se limita a criar negócios.
(    ) Como em investimentos financeiros, quanto maior a incerteza, maior a imprevisibilidade dos resultados.
(    ) O empreendedor possui autonomia para definir os objetivos, decidir sobre o uso de recursos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://dinheirama.com/blog/2009/07/09/marcos-hashimoto-uma-licao-de-empreendedorismo/>. Acesso em: 7 mar. 2017.
HASHIMOTO, Marcos. Espírito empreendedor nas organizações: aumentando a competitividade através do intraempreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2006.
	 a)
	I - II - III.
	 b)
	III - I - II.
	 c)
	II - III - I.
	 d)
	I - III - II.
	7.
	Sempre existe o questionamento se o gestor e o empreendedor têm as mesmas características. Há uma comparação entre os gerentes tradicionais, empreendedores autônomos e empreendedores corporativos, seu modo de agir e de ver os negócios se diferencia em vários aspectos. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Gerentes tradicionais: valorizam a promoção e outras recompensas corporativas tradicionais, como escritório, auxiliares e poder corporativo.
II- Empreendedores autônomos: quanto a orientação ao tempo, estão entre os gerentes tradicionais e os empreendedores, dependendo da urgência em atingir o cronograma autoimposto e corporativo.
III- Empreendedores corporativos: não têm nenhuma preocupação com símbolos de status tradicionais.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	8.
	Nos Estado Unidos, em 1990, houve um rápido crescimento econômico, inflação baixa e desemprego em queda, isso foi resultado do empreendedorismo que era percebido no país como um combustível do crescimento econômico. Diversos pesquisadores assemelham essa situação ao que vem ocorrendo no Brasil. No entanto, o empreendedorismo no Brasil apresenta características próprias conforme exaltam Dornelas (2008) e GEM (2014). Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:  
(  ) No Brasil faltam políticas públicas que sejam duradouras e direcionadas ao