A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Avaliação

Pré-visualização | Página 1 de 1

Disciplina:
Sociedade e Meio Ambiente (GAM08)
Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:512540) ( peso.:1,50)
1.	Ao colonizarem o Brasil, os portugueses extraíram todos os recursos naturais da então colônia de forma extrativista. Entretanto, essa cultura permanece até hoje. Qual o modelo econômico adotado no Brasil que reforça essa cultura extrativista?
	a) Socialismo.
	b) Desenvolvimento sustentável.
*	c) Capitalismo.
	d) Industrialização.
 
 
2.	A diferença entre os hábitos das sociedades nômades e sedentárias fica clara ao analisá-la em conjunto. Os povos nômades, por exemplo, eram coletores, enquanto que o sedentarismo se baseia na produção. Partindo desse pressuposto, assinale a alternativa CORRETA que determina o regime do uso dos recursos naturais no nomadismo e sedentarismo, respectivamente:
	a) Regime intensivo e regime predatório.
	b) Rotação de culturas e rodízio.
	c) Regime exaustivo e rotação de culturas.
*	d) Rodízio e regime intensivo.
 
 
3.	Para fugir da escravidão, os negros se embrenharam nas matas brasileiras. Pelos meados de 1600, esses negros fugidos realizaram uma reunião e decidiram formar uma comunidade. Como era chamada essa comunidade?
	a) Senzala.
	b) Tribo.
*	c) Quilombo.
	d) União.
 
 
4.	A cultura é um patrimônio importante de um povo, porque resulta dos conhecimentos compartilhados entre as pessoas de um lugar, que é transferido, criado e recriado de geração em geração. Com relação à cultura indígena brasileira, analise as sentenças a seguir:
I- O povo indígena influenciou na medicina através da quinina, empregada como medicamento na cura da malária, entre outros exemplos.
II- O consumo de alguns alimentos, como a mandioca, milho, batata-doce, amendoim foi introduzido através dos índios.
III- Várias palavras utilizadas no nosso cotidiano são de origem indígena, como: paraná, maracanã, ipanema, carioca.
IV- O samba, o maracatu, a capoeira, que deram origem a diversos subgêneros musicais, tiveram seu início na cultura indígena.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
*	b) As sentenças I, II e III estão corretas.
	c) As sentenças I e IV estão corretas.
	d) As sentenças II e IV estão corretas.
 
 
5.	Ao chegarem ao Brasil, os portugueses trouxeram consigo jesuítas, que tinham como função a evangelização dos índios. Estes jesuítas classificaram a população ameríndia brasileira em dois grupos. Como eram denominadas essas duas tribos na visão dos jesuítas?
	a) Tupis e Ticunas.
*	b) Tupis-guaranis e Tapuias.
	c) Avá-Canoeiro e Tupis-guaranis.
	d) Xavantes e Tapuias.
 
 
6.	Na Revolução Neolítica, o gênero homem mudou radicalmente o seu modo de vida, passando de uma economia baseada na coleta e caça de animais para uma economia que utilizava a terra de maneira intensiva, fixando assim as suas raízes. Portanto, as relações do homem com a natureza e do homem com o próprio homem mudam sobremaneira. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O termo Revolução Agrícola justificou-se pelo impacto desta nova forma de vida na história do homem e do meio ambiente.
( ) Atribuiu-se ao Crescente Fértil, uma região do Oriente Médio irrigada pelos rios Jordão, Eufrates, Tigre e Nilo, o berço da primeira explosão demográfica humana.
( ) A prática da agricultura fixou o homem em definitivo ao solo, em um período inicial no qual ela apenas estabelece uma alternância entre períodos de coleta/cultivo e criação de rebanhos/caça.
( ) Transumância é um termo usado para designar o fenômeno de deslocamento sazonal de rebanhos para áreas com mais recursos.
( ) Durante algumas centenas de anos, a humanidade desenvolveu-se num regime de seminomadismo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
*	a) V - V - F - V - V.
	b) V - F - V - V - F.
	c) F - V - V - F - V.
	d) V - F - V - F - V.
 
 
7.	O Nordeste foi a primeira região do país a ser ocupada pelos portugueses. Para explorar os recursos naturais brasileiros, fizeram com que o território fosse dividido em capitanias. A riqueza e a abundância dos recursos naturais da colônia atraíram, ainda, piratas e aventureiros de outros países da Europa, tais como franceses, espanhóis e ingleses. Qual foi o primeiro principal recurso explorado pelos portugueses nos primeiros anos da colônia?
*	a) Pau-Brasil.
	b) Mão de obra indígena.
	c) Prata.
	d) Ouro.
 
 
8.	Em virtude do crescimento exponencial de nossa população, atualmente, somos mais de sete bilhões de pessoas, aglomeradas em todos os cantos do planeta Terra. Esse número é alarmante do ponto de vista do fornecimento de suprimentos para todos os indivíduos e também aos impactos ambientais associados. Desta forma, com relação às diferenças entre o nomadismo e sedentarismo, analise as sentenças a seguir:
I- O sedentarismo foi a alternativa mais eficaz para a transformação da sociedade moderna, assim como do ambiente, em busca do desenvolvimento sustentável.
II- Na época dos povos nômades, a regeneração dos recursos naturais era mais lenta, em função da exploração ser local e mais intensa.
III- Ao estabelecermos cidades e aglomerados urbanos no período sedentário, provocamos transformações profundas e quase irreversíveis no meio ambiente e ecossistemas naturais.
IV- O sedentarismo sempre teve como premissa a questão social, econômica e ambiental.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	a) As sentenças I, II e III estão corretas.
	b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
*	c) Somente a sentença III está correta.
	d) Somente a sentença I está correta.
 
 
9.	Considerado o berço do novo homem, no Vale da Mesopotâmia, as relações do homem com a natureza e do homem com o próprio homem mudam drasticamente. Uma das mudanças mais marcantes é a fixação do homem à terra, que dá origem à propriedade. Dessa maneira, deve-se aos mesopotâmicos vários elementos de nossa civilização. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O círculo de 360 graus e o processo aritmético da multiplicação.
( ) O ano de 12 meses, a semana de 7 dias e a divisão do dia em 24 horas.
( ) A crença nos horóscopos e os 12 signos do zodíaco.
( ) A descoberta das vacinas, diminuindo imensamente o caos sanitário decorrente da falta de saneamento.
( ) O hábito de fazer o plantio de acordo com as fases da Lua.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a) V - F - V - F - V.
	b) V - F - V - V - F.
	c) F - V - F - V - V.
*	d) V - V - V - F - V.
 
 
10.	As primeiras cidades surgiram no Oriente Médio. Eram comunidades urbanas que cresceram e se transformaram em cidades-estado independentes. Com a evolução das cidades, muitos ofícios foram surgindo, entre eles a profissão de metalúrgico e ourives. Como é denominada a profissão que intermediava as trocas de mercadorias utilizando o gado como moeda?
	a) Artesãos.
	b) Comprador.
	c) Mercador.
*	d) Vendedor.