Buscar

Metodologia e Conteúdos Básicos de Geografia I

Prévia do material em texto

Metodologia e Conteúdos Básicos de Geografia (SOC16)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:513509) ( peso.:1,50)
	Prova:
	20658737
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Paul Vidal de La Blache é figura de grande importância para a constituição da geografia humana na passagem do século XIX ao século XX. Na época de Paul Vidal de La Blache, a geografia era encarada como auxiliar da história. Por isso, a geografia lablachiana acaba criando tipologias próprias à geografia, em vias de sistematização, e centra-se no estudo da relação entre o homem e o meio, temática que até a atualidade permanece recorrente, além de retomar discussões com relação ao conceito de região, que na geografia também permanece uma temática atual. Rejeitava a ideia preconizada que caracterizou a escola alemã de geografia, em que as condições naturais do meio influenciavam e determinavam as atividades humanas e a vida em sociedade. Referente às ideias que fizeram contraponto à tese de Vidal de La Blache no século XIX, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Yves Lacoste e sua geografia a serviço do Estado Maior.
	 b)
	Milton Santos e seu estudo do espaço em objetos e ações.
	 c)
	Karl Marx, que influenciou o desenvolvimento da geografia marxista.
	 d)
	Friedrich Ratzel, alemão e teórico do determinismo geográfico.
	2.
	Historicamente, pode-se afirmar que o objeto de estudos da ciência geográfica nem sempre foi o mesmo, pois esta área de conhecimento passou por diferentes correntes e concepções teórico-metodológicas e filosóficas. Segundo Müller (2011), a dificuldade para definir o objeto de estudo da geografia ainda persiste, pois ainda existem divergências sobre a questão. Busca-se, porém, superar a fragmentação e as dicotomias (divisões). Com relação ao objeto de estudo da geografia na contemporaneidade, analise as seguintes afirmativas:
I- Há um consenso geral entre os teóricos da geografia sobre a questão do espaço, o espaço geográfico, como principal conceito da geografia, auxiliado por um conjunto de categorias: lugar, região, território, sociedade, paisagem, entre outros.
II- Alguns autores consideram como objeto de estudo da geografia as relações socioespaciais, suas dinâmicas e implicações sobre os espaços. 
III- Há autores que explicam a geografia como uma ciência complexa, múltipla e em constante reformulação, alternando seu foco de estudos entre o binômio: geografia regional X geral; geografia crítica X tradicional; geografia dos lugares e da percepção X geografia das cidades e cultural.
IV- Outros tantos autores a veem como o estudo da diferenciação de áreas, através das descrições das paisagens e seus elementos geográficos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MÜLLER, Rosimar Bizello. Metodologia e conteúdos básicos da geografia. Indaial: UNIASSELVI, 2011.
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	3.
	Durante a Idade Média, o conhecimento geográfico sofreu um retrocesso, comparando-o com os avanços atingidos pela civilização grega, influenciado pelo poder do controle social e político exercido pela Igreja Medieval, atrelando os conhecimentos aos ensinamentos bíblicos. A partir da segunda metade do século XV, transformações como a expansão das atividades comerciais e a interrupção do caminho terrestre para as Índias pelos turcos otomanos (passaram a cobrar impostos elevadíssimos para permitir passagem das caravanas de comerciantes italianos) modificaram os horizontes geográficos dos europeus. Assinale  a alternativa CORRETA que apresenta o conjunto dos conhecimentos geográficos que foram possíveis com as navegações dos europeus no final do século XV e início do XVI:
	 a)
	Elaboração de mapas, identificando rotas marítimas, descrições de elementos geográficos naturais, como rios, lagos, montanhas, litorais e aspectos culturais dos povos até então desconhecidos.
	 b)
	Organização e sistematização dos relatos de viagens em livros impressos e acessíveis a toda a população.
	 c)
	Elaboração de mapas junto a registros de diários de viagens, confirmando os perigos existentes no oceano desconhecido, reforçando antigos mitos sobre a existência de criaturas marítimas gigantes.
	 d)
	Organização de bibliotecas, administradas por representantes do povo, onde estavam expostos os mapas elaborados durantes as viagens, com as descrições detalhadas das paisagens observadas durantes as viagens.
	4.
	O capitalismo é um sistema econômico que se desenvolveu entre o século XV e XVIII e foi se consolidando. Ele é caracterizado pela aquisição de capital proveniente do comércio e apropriação do trabalho humano. Com relação a esta corrente, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) No capitalismo financeiro, as indústrias e os bancos fundem o capital que passa a ser gerido por instituições financeiras, sejam os bancos, as corretoras de valores ou as empresas multinacionais.
(    ) Uma das características do capitalismo é o lucro, que são os valores acumulados que resultam do trabalho. O objetivo principal é o acúmulo de capital.
(    ) No capitalismo, o Estado controla toda a economia gerada no país.
(    ) No capitalismo, a educação, a saúde pública e a alimentação são totalmente garantidas pelo governo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	5.
	Os conhecimentos geográficos acumulados pelas civilizações orientais foram fundamentais para a elaboração dos conhecimentos básicos da ciência moderna. Inclusive foram utilizados pelos gregos, que se tornaram uma civilização dominante. As civilizações orientais permitiram também o desenvolvimento econômico com a troca de produtos que engendrou a intensificação das relações comercias entre os povos que viviam em áreas mais distantes. Assim, a navegação se intensificou entre o mar Mediterrâneo e no mar Vermelho, ocasionando o aparecimento de núcleos coloniais e a dominação econômica e política dos povos em ascensão. Referente aos conhecimentos geográficos e as civilizações orientais, analise as afirmativas a seguir:
I- Os fenícios percorreram o Mediterrâneo e o mar Negro e, alcançando o sul da Espanha, atravessaram o estreito de Gibraltar e exploraram a costa europeia do Atlântico até a Alemanha e a Oceania, possivelmente até o Bratislava. Traziam em suas embarcações mercadorias inexistentes na bacia do Mediterrâneo que eram trocadas por outros produtos.
II- No século VII a.C., a serviço do Faraó Nécao II, os fenícios fizeram a circunavegação da África. É importante destacar também que um faraó planejou construir um canal que cortasse o istmo de Suez, ligando os mares Negro e Vermelho, com a finalidade de estender as navegações mediterrâneas até o oceano Índico, detendo-se em seu propósito ao constatar que o nível do mar Vermelho era mais elevado do que do mar Negro e que a abertura do canal provocaria a invasão do mar Negro pelas águas do mar Vermelho e a consequente inundação das planícies costeiras, onde se localizavam importantes cidades e campos cultivados.
III- Um exemplo típico da sistematização do conhecimento foram os estudos do rio Nilo, Tigre e Eufrates realizados pelas civilizações agrícolas da Mesopotâmia e do Egito. Os estudos levavam em conta a origem, a extensão e o regime dos rios no que tange à periodicidade e à variação do volume de água durante o ano.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 b)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	6.
	Antes da década de 1930, a produção geográfica no Brasil era restrita, limitada a traduções de textos produzidos no exterior, principalmente na França. Durante a década de 1930, foram criados os primeiros cursosde Geografia na Universidade de São Paulo e no Rio de Janeiro. Já o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) foi consolidado em 1938. Assim, o IBGE passou a ter um papel importante para o ensino da Geografia no Brasil entre as décadas de 1940 e 1970. Sobre o IBGE, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Participou na formação dos geógrafos, com a organização de publicações relevantes da Revista Brasileira de Geografia e Boletim Geográfico.
(    ) Exerce papel fundamental na realização de censos demográficos e compilação de dados censitários, pela confiabilidade e credibilidade.
(    ) Foi responsável pela divisão do Brasil em três regiões: Amazônia, Nordeste e Centro-Sul.
(    ) Foi responsável pela divisão regional do Brasil em cinco regiões: Norte, Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	7.
	Na Pré-história e Antiguidade Clássica, as civilizações orientais (da Ásia ? Oriente Médio) e do nordeste da África possuíam um conhecimento prático com relação aos espaços ocupados e percorridos. Através deste, desenvolveram habilidades de localização, locomoção e orientação para sua sobrevivência, que conduziram a um desenvolvimento econômico comercial baseado principalmente na troca de produtos, conquista de terras e dominação de povos, intensificando as relações comerciais entre regiões mais distantes. Dentre as consequências da ampliação do conhecimento geográfico e desenvolvimento econômico na Antiguidade, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Diminuíram-se as frotas de navegação, pois com as relações comerciais já estabelecidas não havia necessidade de procurar novos povos para comercializar seus produtos, firmando-se, assim, os convênios já estabelecidos.
	 b)
	Evidenciou-se a transposição gradativa dos povos da vida nômade para a vida sedentária, estabelecendo-se, assim, cidades importantes, em pontos estratégicos, tanto para a alimentação quanto para o controle militar.
	 c)
	O aumento no número de viajantes que partiram do Ocidente para o Oriente que se aventuraram pela cobiça do comércio, ou enviados pelo Papa para converter os soberanos orientais e libertar as terras santas para o cristianismo, sob domínio dos turcos otomanos.
	 d)
	Intensificação da navegação pelos mares Mediterrâneo, Vermelho, Negro e pelo oceano Atlântico em parte dos litorais europeu e africano. Aparecimento de pontos de comércio e aumento da dominação política e econômica dos povos e acumulação de conhecimentos geográficos que foram monopolizados pelos gregos, que mais tarde foram fundamentais para a sistematização e organização da ciência moderna.
	8.
	A geografia pré-científica sempre existiu. Os homens sempre observaram com atenção os espaços percorridos e comparavam paisagens. As habilidades de localização, orientação e de locomoção sempre estiveram presentes com outras habilidades de caça, coleta, pesca, plantio e criação de animais. Antes da escrita, os homens já procuraram registrar representações dos espaços vividos e percorridos. A geografia se tornou ciência com a sistematização dos conhecimentos acumulados, por volta dos séculos XVII e XVIII na Europa, especialmente na Alemanha e França. No entanto, a geografia será estudada e terá um papel importante em outros países, como, por exemplo, a Grã-Bretanha. Com relação à escola geográfica britânica, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Para os ingleses, a geografia serve para dar respostas a questões preliminares, como a unificação britânica.
	 b)
	Os ingleses criaram duas escolas geográficas, que constituem, ainda nos dias de hoje, dois importantes centros de estudos geográficos.
	 c)
	Os ingleses utilizaram a geografia para o domínio externo, para organizar sua produção e controlar o crescimento demográfico e urbano.
	 d)
	Para os ingleses, a geografia não é apenas cultural, acadêmica e política, podendo ser aplicada no planejamento do território.
	9.
	Rompendo com a ordem medieval, a Renascença deu duas principais direções à geografia. Primeiramente, ela fez nascer a necessidade de um novo modelo cosmológico, a fim de substituir o sistema geocêntrico, o único então aceito pela Igreja. Em segundo lugar, a Renascença, ao adotar a Antiguidade clássica como fonte primordial de toda inspiração, também conduziu a geografia a tirar seus modelos fundamentais deste período. Sobre as características da Geografia Clássica, base da Geografia Escolar no século XIX, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: GOMES, Paulo Cesar da Costa. Geografia e modernidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.
	 a)
	Se orienta pelo modelo racionalista ou da ciência positiva empreendido no possibilismo ratzeliano.
	 b)
	Se baseia numa visão cosmológica e regional ao mesmo tempo, como fruto dos projetos científicos de Humboldt e Milton Santos.
	 c)
	Se inspira no modelo vidaliano de análise equilibrada entre Geografia Geral e Geografia determinista.
	 d)
	Segue os modelos de Estrabão e Ptolomeu, ou seja, a Geografia Descritiva e Matemática, respectivamente.
	10.
	Os gregos são originários da península Balcânica. Vindos do Norte, das planícies eurasianas, os indo-europeus encontraram a Grécia com um clima sempre ameno, o céu e o mar azuis, e nela permaneceram. No século XX a.C., os povos indo-europeus enfrentaram os Pelágios que habitavam a região e os dominaram. Como a superfície contínua da Grécia era bastante limitada, os gregos passaram a habitar também as ilhas próximas, bastantes numerosas. Referente à Grécia e o conhecimento geográfico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Sobre o papel dos gregos no desenvolvimento da ciência geográfica, não podemos deixar de destacar a teoria geocêntrica de Ptolomeu (sec. II d.C.) ao afirmar que a Terra era o centro do Universo.
(    ) Deram maior importância à geografia descritiva. Estes procuraram desenvolver ao máximo a organização do seu império, assim como o comércio sobre as dezenas de suas províncias.
(    ) Preocupações estavam pautadas com o império grego no que tange à localização das áreas ricas em produtos comerciais e o acesso a elas.
(    ) Os senhores gregos detentores de vasto Império procuravam organizar as vias de transportes não apenas por razões comercias, mas também para facilitar a peregrinação aos lugares sagrados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	V - F - F - F.

Outros materiais