Buscar

elementos da comunicacao

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. OS ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO De acordo com Vanoye (2003), temos alguns elementos que são primordiais para que o processo comunicativo se efetive. São eles o emissor, o receptor, o referente, o canal, o código e a mensagem. A partir de agora faremos uma análise detalhada de cada um destes elementos e sua função dentro do processo comunicativo. 
•EMISSOR: é aquele que codifica (ou transmite) a mensagem. Em um processo de escrita, por exemplo, o emissor é aquele que escreve. O emissor deve preocupar-se em transmitir a mensagem de uma maneira clara para facilitar o processo de interpretação do receptor. É representado no discurso pela primeira pessoa (eu/nós). • RECEPTOR: é aquele que decodifica (ou recebe) a mensagem. No mesmo processo de escrita, ele seria, por exemplo, aquele que lê a mensagem. A percepção do receptor faz toda a diferença quando se trata da decodificação da mensagem, pois é ele quem interpreta, colocando na mensagem a sua emoção. É representado no discurso pela segunda pessoa (tu) ou ainda pelos pronomes de tratamento (Vossa Excelência, você, Sua Santidade etc.). 
Você conhece os pronomes de tratamento? Preparamos uma tabela para que você possa relembrá-los. 
PRONOMES DE TRATAMENTO. DICAS Vossa Alteza    V. A.   Duques e príncipes Vossa Eminência V. Ema.(s) Cardeais Vossa Reverendíssima V. Revma.(s) Bispos e sacerdotes Vossa Excelência V. Ex.ª (s) Altas autoridades Vossa Magnificência V. Mag.ª (s) Reitores de universidades 10 FONTE: A autora Vossa Majestade V. M. Reis e rainhas Vossa Majestade Imperial V. M. I. Imperadores Vossa Santidade V. S. Papa Vossa Senhoria V. S.ª (s) Autoridades em geral Vossa Onipotência V. O. Deus 
• REFERENTE: é o popular “assunto”, ou seja, o objeto (ou a pessoa) do qual o emissor está falando. É representado no discurso pela terceira pessoa (ele, ela, eles, elas ou ainda pelos pronomes demonstrativos este, esta, esse, essa, aquele, aquela, isso, isto).
 • CANAL: é o meio que conecta o emissor ao receptor. O canal dependerá muito do código que for escolhido para a transmissão da mensagem. O canal pode ser físico ou psicológico, dependendo do tipo de comunicação efetivada. Como exemplo de canal físico indicamos o rádio, a televisão, o telefone, a carta, a internet. Como exemplo de canal psicológico indicamos as expressões corporais, as piscadas, os sorrisos. • CÓDIGO: é o conjunto de signos que o emissor escolhe para transmitir a mensagem. O código tem estreita relação com o canal. Exemplos de códigos são o Morse, o alfabeto, as placas de trânsito, escrita braile e outros. 
• MENSAGEM: é o que se transmite de fato. Pode ser um aviso, uma notificação, uma notícia, um lembrete ou uma informação.

Outros materiais